|

Brasília: Pane e tensão no Aeroporto JK









Problemas hidráulicos obrigam aeronave da Webjet, com destino a Fortaleza, a retornar a Brasília uma hora depois da decolagem

Lucas Tolentino

Pessoas que iam ontem para Fortaleza passaram por quase uma hora de tensão no espaço aéreo. O Boeing 737 da companhia Webjet saiu às 16h do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek com destino à capital cearense. Por conta de problemas hidráulicos, o piloto voltou a Brasília e aterrissou por volta das 17h. Dos 126 passageiros, uma mulher passou mal e, segundo funcionários do terminal, seguiu para o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Ao todo, 17 pessoas desistiram de embarcar em outra aeronave da empresa.

O comandante do voo 6736 percebeu a pane na hora em que decolou. O avião precisou sobrevoar o Distrito Federal durante uma hora até conseguir autorização para voltar ao solo brasiliense. Na hora em que concluiu o pouso, ambulâncias e carros do Corpo de Bombeiros aguardavam na pista para fazer o atendimento dos que enfrentaram o imprevisto. A Webjet informou que, em nenhum momento, houve risco de queda. Segundo a empresa, o retorno ao local de onde partiu é um procedimento de praxe em casos de problemas técnicos.

Depois do susto, a maioria dos passageiros decidiu seguir viagem. A companhia conseguiu colocar 109 pessoas em outra aeronave para fazer o trajeto até Fortaleza. O restante pediu reembolso do valor gasto com os bilhetes ou decidiu tomar um fôlego e embarcar em voos de outros horários da Webjet. A aeronave com problemas hidráulicos ficou em Brasília para passar por manutenção. De acordo com funcionários do terminal, até 21h, o Boeing 737 permanecia na pista. A turbina do lado direito estava aberta e os técnicos analisavam o equipamento.

109
Total de passageiros que embarcou em outra aeronave para fazer o trajeto Brasília/Fortaleza

Memória
Cancelamentos sucessivos

A Webjet enfrentou problemas de horários na última semana de setembro. Dia 27 passado, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu a venda de bilhetes da empresa para os voos programados por conta do grande número de cancelamentos, que chegou a 47,2% do total previsto até as 14h da data. A companhia declarou, à época, que os voos foram suspensos para não exceder o limite de horas de trabalho das tripulações. Segundo a Anac, os passageiros foram reacomodados sem transtornos em voos da própria Webjet e de outras empresas.

Até 18h do dia seguinte, 40% dos voos da Webjet foram cancelados, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroviária (Infraero). Na data, 40 das 99 decolagens programadas pela companhia não saíram. Um dia depois, pela manhã, a companhia chegou a ter mais de 58% cancelamentos. O Ministério Público Federal no DF instaurou, em 29 de setembro, um inquérito civil público para apurar causas e responsabilidades de atrasos e cancelamentos durante a semana. O órgão pediu esclarecimentos à Webjet e à Anac, que ficou responsável por enviar um relatório com reclamações de consumidores lesados e o que fez para regularizar a situação. Foi dado um prazo de 10 dias úteis para atendimento da requisição.

Fonte: CORREIO BRAZILIENSE, via NOTIMP

Foto: Mario Ortiz




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented