|

Aeroporto de Imperatriz completa 43 anos

Imperatriz-Patio-2


Aeroporto de Imperatriz completa 43 anos ...

O Aeroporto de Imperatriz/Prefeito Renato Moreira (MA) completou em 25/5, 43 anos de operações. Com capacidade de receber até 1,2 milhão de passageiros ao ano, o terminal tem grande importância para a região Tocantina, que abrange 40 municípios, sendo o único a receber aeronaves de porte médio com aviação regular.

     O superintendente do terminal, Enos Domingues, ressalta a importância do equipamento para o desenvolvimento regional. “O Aeroporto de Imperatriz é de extrema importância para o desenvolvimento da cidade, na geração direta e indireta de empregos e renda, além de ser um importante portão de entrada do turismo de negócios e atender a população da região Tocantina e do sul do Maranhão, com voos diários de aeronaves de médio e pequeno portes”, destacou.

      Localizado a cinco quilômetros do centro, a malha aérea em operação no aeroporto liga a cidade a cinco destinos: Brasília (DF), Fortaleza (CE), Belém (PA), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG). Operam lá as companhias aéreas Azul e Latam. Em 2015, foi registrada uma movimentação de  329.016 passageiros, entre operações de embarques e desembarques.

   Melhorias
      Em agosto de 2012, o Aeroporto de Imperatriz  recebeu uma reforma e ampliação de seu terminal de passageiros, que aumentou as salas de embarque e desembarque, área de manuseio de bagagens com novas esteiras, terraço panorâmico e Centro de Operações Aeroportuárias – COA. As melhorias ampliaram a capacidade do aeroporto proporcionando conforto, agilidade e satisfação aos passageiros e usuários.

      O saguão do terminal de passageiros do aeroporto também foi ampliado de 229 para 412 m². Com as intervenções, os sanitários e banca de revista, anteriormente localizados na área de desembarque, foram transferidos para o local. A reforma também contemplou a modernização das instalações elétricas e eletrônicas, a substituição da cobertura e do forro do terminal, a implantação da nova sinalização, além da pintura das paredes.

   A aviação comercial em Imperatriz
      No final da década de 1930, a cidade de Imperatriz era atendida pelo transporte aéreo regular através de hidroaviões (Junker) operados pelo Sindicato Condor, que utilizou o rio Tocantins de 1939 a 1945. A partir do final da 2ª Guerra Mundial, entrou em operação um aeroporto localizado numa área que hoje recebe diversos órgãos públicos, dentre eles o Hospital Regional, a Universidade Federal, o Fórum de Justiça e os Colégios Graça Aranha e Dorgival Pinheiro de Sousa.

      Em março de 1955, começou a operar naquela antigo aeroporto a companhia Cruzeiro, utilizando aeronaves DC-3. Até dezembro de 1967, o aeroporto foi servido regularmente pela a Real - Aerovias Brasil. Em janeiro de 1968, a Varig começou a operar no local, também com a aeronave DC-3, com frequência de dois voos semanais.

      Estudos realizados a partir do final da década de 60 indicaram a necessidade de construção de um novo aeroporto, com capacidade de atendimento a aeronaves modernas e com melhores condições de infraestrutura. Foi escolhida uma área situada a 5 km do centro da cidade. As obras do novo terminal foram executadas por administração direta da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) e concluídas em 25 de maio de 1973.  Em 3 de outubro de 1980, a Portaria 1.179/GM5 transfere à Infraero a jurisdição técnica, administrativa e operacional do Aeroporto de Imperatriz.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented