|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 19/04/2016 / Serviço de correios da Austrália testa entregas usando drones

Imagem

Serviço de correios da Austrália testa entregas usando drones ...


Australia Post concluiu o envio de pequenos pacotes. Entregas domiciliares devem começar ainda em 2016 ...

O Australia Post, serviço australiano de correios, concluiu com sucesso o uso de drones para entregar pequenos pacotes, o que abre caminho para que o teste de entregas à domicílio de consumidores comece ainda em 2016.

A empresa estatal informou que os drones serão usados para entrega de itens comprados online e de produtos sensíveis, como medicações.

“Nós iremos colocaremos essa tecnologia inovadora para funcionar nas próximas semanas e meses para entender o que ela pode entregar, quão longe pode viajar e como nossos consumidores poderiam receber um pacote”, afirmou Ahmed Fahour, diretor do Australia Post.

Os serviços postais de todo o mundo estão sofrendo com a queda de seu negócio central, o de entrega de cartas, à medida que os clientes recorrem à internet para usar desde formas de correspondência até cartões de saudação.

O Australia Post é a primeira empresa do país a usar drones para fazer entregas, mas é improvável que consiga penetrar nas maiores cidades. O protótipo da Amazon colocado no ar no ano passado teve de voar 24 quilômetros até o destino final.




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.



PORTAL G-1


Morre piloto de helicóptero que caiu no município de Jaguaripe, na BA

Quatro pessoas ficaram feridas na queda, que ocorreu 21 de março. Aeronave continua no local, 28 dias depois do acidente, diz polícia.

Do G1 Ba

ImagemMorreu na sexta-feira (15) o piloto do helicóptero que caiu na cidade de Jaguaripe, a cerca de 240 quilômetros de Salvador, em 21 de março. A vítima estava internada no Hospital do Subúrbio, na capital baiana. Segundo informações do hospital, o paciente morreu depois de sofrer uma parada cardíaca.
O piloto, que tinha 36 anos, estava internado na UTI do Hospital do Subúrbio desde o dia do acidente. Ele estava em coma induzido e respirando com a ajuda de aparelhos. Segundo informações do hospital, o acidente deixou a vítima com traumas torácico, vascular e ortopédico.
Os outros ocupantes do helicóptero, dois homens, de 40 e 43 anos, e uma mulher de 36, também foram levados para o Hospital do Subúrbio, mas receberam alta logo após o acidente.
Vinte e oito dias depois da queda, a aeronave ainda não foi removida do local. Segundo informações da delegada Ivete Braga, titular do município de Jaguaripe, nenhuma testemunha ou envolvido no acidente prestou depoimento até esta segunda-feira (18), e o caso segue em investigação.



Aeronáutica
De acordo com informações da assessoria da Aeronáutica, em casos como esse, a retirada da aeronave do local do acidente é de responsabilidade da empresa ou do dono do equipamento. Nesse caso, o proprietário do helicóptero é o piloto que comandava a aeronave no momento da queda.
Caso

Um helicóptero caiu na Fazenda Piedade, perto do povoado Terra Santa, na cidade baiana de Jaguaripe, na tarde do dia 21 de março.
Quatro pessoas ficaram feridas. Segundo o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), que atuou no resgate dos feridos, duas vítimas tiveram ferimentos graves. Todas elas foram socorridas para o Hospital do Subúrbio, em Salvador. Inicialmente, a assessoria da Aeronáutica e o Graer informaram que cinco pessoas que estariam na aeronave ficaram feridas.
Segundo testemunhas, o acidente aconteceu por volta das 9h30 da manhã. Tanto o Graer quanto o Samu afirmaram ao G1 no dia do ocorrido que foram acionados por volta das 11h por populares, e confirmaram que moradores disseram que o helicóptero caiu quase duas horas antes do chamado.
A aeronave que caiu é modelo AS-350, um helicóptero monoturbina leve. Segundo a Aeronáutica, o helicóptero tem capacidade para transportar entre cinco e seis pessoas, além do piloto.
Testemunhas contaram à reportagem do G1, que esteve no local do acidente no dia do ocorrido, que as vítimas saíram de Morro de São Paulo, destino turístico baiano, e foram para a cidade de Nazaré da Farinhas à bordo do helicóptero.
De acordo com testemunhas, ao decolar de Nazaré para voltar para Morro de São Paulo, o helicóptero bateu em um fio de alta tensão e perdeu altitude. Em seguida, a aeronave caiu. Moradores da região de Jaguaripe ajudaram a resgatar as vítimas até a chegada do Samu e do Graer.
Ainda segundo testemunhas, o acidente aconteceu por volta das 9h30 da manhã. Tanto o Graer quanto o Samu afirmaram ao G1 que foram acionados por volta das 11h por populares e confirmaram que moradores disseram que o helicóptero caiu quase duas horas antes do chamado.

Após missão na África, sargento da Marinha morre de malária em Natal

Sargento Luciano Márcio de Macedo Teixeira morreu neste sábado (16). Também com a doença, outro militar está internado em João Pessoa.

Do G1 Rn

ImagemUm militar da Marinha do Brasil, diagnosticado com malária, morreu neste sábado (16) em Natal. Segundo a assessoria de comunicação do 3º Distrito Naval, o sargento Luciano Márcio de Macedo Teixeira, de 38 anos, estava internado desde a sexta-feira (15) na UTI do Hospital da Guarnição da capital potiguar. Outros dois militares, que segundo a Marinha também estão doentes, encontram-se internados em João Pessoa, na capital paraibana. "Em um deles, o caso está confirmado, ou seja, também tem malária. No outro, existe apenas a suspeita", ressaltou a assessoria.
Embarcados no Navio Patrulha Oceânico Araguari, os três militares participaram, no período de 24 de fevereiro a 16 deste mês, de uma missão em vários portos africanos e também no Nordeste brasileiro.
“A operação Obangame Express 2016 foi realizada em conjunto com outras 30 marinhas estrangeiras, destacando-se as marinhas da Alemanha, Angola, África do Sul, Bélgica, Dinamarca, Estados Unidos, Espanha, França, Holanda, Noruega, Portugal, Senegal, Togo e Turquia, tendo visitado os portos de Georgetown, São Tomé e Príncipe, Luanda e Jamestown, no continente africano, além dos portos de Maceió (AL) e Cabedelo (PB), no Brasil”, acrescentou o 3º Distrito Naval.


Por fim, a Marinha também informou que o último porto da viagem, em Cabedelo, foi verificado que três militares ficaram doentes, sendo necessária internação. Dois na cidade de João Pessoa e outro em Natal. “Dois deles, sendo um em João Pessoa e outro em Natal, foram diagnosticados com malária”, afirmou.
O Araguari atracou no píer da Base Naval de Natal na tarde de sábado (16) e todos os demais tripulantes foram recebidos por seus familiares e liberados para suas residências.

Serviço de correios da Austrália testa entregas usando drones

Australia Post concluiu o envio de pequenos pacotes. Entregas domiciliares devem começar ainda em 2016.

Do G1, Em São Paulo

ImagemO Australia Post, serviço australiano de correios, concluiu com sucesso o uso de drones para entregar pequenos pacotes, o que abre caminho para que o teste de entregas à domicílio de consumidores comece ainda em 2016.
A empresa estatal informou que os drones serão usados para entrega de itens comprados online e de produtos sensíveis, como medicações.
“Nós iremos colocaremos essa tecnologia inovadora para funcionar nas próximas semanas e meses para entender o que ela pode entregar, quão longe pode viajar e como nossos consumidores poderiam receber um pacote”, afirmou Ahmed Fahour, diretor do Australia Post.
Os serviços postais de todo o mundo estão sofrendo com a queda de seu negócio central, o de entrega de cartas, à medida que os clientes recorrem à internet para usar desde formas de correspondência até cartões de saudação.
O Australia Post é a primeira empresa do país a usar drones para fazer entregas, mas é improvável que consiga penetrar nas maiores cidades. O protótipo da Amazon colocado no ar no ano passado teve de voar 24 quilômetros até o destino final.

Piloto de paramotor desaparecido há dois dias é encontrado em Umuarama

Adilson Fernandes Jordão Braga conseguiu carona para voltar para casa. Piloto precisou fazer um pouso de emergência em mata no noroeste do PR.

Luciane Cordeiro Do G1 Pr

ImagemO piloto de paramotor Adilson Fernandes Jordão Braga foi encontrado nesta segunda-feira (18), em Umuarama, no noroeste do Paraná, por volta das 13h. A filha de Braga, Wanessa Barbosa Jordão, contou que o pai está com alguns arranhões e um pouco desidratado, mas passa bem e se recusou a procurar auxílio médico.
O piloto desapareceu no sábado (16) após sair para um voo entre Umuarama e Pérola, uma distância de 48 km. Na madrugada de domingo (17), Braga ligou para esposa e disse que o combustível tinha acabado e precisou fazer um pouso de emergência. Por conta disso, ele não sabia onde estava. Logo depois desse telefonema, a mulher não conseguiu mais falar com ele.
A filha de Braga, que mora em Umuarama, contou ao G1 que o pai pousou em uma região de pasto por volta das 20h30 de sábado e começou a andar no meio do mato para procurar ajuda.
“Depois de andar bastante, o meu pai conseguiu uma carona de trator com uma pessoa que estava na região. Ele foi deixado na rodovia e lá conseguiu outra carona até Umuarama”, conta a filha do piloto de paramotor.
Wanessa diz ainda que o pai foi direto para casa, mas como as chaves de imóvel estavam no carro que ficou estacionado em frente à casa de um parente no Parque das Jabuticabeiras, ele pegou um moto taxi e foi até o veículo.
“Quando ele chegou lá me avisaram que tinha aparecido. Foi um alívio, tínhamos até conseguido dois pequenos aviões para procura-lo. Graças a Deus ele está bem, não teve nenhuma fratura e nem outro problema mais grave”, diz Wanessa Barbosa Jordão.
Nesses dois dias, o piloto contou à filha que dormiu enrolado no paraquedas do paramotor e andou cerca de 15 km com o equipamento. Braga disse ainda que quando voltava de Pérola pegou um vento forte e, por isso, teve que acelerar mais o motor, o que gastou mais gasolina, e na sequência precisou pousar.

Aracaju recebe exposição "Sergipe Viu a Guerra"

Mostra aborda a Segunda Guerra Mundial pelos olhos de Sergipe. Trabalho segue em exposição até o dia 13 de maio.

Do G1 Se

ImagemA exposição “Sergipe Viu a Guerra” será lançada nesta segunda-feira (18) no Salão Multi-Eventos do Palácio Museu Olímpio Campos, localizado no Centro de Aracaju. A mostra segue até o dia 13 de maio e promete encantar os visitantes.
O trabalho retrata a Segunda Guerra Mundial e é organizada pelo professor Dilton Maynard, da Universidade Federal de Sergipe.







Número de mortos em terremoto no Equador passa de 400

Ajuda internacional começa a chegar ao país. Tremor foi o mais forte desde 1979.

Do G1, Em São Paulo

O número de mortos pelo forte terremoto de 7,8 graus de magnitude que atingiu o Equador na noite de sábado subiu para 413, informou nesta segunda-feira (18) o ministério de Coordenação de Segurança do país. "Segundo fontes oficiais no momento são contabilizadas 413 pessoas mortas", afirma nota do ministério.
No balanço anterior, divulgado na manhã desta segunda, o número registrado era de 350 mortos.
As equipes de emergência tentavam intensificar nesta segunda a busca de sobreviventes sob os escombros provocados pelo tremor, que deixou um rastro de destruição na costa do país.
Os sobreviventes também procuram de maneira desesperada os parentes desaparecidos.
A ajuda internacional começou a chegar ao país para colaborar nas tarefas de resgate, que prosseguem apesar da falta de energia elétrica em algumas zonas da província de Manabi, na costa oeste, a mais afetada pelo desastre, segundo a France Presse.
O terremoto foi o mais forte desde 1979 teve uma duração de aproximadamente um minuto e afetou seis províncias da costa equatoriana, de norte a sul.
Em Portoviejo (oeste), uma das cidades mais afetadas, o cenário era desolador: casas destruídas, um mercado desabado, postes de luz caídos nas ruas e escombros espalhados pelo asfalto, onde muitos decidiram passar a noite, ainda abalados pelo forte tremor.
"Foi horrível, é a primeira vez que sinto um terremoto como este, acho que durou um minuto e meio. Parecia que a casa iria cair. Estou surpresa, não imaginava que essa cidade ficaria assim", declarou Bibi Macontos, de 57 anos.
Quase 100 presos fugiram de uma cadeia da cidade, informou a ministra da Justiça, Judy Zúñiga.
Segundo a ministra, 30 foragidos "foram recapturados" e "alguns retornaram voluntariamente ao centro penitenciário".
Em sua oração de Regina Coeli neste domingo, o papa pediu pelos equatorianos. "Um violento terremoto atingiu o Equador, causando numerosas vítimas e graves danos. Roguemos por sua população. Que a ajuda de Deus e de seus irmãos lhes dê força e consolo", disse Francisco.
A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, expressou a solidariedade da UE e anunciou que o mecanismo de proteção civil para oferecer apoio foi ativado.
"Nossos pensamentos estão com as vítimas, seus familiares e amigos e com todos aqueles que foram afetados", disse Mogherini em comunicado.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, ofereceu neste domingo suas condolências e manifestou a vontade de Washington de ajudar as autoridades equatorianas.
O governo espanhol também lamentou neste domingo transmitiu os "sentimentos de solidariedade" a todos os afetados.
"Nesses momentos difíceis momentos, o povo espanhol se solidariza com o equatoriano e deseja expresar todo seu ânimo e apoio", disse Rajoy em mensagem dirigida a Rafael Correa.
20 vezes mais forte que no Japão
David Rothery, professor de ciências planetárias na Open University do Reino Unido, explicou que "o terremoto do Equador se deu em terra" e que a energia total liberada foi aproximadamente 20 vezes maior que a do terremoto do Japão na madrugada de sábado.
"Não existe uma relação causal entre os terremotos do Equador e do Japão. Cerca de vinte terremotos de magnitude 7 ocorrem todo ano no mundo", afirmou o especialista.
Até a manhã desse domingo foram contabilizadas 135 réplicas, segundo o Instituto Geofísico de Equador.
O governo decretou "o estado de exceção para proteger a ordem pública" e descartou um alerta de tsunami, assim como fizeram as autoridades colombianas.
Ajudas externas
Correa anunciou que o Equador receberá o apoio de equipes de resgate da Colômbia e do México.
O presidente retornou ao Equador este domingo após viagem aos Estados Unidos e ao Vaticano, para acompanhar de perto os estragos causados pelo terremoto.
O presidente, que estava fora do país desde o domingo, 10 de abril, chegou à base aérea de Manta (oeste) às 18h30 locais (20h30 de Brasília) e tem previsto visitar as principais regiões afetadas pelo sismo, após o que falará com jornalistas, segundo a mesma fonte.
Mais cedo, Correia havia afirmado que tinham sido ativadas linhas de crédito de contingência "por cerca de 600 milhões de dólares".
Guayaquil
Na parte sul de Guayaquil, na região central do país, algumas casas mais velhas não resistiram ao tremor. A professora de inglês Daniela Marin, de 37 anos, que mora no centro sul da cidade, contou para o G1 que estava com a família na hora do tremor.
“Depois de me encontrar com uma amiga no centro comercial e eu voltei para casa onde estavam meu irmão estava com meus dois sobrinhos, de três e quatro anos, meu filho, de 5, e minha mãe. Pouco depois, começou a tremer toda a estrutura”, afirmou.
Com medo de réplicas, a família buscou sair do apartamento que fica no primeiro andar em um condomínio. “Não sabemos até que ponto estamos preparados para esse tipo de situação. Não temos essa cultura de preparação. Entramos no carro do meu irmão e ficamos dando voltas, porque estávamos sem luz. Só escutava os vidros que caíam. Pensava que eram minhas janelas, mas era umas vasilhas que tinham caído”, contou.
Depois de darem várias voltas de carro, encontraram um supermercado com gerador. “Não sabíamos o que fazer. Ficamos esperando a volta da luz. Não tinha internet para me comunicar com os familiares. Ficamos incomunicáveis por uns 30 minutos. A experiência foi horrível. Com crianças ainda é pior. Você não sabe como protegê-los. Meu filho está assustado até agora”, afirmou.

Presa quadrilha que utilizava drones para monitorar ação da polícia no RS

Foram apreendidas drogas, armas e carros com suspeita de roubo. Suspeitos foram presos em Canoas, Portão e São Leopoldo.

Do G1 Rs

A Polícia Civil de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, deflagrou uma operação contra uma quadrilha de roubo de carros que também traficava drogas. A ação ocorreu entre a noite de domingo (17) e a madrugada desta segunda-feira (18). Três pessoas foram presas, além de 160 kg de maconha, uma pistola e cinco carros com suspeita de roubo e clonagem apreendidos.
Chamou a atenção da polícia ter encontrado um drone e um helicóptero de brinquedo com câmeras. Conforme o delegado responsável pela operação, Rodrigo Zucco “eles usavam esses equipamentos para monitorar pontos de distribuição de drogas e a movimentação da polícia”.
Com os três, foi encontrada ainda uma pistola, com silenciador, que, conforme o delegado “provavelmente era utilizada para executar adversários”.
“Os 160 kg de drogas apreendidos estavam escondidos em cinco veículos e uma moto, que eram utilizados para a distribuição das drogas, que estava escondida em compartimentos secretos, por isso, a quantidade de drogas pode aumentar”, afirma o delegado.
As investigações foram iniciadas há 11 meses e, conforme a polícia, já foram apreendidas mais de duas toneladas de drogas, além da prisão de 55 suspeitos de integrarem a quadrilha.
Os três suspeitos foram presos nas cidades de Canoas, Portão e São Leopoldo.

Marinha retira sigilo de relatório sobre a lama do Rio Doce

Retirada do sigilo ocorreu nesta segunda-feira (18). Pesquisa mostra o impacto da lama de rejeitos da mineradora Samarco.

Do G1 Es

A Marinha do Brasil retirou o sigilo do relatório que tem o resultado das pesquisas feitas por um navio da Marinha do Brasil na foz do Rio Doce, nesta segunda-feira (18). Até esta noite, o documento estava sob sigilo por cinco anos, limitando o acesso apenas à União. A pesquisa mostra o impacto da lama de rejeitos da mineradora Samarco, que poluiu o rio e parte do mar no Norte do Espírito Santo, após o rompimento de uma barragem.
Uma das propostas da pesquisa feita é utilizar os dados das análises na região para que órgãos de diferentes esferas do governo desenvolvessem ações de recuperação da área. O navio hidroceanográfico Vital de Oliveira realizou pesquisas em Regência, no município de Linhares, no Norte estado, em novembro de 2015.
A Marinha informou que o resultado foi passado para os orgãos ambientais competentes, como Ibama e Iema, para análises de técnicos e posterior divulgação para a população. Essas informações foram passadas a esses órgãos no dia 11 de janeiro.
Segundo a Marinha, a retirada do sigilo foi com o objetivo de ampliar a divulgação do relatório técnico juntamente com a análise conclusiva.
Sigilo

Um dos integrantes do Fórum Capixaba de Entidades em Defesa da Bacia do Rio Doce e membro da ONG Transparência Capixaba, Edmar Camata, havia informado neste domingo (17) que os órgãos solicitaram à Marinha do Brasil o acesso ao resultado das pesquisas, mas que a resposta havia sido negativa.
A alegação era de que o documento estava classificado como “informação sigilosa”. O termo de classificação de informação, que coloca o documento na condição de reservado, foi publicado em 11 de janeiro de 2016.
Para Edmar, os resultados são relevantes para a sociedade, e impedir que os cidadãos saibam o real conteúdo da pesquisa inflige a lei de Acesso à Informação.
“Existe uma carência muito grande de informação. Não há como estimar os danos produzidos pelo desastre, pela tragédia criminosa, que se abateu na bacia do Rio Doce, sem informações”, informou.
Lema

O Iema informou, por meio de nota neste domingo (17), que recebeu o documento da Marinha, mas em caráter reservado. Os resultados obtidos até o momento com esta análise integrada das informações, foram apresentados em um seminário realizado com pesquisadores da Ufes e de outras universidades do país e representantes do Iema, Tamar, ICMBio e Ibama.
Nota da Marinha na íntegra

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 1° Distrito Naval, informa que disponibilizou o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” para apoiar os órgãos de proteção ambiental na coleta de dados dos rejeitos de minério provenientes do rompimento das barragens da empresa Samarco, na cidade de Mariana (MG). O resultado das pesquisas serviram de subsídios para detalhar de que forma os rejeitos se dispersaram e influenciaram o meio marinho na foz do Rio Doce.
Conforme foi tratado entre todos os envolvidos no processo de pesquisa, a MB repassou aos órgãos ambientas os resultados dos dados coletados, para então ser emitido, por aqueles órgãos competentes, a analise conclusiva do impacto ambiental.
Com o objetivo de ampliar a divulgação do relatório técnico juntamente com a analise conclusiva, a Marinha retirou o sigilo do documento, tornando-o ostensivo.

Avião boliviano faz pouso forçado em zona rural de MS, afirma polícia

Moradores acionaram a polícia que encontrou manchas de sangue. Aeronave continua em Porto Murtinho e deve passar por perícia.

Do G1 Ms Com Informações Da Tv Morena

Um avião de pequeno porte fez um pouso forçada na zona rural de Porto Murtinho, município que fica a 443 quilômetros de Campo Grande, nesta segunda-feira (18). Segundo a polícia que foi acionada por moradores, a aeronave é de origem boliviana.
Dentro do avião foram encontradas marcas de sangue, mas não havia ninguém no local. A aeronave continua na região e deve passar por perícia.

Imposto fixo para os estados pode aumentar voos partindo de Macapá

Projeto no Senado pretende unificar valor do ICMS para aviação nos estados. Proposta pode reverter diminuição de voos no Amapá.

Abinoan Santiago Do G1 Ap

A diminuição na oferta de voos partindo do Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, em Macapá, poderá ser revista em caso de aprovação no Senado Federal de uma proposta de lei que pretende unificar as alíquotas do Imposto Sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) dos estados para o ramo da aviação.
No Amapá, as três companhias aéreas que operam reduziram voos desde janeiro de 2016. Segundo a representação local da Agência Brasileira de Viagens (Abav), caiu pela metade a oferta das empresas para passageiros que partem de Macapá.
Operam no aeroporto Alberto Alcolumbre a Azul, Gol e TAM. Cada uma tem dois voos. Um é diário para Brasília e outro alterna em dias da semana com destino a Belém, informou a Abav. Antes da mudança na malha aeronáutica, cada empresa ofertava quatro por dia.
"A crise estava anunciada pelo menos desde o ano passado, quando as empresas nos alertaram que fechariam com um déficit de R$ 7 bilhões. Uma delas nos comunicou que iria diminuir voos e isso se concretizou. Esse projeto faz a unificação da alíquota do ICMS do querosene de aviação. Isso ajudaria a diminuir o prejuízo das empresas em contrapartida da manutenção dos voos na região Norte", comentou o autor da proposta, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), em reunião nesta segunda-feira (18) com a Abav e a representante comercial da Gol. As demais companhias foram convidadas, mas não compareceram.
A proposta de lei está sob relatoria do senador acreano Jorge Viana (PT). A previsão é colocá-lo em pauta nas próximas semanas na Comissão de Assuntos Econômicos. Ela estipula o mínimo de 4% e teto de 16% no ICMS aplicado pelos estados. Atualmente, o Amapá cobra 17%.
A queda na quantidade de voos é ratificada pelo último balanço da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que apontou a diminuição de 15% em pousos e decolagens no aeroporto de Macapá no primeiro trimestre do ano. De janeiro a março de 2016 foram calculados 2.317. No mesmo período do ano anterior foram 2.734.
Com a redução de oferta partindo de Macapá, segundo a Abav, dez agências fecharam as portas no fim de 2015, o que provocou uma campanha voltada para os passageiros para optarem pelos agentes de viagens.
"Nós lançamos uma campanha em abril para fomentar o mercado das agências de viagens por causa dessa crise nos voos com tarifas altas. Nesse momento, buscamos trabalhar tarifas menores das encontradas pela internet", disse a presidente da Abav, Pietrina Costa.

JORNAL DE BRASÍLIA


Combate ao Aedes aegypti estará em São Sebastião nesta quarta (20)

Equipes do governo local e militares do Exército e da Força Aérea Brasileira farão vistorias nas casas em busca de focos do mosquito transmissor da dengue

Agência Brasília

Uma das prioridades do governo de Brasília desde dezembro, o combate intenso ao Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya) vai a São Sebastião na quarta-feira (20). Na véspera do aniversário da capital (21 de abril), pelo menos 420 servidores do Executivo local e do federal estarão na região administrativa das 8 horas às 16 horas, para buscar possíveis focos de proliferação do inseto.
A Diretoria de Vigilância Ambiental, da Subsecretaria de Vigilância Ambiental, vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal, terá 136 agentes em campo para vistoriar casas. A ação contará também com 120 militares do Exército, 40 da Força Aérea Brasileira, cem do Corpo de Bombeiros Militar do DF, 17 servidores do Serviço de Limpeza Urbana e sete da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).
Desde janeiro, São Sebastião é a terceira região administrativa com o maior número de casos de dengue (922), atrás de Brazlândia (1.610) e de Ceilândia (1.092). Os dados constam do Informativo Epidemiológico nº 15, divulgado na quarta-feira (13).
Outra região
Na manhã desta segunda-feira (18), a força-tarefa esteve em Planaltina e retornará na terça (19). Por conta do feriado de Tiradentes (21 de abril), não haverá operações na quinta-feira. Na sexta (22), os órgãos ainda estudam a possibilidade.

JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO


Comando Militar do Nordeste comemora Dia do Exército nesta terça

Solenidade está marcada para as 10h no Quartel General

Nesta terça-feira, o Comando Militar do Nordeste vai realizar a solenidade comemorativa ao Dia do Exército. A cerimônia pretende enaltecer os feitos históricos dos heróis de Guararapes, berço da nacionalidade e do Exército Brasileiro, além de difundir as características e peculiaridades da profissão militar. O evento está marcado para as 10h, no Quartel General, no Curado, e deverá reunir tropas de Organizações Militares do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.
Na ocasião, serão condecoradas com a Ordem do Mérito Militar e com o Diploma de Colaborador Emérito do Exército, personalidades e autoridades civis e militares que prestaram relevantes serviços ao Exército, bem como as Organizações Militares e Instituições Civis que tornaram-se credoras de homenagem especial do Exército Brasileiro.
Entre os agraciados estão o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, o deputado federal Augusto Coutinho e o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco Fausto de Castro. Eles receberão medalha Ordem do Mérito Militar.
História
O Dia do Exército é quando se rememora a 1ª Batalha dos Guararapes, marco histórico na formação de uma Força Armada genuinamente nacional que expulsou os invasores holandeses das nossas terras.

PORTAL TERRA


EUA prometem "resposta dura" se Coreia do Norte realizar outro teste nuclear


Minami Funakoshi

Os Estados Unidos irão reagir com dureza na eventualidade de mais um teste nuclear da Coreia do Norte, disse o vice-secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, nesta segunda-feira, dias depois de o país o regime norte-coreano fracassar no lançamento do que os EUA acreditam ser um míssil balístico de alcance intermediário. 
Pyongyang realizou seu quarto teste nuclear em janeiro e lançou um foguete de longo alcance no mês seguinte, ambos em desafio a resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Sanções ampliadas da ONU com o objetivo de impedir que a Coreia do Norte tenha acesso a fundos para seu programa de armas nucleares foram aprovadas por unanimidade no Conselho de Segurança no início de março, durante a votação de uma resolução elaborada por EUA e China.
Blinken, que se encontra em Tóquio para se reunir com autoridades japonesas de alto escalão, disse a repórteres que a Coreia do Norte irá cavar um buraco ainda mais fundo para si mesma se continuar com suas provocações.
"Vai haver uma resposta adicional dura no caso de outro teste nuclear (norte-coreano)", afirmou Blinken, acrescentando que tais ações são "inaceitáveis".
Alguns especialistas acreditam que a nação reclusa irá realizar seu quinto experimento nuclear no futuro próximo, possivelmente antes do congresso do partido, no início de maio.

Aeronave militar chinesa faz primeiro pouso público em ilha disputada


Reuters

 Imagem
Uma aeronave militar chinesa pousou em um novo aeroporto em uma ilha que a China construiu no disputado mar do Sul da China, informou a mídia estatal nesta segunda-feira, no primeiro relato sobre uma medida que aumenta a possibilidade de Pequim estacionar aviões de guerra na localidade. 
Os Estados Unidos criticaram a potência asiática pela construção de ilhas artificiais no mar do Sul da China e temem que o país planeje usá-las para fins militares, embora Pequim afirme não ter propósitos hostis.
A pista no recife de Fiery Cross tem 3 quilômetros de extensão e é uma de três que a China vem construindo há mais de um ano depositando areia em recifes e atóis no arquipélago de Spratly. Em janeiro já havia ocorrido testes com voos civis.
Em uma reportagem de primeira página, o estatal Diário do Exército de Libertação do Povo disse que uma aeronave militar que patrulhava o mar do Sul da China no domingo recebeu um chamado de emergência para pousar no recife de Fiery Cross para retirar três trabalhadores seriamente doentes.

Eles foram levados pelo avião de transporte para a ilha de Hainan para receberem tratamento, afirmou a reportagem, mostrando uma imagem da aeronave no solo em Hainan.
Foi a primeira vez que os militares chineses admitiram publicamente pousar uma aeronave em Fiery Cross, segundo o influente tabloide Global Times.

AGÊNCIA BRASIL


Sancionada lei que proíbe revista íntima de funcionárias em locais de trabalho


Ana Cristina Campos Repórter Da Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei que proíbe revista íntima de funcionárias nos locais de trabalho. A Lei 13.271 foi publicada na edição de hoje (18) do Diário Oficial da União.
Segundo o texto, as empresas privadas, os órgãos e entidades da administração pública, direta e indireta, ficam proibidos de adotar qualquer prática de revista íntima de suas funcionárias e de clientes do sexo feminino.
Se a lei for descumprida, será aplicada multa de R$ 20 mil ao empregador, revertida aos órgãos de proteção dos direitos da mulher. Em caso de reincidência, independentemente da indenização por danos morais e materiais e sanções de ordem penal, a multa será em dobro.
Edição: Denise Griesinger

AGÊNCIA CÂMARA


Comissão da MP da participação estrangeira em empresas aéreas analisa plano de trabalho

Segundo o governo, mudança na legislação aumentará a competição no mercado doméstico e possibilitará que mais cidades sejam atendidas por voos regulares

A Comissão Mista que analisa a medida provisória (MP) 714/16 reúne-se na terça-feira (19) para analisar o plano de trabalho. O relator da matéria é o deputado Zé Geraldo (PT-PA)
A MP eleva, de 20% para 49%, o limite para a participação estrangeira no capital com direito a voto das companhias aéreas brasileiras. A MP também extingue o adicional de tarifa aeroportuária.
A norma altera o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565/86), que limitava a participação dos estrangeiros a 20% do capital votante da empresa. O código também restringia a direção das companhias a brasileiros. Essa exigência foi revogada pela medida provisória, abrindo espaço para a presença de administradores não brasileiros.
A reunião está marcada para 14h30, no Plenário 6, ala Nilo Coelho, no Senado.

JORNAL VALOR ECONÔMICO


Unilever e TAM são multadas por violar Código de Defesa do Consumidor


Cibelle Bouças

SÃO PAULO - A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça multou as empresas Unilever Brasil e TAM Linhas Aéreas por violações ao Código de Defesa do Consumidor. A Unilever foi multada em R$ 3,121 milhões e a TAM, em R$ 250 mil.
As multas foram formalizadas em despachos publicados na edição desta segunda-feira do “Diário Oficial da União” (DOU).
De acordo com o despacho, a Unilever descumpriu regras relacionadas a vícios aparentes ou de fácil constatação nos produtos, e falta de informação adequada sobre produtos, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos e preço.
A TAM foi multada por descumprir regras relacionadas à publicidade enganosa e abusiva, reparação por danos patrimoniais e morais, exigir do consumidor vantagem excessiva e imposição de obrigações que colocam o consumidor em desvantagem exagerada.
As empresas terão de depositar os valores em favor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos.

TAM será transportadora oficial dos atletas brasileiros na Olimpíada


A TAM, patrocinadora dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, será também a transportadora oficial dos atletas brasileiros nos Jogos Rio 2016. A companhia levará para o Rio de Janeiro cerca de 420 atletas do Time Brasil de diversas modalidades, informou o grupo hoje.
A companhia será responsável pelo transporte da delegação brasileira, que contará com quase 900 integrantes, entre atletas, treinadores, chefes de equipe, médicos, fisioterapeutas, massagistas, entre outros profissionais de diversas áreas.
A logística desse transporte envolve cerca de mil assentos em aeronaves TAM, distribuídos em 69 voos ligando o Rio de Janeiro a 13 estados brasileiros.

OUTRAS MÍDIAS


JORNAL TUDO RONDÔNIA


Alunos da rede pública rondoniense lançam foguetes em direção à Olimpíada Brasileira de Astronomia

“O resultado desse trabalho pode garantir o futuro de muitos alunos”, destacou o professor Moura, acrescentando que em decorrência de todo esse trabalho os estudantes ganham bolsas do CNPQ na área de tecnologia.
ImagemDepois de ministrar aulas com noções de reações químicas, substâncias de alta combustão e pressão, os professores de ciência, química, física, matemática e biologia da Escola Marcelo Cândia – Subsede I, localizada no bairro Marcos Freire, em Porto Velho, acompanham os alunos na fase final da Mostra Brasileira de Foguetes (MobFob), organizada pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), que é o lançamento de foguetes. O evento aconteceu nesta sexta-feira (15) para o ensino fundamental e sábado (16) para o ensino médio. Foram classificadas as equipes que conseguirem o maior alcance do foguete.
Durante os lançamentos dos foguetes os alunos deram um show. Como foi o caso das alunas da 7ª série C, da equipe “Cometa.2”. Elas fizeram o lançamento do foguete pela primeira vez e esperam ser classificadas. Foram três meses de treinamentos em casa e na escola, para serem campeãs na Mostra de Foguetes. “O mais difícil foi conseguir fazer uma boa base do foguete, o que ajudou no lançamento”, disse Jennifer Khylane.
Wendel Pereira Gomes e Vinicius de Oliveira da Costa, do 3º ano A, disseram que é grande a expectativa de classificação da sua sala nas atividades de sábado. Eles estão confiantes que irão realizar um bom lançamento de foguete. “Foram vários dias de treinamento aqui na escola”, explicaram os estudantes.
O professor de Física, Antônio de Moura Fé, destacou que desde 2009 que a escola Marcelo Cândia participa das Olimpíadas e classifica seus alunos. Ele explicou que este ano foi padronizado para todo Brasil que as equipes utilizem na confecção dos foguetes o bicarbonato de sódio e vinagre para fazer a reação química. Com a reação é liberado a saída do foguete da base com mais velocidade.
A equipe campeã do lançamento dos foguetes é convidada para um lançamento de foguetes no Rio de Janeiro, que acontece este ano.
Paralela a essa atividade do lançamento dos foguetes, os alunos já estão se preparando para uma segunda etapa das Olimpíadas de Astronomia, que acontece no dia 15 de maio, com uma prova teórica, com avaliação dos conhecimentos estudados. Os alunos com as maiores notas na prova da OBA (medalhas de prata e ouro) são classificados para participarem da Olimpíada Internacional e Latino Americana.
Os alunos com maiores notas em matemática são convidados para participarem de eventos em São José dos Campos (SP), no ITA (Instituto de Tecnologia de Aeronáutica), onde acontece a distribuição de bolsas de estudos nas melhores faculdades na área de tecnologia, no Brasil.
“O resultado desse trabalho pode garantir o futuro de muitos alunos”, destacou o professor Moura, acrescentando que em decorrência de todo esse trabalho os estudantes ganham bolsas do CNPQ na área de tecnologia.
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA
Neste ano, estão participando da OBA, 83 instituições de ensino de Rondônia, das quais 46 são da rede estadual. A exemplo da Escola Marcelo Cândia, temos também o Colégio Tiradentes da Polícia Militar Unidade Jacy-Paraná (CTPM II), que quer repetir neste ano o sucesso de 2015, quando alunos do Ensino Médio foram classificados em 3º lugar, em nível nacional; as Escolas Major Guapindaia, Governador Petrônio Barcelos, 13 de Maio, Centro Educacional Dr. Gilberto Mendes de Azevedo, Anísio Teixeira, em Porto Velho; a Escola Estadual Aluízio Ferreira, em Ji-Paraná; entre outras.

CLINTON FINANCIAL (EUA)


Embraer-Empresa Brasileira de Aeronautica (NYSE:ERJ) Analyst Rating Review

Clinton Staff Writer
Sell-side firms covering publicly traded companies possess a dedicated workforce of analysts that diligently track the most popular stocks. Sell-side reports are given to institutional investors in order to help them make sound investment decisions. The data contained in these research reports may also be used by retail investors as well. Covering analysts typically give Buy, Sell and Hold recommendations along with guidance and company earnings projections. Currently, there are 8 analysts that have provided ratings for Embraer-Empresa Brasileira de Aeronautica (NYSE:ERJ). 1 have rated the stock a “Strong Buy”, 0 rate it a “Buy”, 6 are putting a Hold rating on the stock, and 0 are recommending “Sell”. Every recommendation can be placed on a numerical scale from 1 to 5. Taking the average of these ratings, the stock has a current consensus rating of 2.71. Following the scale, a 1 rating is equivalent to a Strong Buy and a 5 would be deemed a Strong Sell rating.
Investors will most likely be looking ahead to the next company earnings release which is scheduled to be reported on or around 2016-04-29. The Street consensus is looking for the firm to post earnings of $0.31 per share for the quarter. Analysts might update their models multiple times during the period leading up to earnings. The sentiment direction is an important factor when gauging where the Street sees the stock headed in the future. Compared to the same quarter last year, the company reported earnings per share of $0.26. Most recently, the company reported quarterly EPS of $0.16 against the Zacks Research consensus estimate of $0.75. This difference created a surprise factor of -78.67% or a numerical difference of $-0.59.
Sell-side analysts may also provide 12-month target prices on the stocks that they cover. The 8 analysts providing targets on shares of Embraer-Empresa Brasileira de Aeronautica (NYSE:ERJ) have provided a consensus target of $30.187 on the stock. The standard deviation of all the estimates currently sits at $2.477 with the bottom target being $27 and the top target predicting the stock to move to $35.
This article is for informational purposes only. The author does not have any position in the stock mentioned and in no way is recommending to Buy or Sell.

EXPRESSO MT


Marinha do Brasil presencia a 1ª etapa do Campeonato Estadual de Natação em Lucas do Rio Verde

O evento se estendeu durante todo final de semana na piscina da Escola Municipal Caminho para o Futuro. Foram premiados com troféus e medalhas os melhores nadadores em todas as categorias e modalidades.
Kimberly Schäfer/ExpressoMT
O final de semana foi de muita energia para os 367 atletas que participaram da 1ª etapa do Campeonato Estadual de Natação, sendo 150 atletas de Lucas do Rio Verde e 217 distribuídos entre as cidades de Sorriso, Sinop, Matupá, Nova Mutum, Sapezal, Campo Verde, Rondonópolis e Cuiabá.
Segundo Harvey Jorge Brizola, presidente da Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso, as escolas de Lucas do Rio Verde são as de melhor estrutura no estado, sendo a melhor escolha para sediar um evento desse porte.
Quem também esteve presente no evento foram os representantes da Marinha do Brasil. O comandante Cleuton Alexandre elogiou a estrutura das escolas de Lucas e parabenizou os luverdenses e gestão atuante no município pelo zelo e cuidado com o patrimônio público. As crianças e adolescentes do projeto Construtores do Futuro, que tem como base os princípios militares, receberam atenção especial dos oficiais da Marinha, inclusive presentes.
Os atletas que representaram o município na primeira etapa do campeonato são resultado do projeto Nós Podemos Nadar, idealizado e coordenado com muita dedicação pelo professor Antônio João Vianna, conhecido como professor Janjão. Para ele, o evento é uma grande oportunidade para os atletas do município conhecerem outros competidores e um incentivo para que mais pessoas pratiquem a natação.

Essa não foi a primeira vez que o município comporta a primeira etapa do campeonato.

GUIA TAUBATÉ (SP)


Via Vale Garden realiza exposição no Dia do Exército

Viaturas oficiais, materiais para acampamento e até bote inflável estão entre as atrações no centro de compras
por redação/ Guia Taubaté
Para celebrar o Dia do Exército, o Via Vale Garden recebe uma exposição especial sobre o tema. Materiais, carros e uma apresentação serão atividades que acontecem nesta terça-feira, 19 de abril, das 10h às 22h, na Praça de Eventos do centro de compras.
Na exposição, o Exército apresenta um bote inflável, materiais de mergulho e escalada, barracas de acampamento e kits de primeiros socorros. Além de materiais do pelotão de reabastecimento e transporte de cargas, como bombas de reabastecimento, redes de transporte, kits de teste de confiabilidade de combustível de aviação, entre outros materiais.
Viaturas oficias também faze parte da exposição. Uma delas é a Marruá, com especificações próprias para o combate e grande desempenho em regiões de difícil acesso. Durante toda a exposição, militares estarão presentes.
No fim do dia, o ponto alto da comemoração. O centro de compras receberá a banda oficial do Exército para apresentação especial, a partir das 19h. As ações são abertas ao público.
O Via Vale Garden Shopping está localizado na Av. Dom Pedro I, nº 7.181, no bairro São Gonçalo.

PORTAL ISTO É DINHEIRO


EUA aumentarão forças militares no Iraque

Os Estados Unidos vão deslocar um contingente adicional de militares para o Iraque - afirmou o secretário de Defesa americano, Ashton Carter, nesta segunda-feira, em Bagdá.
"Vamos trazer forças adicionais", disse Carter, acrescentando que também entregarão helicópteros Apache para ajudar as forças iraquianas na luta contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI).
O porta-voz do Pentágono, Jeff Davis, disse que 217 homens serão somados ao contingente atual, totalizando 4.087 militares.
Os Estados Unidos lideram a coalizão internacional que bombardeia posições do EI e ajuda tanto o Exército sírio quanto o iraquiano com treinamentos e assistência militar.
Carter chegou a Bagdá procedente dos Emirados Árabes Unidos, sua primeira parada de uma viagem que termina nesta quinta-feira em uma conferência do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) em Riad. O presidente Barack Obama também estará presente neste evento.
Em Bagdá, junto com autoridades americanas no terreno, o primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, e o ministro iraquiano da Defesa, Khaled al-Obaidi, Carter analisou como estão funcionando as ofensivas contra o grupo radical.
O EI conquistou grandes extensões de território no Iraque, em uma ofensiva fulminante em meados de 2014. Desde então, porém, as autoridades de Bagdá têm conseguido frear o grupo.
As discussões se concentraram nos preparativos para a reconquista de Mossul, a grande cidade do norte do país e principal reduto desses extremistas desde 2014.
Já que "este combate vai ser crucial, vamos ter de ser mais contundentes" na hora de ajudar as forças iraquianas, advertiu um militar americano.
Para isso, Carter determinou a intervenção de helicópteros Apache. Essas aeronaves já foram oferecidas para a ofensiva de Ramadi (oeste), mas não foram usadas pelos iraquianos. Os Apache podem reagir "rapidamente" e de maneira "eficaz", quando uma situação no terreno exige, explicou.
Os Estados Unidos também anunciaram que vão destinar uma ajuda de 415 milhões de dólares para as milícias curdas peshmergas, que têm um papel central na luta contra o EI no norte.
As tropas serão autorizadas a aconselhar os militares iraquianos em nível de brigada e de batalhão. Até agora, interagiam apenas com divisões maiores, o que implica mais risco.
Embora a maior parte das tropas americanas tenha um papel de assessoramento, Washington também deslocou membros de suas forças especiais e da Marinha para dar apoio à artilharia iraquiana.
O presidente americano confirmou seu compromisso de que não haverá "botas no terreno" para lutar contra o EI, mas houve confrontos de militares americanos contra os extremistas e, entre os deslocados, foram registradas duas mortes.
Em 2003, uma coalizão liderada pelos Estados Unidos invadiu o Iraque e derrotou o ditador Saddam Hussein, deixando um vazio de poder que gerou anos de caos e de violência sectária.
A onda de violência foi finalmente controlada, e as tropas americanas se retiraram no fim de 2011.

A VOZ DA SERRA (RJ)


Dia do Exército Brasileiro é comemorado hoje

Para marcar a data, primeiro-tenente Laudeir Jardim Gomes entregou à equipe de A VOZ DA SERRA exemplares da revista infantil “Recrutinha”
Pouca gente sabe, mas em 19 de abril é comemorado o Dia do Exército Brasileiro. Isso porque a história da instituição das Forças Armadas teve início neste dia, mais precisamente no ano de 1648, quando o Brasil venceu uma batalha contra os holandeses em um lugar chamado Montes Guararapes, em Pernambuco. Para divulgar a importância da data às novas gerações, o responsável pela 4ª Delegacia de Serviço Militar, primeiro-tenente Laudeir Jardim Gomes, entregou à equipe de A VOZ DA SERRA alguns exemplares da revista infantil “Recrutinha”, editada pelo Centro de Comunicação Social do Exército.
A edição deste mês da revistinha é dedicada ao Dia do Exército e também às Olimpíadas do Rio, que contarão com a participação de militares atletas em várias competições. Um dos destaques é a terceiro-sargento do Exército, Yane Marques, que é atleta de pentatlo moderno e uma das promessas de medalha para o Brasil. A jovem é citada nos quadrinhos da revista e é destaque na contracapa com foto de uma de suas participações em competições.
Para o primeiro-tenente Laudeir Jardim Gomes, a publicação destinada às crianças ajuda a dar visibilidade ao Dia do Exército. “A população conhece mais o Dia do Soldado, que é comemorado em 25 de agosto”, diz ele, que desde janeiro está à frente da 4ª Delegacia de Serviço Militar. A unidade tem sede em Nova Friburgo (Avenida Alberto Braune 223, antiga Rodoviária Leopoldina, no Centro).

A NOTÍCIA (SC)


Ponte em Laguna está iluminada de azul e vermelho até o dia 23

Colorido especial é uma homenagem a semana no Exército Brasileiro
A Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, está iluminada de azul e vermelho. A coloração diferenciada segue até o dia 23 e é alusiva às comemorações da Semana do Exército Brasileiro.
Os técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT SC) fizeram ajustes na programação da iluminação para que as cores das torres se alternem durante a noite.
A ponte de Laguna é a única estaiada em curva do país. Os mastros Norte e Sul fazem a sustentação central. A construção da ponte custou R$ 774.369.322,71. Em 2012 começaram os trabalhos sendo a estrutura concluída em junho de 2015. A obra era esperada há anos por motoristas que enfrentavam congestionamentos frequentes no trecho Sul da BR-101.
As cores
As cores azul e vermelho presentes no brasão do Exército Brasileiro, remetem à sua missão. O vermelho representa vitória, fortaleza e valor. O azul simboliza a lealdade, justiça, nobreza e serenidade, valores que devem integrar a personalidade de todos os militares.



Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented