|

Simulador da Hidrelétrica Santo Antonio é destaque da Fundação Ezute na LAAD Security



Simulador da Hidrelétrica Santo Antonio é destaque da Fundação Ezute na LAAD Security ...

Participando pela primeira vez da LAAD Security, que acontece no Rio de Janeiro de 12 a 14 de abril, a Fundação Ezute apresentará soluções em gestão, planejamento e simulação. Entre os destaques da organização está o simulador, inédito no Brasil, instalado na Hidrelétrica Santo Antônio, usina a fio d’água. O sistema foi instalado no Centro de Qualificação Operacional Santo Antônio, em Porto Velho (RO) e é resultado de um projeto de pesquisa e desenvolvimento do programa de P&D da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 
O simulador permite a capacitação dos operadores da Hidrelétrica Santo Antônio, complementando o processo de certificação da equipe. O simulador representa um ambiente virtual dinâmico e imersivo, possibilitando a execução de manobras da hidrelétrica, em um ambiente idêntico ao real. Na simulação também é considerado o sistema elétrico ao qual a Hidrelétrica Santo Antônio está conectada. Na prática, e de maneira bastante eficiente, o simulador apresenta ao operador em treinamento, cenários de contingências operacionais que poderão ser efetivamente enfrentados pelos operadores.
O simulador permite aos operadores treinar distintas situações de manobra – normais, urgência e emergência -, aumentando a segurança operacional, abrangendo não apenas o funcionamento da hidrelétrica, mas também a segurança das pessoas e dos equipamentos. Como consequência, espera-se abreviar o tempo que um operador leva para atingir a maturidade operacional.
O simulador é um avançado sistema computacional que reproduz virtualmente o funcionamento dos equipamentos principais e auxiliares da Hidrelétrica Santo Antônio. Apresenta, fielmente, todas as características operacionais, pois utiliza como interface gráfica, com o operador, uma cópia do Sistema Digital de Supervisão e Controle (SDSC),  utilizado na Sala de Controle da usina.
Sobre a Ezute
A Fundação Ezute é uma organização que atua em Engenharia de Sistemas, prestando serviços intensivos para, em parceria com o cliente, conceber, especificar, planejar e implementar projetos complexos. A Ezute tem origem na fundação, criada em 1997, designada pelo Governo Federal para ser a instituição integradora do projeto Sivam/Sipam (Sistema de Vigilância da Amazônia / Sistema de Proteção da Amazônia). Ao longo desses anos, a Ezute tem atuado em projetos estruturantes, sistemas tecnológicos complexos, em absorção e desenvolvimento de novas tecnologias e apoio à gestão de programas estratégicos, tanto na área civil quanto na de defesa.

A organização participa de projetos importantes junto às Forças Armadas, prefeitura e governo de São Paulo e Ministério dos Esportes, entre outros. Na área de cidadania, é parceira da Fundação Anita Pastore D´Ângelo e da Escola Aberta do Terceiro Setor. No setor de educação assumiu, em 2015, as operações da escola de inglês da Fundação Educacional União Cultural, antiga União Cultural Brasil-Estados Unidos.


Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented