|

Prazo para reforma de aeroportos é apertado, afirma ministro





O ministro do Esporte, Orlando Silva, admitiu nesta sexta-feira que o cronograma de adaptação dos aeroportos para a Copa do Mundo de Futebol é apertado e, assim como as demais obras que precisam ser viabilizadas pelo Mundial, é preciso "acelerar o passo" para cumprir todos os compromissos assumidos com a Fifa.

Imagem

"Há o desafio de infraestrutura que está na agenda do governo e que tem sido objeto de diálogo, e isso pode repercutir na atividade econômica e na qualidade de vida dos brasileiros. Um tema sensível são os aeroportos. No sistema aeroportuário temos que cumprir rigorosamente o plano de investimentos que a Infraero possui", disse o ministro, que participa do Fórum de Comandatuba, na Bahia, evento promovido pelo LIDE (Grupo de Líderes Empresariais). "O prazo é justo (apertado)", resumiu.

Ainda que questionado pelos empresários sobre um eventual erro do governo federal em não privatizar aeroportos, Orlando Silva evitou condenar a posição definida pelo Palácio do Planalto. "O tema dos aeroportos é muito difícil, polêmico. São 16 aeroportos que serão utilizados na Copa e o Brasil possuiu 67 aeroportos administrados pela Infraero. Há aeroportos que são deficitários. E é preciso uma solução que resolva o problema de logística, mas que não inviabilize o sistema", explicou o ministro. Uma auditoria contratada pela Infraero deve apontar, na avaliação de Orlando Silva, uma solução que alie "eficiência e operação de qualidade dos aeroportos".

Defensor da desestatização, o presidente do LIDE, João Doria Jr, disse que é "lamentável" que o governo federal não tenha optado pela privatização dos aeroportos. "É triste que o próximo presidente, independentemente de quem seja, vá receber de presente um pepino desse tamanho. (Isso seria evitado) não fosse a identificação equivocada de que a privatização não era o melhor caminho. Era o melhor caminho. Lamento que a recomendação do ministro Nelson Jobim, ministro da Defesa, não tenha sido seguida pelo governo", afirmou Doria.

De acordo com a Infraero, a estatal tem projetos para realizar obras até 2014 em 16 aeroportos. Com um investimento de aproximadamente R$ 4,6 bilhões, o objetivo da empresa de infraestrutura aeroportuária é ampliar a capacidade de passageiros de 114,6 milhões para 166,8 milhões por ano até a Copa do Mundo.

Fonte: Portal Terra, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented