|

Celular a bordo: Liberdade Para Falar








O uso de celulares está prestes a ser liberado nos voos da TAM.

Um novo sistema instalado a bordo afasta o risco de as ligações telefônicas intervirem nos equipamentos dos aviões.

Carolina Romanini

Está em vias de acabar uma chateção a que é submetido quem costuma viajar de avião - a impossibilidade de usar o telefone celular durante o voo. A TAM recebeu no mês passado a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para utilizar um sistema que contorna o principal impedimento a uso de celulares a bordo: a possibilidade de que eles causem interferências nos equipamentos das aeronaves. Para começar a operar o sistema, a companhia aguarda uma última certificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que deve atestar sua compatibilidade com as operadoras de telefonia celular no Brasil. O sistema foi criado pela On Air, empresa de desenvolvimento de tecnologia do grupo Airbus, que fabrica os aviões utilizados pela TAM. O Boeing também tem uma aparelhagem semelhante para uso em suas aeronaves. O sistema empregado pela TAM, inicialmente instalado em três aviões dos modelos A321, A320 e A319, permite que até doze passageiros falem ao celular ao mesmo tempo. Para o envio de mensagens de texto não haverá restrições. Basta que o roaming internacional do celular esteja ativado.

Desde que os telefones celulares passaram a ser utilizados em massa, seu uso foi proibido dentro dos aviões. Assim como alguns dos sistemas de navegação e comunicação das aeronaves, os celulares funcionam por meio de ondas eletromagnéticas em alta frequência. Cada aparelho da aeronave opera com uma frequência predeterminada. Já a frequência dos celulares depende daquela usada pela torre de recepção. Essa variação pode causar interferências súbitas nos aparelhos da aeronave. Não existem registros de relação direta entre o uso de um aparelho eletrônico e a queda ou situação de extremo risco de um avião. Entre tanto, o departamento de segurança aérea da Nasa, a agência espacial americana mantém uma lista de relatos de falhas em aeronaves nas quais algum aparelho eletrônico estava sendo usado. Em um caso o comandante de um Airbus A320 avisou à torre de controle do aeroporto de Cleveland, nos Estados Unidos, que o sistema elétrico da aeronave estava sofrendo interferência de origem desconhecida. Um dos passageiros estaria usando um celular. O sistema desenvolvido pela On Air evita a oscilação de frequências dos celulares e encaminha as ligações através de satélite e de uma estação retransmissora em solo.

A TAM realizou uma série de testes para aferir a segurança do sistema On Air e conseguir a liberação do seu uso pela Anac. Muitas companhias aéreas européias e asiáticas já utilizam o sistema com sucesso. Nos Estados Unidos, permanece a proibição do uso de celulares nos aviões. O órgão do governo americano que regula as telecomunicações insiste em que ele pode representar risco. Com a liberação dos celulares a bordo no Brasil, espera-se que apenas os passageiros tenham o bom-senso de não perturbar os vizinhos de acento com longas conversas em voz alta. Brinca a consultora de moda e etiqueta Glória Kalil: "No Brasil, pelo que se vê nos elevadores talvez seja preciso criar telefonódromos nos aviões".

Por que o uso do celular a bordo é temido

Os instrumentos a bordo operam em frequências que vão de 200 kilo-hertz a 137000 mega-hertz. A frequência com que um celular opera depende daquela usada pela torre de transmissão em recepção. Na troca de frequências, existe o risco de uma delas interferir na que é utilizada por algum equipamento de bordo.

A solução encontrada para permitir o uso em voo

Para que a possibilidade de interferência seja remota, foi estabelecida uma frequência única, de 1800 mega-hertz para o fluxo dos sinais de celulares usados dos aviões. Um aparelho instalado nas aeronaves padroniza os sinais nessa frequência e estabelece a comunicação com o solo via satélite.

O uso de celulares continua proibido durante os pousos e decolagens

O piloto pode interromper o uso de celulares a bordo a qualquer momento, desligando o sistema, caso ache que ele está interferido nos instrumentos de bordo - ou à noite, quando muitos passageiros dormem.

Como funciona o celular no céu

1 - O passageiro usa o seu celular ou smartphone como se estivesse no solo. O sinal é captado por um sistema GSM (sigla para sistema global de comunicação móvel) instalado a bordo.

2 - O sinal é transmitido para o satélite por meio de uma antena instalada na parte externa do avião.

3 - O satélite envia o sinal para uma estação retransmissora instalada no principado de Mônaco, construída especialmente para receber sinais de celulares de todos os voos que utilizam o sistema On Air, desenvolvido pela Airbus e usado pela TAM.

4 - O sinal é transmitido para as operadoras de telefonia.

Fonte: REVISTA VEJA, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented