|

IACIT apresenta soluções em sistemas de missão crítica e auxílio à navegação e controle de tráfego aéreo durante a IDEX 2017


IACIT apresenta soluções em sistemas de missão crítica e auxílio à navegação e controle de tráfego aéreo durante a IDEX 2017 ...  


Dublin, Irlanda, Fevereiro de 2017 - Destaque no Pavilhão Brasil, a IACIT participará da IDEX 2017 apresentando soluções nas áreas de Defesa, Segurança Pública, CNS\ATM, Telemetria e Meteorologia. Durante o evento, a IACIT apresentará as soluções em sistemas de missão crítica para auxílio à navegação e controle de tráfego aéreo, desenvolvidas pela empresa, como DME 0200, o ROUTECAST e o NEURALCAST. A IDEX 2017 acontece de 19 a 23 de fevereiro em Abu Dhabi.

O DME (Distance Measuring Equipment) 0200 é a versão mais recente da IACIT, em substituição ao DME 0100 analógico, também fabricado pela empresa. O sistema de auxílio à radionavegação possui tecnologia 100% nacional e certificação pelo ICEA (Instituto de Controle do Espaço Aéreo).

O sistema compacto e de fácil operação é totalmente digital e utiliza-se de modernas tecnologias para garantir alta confiabilidade em atendimento às demandas dos requisitos civis e militares. O equipamento permite, ainda, a interoperabilidade com todos os instrumentos de navegação de rádio, atualmente disponíveis no mercado.

O NEURALCAST e o ROUTECAST representam a vanguarda de tecnologia para auxílio à navegação e controle de tráfego aéreo e estão alinhados com o conceito de Navegação Baseada em Performance (PBN). As duas novas solução serão implantadas na Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica para apoiar os operadores de tráfego aéreo com previsões meteorológicas.

O NEURALCAST é um sistema que utiliza redes neurais artificiais para gerar informações de tendências meteorológicas de teto, visibilidade, ocorrência de rajadas, velocidade e direção do vento, para um horizonte de até 3 horas, utilizando as informações das estações do próprio aeródromo.

O sistema possui uma interface web na qual os usuários poderão acessar diretamente os gráficos de tendências e efetuar cadastros para receber alertas automáticos quando as tendências indicarem que o aeródromo pode entrar ou sair de restrição operacional.
Já o ROUTECAST é um sistema capaz de identificar o volume ou área do espaço aéreo sob efeito de formações meteorológicas que possam apresentar risco às aeronaves em rota, como por exemplo nuvens Cumulonimbus (CB), permitindo monitorar eventos severos e prever o seu deslocamento para uma projeção de até 30 minutos. O sistema utiliza como fonte de dados radares meteorológicos e sensores de descargas elétricas atmosféricas.

Para o desenvolvimento deste sistema, a IACIT contou com um vasto know-how em meteorologia radar e sistemas de alerta curto prazo; investiu, ainda, em dois radares meteorológicos próprios, sendo um Banda-S (do mesmo modelo utilizado pela rede do SISCEAB) e um Banda-X móvel, para auxiliar na criação dos modelos computacionais responsáveis pelo processamento dos dados resultantes das varreduras dos radares.
No ROUTECAST, os eventos severos são exibidos de forma georefenrenciada sobre um mapa, através de sua interface web, além de ser fornecidos automaticamente para sistemas externos como o de controle de tráfego aéreo, gerenciamento de fluxo de aeronaves e demais sistemas.

Sobre a IACIT
Certificada pelo Ministério da Defesa como Empresa Estratégica de Defesa (EED), a IACIT vem atuando há mais de 30 anos em projetos ligados ao setor. A IACIT teve sua primeira participação em um grande projeto com a instalação do sistema de comunicação em VHF para controle do tráfego aéreo do CINDACTA II, realizado entre os anos de 1986 e 1990. Com essa experiência, a empresa fortaleceu-se no fornecimento de serviços especializados de implantação e manutenção de sistemas aplicados ao auxílio e ao controle do tráfego aéreo.
Em 1999, a IACIT conquistou a certificação ISO 9000. Na década de 2000, a empresa experimentou um crescimento bastante acentuado e em uma ação mais ousada, no final de 2008, decidiu criar sua Engenharia de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e montar sua unidade fabril. A partir de 2008, a meteorologia radar e sistemas de telemetria e telecomando, foram acrescentados ao seu portfólio de produtos. Em 2013 a IACIT foi certificada como Empresa Estratégica de Defesa (EED) pelo Ministério da Defesa do Brasil. Atualmente, a IACIT é a única empresa brasileira fabricante de auxílios à radionavegação aérea, e fabrica também radares meteorológicos, radares Oceânicos, radares para Vigilância Marítima – OTH, sistemas de telemetria e telecomandos e equipamentos e soluções de contramedida eletrônica aplicadas à segurança pública e defesa. Possui uma estrutura de engenharia certificada para o desenvolvimento de soluções tecnológicas complexas tanto para hardware como para software estabelecida em São José dos Campos, tendo lançado recentemente produtos meteorológicos de software baseados em redes neurais artificiais (RNA) para aplicação a gestão do tráfego aéreo, proporcionando grandes benefícios para rotas e pouso de aeronaves.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented