|

Air Canada reporta os resultados do segundo trimestre de 2018



#Aviação - Air Canada reporta os resultados do segundo trimestre de 2018 ...  



Dublin & New York, Agosto de 2018 - A Air Canada informou o EBITDAR do segundo trimestre de 2018 (lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização, perdas e aluguel de aeronaves) de CAD$ 646 milhões, contra o EBITDAR do segundo trimestre de 2017 de CAD$ 681 milhões. A Air Canada reportou um lucro operacional de CAD$ 226 milhões, contra o lucro operacional de CAD$ 292 milhões do segundo trimestre de 2017.

A companhia registrou uma receita antes dos impostos ajustados de CAD$ 163 milhões no segundo trimestre de 2018, contra uma receita antes dos impostos ajustados de CAD$ 229 milhões no trimestre do ano anterior. Em uma base GAAP, no segundo trimestre de 2018, a Air Canada reportou uma perda antes dos impostos de renda de CAD$ 71 milhões, contra o lucro antes dos impostos de renda de CAD$ 314 milhões no segundo trimestre de 2017. O segundo trimestre de 2018 incluiu uma perda na alienação de ativos de CAD$ 186 milhões e perdas no câmbio de CAD$ 25 milhões, enquanto o segundo trimestre de 2017 incluiu ganhos no câmbio de CAD$ 68 milhões e um ganho na venda e leaseback de ativos de CAD$ 26 milhões.

“Tenho o prazer de informar outro sólido trimestre, no qual tivemos um crescimento da receita, contenção de custos e liquidez irrestrita, mesmo com os preços dos combustíveis significativamente mais altos. Nossas receitas recordes neste trimestre demonstram o apelo da marca Air Canada e destacam a forte demanda contínua por viagens aéreas em todos os nossos principais mercados. Agradeço aos nossos 30.000 funcionários pelo trabalho árduo e pela dedicação no cuidado com os nossos clientes. Os esforços foram reconhecidos quando a Air Canada foi eleita a Melhor Companhia Aérea da América do Norte pelo segundo ano consecutivo no Skytrax World Airline Awards, celebrado no Reino Unido. A empresa recebeu o prêmio pela sétima vez em nove anos, o que mostra o progresso sustentado que fizemos. O resultado é algo de que todos os nossos funcionários devem se orgulhar, assim como eu estou orgulhoso,” disse Calin Rovinescu, Presidente e CEO da Air Canada.

"Durante o segundo trimestre, a receita de passageiros subiu 10,4% para um recorde de CAD$ 3,921 bilhões. Geramos um EBITDAR de CAD$ 646 milhões. Registramos um sólido aumento de 2,7% na receita por passageiro disponível (PRASM), impulsionado principalmente por um yield mais alto, o que também resultou na redução de 1,0% do custo ajustado por assento disponível. Nossa liquidez irrestrita totalizou um recorde de CAD$ 5,064 bilhões no final do trimestre. Mostrando a força de nosso plano de negócios, conseguimos esses resultados apesar do aumento de 31% do preço do litro do combustível de aviação desde o ano passado,
"No entanto, revisamos nossa orientação de 2018 para certas métricas financeiras importantes, tendo em vista o rápido aumento dos preços dos combustíveis no primeiro semestre de 2018. Ainda assim, acreditamos que o impacto é de curto prazo, e que o nosso robusto negócio nos permitirá continuar. Por esta razão, esperamos alcançar as metas de longo prazo que foram anunciadas no nosso último Investor Day. Acreditamos que, por meio de aumentos de tarifas, outras iniciativas comerciais e pelo nosso programa de transformação de custos, seremos capazes de atenuar aproximadamente 75% do esperado aumento anual de preço de combustível em 2018.
“A nossa estratégia em curso estava em plena exibição em todos os lugares no trimestre passado. Lançamos 25 novas rotas neste verão, introduzimos o Air Canada Signature Service para clientes premium da América do Norte, começamos a oferecer Wi-Fi via satélite em nossa frota internacional de grande porte e fomos reconhecidos como uma das cinco melhores marcas para se trabalhar no Canadá. Também concluímos um contrato de joint venture complexo iniciado há quatro anos com a Air China, tornando a Air Canada a primeira operadora norte-americana a negociar uma joint venture com uma companhia aérea chinesa. O acordo permite o acesso inigualável da América do Norte ao mercado de aviação que mais cresce e está prestes a ser o maior do mundo,” disse Rovinescu.

“O Skytrax Award mostra que os nossos clientes apreciam o nosso progresso e que estão nos recompensando com a sua lealdade; as nossas aeronaves voaram com 83,1% de ocupação durante o trimestre. Agradeço aos nossos clientes por escolherem voar com a Air Canada. Estamos comprometidos em oferecer cada vez mais motivos para continuarem fazendo isso ", concluiu  Rovinescu.
Destaques financeiros e de gerenciamento de capital

Em 30 de junho de 2018, a liquidez irrestrita (caixa, investimentos de curto prazo e linhas de crédito não utilizadas) totalizou CAD$ 5,064 bilhões, o nível mais alto da história da Air Canada (31 de dezembro de 2017 - CAD$ 4,181 bilhões).

Em 30 de junho de 2018, a dívida líquida ajustada de CAD$ 6,111 bilhões diminuiu CAD$ 5 milhões em relação a 31 de dezembro de 2017. No segundo trimestre de 2018, um aumento na dívida de longo prazo e os saldos de CAD$ 889 milhões foram compensados por um aumento no caixa e saldos de investimento de curto prazo de CAD$ 866 milhões e pela redução nos saldos de leasing operacional capitalizado de CAD$ 28 milhões. Em 30 de junho de 2018, o índice de alavancagem da Air Canada era de 2,1, inalterado em relação a 31 de dezembro de 2017.

Os fluxos de caixa líquidos de atividades operacionais de CAD$ 853 milhões no segundo trimestre de 2018 melhoraram CAD$ 24 milhões em comparação com o segundo trimestre de 2017. O fluxo de caixa livre negativo de CAD$ 13 milhões no segundo trimestre de 2018 representou uma redução de CAD$ 318 milhões no segundo trimestre de 2017; isso foi devido, principalmente, a Air Canada ter recebido recursos de CAD$ 371 milhões da venda e leaseback de aeronaves no segundo trimestre de 2017, enquanto tal venda e leasebacks não foram efetuados no segundo trimestre de 2018.

Para os 12 meses encerrados em 30 de junho de 2018, o retorno sobre o capital investido (ROIC) foi de 13,7%, significativamente maior do que o custo médio ponderado de capital da Air Canada de 7,5%.

Fluxo De Caixa Livre de 2018

A Air Canada agora espera um fluxo de caixa livre positivo na faixa de CAD$ 350 a CAD$ 500 milhões em 2018, ao contrário do intervalo de CAD$ 250 milhões a CAD$ 500 milhões previsto no comunicado de imprensa da Air Canada datado de 30 de abril de 2018. Essa mudança leva em consideração um preço por litro de combustível significativamente mais alto do que o anteriormente assumido para o ano inteiro de 2018. Agora está incluída a receita líquida de CAD$ 296 milhões da venda antecipada de 25 aeronaves Embraer 190, que é esperada para o terceiro trimestre de 2018. Depois que a venda for concluída, a Air Canada operará essas aeronaves sob contratos de sale-leaseback até que elas saiam gradualmente da frota entre 2018 e 2020, de acordo com os atuais planos de frota da empresa.

Terceiro Trimestre e Ano Inteiro de 2018 - CASM Ajustado

Para o terceiro trimestre de 2018, a Air Canada espera que o CASM ajustado (que exclui despesas com combustível, o custo das embalagens terrestres da Air Canada Vacations e itens especiais) aumente de 2,0 a 3,0% quando comparado ao terceiro trimestre de 2017.
A Air Canada continua esperando que o CASM ajustado para o ano de 2018 varie entre um decréscimo de 0,5% e um aumento de 1,0% em relação ao ano de 2017. Aproximadamente 0,75 ponto percentual dessa faixa é impulsionado por custos não recorrentes de iniciativas de branding, dos novos uniformes, investimentos em serviços ao cliente e em tecnologia, depreciação acelerada e despesas de locação de sale-leaseback para aeronaves Embraer 190; tem ainda os custos iniciais em 2018 de aproximadamente CAD$ 10 milhões, relacionados ao novo programa de fidelidade da Air Canada programado para lançamento em 2020.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented