|

Gestão de aeródromos à distância chega ao mercado brasileiro




Gestão de aeródromos à distância chega ao mercado brasileiro ...  



Dublin, Irlanda, Setembro de 2017 - Segurança de informação de voo, otimização do espaço aéreo e redução de custos operacionais são as apostas do FSS (Flight Service Station) – tecnologia europeia que permite o monitoramento remoto de aeroportos, heliportos e helipontos civis e militares. Adaptada para as legislações locais, a solução chega para atender a crescente demanda do mercado brasileiro, que atualmente conta com mais de 400 helicópteros registrados apenas na capital paulista, de acordo com dados, de 2013, da Prefeitura de São Paulo.

Com tecnologia de ponta, o FSS foi desenvolvido pela ALLTA BBP, joint venture formada pelas empresas: Allta Heliport – especializada em infraestruturas, Bembras Group – com foco na área de inteligência e tecnologias críticas, Paim&Betel – do setor de telecomunicações, aeronáutica/proteção e segurança de voo, além da Frequentis – responsável pelo suporte tecnológico. Líderes em seus mercados de atuação, as companhias se uniram para disponibilizar uma plataforma completa com serviço remoto de informação de voo (R-AFIS) para monitoramento à distância de pousos e decolagens de aeronaves de pequeno e grande porte.

Apesar de o Brasil ser o quarto colocado no ranking de segurança de transporte aéreo. A falta de informações no controle de voo para helicópteros existe porque as aeronaves operam no chamado “voo visual”, o que representa um risco alto para a estabilidade aérea e, consequentemente, para os passageiros. Para suprir esta carência, o FSS irá operar, inicialmente, na categoria A (AFIS) com equipamentos adequados e configurados para orientar os pilotos sobre a meteorologia (vento, pressão atmosférica, umidade), visualização da pista, teto, comunicação via rádio. Por meio da central de controle da ALLTA BBP, o monitoramento é realizado em tempo real e com visualização direta dos pontos de pouso, permitindo que os pilotos tenham acesso sobre as condições de voo antes mesmo de decolarem, aumentando consideravelmente a segurança e a tranquilidade para a tripulação chegar ao seu destino.

Toda a comunicação do FSS é realizada por meio de sistema de VPN (Virtual Private Network), com pontos remotos e criptografados. Seus equipamentos podem ser instalados, em aeroportos ou heliportos, sem a necessidade de um Afis presencial. Isto é possível por causa da operação remota disponibilizada pela ALLTA BBP, pois a companhia equipa integralmente os aeródromos que estão sendo operados pela central do FSS, com a mesma segurança de um operador local.

Outro ponto importante é a redução de custos. Muitos aeródromos, principalmente os de pequeno porte, trabalham com custos muito elevados sendo, muitas vezes, deficitários. “Atualmente, a operação dos aeródromos está muito relacionada às questões financeiras. E um dos nossos focos é auxiliá-los neste processo, que pode resultar em uma diminuição de pelo menos 30%”, informa José Olinto de Toledo Ridolfo – CLO da Bembras Grup.

Recém-lançado no Brasil, o FSS já está sendo adotado em aeroportos regionais no Estado de São Paulo e com um forte procura também em aeródromos de médio porte em outras regiões do país. “Para 2018 a nossa expectativa é poder contribuir de maneira mais efetiva nos processos de privatização dos aeródromos de todo o Brasil”, finaliza o executivo.

Sobre o ALLTA Heliport
O ALLTA Heliport é um heliporto completo que integra o complexo ALLTA – idealizado pelo Grupo SERVAPE, que atua há mais de 40 anos em incorporações no mercado imobiliário e construção. O complexo ALLTA tem um potencial construtivo de mais de 800 mil metros quadrados e esta sendo desenvolvido na forma de um Condomínio Empresarial, com infraestrutura completa e com todas as aprovações necessárias para atender a grandes corporações.

Sobre a Bembras
A BEMBRAS é um grupo brasileiro, “Business Partner” da francesa SAFRAN, distribuidora da americana DroneDeploy e das israelenses Bynet e Aeronautics, da alemã PSIOGROS, e da chinesa DJI, todas lideres mundiais em seus segmentos de atuação. Com mais de 20 anos de atividades a BEMBRAS atua no mercado de Defesa e Segurança Publica e Inteligência, com foco em tecnologias críticas, integração, consultoria e desenvolvimento e estruturação de negócios corporativos complexos.

Sobre a Paim&Betel
A PAIM&BETEL atua no ramo de navegação aérea desde 1998 e conta com uma equipe altamente qualificada de engenheiros, técnicos, CTA’s, OEA’s, AFTN’, operadores de AIS, permitindo operações de EPTA, categorias A, B, C e Especial, além do gerenciamento, implantação e manutenção. Todas as suas atividades são certificadas pelo DECEA e seus índices de segurança operacional estão acima de 95% de conformidade junto a ASOCEA.

Sobre a Frequentis
Com sede na Áustria, a FREQUENTIS foi fundada em 1947, sendo o principal fornecedor mundial de soluções de comunicação e informação para aplicações de missão crítica com foco em tecnologia e uma combinação de inovação e know-how. É líder no mercado europeu e mundial em sistemas de comunicação de voz (VCS) para a gestão do tráfego aéreo (ATM) e em 1998 alcançou a liderança no mercado global em soluções de trafego aéreo. Hoje, a holding e suas empresas associadas empregam cerca de 1.250 pessoas em mais de 50 países. A atividade principal da empresa continua sendo, no entanto, o setor de ATM. No Brasil a FREQUENTIS já possui soluções em mais de 07 (sete) aeroportos, e em 07 de março deste ano, em Madrid na Espanha, juntamente com a FAB - através do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) recebeu o prêmio IHS Jane´s Air Traffic Control Awards, durante o Congresso Mundial de Gerenciamento do Tráfego Aéreo (World ATM Congress). A solução tecnológica de Rede de Comunicações Operacionais ATN-BR (Rede de Telecomunicações Aeronáuticas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro - NextGen ATN-Brazil – First deployed SDN in ATM) foi a vencedora na categoria Inovação e Tecnologia.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share



Eventos






Publicidade






Recently Added

Recently Commented