|

Aeroporto de Manaus mostra resultados das ações adotadas no Terminal de Cargas







As Superintendências Regional do Noroeste e do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM) apresentaram, nesta sexta-feira (11/6), à imprensa de Manaus detalhes da situação do Terminal de Logística de Carga do aeroporto. Na visita guiada e entrevista coletiva, a Infraero destacou os trabalhos realizados para adequar o processamento de cargas ao crescimento da demanda. Nos primeiros cinco meses de 2010, o incremento na movimentação de cargas no aeroporto foi 212% maior que o mesmo período do ano passado - um aumento muito acima do esperado - tendo sido recebidas um total de 31.443 toneladas.

Durante a coletiva, o superintendente do Aeroporto de Manaus, Rubem Ferreira Lima, apresentou o panorama da movimentação de cargas recebidas entre 2008 e maio de 2010. Ele explicou que o aumento da demanda pode ter sido causado por diversos fatores, como a retomada da produção pós-crise econômica de 2009; crescimento da produção do Polo Industrial de Manaus (PIM), ocasionada por fatores sazonais, como a Copa do Mundo da África do Sul; substituição da tecnologia de televisores e greve dos portuários na Ásia e na Europa, que implicou na migração repentina do modal marítimo para o aéreo. " Desde o primeiro sinal do aumento significativo de cargas, sobretudo nos meses de abril e maio - momentos de maior pico, a Infraero adotou as ações de sua competência, com objetivo de dar ao processo de liberação a agilidade necessária", declarou Rubem.

Ações da Infraero

As medidas adotadas em maio pela Infraero fizeram com que o processamento de voos cargueiros no Terminal de Cargas do Aeroporto de Manaus se regularizasse desde o último dia 28/5. “Atualmente, o tratamento de cargas tem ocorrido numa média de 6 horas, dentro do prazo de 12h previsto na legislação aduaneira”, afirmou o superintendente da Regional Noroeste, Benigno Matias de Almeida.

Para solucionar a situação, a Infraero adotou um regime de atendimento 24h; contratou cerca de 185 novos empregados – entre orgânicos e terceirizados; realizou uma força-tarefa composta por empregados dos Terminais de Carga de outros aeroportos da Rede Infraero; instalou armazéns lonados para o devido acondicionamento das cargas; finalizou as obras do armazém estruturado de 2.500 m² e reforçou o parque de equipamentos.

Visita

Após as entrevistas, os jornalistas participaram de uma visita guiada ao Terminal de Cargas. Eles foram apresentados ao funcionamento do local e ao trabalho das equipes, podendo conferir em tempo real os resultados alcançados pelas ações da Infraero.

Na oportunidade, o superintendente Benigno Matias de Almeida ressaltou que os investimentos no Terminal de Cargas são contínuos. "Estamos realizando no momento as obras de reforma, modernização e ampliação nos Terminais de Logística 1 e 2, que possibilitará maior capacidade em áreas de armazenagem e verticalização de cargas".

Participaram da coletiva jornalistas da TV Amazonas (Rede Globo), TV Band, TV Cultura, TV A Crítica (Record), Rádio CBN Manaus e dos jornais impressos Amazonas em Tempo, A Crítica e Diário do Amazonas, entre outros.

Fonte: INFRAERO




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented