|

4ª Mostra BID Brasil – abertura contou com visita do Ministro da Defesa aos estandes


4ª Mostra BID Brasil – abertura contou com visita do Ministro da Defesa aos estandes ...


Nesta terça-feira, dia 27 de setembro, aconteceu a abertura oficial da 4ª Mostra BID Brasil, com uma cerimônia no Auditório Planalto, do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Roberto Jaguaribe, ressaltou a parceria com a ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) para fortalecer os mecanismos de promoção da base industrial de defesa no exterior. “A Apex-Brasil tem orgulho de dizer que 83,4% das exportações brasileiras passam por esse programa de parceria com a ABIMDE”, destaca Jaguaribe.

Segundo ele, a indústria de defesa também é responsável por um significativo investimento em desenvolvimento, destinando, em média, 10% do faturamento para pesquisa e inovação. “Isso é superior à média nacional”, comentou Jaguaribe.

O presidente da ABIMDE, Carlos Frederico Queiroz de Aguiar, destacou a importância da 4ª Mostra BID Brasil, por reforçar as potencialidades da indústria de defesa nacional, com destaque para o comprometimento e a capacidade do setor de prover meios para o país lidar com os desafios de defesa e segurança. Apesar disso, Aguiar reforçou a necessidade de mudanças e aperfeiçoamentos nas políticas públicas para a indústria seguir em frente.

Aguiar defendeu a necessidade do posicionamento do Ministério da Defesa como órgão coordenador das três Forças para definir e priorizar políticas de aquisição única. Além disso, “é necessária uma atuação conjunta de promoção comercial entre o Ministério da Defesa, o Ministério das Relações Exteriores e a Apex-Brasil, para termos representantes desses três órgãos em todas as missões internacionais, facilitando, assim, a abertura de portas para a indústria nacional no mercado externo”.

O ministro da Defesa Raul Jungmann parabenizou a organização da 4ª Mostra BID Brasil, como maior evento da indústria de Defesa, por unir em um único local o que há de mais moderno sendo produzido no país. “O nosso maior desafio tem sido de sustentar essa produção e elevar o nível tecnológico em escala industrial”, comentou o ministro.

Segundo ele, o Ministério está trabalhado em seis vetores, para potencializar o setor, sendo eles: promoção e inteligência comercial; ciência, tecnologia e informação; financiamento e garantias; estratégia e relacionamento de governo a governo; revisão da agenda regulatória; e incentivos econômicos.

O ministro também destacou que fará uma reunião, ainda essa semana, com o Ministério das Relações Exteriores para alinhamento entre diplomacia, defesa e comércio. Nessa semana também haverá uma reunião com representantes dos Estados Unidos e com empresários, com o objetivo de ampliar a participação das empresas nacionais no mercado americano.

Após a cerimônia, ministro da Defesa, Raul Jungmann, visitou os estandes, conversando com os empresários do setor.

Concurso
A abertura da 4ª Mostra BID Brasil foi marcada ainda pela premiação da Altave como vencedora do Concurso Anual de Engenharia de Defesa, com o projeto do Aeróstato de Monitoramento Persistente. O concurso é uma iniciativa da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) em parceria com a ANE (Academia Nacional de Engenharia) e tem por objetivo destacar e premiar as melhores soluções de engenharia implantadas nas empresas e instituições associadas durante o ano de 2015. Além da Altave, as empresas finalistas foram parabenizadas. São elas: BCA, com o Painel Balístico Autoadesivo “Neoplex Tape”; COLUMBUS, com o projeto de substituição do motor da viatura Urutu; FIEMG, com o projeto de Desenvolvimento e qualificação de fornecedores; HELIBRAS, com o Sistema Aerotransportado para Operações de C2I; IACIT, com o projeto de Detecção de Anomalias Ionosféricas Nocivas ao GNSS.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share



Eventos






Publicidade






Recently Added

Recently Commented