|

Verão com novidades em Socorro(SP). Caminhadas em grutas e exploração de caverna atraem turistas


Verão com novidades em Socorro(SP). Caminhadas em grutas e exploração de caverna atraem turistas ...  


Socorro é uma das cidades mais visitadas do interior paulista (só no ano passado foram mais de 1 milhão e 500 mil turistas) e muito conhecida pelas diversas atividades de aventura que oferece. Nesta época do ano - com o calor batendo recordes - o rafting no Rio do Peixe é o mais procurado.

Mas, neste verão, Socorro está com duas atividades de aventura bem atraentes para os turistas que querem experimentar algo novo: o trekking (caminhada) em 4 grutas no Parque de Aventura Pedra Bela Vista e o caving na Caverna Quebra Corpo. O caving nada mais é do que a exploração de cavernas com vários obstáculos, como fendas entre rochas, túneis e rios subterrâneos. As atividades podem ser praticadas por turistas de todas as idades, inclusive crianças a partir de 5 anos.

Trekking nas grutas da Pedra Bela Vista - O trekking ou caminhada em grutas acontece no Parque de Aventura Pedra Bela Vista localizado em um dos pontos mais altos de Socorro com uma vista maravilhosa da região. O passeio dura cerca de 2h30 e durante o trajeto os visitantes passam por 4 pequenas grutas com grau de dificuldade médio.

Entre as grutas há 3 que se destacam: a Boca do Sapo, Gruta do Olheiro e a Gruta do Morcego. Na Boca do Sapo, o visitante tem uma visão incrível da Serra da Mantiqueira. Nesse trecho, o turista passa entre duas rochas que tem o formato de uma boca larga. Vem daí o nome: Boca do Sapo.

Já a Gruta do Olheiro tem uma curiosidade histórica: o local foi usado por tropas paulistas durante a Revolução Constitucionalista de 1932. A gruta era refúgio de olheiros do lado paulista que ficavam aguardando o andamento das tropas mineiras para avisar o comando de guerra.

A outra gruta que ganha destaque neste percurso é a Gruta do Morcego. Nessa gruta é possível observar uma família de cerca de 20 morcegos frutíferos. A entrada na gruta é opcional, Os morcegos se alimentam de pequenos frutos da mata e são monitorados com frequência por órgãos ambientais do governo do Estado, o que garante a saúde dos animais e dos visitantes. A entrada é controlada e só pode ser feita com uso de máscaras e na presença do condutor da atividade. Para finalizar o passeio, os visitantes descem a rocha por um rapel guiado de cerca de 10 metros. O passeio é indicado para crianças a partir de 12 anos. Mas, crianças a partir de 8 anos podem fazer a trilha acompanhados dos pais.

O trekking das grutas na Pedra Bela Vista custa R$ 65,00 por pessoa com guias treinados e equipamentos de segurança.

Caving Caverna Quebra Corpo: A caverna Quebra Corpo é considerada uma das maiores cavernas de granito já catalogadas no Brasil. As cavernas com formação granítica não apresentam estalactites e estalagmites, comuns em cavernas de calcário.

O atrativo principal do caving na Quebra Corpo é a transposição de diferentes obstáculos, além de permitir o contato com um ecossistema diferenciado.
Os turistas seguem por uma trilha 300 metros até a entrada da caverna. Com frequência dá para avistar diversos pássaros e alguns vestígios deixados por animais silvestres no leito de areia na entrada da caverna, principalmente de pequenos roedores.

A Quebra Corpo tem vários salões e pequenas galerias com 450 metros de comprimento por onde muitas vezes é necessário rastejar, andar agachado ou inclinado em pequenas fendas verticais ou horizontais. Todo o percurso é acompanhado por um riacho que forma pequenas quedas d’água dentro da caverna. Há uma pequena corredeira/cascata, claraboias naturais e espécies características do local como caranguejos de água doce e morcegos. Outros animais podem ser avistados, mas neste caso entram com a água das chuvas.

No fim do passeio, os turistas sobem uma cachoeira de 3 m e na volta pela trilha podem apreciar a Serra da Mantiqueira.

O preço do caving na caverna Quebra Corpo é de R$ 95,00 por pessoa com equipamentos de segurança e acompanhamento de guias e condutores qualificados conhecedores da caverna. Crianças acima de 5 anos podem participar dessa aventura.

O passeio é oferecido pela ProximAventura Canoar e o turista conta com estacionamento, vestiários, duchas quentes e frias, recepção e área verde nas margens do Rio do Peixe.

Para curtir tudo isso e muito mais, a dica é aproveitar e ficar uns dias na cidade. Socorro possui uma infraestrutura hoteleira bem variada. Há desde pousadas pequenas, com diárias somente com café da manhã, a hotéis completos com piscinas, saunas, ofurô, campo de futebol, lagos para pesca, quadras de tênis, cavalos, pomares, plantações de café e equipe de monitores com programação de lazer para crianças e adultos. Informações sobre a cidade e hospedagem nos telefones: (19) 3895-8005 Informações Turísticas e pelo site www.socorro.tur.br

Serviço:

Trekking das grutas Pedra Bela Vista:
Informações e reservas no site www.pedrabelavista.com.br e nos telefones (19) 99175 7600 e (19) 97147 7770

Caving Caverna Quebra Corpo:
Informações e reservas pelo site www.proximaventura.com.br
ou contato@proximaventura.com.br e telefones (19) 3855-7474 e (19) 99906-7544(whatsApp)


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented