|

IATA - Desaceleração no aumento no transporte aéreo de carga continua em junho



#Aviação #Carga - IATA - Desaceleração no aumento no transporte aéreo de carga continua em junho ...  



agosto de 2018 (Genebra) – A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA - International Air Transport Association) divulgou os dados sobre os mercados de carga aérea global, mostrando que a demanda, medida em quilômetros por toneladas de carga (FTKs), aumentou 2,7% em junho de 2018 em relação ao mesmo período do ano anterior, dando continuidade ao recuo no crescimento de carga aérea desde o início de 2018. O aumento no primeiro semestre de 2018 é de 4,7%, menor que o índice de 2017.

A capacidade de carga, medida em quilômetros por toneladas de carga disponíveis (AFTKs), cresceu 4,1% em junho de 2018. O crescimento da capacidade superou o crescimento da demanda todos os meses desde março.

O crescimento deve continuar em ritmo mais lento devido aos três fatores abaixo:
  • O ciclo de reabastecimento, durante o qual as empresas refazem seus estoques para atender à demanda, acabou no início de 2018. Houve uma queda significativa nos volumes de carga desde March.
  • Vemos agora uma desaceleração estrutural nas condições de comércio global, como indicado pela queda no Índice Global de Gerentes de Compras (PMI), que atingiu o seu nível mais baixo desde 2016. Os pedidos de exportação ficaram no vermelho na China, no Japão e os Estados Unidos.
  • A retenção temporária das aeronaves da frota da Nippon Cargo Airlines na segunda quinzena de junho colaborou para a desaceleração, diminuindo 0,5 ponto percentual em relação ao crescimento de junho.
"O transporte aéreo de carga continua um negócio difícil, com riscos negativos crescentes. Ainda esperamos um crescimento de aproximadamente 4% ao longo do ano. Mas a deterioração do comércio mundial é uma preocupação real. Embora a carga aérea esteja um pouco isolada do atual cenário de aumento de tarifas, um aumento na tensão comercial com efeito negativo na produção e consolidação das cadeias de suprimento globais mudaria muito as perspectivas pra pior. As guerras comerciais nunca produzem vencedores. Os governos não podem esquecer que a prosperidade vem com o apoio ao seu comércio, e não com obstruções às economias", disse Alexandre de Juniac, Diretor Geral e CEO da IATA.

Desempenho por região

Todas as regiões, exceto a África, registraram aumento em relação ao ano passado no volume de transporte aéreo de carga em junho de 2018, mas o crescimento lento na região Ásia-Pacífico, que representa quase 37% de todo o mercado de carga aérea, arrastou a taxa de crescimento global para baixo.

As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico relataram aumento na demanda por transporte aéreo de carga de apenas 1,5% em junho de 2018 em relação ao mesmo período do ano passado. A capacidade aumentou 5,2%. O desempenho internacional da região caiu para 1,1%, uma baixa de 17 meses, refletindo parcialmente as comparações com o forte desempenho de junho de 2017. Nos primeiros seis meses de 2018, a demanda medida em FTKs cresceu 4,6% em relação ao ano anterior; os volumes de carga devem se estabilizar com crescimento anual de 3-4%.

As companhias de transporte aéreo de carga da Europa registraram aumento de 3,3% nos volumes de carga aérea em junho de 2018. A capacidade aumentou 5,4%. O crescimento está sendo afetado por uma desaceleração nos pedidos de exportação. Os gargalos da cadeia de suprimentos, que são frequentemente aliviados pelo transporte aéreo, também diminuíram. No primeiro semestre de 2018, a região apresentou aumento de 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

O volume de transporte de carga das companhias aéreas da América do Norte aumentou 3,8% em junho de 2018 em relação ao mesmo período do ano passado. A demanda medida em FTKs foi de 5,9%, tornando a região o mercado com maior desempenho pela primeira vez em dois anos. O dólar forte e o crescimento robusto da economia dos Estados Unidos estão promovendo a entrada de carga no país. A capacidade aumentou 3,4%. O crescimento no primeiro semestre de 2018 foi de 5,3%, perdendo apenas para o crescimento excepcional na América Latina.

O volume de transporte de carga das companhias aéreas do Oriente Médio cresceu 3,8% em junho, uma melhoria em relação ao índice de maio de 2,7%, mas ainda muito abaixo da média de cinco anos de 9,5%. A capacidade aumentou 4,5%. O crescimento no primeiro semestre de 2018 foi de 4,3% em relação ao ano anterior, e a expectativa é de que o crescimento de volume permaneça modesto nos próximos meses.

As companhias de transporte aéreo de carga da América Latina registraram aumento na demanda de 5,9% em junho de 2018, o maior entre todas as regiões, fato que vem ocorrendo nos últimos meses. Excepcionalmente, a capacidade diminuiu 5,7%. A retomada da demanda por transporte aéreo de carga internacional (5,2%) desacelerou em relação ao mês passado, mas continua bem acima da média de cinco anos (1,6%). O crescimento nos primeiros seis meses de 2018 foi de 10,1%, de longe o melhor desempenho de qualquer região.

As companhias de transporte aéreo de carga da África apresentaram redução de 8,5% na demanda em junho de 2018 em relação ao mesmo mês do ano passado. A capacidade também caiu, a redução foi de 1,4%. É difícil manter o otimismo sobre o cenário atual na África. A demanda internacional em FTKs teve a maior queda (-8,6%) em quase nove anos. Embora a taxa de crescimento ano a ano do primeiro semestre de 2018 tenha sido de 3,0%, em termos de ajuste sazonal a demanda em FTK tende a diminuir e apresentar a taxa anual de quase 20% nos últimos seis meses, com demanda fraca tanto para entrada quanto para saída do continente.



About IATA
  • IATA (International Air Transport Association) represents some 290 airlines comprising 82% of global air traffic
  • You can follow us at http://twitter.com/iata2press for news specially catered for the media.
  • Explanation of measurement terms:
    • FTK: freight tonne kilometers measures actual freight traffic
    • AFTK: available freight tonne kilometers measures available total freight capacity
    • FLF: freight load factor is % of AFTKs used
    • IATA statistics cover international and domestic scheduled air freight for IATA member and non-member airlines.
    • Total freight traffic market shares by region of carriers in terms of FTK are: Asia-Pacific 36.9%, Europe 24.2%, North America 20.6%, Middle East 13.7%, Latin America 2.7%, and Africa 1.9%.
    • Further information on the potential impact of trade barriers on aviation can be found in this chart of the week, and this briefing note from IATA Economics:

Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented