|

GOL recebe autorização para utilizar sistema de navegação por satélite em mais uma pista do aeroporto Santos Dumont



GOL recebe autorização para utilizar sistema de navegação por satélite em mais uma pista do aeroporto Santos Dumont ...

São Paulo, agosto de 2016 - Pioneira no Brasil a realizar pousos com o sistema de navegação por satélite RNP-AR (Performance de Navegação com Autorização Requerida), a GOL Linhas Aéreas Inteligentes recebe autorização da Agência Nacional de Aviação Civil para efetuar este procedimento de aproximação no sentido da Ponte Rio-Niterói para o Pão de Açúcar e também na direção inversa, utilizando a pista 02 do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. 

“Com essa permissão, a GOL será a única companhia aérea a operar em ambas as pistas com RNP-AR, possibilitando que mais clientes sejam beneficiados pela tecnologia que permite o pouso no aeroporto mesmo em condições de meteorologia adversa. O sistema oferece ainda mais precisão nas aproximações, além de permitir descidas constantes, tornando o voo mais confortável. Este sistema aprimora a trajetória da aeronave até a pista de pouso”, destaca Sérgio Quito, vice-presidente de Operações da companhia.

Quito explica, ainda, que além do ganho imediato de eficiência operacional, os clientes também serão beneficiados. “Desde que iniciamos a operação RNP-AR no aeroporto Santos Dumont conseguimos diminuir muito o número de operações impactadas devido ao mau tempo. Em alguns dias de contingência, por exemplo, fomos a única companhia a pousar neste aeroporto. Com a homologação de mais uma pista, o número de voos desviados ou cancelados deve diminuir ainda mais, proporcionando mais segurança, pontualidade e regularidade aos clientes que viajam conosco para o Rio de Janeiro”, finaliza o vice-presidente.

O RNP-AR é um procedimento de aproximação por instrumentos que independe de equipamentos instalados em solo para pousar, permitindo descidas mais lineares e constantes. Desta forma, o percurso por semana é reduzido, economizando 120 quilos de combustível por voo. E isso reflete diretamente na redução de gases causadores do efeito estufa (CO2). Outro efeito positivo é a diminuição do ruído dos motores, uma vez que a potência deles é menor durante a trajetória. 

O sistema de navegação por GPS é o responsável por garantir a alta precisão da tecnologia proporcionando ganhos em relação a outros tipos de aproximação em condições de nevoeiro de forma totalmente segura. 

A GOL foi a primeira companhia certificada para utilizar esse tipo de procedimento no país, em 2013, disponível apenas no aeroporto Santos Dumont (RJ). A empresa General Eletric (GE), foi parceira importante da companhia na construção da base de dados. Além disso, o time de pilotos da companhia é constantemente treinado e capacitado para operar uma aproximação RNP-AR.

A GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES
Em 15 anos de história, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes ajudou a construir elos, aproximando pessoas e diminuindo distâncias com segurança e inteligência. A empresa teve um importante papel na democratização do transporte aéreo no Brasil, contribuindo para que cerca de 17 milhões de pessoas voassem pela primeira vez, tornando-se a maior companhia aérea de baixo custo e melhor tarifa da América Latina. É ainda líder no número de passageiros transportados no mercado doméstico, tanto no segmento de lazer quanto no corporativo, e em pontualidade – de acordo com dados da Infraero.
A GOL possuiu a maior oferta de assentos com o selo “A” da ANAC, disponibilizando ainda mais conforto em seus 800 voos diários, para 65 destinos, domésticos e internacionais para a América do Sul e Caribe.
A companhia mantém alianças estratégicas com três grandes parceiros mundiais: Delta Air Lines, Air France e KLM, além de disponibilizar aos clientes doze acordos de codeshare (compartilhamento de voos) e mais de 70 de interline, que trazem mais conveniência e facilitam as conexões para qualquer lugar destas alianças.
Com o seu programa de relacionamento SMILES, é possível acumular milhas e resgatar bilhetes para mais de 160 países e 800 destinos em todo o mundo. Além disso, a Gollog capta e distribui cargas e encomendas em aproximadamente 2.500 municípios brasileiros e dez internacionais.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented