|

Brasil é o principal cliente da França na compra de armas






O Brasil foi o principal cliente da indústria militar francesa no período 2000-2009, segundo um relatório do ministério francês da Defesa, que destaca que a França é o quarto exportador mundial de armamento. "Os principais clientes de armamento da França no período 2000-2009 foram Brasil, Arábia Saudita e Índia", afirma o documento.

O Brasil, que em 2008 ocupava o novo lugar na lista, subiu para o primeiro lugar após a compra de submarinos e de uma associação estratégica bilateral, segundo o relatório.

Em 2009, a França registrou pedidos avaliados em 8,16 bilhões de euros (11,26 bilhões de dólares), contra 6,5 bilhões em 2008, o que significa um aumento acima de 20% e que chega a 40% na comparação com os resultados de 2007. O forte avanço das exportações de armamento francês desde meados da década (em 2004 as vendas oscilavam em três bilhões de euros) foi confirmado. "O objetivo foi cumprido", celebrou Laurent Teisseire, porta-voz do ministério da Defesa em uma entrevista coletiva.

O informe, que será apresentado ao Parlamento, demonstra que a França é o quarto exportador mundial, com 7,2% do mercado, atrás dos Estados Unidos (52%), Grã-Bretanha (13,4%) e Rússia (8,4%). Israel aparece em quinto lugar, com 5,3% do mercado.

A França ainda aguarda que o Brasil, que deve renovar a frota da Força Aérea, compre 36 exemplares de seu caça Rafale, que até hoje o país nunca conseguiu exportar. O Rafale da francesa Dassault Aviation compete em um processo de licitação no Brasil com o F/A-18 Super Hornet da americana Boeing e com o Gripen NG da sueca Saab.

A decisão brasileira foi adiada em função das eleições presidenciais, que serão decididas em segundo turno no dia 31 de outubro entre a candidata Dilma Roussef, apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo candidato da oposição José Serra.

Desde 2008 a França também negocia com os Emirados Árabes Unidos a venda de 60 caças.

Fonte: PORTAL TERRA, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented