|

Banda da Base Aérea de Brasília mostra versatilidade no concerto em homenagem a Semana da Asa






Músicas que fazem uma homenagem ao desejo realizado por muitos brasileiros: o sonho de voar. No final, a dedicação que tem como resultado os aplausos do público a uma espetáculo alegre e vibrante e com muitas novidades, não só nos arranjos das músicas. Os presentes ao tradicional concerto em homenagem a Semana da Asa da Banda Sinfônica da Base Aérea de Brasília, na quarta-feira (6/10), puderam conferir este ano a performance de uma orquestra completa, no Teatro Nacional de Brasília. Foi a primeira vez que uma banda de música da Força Aérea Brasileira (FAB) atua com todos os instrumentos que configuram uma orquestra sinfônica.

“A música completa compreende som, metais e cordas e, nesta oportunidade, pudemos desenvolver isto de uma forma completa. Mostramos, assim, uma rica compreensão artística e musical”, explica o maestro da banda, Capitão-Músico Aureo Marcondes.

A participação da Orquestra Jovem de Contagem possibilitou a nova formação, já que é composta de instrumentos de cordas, como violinos e violoncelos. Vencedora de prêmios internacionais, como no evento 37o Internacional Youth and Music Festival, em Viena e Musicista sem Fronteiras, na Itália, a orquestra, composta de crianças e adolescentes da região de Contagem (MG), é um trabalho social reconhecido em todo o país. O contato com os músicos militares enriqueceu o trabalho dos jovens profissionais.

“O fato de os meninos tocarem com a Banda da Base Aérea de Brasília amadurece o equilíbrio sonoro deles e mostra como as normas e a disciplina ajudam no trabalho do músico. A convivência com os músicos é uma experiência inesquecível”, explica a maestrina Rosiane Souza Reis Almeida.

Foram muitas as participações especiais de cantores, com destaque para as pratas da casa da FAB: a Terceiro Sargento Alessandra Rodrigues Turola, que faz parte da Banda de Música da Base Aérea dos Afonsos, o Segundo Sargento Alexandre Manfrim, da Banda de Música da Base Aérea de Canoas e o Terceiro Sargento Gustavo Damas da Silva Neto, da Banda de Música da Base Aérea de Brasília.

Popular e Erudito


O repertório privilegiou a versatilidade da banda e apostou no popular. O Coronel-Aviador Ubirajara Carvalho da Cruz abriu a apresentação com um repertório ao piano que homenageou a brasilidade em três músicas, a “Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro”, de L.M. Gottschallk, o batuque “Desafio à maneira do Amazonas”, do pianista Arnaldo Rebello, e a valsa “Sonhei que tu estavas tão lindas”, de Lamartine Babo e Francisco Mattoso.

A seguir, houve a exibição da Orquestra Jovem de Contagem. A segunda parte do concerto foi dedicada a sequência que homenageou desde a música popular brasileira a sucessos internacionais, como músicas de trilhas sonoras de musicais conhecidos da Broadway, como “Think of me”, de “O Fantasma da Ópera”, interpretada pela soprano Esinea Gomes, e “Memory”, de “Cats”, na voz da Terceiro Sargento Turola.

A última parte foi destinada a uma sequência de sucessos de cantores brasileiros. Composições eternizadas por Noel Rosa, Roberto Carlos e Tom Jobim encerraram a apresentação de gala. O Hino dos Aviadores fechou a homenagem a Semana da Asa 2010.

Fonte: CECOMSAER



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented