|

Colômbia: Salto de qualidade





Eliane Cantanhêde

Álvaro Uribe teve picos de mais de 80% de popularidade na Colômbia, mas o seu sucessor, Juan Manuel Santos, não vai ficar atrás e já disparou logo ao assumir.

Uribe e Santos, que foi seu ministro da defesa à época do resgate de Ingrid Betancourt das Farc, não têm nada de bonzinhos. Ambos são duríssimos no combate ao narcotráfico e igualmente próximos dos EUA. A Colômbia é e vai continuar sendo o principal aliado de Washington na América do Sul.

Dito isso, às diferenças: Uribe é um tosco, voltou-se para dentro da Colômbia e deu de ombros para os vizinhos e para as articulações políticas comuns, enquanto Santos é refinado intelectualmente e tem uma visão geopolítica sofisticada.


Vai manter a pressão militar contra as Farc, tratar muito bem Obama e prestigiar a OEA (onde os EUA exercem liderança), mas ele tende a ter uma presença maior, mais articulada e mais estratégica do que Uribe na América do Sul.

Apesar de polido e diplomático, o novo presidente não se omite em questões espinhosas. À Folha disse que, se o Brasil quer mesmo ajudar no caso das Farc, é simples: basta reconhecer que o grupo terrorista é um grupo terrorista. E dispensou mediação para resolver as coisas com a Venezuela: "Estou manejando diretamente com Chávez".

O perrengue de Uribe e Chávez foi um desastre sobretudo econômico para os dois países. Com Santos, não haverá perrengue, haverá pragmatismo. Se depender só dele, não vai se relacionar com Chávez na base de "direita x esquerda", e sim como homem de Estado.

Com origem na imprensa, disse que não apoia e jamais apoiará ataques à liberdade de expressão contra qualquer cidadão, de qualquer lugar, "sobretudo jornalistas". Não é bom ouvir e ler isso?

Santos tem tudo para ser um ator político relevante na América do Sul, que está em fase de reacomodação. O bom senso parece preponderar. Vamos ver se resiste.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented