|

Jobim diz que entrega em 20 dias parecer sobre caças a Lula





O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta terça-feira que em 20 dias entregará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sua opinião sobre a escolha do modelo de caça que deverá ser comprado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Jobim apresentará a posição para Lula que, antes de tomar a decisão final, deverá convocar o Conselho de Defesa Nacional para discutir os motivos apresentados pelo Ministério da Defesa sobre a escolha, segundo o ministro.

"Em 20 dias eu estarei pronto com essa exposição de motivos (sobre o modelo escolhido)", disse Jobim na Comissão de Relações Exteriores do Senado, onde participa de um debate sobre o Plano Nacional de Direitos Humanos.

A francesa Dassault, com o caça Rafale, a norte-americana Boeing, com o F-18 Super Hornet, e a sueca Saab, com o Gripen NG, estão na disputa para o fornecimento de um lote inicial de 36 caças para a FAB como parte do chamado programa F-X2.

Embora Lula e Jobim já tenham manifestado preferência pelo Rafale, o preço do caça francês tem sido o principal obstáculo para a concretização do negócio pois, segundo especialistas, ele é o mais caro entre os três finalistas.

Ao ser questionado pelo presidente da comissão, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), sobre se a decisão dos caças ficaria para o governo seguinte, Jobim disse que "não necessariamente, vai depender da decisão do presidente (Lula)".

"O presidente deseja decidir uma vez que precisamos começar substituir (...) A frota de aviões supersônicos começa a entrar em obsolescência em 2014, então, precisamos estabelecer uma substituição dessa frota", disse Jobim.

Em fevereiro, o comandante da FAB, brigadeiro Juniti Saito, disse que o governo brasileiro deverá anunciar até o fim de março a escolha do novo modelo de caças.

Fonte: PORTAL G-1, via NOTIMP





Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented