|

Os ensaios em voo do protótipo X³, helicóptero híbrido de alta velocidade, marcam uma nova etapa na estratégia de inovação da Eurocopter









A Eurocopter iniciou os ensaios em voo do protótipo X³, pertencente a seu inovador conceito (H³) , Helicóptero Híbrido de alta velocidade e longo alcance, que combina excelentes capacidades de decolagem e pouso verticais com velocidades de cruzeiro superiores a 220 kt.

O protótipo X³ é equipado com dois motores que acionam um rotor principal de cinco pás e duas hélices instaladas dos dois lados da aeronave em asas de pequena envergadura. Isto cria um avançado sistema de transporte que oferece a rapidez de uma aeronave acionada por turbo-hélices e toda a capacidade de voo pairado de um helicóptero. O conceito é adaptado para aplicações em que os custos operacionais, a duração de voo e o sucesso da missão dependem diretamente de uma velocidade máxima de cruzeiro.

Uma vasta gama de missões está prevista para a configuração H³, incluindo missões de busca e salvamento (SAR) a longas distâncias, operações de guarda - costeira, patrulha nas fronteiras, transporte de passageiros e serviços de transporte entre cidades. Este helicóptero também pode ser utilizado para missões militares em operações de forças especiais, transporte de tropas, missões de busca e salvamento em combate e transporte aeromédico - beneficiando-se das propriedades combinadas na aeronave híbrida de velocidades de cruzeiro mais altas com excelentes desempenhos de decolagem e pouso verticais.

“A inovação é o ponto central da estratégia desenvolvida pela Eurocopter para conservar sua liderança no mercado global de helicópteros e o protótipo X³ representa um elemento chave de nosso programa de inovação”, declarou Lutz Bertling, Presidente e CEO da Eurocopter.

“As equipes da Eurocopter levaram menos de três anos desde a concepção até o primeiro voo deste helicóptero híbrido, o que demonstra suas competências, capacidades e dedicação para definir o futuro das aeronaves de asas rotativas”.

O primeiro voo do protótipo X³ ocorreu em 6 de setembro no Centro de Istres de “DGA Ensaios em Voo” (no sul da França) que, sob a responsabilidade do DGA (Delegação Geral de Armamento) francês, oferece um ambiente seguro e controlado. Os ensaios iniciais continuarão até dezembro com potência reduzida, ampliando progressivamente até uma velocidade de aproximadamente 180 kt. Após um intervalo de aperfeiçoamento de três meses, os vôos do X³ serão retomados em março de 2011 com o objetivo de atingir velocidades de cruzeiro superiores a 220 kt.

Sobre a Eurocopter e a EADS

Fundado em 1992, o Grupo Eurocopter possui fábricas na França, Alemanha e Espanha e emprega mais de 15.600 profissionais. Em 2009, a Eurocopter confirmou sua posição de líder no mercado de fabricação de helicópteros nos mercados civil e parapúblico, com um volume de vendas de 4,6 bilhões de euros, pedidos para 344 novos helicópteros e uma representação no mercado de 52% nos dois setores. A Eurocopter está presente em cinco continentes por meio de 18 subsidiárias e empresas afiliadas.

Os produtos do grupo representam 30% da frota mundial de helicópteros. Mais de 10.500 aeronaves da fabricante estão atualmente em operação por cerca de 2.800 clientes em 140 países. Mais informações: www.eurocopter.com

O Grupo EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. Em 2009, faturou 42,8 bilhões de Euros e empregou mais de 119 mil pessoas. Além da Eurocopter, o Grupo inclui a Airbus, a Airbus Military, a EADS Astrium e a divisão Defesa & Segurança. No Brasil, além da Helibras, a EADS está presente através da EADS Brasil, da EADS Secure Networks Brasil e de escritórios de representação da Airbus Military e da Spot Image. Também é acionista da Equatorial Sistemas. Mais informações: www.eads.com.br

Fonte: EUROCOPTER




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented