|

Atech integra debates sobre gerenciamento do tráfego aéreo mundial durante o World ATM Congress


Atech integra debates sobre gerenciamento do tráfego aéreo mundial durante o World ATM Congress ...  



Dublin, Irlanda, Março de 2017 - A Atech, empresa brasileira do Grupo Embraer, integra os debates sobre os avanços na área de controle de tráfego aéreo durante o World ATM Congress, que acontece de 7 a 9 de março, em Madri (Espanha). No evento, ela apresentará soluções em ATM implantadas no Brasil -- que cobrem 100% do território nacional -- e são responsáveis pelo gerenciamento do tráfego aéreo e defesa aérea do país, bem como o sistema de gestão de fluxo que integra todos os dados de voos nos aeroportos brasileiros. Para essa edição do World ATM, outro destaque da companhia será a nova solução de simulação para capacitação de controladores de voo, desenvolvida recentemente em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB). 

Na área de gestão de tráfego aéreo, a Atech destaca o SAGITARIO, desenvolvido em parceria com a FAB, que marca a evolução do sistema de controle aéreo no Brasil, por empregar uma solução inovadora para a comunicação, navegação e vigilância no comando e o controle do espaço aéreo brasileiro. O SAGITARIO tem como conceito prover um controle completo desde antes da decolagem até a parada do avião no aeroporto de destino, com seus sistemas instalados em torre de controle de aeroporto, centro de aproximação e centro de controle em área, garantindo que todas as etapas sejam executadas de forma segura e eficaz, e dentro dos padrões internacionais estabelecidos. 

Para atuar em conjunto com o SAGITARIO, a Atech desenvolveu também o SIGMA (Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos), uma solução que congrega os dados das companhias aéreas, aeroportos e órgãos de controle, entre outros, com informações meteorológicas de interesse para a gestão de fluxo de tráfego aéreo em uma base de dados unificada. Com esta integração, o sistema permite que o centro de gerenciamento de fluxo atue para equilibrar a capacidade e a demanda aéreas, a fim de garantir a segurança das operações e a regularidade e pontualidade dos voos. O SIGMA está, hoje, em operação no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no Rio de Janeiro, operando continuamente para garantir o balanceamento entre a capacidade de atendimento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e a demanda de movimentos aéreos. O SIGMA foi grande aliado das autoridades brasileiras para o bem-sucedido gerenciamento do fluxo aéreo durante a Copa do Mundo Fifa 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Este histórico permitiu à Atech juntar-se ao seleto grupo de empresas brasileiras que exportam soluções de alta tecnologia, como o Skyflow, contratado pela Autoridade de Aeroportos da Índia (AAI – Airports Authority of India) e já em operação naquele país. O Skyflow é a versão comercial do SIGMA, tendo sido adaptado para as necessidades de gerenciamento de fluxo aéreo de acordo com os requisitos operacionais típicos do subcontinente indiano.

Com o objetivo de prover soluções completas e integradas, a Atech desenvolveu ainda um sistema de simulação de controle do espaço aéreo PLATAO (Plataforma Avançada de Treinamento e Atualização Operacional), voltado para capacitar e reciclar os conhecimentos e habilidades dos controladores de tráfego aéreo. A plataforma de treinamento permite a geração de cenários complexos, tais como comunicação por enlace de dados entre controlador e piloto e o rastreamento de aeronaves com novas tecnologias.  Na solução adotada e desenvolvida pela Atech, o PLATAO cria exercícios de treinamento simulando simultaneamente mais de um cenário operacional de centro de controle. A arquitetura do sistema é pioneira na utilização dos conceitos de Serviços de Distribuição de Dados (DDS – Data Distribution Service), para aplicação, em tempo real, de acordo com as especificações do Object Management Group (OMG). Com isso, o sistema conta com os processos de acesso e compartilhamento de dados, bem como requisitos de desempenho, segurança, portabilidade e escalabilidade do sistema.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share



Eventos







Publicidade






Recently Added

Recently Commented