|

Simulador de cenários é destaque da Fundação Ezute durante a 4ª Mostra BID Brasil


Simulador de cenários é destaque da Fundação Ezute durante a 4ª Mostra BID Brasil ...


A Fundação Ezute apresenta diversas soluções tecnológicas para apoio ao planejamento e gestão durante a 4ª Mostra BID Brasil, que acontece entre 27 e 29 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Um dos destaques da Fundação é uma plataforma de simulação de cenários.
Desenvolvida pela Ezute com o apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) -- em decorrência da conquista do Prêmio Finep de Inovação em 2011, na categoria ICT, região Sudeste -- a plataforma de simulação de cenários tem múltiplas aplicações no apoio ao planejamento de ações de Segurança Pública e Defesa Civil.
Um exemplo de uso da plataforma é a simulação de evacuação de estádios, que foi aplicada durante os eventos-teste dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Outro exemplo é a simulação de inundações provocadas por chuvas, que pode subsidiar o planejamento de ações preditivas, preventivas e corretivas, relacionadas a emergências e desastres.
A plataforma de simulação de cenários permite a demonstração de sistemas complexos, com a aplicação de tecnologia de ponta na previsão de cenários reais, em apoio ao planejamento e treinamento de equipes de emergência e de segurança, e a todos os demais envolvidos na evacuação de áreas de risco.
“A Fundação Ezute tem como missão contribuir para transformar organizações públicas, tornando-as mais produtivas e eficientes, melhorando, assim, a vida da população brasileira. A tecnologia aplicada na plataforma de simulação de evacuação é um exemplo disso, pois oferece subsídios para o planejamento de ações preventivas, com o objetivo de evitar ou minimizar os impactos de acidentes”, destaca o presidente da Fundação Ezute, Tarcísio Takashi Muta.
Para cumprir sua missão, a Fundação Ezute adota e aplica os conceitos de systems engineering. Usa a visão sistêmica, ou holística, para desenvolver, conceber, especificar e dominar o ciclo completo de um projeto. Os visitantes do estande da Ezute na BID Brasil poderão conhecer os diferenciais e resultados da aplicação destes conceitos na área de planejamento e gestão. Conhecerão também os benefícios e resultados que podem ser obtidos com o processo de transferência de tecnologia, implementado pela Ezute para projetos estratégicos na área de Defesa e Segurança.
Sobre a Ezute
A Fundação Ezute é uma organização privada sem fins lucrativos cuja missão é colaborar para transformar as organizações públicas, melhorando produtividade e eficiência. Oferece serviços intensivos em conhecimento e atua em parceria com seus clientes na formulação de estratégia, na evolução tecnológica e organizacional, no apoio à gestão de projetos complexos e no desenvolvimento de conhecimento crítico. Aplicando a visão sistêmica, a Fundação Ezute utiliza systems engineering, para conceber, especificar, planejar e implementar empreendimentos estratégicos.
A Fundação Ezute tem origem na Fundação Atech, criada em 1997 e designada pelo Governo Federal para ser a instituição integradora do projeto SIVAM/SIPAM (Sistema de Vigilância da Amazônia / Sistema de Proteção da Amazônia). Ao longo da sua história, a organização tem atendido prioritariamente às necessidades do governo brasileiro, atuando em projetos estruturantes, em sistemas tecnológicos complexos, na absorção e desenvolvimento de novas tecnologias e na gestão complementar de empreendimentos estratégicos, tanto no âmbito civil quanto no de defesa.
Na área de cidadania, é parceira da Fundação Anita Pastore D´Ângelo e da Escola Aberta do Terceiro Setor. No setor de educação assumiu, em 2015, as operações da escola de inglês da Fundação Educacional União Cultural, antiga União Cultural Brasil-Estados Unidos. Todas as fundações citadas são acompanhadas pelo Ministério Público do Estado de São Paulo.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented