|

ABRAPHE - Jornada de Segurança abordará Confiança e Meteorologia


ABRAPHE - Jornada de Segurança abordará Confiança e Meteorologia ...  



Dublin, Irlanda, Abril de 2017 - A ABRAPHE – Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero continua a sua JORNADA DE SEGURANÇA voltada a lançar luz para as causas recentes dos acidentes ocorridos e prevenir outros pelas mesmas causas. Próximo encontro ocorrerá no dia 12 de abril (quarta-feira), às 19 horas, no Auditório da Infraero, com duas palestras no mesmo dia. Uma sobre “Excesso de Confiança como fator contribuinte” e outra sobre “Meteorologia Adversa e Inadvertida - A importância de um briefing meteorológico bem feito no planejamento do voo e a utilização dos grupos de WhatsApp como ferramenta de informação on time(programação completa abaixo).

Aberta a todos os pilotos de helicópteros, os temas abordados nos encontros foram escolhidos estrategicamente com base nas ocorrências recentes e relatórios finais de investigação publicados. Participaram da escolha especialistas em segurança de voo, autoridades aeronáuticas, psicólogos, investigadores, instrutores e os próprios pilotos, com base em pesquisa aplicada pela entidade sobre os pontos essenciais no treinamento e formação sob o ponto de vista dos próprios pilotos associados.
No primeiro encontro, ocorrido no dia 28 de março, foi abordado o processo de tomada de decisão sob pressão. 

Em dezembro de 2016, Sumário Estatístico de Helicópteros publicado pelo CENIPA - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos demonstrou que nos últimos 10 anos (2006 a 2015) os tipos de ocorrências mais frequentes no período foram: Perda de Controle em Voo, Falha do Motor em Voo e Colisão em Voo com Obstáculo, representando as três juntas por 59,7% do total de acidentes. Sobre esse fator acrescenta-se o fato de que as fases de operação mais frequentes dos acidentes ocorridos no período são Cruzeiro (21,33%), Decolagem (18,01%) e Manobra (14,69%). A média de mortes entre 2006 e 2015 foi de 63 a cada 100 acidentes.

O levantamento do CENIPA também traz informações sobre os quatro principais helicópteros em número de ocorrências aeronáuticas na aviação brasileira (R44, R22, AS50 e B06) de acordo com o Tipo ICAO. No período, os quatro TIPO ICAO representaram 80% dos acidentes. Na liderança, está o modelo Robinson R-44, que pela estatística esteve em 59 dos acidentes. A considerar pela frota, líder entre os TIPO ICAO que apareceram no levantamento, os números indicam para uma proporcionalidade, considerando as características que o colocam como líder em número de aeronaves em uso no País, mas que na opinião da ABRAPHE, lança luz para a mitigação e reforço na formação e treinamento para uso da aeronave, considerando sempre os registros, certificação e uso nas finalidades a que se propõe.

Calendário Completo:

28/03
ü  Assembleia Geral Ordinária ABRAPHE

ü  O Processo de Tomada de Decisão - Como o cérebro processa as informações (pressão do patrão, pressão dos colegas, carreira etc...) para tomada de decisão.
ü  Por Dra Paula Moreira – Especialista em CRM

12/04: 
ü  O Excesso de Confiança como Fator Contribuinte – Como o excesso de confiança mudou a abordagem da prevenção ao longo da história e suas consequências.
Por  Cmte. Daniel Bastos - Diretor de instrução e disciplina da ABRAPHE

ü  Meteorologia Adversa e Inadvertida - A importância de um briefing meteorológico bem feito no planejamento do voo e a utilização dos grupos de WhatsApp como ferramenta de informação on time. A rápida mudança na meteorologia como fator contribuinte.
Por Sgto. Hiremar – Meteorologista e Prof. Anhembi Morumbi.

17/05:
ü  CENIPA - O papel do Centro de Investigações e o panorama dos acidentes de helicópteros. A importância do conceito “Land and Live”
Por Prof. Walter Chagas Filho  - Investigador Acidentes Aeronáuticos /CENIPA

ü  O GPS no Voo Visual - O Funcionamento e confiabilidade do sistema GPS onde todos estão depositando suas fichas ao voarem em condições adversas.
Por (palestrante a confirmar)

21/06:
ü  A Importância da Fraseologia Padrão e o uso correto das Frequências – o potencial preventivo da comunicação correta com o órgão certo e na frequência certa                    
Por Cmte. Aline Chelfo e Cmte. Flavio Resende
ü  CFIT – O que é e como evitar. As principais características do acidente CFIT e como devemos nos preparar para evitar a situação catrastrófica.
Por Cmte. Uberacy Totolli – Diretor Técnico da ABRAPHE

Também previsto para novembro de 2017 o 10º Seminário Internacional sobre Segurança de Voo, tradicional no calendário de pilotos, fabricante e autoridades aeronáuticas e que deve ocorrer nos dias 07 e 08 de novembro, em São Paulo.
Serviço

Jornada de Segurança ABRAPHE pró prevenção de acidentes com asas rotativas
Sete (07) temas divididos em quatro (04) dias de palestras
De 28/03 a 21/06, a partir das 19 horas
Auditório da Infraero -  Aeroporto Campo de Marte, Santana  – São Paulo/SP.
ABERTO A TODOS OS PILOTOS DE HELICÓPTERO
Mais informações: www.abraphe.org.br ou na própria sede pelo telefone (11) 2221 2681. 


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented