|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 24/08/2018 / Norwegian quer operar voos de baixo custo dentro do Brasil, diz ministro do Turismo



#Aviação - Norwegian quer operar voos de baixo custo dentro do Brasil, diz ministro do Turismo ...  


Alberto Alerigi Jr. ...  



SÃO PAULO (Reuters) - A companhia aérea escandinava Norwegian Air Shuttle tem interesse em operar voos de baixo custo dentro do Brasil, afirmou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, citando que a empresa deve começar a operar voos da Europa para o país a partir de março do ano que vem.

Segundo o ministro, que conversou com representantes da Norwegian em Estocolmo, Suécia, se a abertura de capital das empresas áreas do Brasil for aprovada, a companhia escandinava poderia constituir uma nova companhia no Brasil.

"Nós teremos então uma empresa voando dentro do Brasil, constituindo uma empresa brasileira ... a um custo que seria a metade do custo de mercado, que é o que eles fazem aqui, as chamadas low cost", afirmou o ministro em depoimento gravado e disponibilizado pelo Ministério do Turismo.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou o funcionamento da Norwegian Air no Brasil no começo deste mês. A terceira maior companhia aérea europeia de baixo custo pediu, por meio de sua subsidiária do Reino Unido, direitos de tráfego no Brasil para possíveis voos de Londres, buscando iniciar operações em 2019.

O mercado brasileiro é dominado apenas por quatro grandes grupos de aviação, Latam, Gol, Azul e Avianca.

Segundo o ministério, a Norwegian avalia operar seus voos entre Rio de Janeiro e São Paulo, "mas o Ceará iniciou uma ofensiva para atrair a Norwegian para Fortaleza", que ofereceu investimento de 500 mil dólares por rota implementada nos três primeiros anos para promoção e atração de passageiros, além da isenção já em vigor de ICMS sobre o querosene de aviação.

A isenção é válida também para "todos os fornecedores e o reabastecimento das aeronaves com produtos alimentícios, o catering", afirmou o ministério.

A Gol, em parceria com a Air France-KLM, iniciou em maio deste ano operações em um hub em Fortaleza, de olho em um fluxo de passageiros entre o Brasil e a Europa de mais de 1 milhão de passageiros por ano.




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL UOL


Norwegian quer operar voos de baixo custo dentro do Brasil, diz ministro do Turismo


Alberto Alerigi Jr. Publicado Em 23/08 - 17h38

SÃO PAULO (Reuters) - A companhia aérea escandinava Norwegian Air Shuttle tem interesse em operar voos dentro do Brasil de baixo custo, afirmou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, citando que a empresa deve começar a operar voos da Europa para o país a partir de março do ano que vem.



(Leia acima ...)


AGÊNCIA BRASIL


Morales critica envio de militares argentinos à fronteira com Bolívia


Por Agência Efe La Paz Publicada Em 23/08 às 14h55

O presidente da Bolívia, Evo Morales, manifestou nesta quinta-feira (23) o seu desacordo com o envio de militares argentinos à fronteira com a Bolívia, dentro do plano do governo de Mauricio Macri para fortalecer a segurança fronteiriça no norte da Argentina.
Em um evento na região de Chuquisaca, no sul da Bolívia, Morales afirmou que "o capitalismo e o imperialismo estão avançando agora militarmente" na região.
"Eu não estou de acordo com o que a Argentina fez nestes dias, militarizar a fronteira com a Bolívia", opinou o presidente boliviano.
"O que fazem (é) amedrontar, tentarão nos assustar, mas não vamos nos assustar, o povo está unido, somos um povo, somos forças sociais, tentem nos amedrontar como quiserem, pois não vão conseguir", acrescentou Morales.
Macri lançou na sexta-feira passada um plano para reforçar a segurança na fronteira norte de seu país e combater crimes como o tráfico de drogas e de pessoas, tarefas que contarão com o apoio logístico das Forças Armadas da Argentina.
Morales também reiterou suas críticas aos países que admitem bases militares americanas em seus territórios e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
"A Otan não é nenhum instrumento de libertação, é de submissão, de saque. A Otan e as bases militares norte-americanas são sinônimo de roubo, de saque, de confronto, de guerra", concluiu Morales.

Jungmann nega omissão em relação a venezuelanos em Roraima


Débora Brito Publicado Em 23/08 - 18h52

Após visitar os centros de recepção e triagem de imigrantes na fronteira entre Brasil e Venezuela, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse hoje (23) que  episódios de violência que levaram à saída de venezuelanos da cidade de Pacaraima (RR) não são de responsabildiade do governo federal. 
“A responsabilidade de fatos como esse tem que ser atribuída à situação trágica que se vive na Venezuela e obviamente essa migração se dá num ponto do Brasil cuja infraestrutura é muito incipiente. O governo federal tem procurado fazer tudo o que está ao seu alcance”, disse Jungmann a jornalistas durante sua visita ao município de Pacaraima.
Questionado se o governo não teria sido omisso em deixar mais de mil imigrantes sem assistência nas ruas de Pacaraima, Jungmann rebateu que a responsável pelos conflitos é a própria crise no país vizinho. Ele enfatizou que a situação é resultado de uma dificuldade que extrapola as fronteiras de vários países.
O ministro reconheceu que existe tensão, mas ponderou que o controle da situação não depende de uma solução isolada do governo federal. “Tem problema tem, tem tensão tem. Onde migração, no mundo, não cria tensão, não cria conflito? Agora, a postura correta é uns procurarem ajudar os outros pra fazer com que rapidamente essas tensões e conflitos possam ser superados e a gente possa viver na normalidade”.
O ministro ainda descartou totalmente a possibilidade de fechamento da fronteira, em respeito a acordos internacionais, à legislação nacional e à política internacional brasileira de recepção humanitária de imigrantes.
Ele citou como exemplo a Colômbia, que recebeu mais de um milhão de venezuelanos e não cogitou fechar a fronteira. E comentou ainda que a Organização dos Estados Americanos (OEA) já convocou uma reunião emergencial para tratar da crise migratória na região.
Segurança
Mais 40 estações de trabalho serão adicionadas nos postos de triagem para agilizar o processo de registro e documentação dos imigrantes. O objetivo é evitar que eles fiquem nas ruas enquanto esperam a regularização dos documentos.
Sobre o reforço da segurança na região, Jungmann reafirmou que o patrulhamento será reforçado com 120 homens da força nacional (60 deles ainda estão a caminho via terrestre com 16 veículos). Além do contingente de 220 integrantes das forças armadas que já estão na região e passarão a fazer patrulhamento ostensivo na fronteira em apoio à Polícia Federal. O ministro disse ainda que a PF receberá R$ 2 milhões para reforçar sua atuação na fronteira.
O ministro acrescentou que o governo do estado também deve aumentar o efetivo de policiais na cidade, principalmente de agentes da polícia civil para dar continuidade aos inquéritos e investigações que estão em andamento. Em nota, o governo estadual disse que um edital já está aberto para realização de concurso para diferentes áreas da polícia.
Saúde
Jungmann também foi questionado pelos jornalistas sobre a instalação de um hospital de campanha em Pacaraima para desafogar os hospitais locais que estão sem vagas para atender a brasileiros e venezuelanos.
Segundo o ministro, a cidade já conta com uma unidade deste tipo, mas a informação é negada pela gestão estadual. Em seguida, o Exército esclareceu que se trata de um posto avançado que dá apoio a um Hospital de Campanha.

REVISTA EXAME


Estas são as maiores potências militares do planeta em 2018

O site Global Firepower divulga desde 2006 a lista das forças armadas mais poderosas do mundo e a edição 2018 da análise traz novidades.

Redação Publicado Em 24/08 - 06h

São Paulo – Todos os anos desde 2006, o site Global Firepower divulga o ranking das maiores potências militares do planeta e a edição 2018 do estudo traz novidades na comparação com 2017. A Coreia do Sul, por exemplo, subiu do 11º lugar para o 7º entre os países de maior poderio, desbancando o Japão dessa colocação e ultrapassando Turquia e Alemanha. O Brasil é outro país que registrou um bom desempenho, passando do 17º lugar para o 14º.
Neste ano, o número de países avaliados saltou de 125 para 136. Para produzir o ranking, a equipe da publicação, que diz não ter qualquer ligação com governos ou entidades políticas, investiga bases de dados públicas para avaliar a estrutura das forças armadas. A partir dessa análise, são atribuídos pontos que permitem elencar os países de acordo com as suas capacidades militares.
Segundo a GFP, alguns dos mais de 55 fatores avaliados têm maior peso sobre a pontuação final dos países. Membros da OTAN, por exemplo, recebem pontuação bônus pela vantagem estratégica e países com grandes populações pontuam melhor em razão da disponibilidade de efetivo para apoiar não apenas as forças armadas, mas também a indústria, algo que favorece lugares como China e Índia. O ranking, contudo, desconsidera o arsenal nuclear, embora atribua pontuações para os países cujos arsenais são de conhecimento público.
De acordo com o Global Firepower, mais do que a quantidade de armamentos que um país dispõe, o foco da análise é a variedade, o que poderia conferir um equilíbrio maior para as forças armadas. Apesar das limitações, o ranking da publicação apresenta o panorama geral das forças armadas do mundo, num momento em que turbulências armadas, políticas e econômicas afetam todas as regiões.
Abaixo, EXAME listou as potências militares que ocupam o topo do ranking, de acordo com os resultados divulgados em 2018, e mostra algumas informações sobre a estrutura militar de cada um desses países, bem como sua classificação no ranking de 2017. Confira.

1º Estados Unidos

Efetivo (ativo e reserva) - 2 milhões
Orçamento - 647 bilhões de dólares
Tanques - 5.884
Aeronaves - 13.362
Porta-aviões - 20
Submarinos - 66
Classificação em 2017 - 1º
2º Rússia
Efetivo (ativo e reserva) - 3,5 milhões
Orçamento - 47 bilhões de dólares
Tanques - 20.300
Aeronaves - 3.914
Porta-aviões - 1
Submarinos - 62
Classificação em 2017 - 2º

3º China
Efetivo (ativo e reserva) - 2,6 milhões
Orçamento - 151 bilhões de dólares
Tanques - 7.716
Aeronaves - 3.035
Porta-aviões - 1
Submarinos - 73
Classificação em 2017 - 3º

4º Índia
Efetivo (ativo e reserva) - 4,2 milhões
Orçamento - 47 bilhões de dólares
Tanques - 4.426
Aeronaves - 2.185
Porta-aviões - 1
Submarinos - 16
Classificação em 2017 - 4º

5º França
Efetivo (ativo e reserva) - 388.635
Orçamento - 40 bilhões de dólares
Tanques - 406
Aeronaves - 1.252
Porta-aviões - 4
Submarinos - 10
Classificação em 2017 - 5º

 14º Brasil

Efetivo (ativo e reserva) - 1,9 milhão
Orçamento - 29,3 bilhões de dólares
Tanques - 469
Aeronaves - 723
Porta-aviões - 0
Submarinos - 5
Classificação em 2017 - 17º

OUTRAS MÍDIAS


BRASIL ESCOLA - Prova de redação do Vestibular do ITA vai ter peso de exatas

Várias mudanças foram anunciadas no processo seletivo a partir de 2019.

Por Rafael Batista Publicado Em 23/08 - 07h35

O Vestibular 2019 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) está com inscrições abertas e, a partir desta edição, apresenta novidades. As principais mudanças foram anunciadas para o Exame de Escolaridade, que antes acontecia em etapa única, agora contará com duas fases.
Uma outra alteração anunciada neste vestibular é o peso de cada matéria na nota final das provas. Dessa forma, a Redação passou a ter um peso maior, representando 20% da nota final, dobrando sua importância na prova teórica. Já o valor da prova objetivas de Língua Portuguesa caiu de 15% para 5%.
Dessa forma, no cálculo final das duas etapas do Vestibular do ITA, a Redação terá o mesmo valor que as disciplinas de exatas. De acordo com o Professor Thiago Cardoso da Costa, do Poliedro, a partir de agora, é ainda mais importante que o candidato busque aprimorar a escrita. “Em termos de conteúdo, o ITA não alterou o seu programa de matérias. Portanto, espera-se um vestibular de altíssimo nível, como já é tradição dessa Instituição”, considera o professor.
O cálculo da média final dos candidatos será feito da seguinte forma:
Imagem
Assim, em uma escala de 0 a 100, cada questão da primeira fase, exceto inglês, corresponde a 0,417 pontos e cada questão dissertativa, ou seja da segunda fase, equivale a 2 pontos. A Redação, por sua vez, vale 20 pontos e a matéria Inglês tem apenas caráter eliminatório.
Vantagem
Ainda de acordo com Thiago Cardoso, esse novo modelo apresenta outra vantagem por ser aplicado em duas fases: a redução no nível de cansaço ao realizar a prova. “Anteriormente, o estudante enfrentava uma maratona de quatro dias seguidos. O novo modelo diminui um dia e ainda promove um hiato entre as fases”, explica.
A primeira fase do Exame de Escolaridade será realizada no dia 23 de novembro, uma sexta-feira, com quatro horas de duração. A prova terá 60 questões objetivas de Física, Português, Inglês, Matemática e Química, com 12 questões cada disciplina.
Os classificados na primeira fase farão a segunda nos dias 10 e 11 de dezembro, uma segunda e terça-feira, também com quatro horas de duração cada dia. A etapa será composta por questões discursivas e redação.
1º Dia: 10 questões discursivas de Matemática e 10 de Química
2º Dia: 10 questões discursivas de Física e uma Redação
Outras datas
O resultado do Exame de Escolaridade do Vestibular do ITA será publicado em 21 de dezembro. Os aprovados participarão da Inspeção de Saúde (IS) entre os dias 14 e 18 de janeiro de 2019, na sede do instituto em São José dos Campos.
No dia 25 de janeiro será liberado o resultado final, com a lista de estudantes aptos à matrícula. Mais informações no site do Vestibular do ITA.

JORNAL A VOZ DA CIDADE (RJ) - Prefeito pede ajuda em Brasília para órgãos de segurança


Publicado Em 23/08 - 17h08

ImagemANGRA DOS REIS
O prefeito Fernando Jordão (MDB) esteve em Brasília na quarta-feira para relatar aos órgãos máximos de segurança o que Angra dos Reis tem vivido e pedir reforço para o combate à criminalidade. Ele decretou estado de emergência na terça-feira, dia 21.
Ele esteve no gabinete de Segurança Institucional, órgão responsável pela assistência direta e imediata do presidente da República no assessoramento em assuntos militares e de segurança, onde foi recebido por representantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. “No gabinete do General Sérgio Etchegoyen, que é responsável pelo Plano de Emergência das usinas nucleares, relatei todos os problemas de violência que temos enfrentado na cidade. Lembrei que, antes da Intervenção Federal no Rio de Janeiro, tivemos assaltos em agências bancárias dentro da área das usinas, e eu já havia me reunido com o general pedindo mais segurança para a nossa região. Como podemos fazer plano de emergência com as estradas totalmente obstruídas quando ocorrem briga entre facções e outros tipos de atividades criminosas”, indagou Fernando Jordão, reforçando que é a terceira vez que vai a Brasília pedir ajuda para a segurança no município.
Segundo o prefeito, as autoridades informaram que têm ciência de tudo o que acontece em Angra dos Reis e que já existe um planejamento e irão agir.
A tarde Jordão foi recebido pelo secretário de Estado de Segurança, general Richard Nunes. “Ele me garantiu que tem um planejamento para Angra e a cidade vai ter toda atenção que necessita. Ele disse que a polícia vai agir e o 33º Batalhão vai receber apoio. O que vão fazer ou deixar de fazer, eles não podem falar, pois é estratégico”, informou Fernando Jordão, que fez um pedido para que o Batalhão da Costa Verde receba o reforço de um carro blindado, pedido que, segundo general Richard Nunes, será atendido em setembro.
PREFEITOS
Ainda na quarta-feira, o prefeito solicitou apoio dos chefes dos Executivos de Paraty, Casé Miranda; de Mangaratiba, Vitor Tenório Santos; e de Rio Claro, José Osmar, para esta luta contra a criminalidade. “Em consequência da violência em nossa região, que vem prejudicando o direito de ir e vir da população, bem como as atividades econômicas dos municípios da Costa Verde, solicitei aos amigos prefeitos que enviem ofícios ao Gabinete de Segurança Pública, com cópia para o Gabinete de Segurança Institucional, e todos os meios de comunicação, para que tomem ciência do que estamos vivenciando em nossa região, tida como área de Segurança Nacional. Vamos exigir que sejam instaladas barreiras de segurança em pontos específicos da Rio-Santos e na entrada e saída da RJ-155, além de patrulhamento marítimo pela Marinha do Brasil em toda a nossa costa”, destacou Fernando Jordão.
De acordo com ele, a ideia é que nos municípios vizinhos sejam implantadas barreiras da Força Nacional nos limites entre os estados: Paraty – barreira entre os estados do Rio e São Paulo; Mangaratiba – barreira no limite entre Mangaratiba e Itaguaí; Rio Claro – barreira na entrada e saída da RJ-155 (Interligação Via-Dutra); Angra dos Reis – barreira na altura de Garatucaia e Parque Mambucaba, além de reforço na entrada das usinas nucleares e Tebig.

AEROFLAP - Há 35 anos, FAB realizava sua primeira participação no Programa Antártico Brasileiro


Publicada Em 23/08

A Força Aérea Brasileira (FAB) celebra, nesta quinta-feira (23), 35 anos de participação no Programa Antártico Brasileiro, data marcada pelo primeiro pouso de uma aeronave brasileira, o FAB 2463, na Antártica, em 23 de agosto de 1983.
Imagem
Nesse período, em missões a bordo do C-130 Hércules, do Esquadrão Gordo (1°/1° GT), a FAB tem realizado apoio logístico à Estação Antártica Comandante Ferraz.
A primeira equipe foi formada pelo, então, Major Aviador Sabino Freire de Lima Filho, Capitão Aviador Márcio de Almeida Rosa, Capitão Aviador Antonio Airton Lemos Cirino, Sargento Aureliano de Araujo Barcellar, Sargento José Nei Candido e Sargento Nildo Pereira Verdan. A tripulação ainda era composta por cinco militares chilenos.
O Brasil faz parte do grupo de países signatários do Tratado Antártico, um acordo que possibilita as pesquisas científicas na região. Ao longo desses 35 anos, por meio das missões realizadas pela aeronave C-130, a FAB tem contribuído para viabilizar a presença do Brasil, uma vez que as características geográficas e o clima extremo dificultam o acesso ao continente.
No inverno, período em que o mar está congelado, o acesso torna-se ainda mais difícil, sendo necessário realizar lançamento aéreo de cargas para possibilitar o abastecimento de medicamentos, equipamentos e mantimentos que suprem a Estação Brasileira. Essa atividade exige treinamento e perícia dos tripulantes, pois pequenos erros podem gerar a perda da carga.
“É com muito orgulho que a Força Aérea Brasileira saúda e parabeniza a todos os participantes do Programa Antártico, que, com dedicação e abnegação, vêm conduzindo esse importante trabalho ao longo desses 35 anos. Os tripulantes do 1°/1º GT ainda mantêm o legado dos tripulantes de outrora, continuando a realizar as missões em apoio ao Programa Antártico”, declarou o Major Diego Nascimento de Oliveira, piloto do Esquadrão Gordo.

JORNAL GAZETA DO SUL (RS) - Rio Grande do Sul vai abrigar 646 venezuelanos em Canoas e Esteio

Ministros Alberto Beltrame e Eliseu Padilha chegam ao Estado nesta sexta-feira e vão se reunir com os prefeitos dos dois municípios

Redação Portal Gaz Publicado Em 23/08 - 20h03

O Rio Grande do Sul vai receber 646 imigrantes venezuelanos. O número foi confirmado pelo governo federal nesta quinta-feira, 23. Canoas vai receber 425 e Esteio irá absorver os outros 221. O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, visitará os alojamentos nesta sexta-feira, 24. Na comitiva, também estarão o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e a representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Isabel Marques. Eles irão se encontrar com os prefeitos Luiz Carlos Busato (Canoas) e Leonardo Pascoal (Esteio).
De acordo com Beltrame, a ONU alugou cinco prédios particulares nos dois municípios, totalizando 160 apartamentos para receber os imigrantes. As Forças Armadas cuidarão da alimentação dos imigrantes e as prefeituras prestarão o suporte de assistência social, saúde e demais serviços. Os postos de Esteio serão na Avenida Senador Salgado Filho, no bairro Tamandaré. Em Canoas, os postos ficarão na Rua Argentina, no Bairro São José.
O primeiro grupo chegará no dia 6 de setembro, em um avião da Força Aérea Brasileira, com 125 venezuelanos. O avião com o último grupo de imigrantes deve chegar no dia 18. O processo de interiorização não é obrigatório e só participam os venezuelanos que querem residir em outras cidades brasileiras. Até agora, 820 imigrantes já foram transportados em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) em cinco etapas para sete cidades: Cuiabá (MT), Manaus (AM), São Paulo (SP), Conde (PB), Igarassu (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF).



Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented