|

Engenharia aeronáutica é o curso mais procurado no ITA






O curso de engenharia aeronáutica é o mais procurado entre os oferecidos pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, no interior de São Paulo. De acordo com as estatísticas do vestibular 2011, divulgadas esta semana, ao todo 7626 alunos se inscreveram para concorrer a uma das vagas nas seis especialidades da instituição. O número é superior ao de candidatos do ano passado, de 6503.

Este ano, o ITA apresentou duas novidades no processo seletivo. Não existiu mais limite de idade para se inscrever (antes o instituto só aceitava candidatos de até 23 anos) e um curso novo, o de engenharia aeroespacial. Tais fatores podem ter contribuído para o aumento no número de participantes.

São oferecidas 130 vagas para os seis tipos de engenharia, das quais 50 são para a carreira militar e 80 para ingresso de candidatos civis. A engenharia aeronáutica recebeu 2.198 inscrições, seguida pela mecânica-aeronáutica (1.352 candidatos), aeroespacial (1.246), de Computação (1.030), eletrônica (953) e civil-aeronáutica (847). Na opção por carreira, a militar recebeu 3.091 inscrições, enquanto a civil tem 3.842 candidatos. São treineiros (aqueles que não acabaram o ensino médio) 693 participantes. As mulheres que se inscreveream somam 1.771, representando 23,3% do total, um pequeno crescimento em relação ao grupo no ano passado, que era de 21,3%.

A maioria dos candidatos inscritos, assim como na Universidade Estadual de São Paulo (USP), é de escolas particulares. Os alunos que estudaram nas privadas somam 67,3% dos participantes. Em seguida estão os de escolas estaduais, atingindo 23,8%. Os de federais representam 7,7% e os de municipais, 1,2%. Do total de candidatos inscritos, 31,1% fizeram curso preparatório.

A relação dos candidatos inscritos está disponível no site do ITA.

Provas

A seleção é feita em uma fase, composta de exame médico e de escolaridade. As provas serão realizadas de 14 a 17 de dezembro, das 8h às 12h, e incluem as disciplinas de Física (14/12), Português e Inglês (15/12), Matemática (16/12) e Química (17/12). Os aprovados serão divulgados no dia 30 de dezembro, pela internet, no site www.ita.br. Os candidatos habilitados também receberão, individualmente, comunicação por carta registrada e telefone.

Fonte: iG, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented