|

Evento: Segurança de voo e o mercado para pilotos de helicópteros reúnem especialistas em São Paulo







A expansão dos voos de helicópteros e offshore no País, a prevenção de acidentes e a carreira de piloto de helicópteros estarão em debate no evento promovido pela Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros (Abraphe)


A carreira de piloto de helicóptero no País está em evidência devido ao crescimento do setor em 60% nos últimos dez anos, à exploração da camada do pré-sal, que exige profissionais experientes para operarem nos chamados voos offshore e à situações sazonais tais como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Com o objetivo de fomentar as discussões em torno do crescimento responsável do segmento, especialmente no que se refere à segurança de voo e à atividade do piloto de helicóptero, a Associação Brasileira dos Pilotos de Helicópteros (Abraphe) promove o 7º Seminário Internacional sobre Segurança de Voo, dias 19, 20 e 21 de outubro no Anhembi, em São Paulo.


Voltado a pilotos de helicópteros, técnicos do setor, mecânicos e engenheiros, o evento reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater o cenário atual do mercado brasileiro por meio da apresentação de estudos e troca de informações que contribuam com a consolidação do setor em condições seguras de voo frente às oportunidades que se abrem em território nacional.


“Com o mercado de helicópteros em plena ascensão e entraves políticos e operacionais relacionados ao exercício da profissão de piloto de helicóptero no Brasil, o momento é mais que oportuno para a troca de experiência e a discussão de soluções que assegurem a segurança de voo em território nacional. Estamos empenhados em trabalhar pelos interesses dos nossos pilotos e para isso é preciso ter em mente crescer com consciência das condições mercadológicas locais e alinhados à responsabilidade requerida para o exercício da profissão de piloto de helicóptero”, destaca o presidente da Abraphe, Cmte. Cleber Teixeira Mansur.


Durante os três dias de evento, estarão em foco temas que vão da interferência dos fatores humanos em voos de helicópteros até modelos internacionais relacionados à operação e à formação de pilotos nesta área. Entre os nomes confirmados para o evento estão David York ,da HAI (Helicopter Association International), que falará sobre o mercado e a aviação de helicópteros nos Estados Unidos, Fernando Castellani, da Era Training Center – Brasil, que abordará o treinamento para pilotos de helicóptero por simulador, Jean Christophen Sarrazin, da Onera, Instituto de Estudos e Pesquisas Aeroespaciais da França, que falará sobre a influência dos fatores humanos em voos de helicóptero e Elson Sterque, da Helipark, que ministrará palestra voltada à manutenção.


Realizado anualmente e já tradicional no calendário especializado, a edição 2010 do Seminário será realizada no final do dia para dar maior maleabilidade de horário aos participantes e aumentar a abrangência do evento. Outro diferencial para este ano é dedicar um dia da programação a um tema específico, no caso os voos offshore, em razão do aumento da demanda local, das dúvidas relacionadas à formação e oportunidade de emprego e as peculiaridades operacionais para o exercício da profissão neste segmento. Na ocasião, Mike Hurst, da PHI Inc., uma das maiores empresas do mundo em serviços de helicóptero, especialmente para o setor offshore, ministrará palestra sobre o setor nas operações no Golfo do México, o cenário mundial e a sua experiência a frente da PHI, Inc. Também estão previstos outros convidados, entre eles dois representantes da Petrobras para falar a respeito da realidade brasileira e das operações offshore relacionadas ao pré-sal.


O 7º Seminário Internacional sobre Segurança de Voo da Abraphe tem o apoio institucional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Associação Internacional de Helicópteros (HAI - Helicopter Association International) e da entidade internacional voltada à segurança de voo de helicópteros (IHST – International Helicopter Safety Team). Com patrocínio da Petrobras e co-patrocínio da Helibras, o Seminário da Abraphe também tem o apoio das empresas Helicidade, Helipark e Líder Aviação.


Sobre a Abraphe

Entidade sem fins lucrativos, a Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero representa os pilotos de helicópteros em todo o território nacional, atuando em iniciativas que contribuam com o aperfeiçoamento e a unidade da categoria. Cabe à Abraphe defender os interesses dos associados junto aos demais órgãos dos Operadores de Helicópteros, autoridades públicas, Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e outras entidades de classe, assim zelar pelas condições de segurança de voo dos mesmos, disseminando informações e orientando os associados a cumprirem os dispositivos legais e regulamentares aplicáveis à categoria profissional.


Entre as prioridades da Abraphe está fomentar o intercâmbio técnico e cultural com outras entidades de classe nacionais ou estrangeiras, que congreguem aviadores, visando promover o aperfeiçoamento profissional, técnico e sócio cultural dos seus associados, promovendo ações para elevar o grau de profissionalismo dos mesmos por meio de congressos, seminários, cursos, debates, reuniões e atividades técnicas. Fundada em 1995 como Associação dos Pilotos de Helicóptero do Estado de São Paulo (Aphesp), a Abraphe reúne atualmente mais de mil associados em todo o País e conta com representação em Goiânia (GO), Rio de Janeiro e Curitiba (PR).


7º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SEGURANÇA DE VOO – ABRAPHE

Data: 19/10 (terça-feira), 20/10 (quarta-feira) – Offshore - e 21/10 (quinta-feira)

Horário: 17 às 23 horas

Local: Palácio de Convenções do Anhembi, São Paulo

Auditório Elis Regina. Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana

Investimento: R$ 150,00 para não associados e R$ 90,00 para associados (valores diferenciados para inscrições antecipadas)

Vagas Limitadas

Inscrições e informações pelo telefone:(11) 2221-2681 ou pelo site www.seminarioabraphe.com.br


Fonte: ABRAPHE



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented