|

TAM e LAN: Cueto, o homem da tesoura








O homem escolhido para dirigir a companhia que resultará da fusão entre TAM e LAN, Enrique Cueto, ajudou a salvar a empresa aérea chilena à beira da falência na década dos anos 1990 graças à redução de custos. Começando como chefe de uma pequena transportadora de carga, Cueto, presidente-executivo da LAN desde 1994, é conhecido por conduzir uma operação azeitada que fez da LAN uma das companhias aéreas mais lucrativas da América Latina.

Ele foi uma figura central na proposta de união com a TAM, cumprindo a meta de muitos anos de sua família de invadir o mercado brasileiro de forma agressiva e se tornar uma atuante global no setor aéreo. Se aprovado, o novo grupo Latam Airlines anunciado na sexta-feira será o líder da região e 11º do mundo em termos de passageiros transportados.

Os Cuetos são vistos como os principais articuladores na transação de US$ 2,7 bilhões envolvendo ações e espera-se que tenham grande influência sobre as decisões da nova empresa.

Se quiséssemos jogar nas grandes ligas, tínhamos de nos tornar o líder absoluto na América Latina, disse Cueto, 51 anos, em entrevista ao jornal chileno El Mercurio. Se você quiser sobreviver neste negócio, você tem que ter escala. O pai Juan, um espanhol que migrou para o Chile ainda criança durante a guerra civil de seu país, iniciou o seu império de negócios com uma pequena cafeteria na capital Santiago.

A ascensão meteórica da família Cueto no negócio aéreo veio depois que ele comprou uma pequena transportadora de cargas com sede em Miami que preparou o terreno para a compra de uma participação na LAN, então em crise financeira, no início dos anos 1990. A família controlava a LAN em parceria com o presidente do Chile, Sebastián Piñera, que vendeu sua fatia de 26% na companhia aérea logo após assumir o cargo neste ano. O líder conservador mantém laços estreitos com os Cuetos, que aumentaram sua participação para 31,8%, agora valendo cerca de US$ 3 bilhões, quando Piñera vendeu sua posição na LAN.

Os Cuetos, que terão entre 24% e 25% da Latam Airlines, concordaram com os termos da parceria, que, pela legislação no Brasil, proíbe estrangeiros de possuírem mais de 20% do capital votante de uma companhia aérea nacional. Eles têm uma amizade com o acionista controlador da TAM, a família Amaro.

Eficiência: Enrique Cueto é visto como um estrategista que permanece calmo sob pressão, e que conseguiu reduzir custos para garantir eficiência à companhia aérea. Seu irmão Ignacio, presidente e diretor-geral da LAN, é conhecido por ser muito esclarecido sobre negócios comerciais.

Os Cuetos estão obcecados com a redução dos custos, a chave para alcançar a eficiência, disse Patricio Sepúlveda, que atuou como presidente executivo da LAN, quando a empresa estava nas mãos do Estado, e que agora é vice-presidente regional para a International Air Transport Association (Iata). A gestão da LAN é única no mundo, uma questão para um estudo... Eles (os Cuetos) são muito racionais em suas decisões de negócio, acrescentou.

A LAN é considerada uma das companhias aéreas mais lucrativas da América Latina, fazendo sua marca através de um negócio lucrativo de carga que a diferencia de muitas empresas internacionais.

TAM vai à Defesa: Executivos da TAM estiveram ontem com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e com a presidente da Anac, Solange Vieira, para apresentar os detalhes da operação com a LAN anunciada na última sextafeira.

Por meio de uma nota, o ministro afirmou ter ouvido os esclarecimentos e ter tomado notas e que aguardará a elaboração dos documentos jurídicos, cujos efeitos vão depender da aprovação dos órgãos competentes. De acordo com o presidente da TAM, Marco Bologna, o envio dos documentos para a Anac deve ocorrer em setembro.

Fonte: CORREIO BRAZILIENSE, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented