|

PIF PAF e ARGUS vencem torneio de defesa aérea






A Unidade de caça Pif-Paf, do 2º Esquadrão do 1º GavCa, sagrou-se bicampeã do Torneio de Defesa Aérea (TORDEFAe 2010) encerrado nesta segunda-feira, 19, na Base Aérea de Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro. A Unidade de Comunicação e Controle, Argus, ficou com o título de tricampeã da tradicional disputa, que envolve oficias e graduados, promovida de 2 em 2 anos pelo Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA).

Durante três dias, pilotos, mecânicos, controladores de vôo e aeronaves foram testados em simulações de ameaça do espaço aéreo. “Simulamos todas as situações possíveis para medir o nível de operacionalidade e o resultado foi muito positivo”, avaliou o Major-Brigadeiro-do-Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira.

Participaram da competição 60 pilotos de 10 Esquadrões, pertencentes a nove organizações da FAB, e nove Órgãos de Controle de Operações Aéreas Militares (OCOAM).

Pela primeira vez em duas décadas desde a criação do TORDEFAE, a Marinha do Brasil participou do Torneio. A Marinha foi representada pelo Esquadrão de VF-1, Unidade de Interceptação e Ataque. “É o momento de nivelar doutrina e trocar conhecimentos”, afirma o Major Brigadeiro Machado.

No total, participaram do TORDEFAE 40 aeronaves de caça nos modelos F-5, Mirrage F-2000, Super Tucano A-29 e Xavante AT-26, da FAB, e os A-4, da Marinha do Brasil. Aeronaves E-99, de controle e alarme, também foram engajadas na missão.

Fonte: CECOMSAER




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented