Corpo de Bombeiros de MG usará pista da Helibras para pousos e decolagens
 
  
 Corpo de Bombeiros de MG usará pista da Helibras para pousos e decolagens ...
Enquanto  o aeroporto de Itajubá não fica pronto, a Helibras e a Prefeitura, por  meio da Secretaria Municipal de Saúde, assinaram um Termo de Compromisso  que permite a utilização do heliponto da empresa para pousos e  decolagens do helicóptero Esquilo do Batalhão de Operações Aéreas do  Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. 
A  pista da Helibras servirá de apoio para as missões de transporte aéreo  de urgência médica e a interação terrestre com o Serviço de Atendimento  Móvel de Urgência, o Samu. A base do Samu de Itajubá fica a menos de 1  km das instalações da empresa, facilitando o atendimento ao paciente e à  população do Sul de Minas Gerais. 
O  Esquilo permanecerá baseado no posto do Corpo de Bombeiros do Sul de  Minas, em Varginha. A frota da corporação, que atende todo o estado  mineiro, é composta por dois Esquilos e um EC145. A Helibras é parceira  da Secretaria Estadual de Saúde de MG, prestando suporte logístico a  todos os helicópteros em operação. 
Batizado  de Arcanjo 02, o helicóptero foi recebido pela unidade dos Bombeiros do  Sul de Minas em abril deste ano. A aeronave faz o transporte e resgate  da população e vem operando também em atendimentos pré-hospitalares de  alta complexidade em conjunto com o SAMU. Para essas missões, o Esquilo  tem capacidade de transportar um paciente em maca e uma equipe composta  por bombeiros, um médico e um enfermeiro.
Sobre a Helibras
A  Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros e completou,  em 2016, 38 anos de atividades. Desde a sua fundação, em 1978, a empresa  já entregou mais de 750 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo  Esquilo, fabricado em Itajubá (MG). Em 2012, começou a produzir o modelo  H225M (militar), tendo construído uma nova linha de montagem e ampliado  todas as suas instalações para esse novo programa. A Helibras é  subsidiária da Airbus Helicopters, que pertence ao Airbus Group,  pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à  defesa. Com participação de 50% na frota brasileira de helicópteros a  turbina, a Helibras é líder de mercado e mantém instalações em Minas  Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega  cerca de 600 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves  por ano, produz e customiza diversos modelos que atendem aos segmentos  civil, governamental e militar. Em 2015, a empresa registrou faturamento  total de R$ 620 milhões. Mais informações: www.helibras.com.br.
Sobre a Airbus Helicopters 
Leia também:














