|

Decisão compromete aviação regional, dizem debatedores






Deputados e convidados contrários à decisão da Anac consideram que a agência comprometeu os planos de integração regional desenvolvidos por Minas Gerais. O subsecretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Luiz Antônio Athayde, afirmou que a nova regra contraria a prioridade dada pelo governo ao desenvolvimento da região do Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, área metropolitana de Belo Horizonte. Além da construção de uma malha viária, o governo investiu na construção do centro administrativo do estado nas proximidades de Confins.

Athayde apontou ainda a existência de cerca de 130 inconformidades que vedam o uso do aeroporto de Pampulha para pousos e decolagens de aviões de grande porte. Segundo ele, o aeroporto, construído na década de 30, não tem condições de ser ampliado. Além disso, argumentou, os voos nacionais prejudicariam as linhas com destino às pequenas cidades mineiras. Ele destacou ainda que o estado teve esforço logístico para, ao longo dos últimos dois anos, transferir as linhas nacionais para o aeroporto de Confins, mantendo apenas os regionais na Pampulha.

O subsecretário do Sindicato Nacional dos Aeroportuários, Célio Alberto de Lima, também criticou a decisão da Anac. Ele ressaltou que a estrutura existente desde 2007 favorecia a expansão industrial da região de Confins, e que a mudança criou um impasse para uma situação que já estava resolvida. “A Anac tomou uma decisão que não acompanha as preocupações com o desenvolvimento econômico”, afirmou o autor do requerimento da audiência pública, deputado João Bittar (DEM-MG).

Já o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) classificou como “inconcebível” a possibilidade de trazer o tráfico de Pampulha para Confins. Na avaliação dele, não há embasamento político na decisão. Para o deputado Miguel Martini (PHS-MG), a Anac errou ao decidir liberar a tráfego aéreo na Pampulha sem estar em sintonia com órgãos de governo.

Fonte: JORNAL DA CÂMARA, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented