|

Centro de Medicina Aeroespacial comemora 75 anos





O Centro de Medicina Aeroespacial (CEMAL) comemorou 75 anos de existência em fevereiro (12/02), com uma série de eventos e lançamento de um selo comemorativo.

O CEMAL tem por finalidade: realizar estudos e pesquisas no campo pericial, voltadas para a medicina aeroespacial, controle médico do pessoal aeronavegante, civil e militar, por meio de inspeções de saúde ou por outros meios de avaliação.

Sua representatividade junto à sociedade brasileira se faz maior quando promove o aperfeiçoamento e a especialização dos recursos humanos na área pericial; e promove a cooperação com os órgãos responsáveis pela segurança de vôo, objetivando a otimização do desempenho psicológico e físico dos aeronavegantes.

No dia 9 de fevereiro houve uma Jornada Científica sobre temas de interesse na seara da Medicina Aeroespacial, com a participação de representantes da Diretoria de Saúde da Aeronáutica, do Instituto de Psicologia da Aeronáutica, do Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Roberto Teixeira, da Odontoclínica de Aeronáutica de Brasília, do Instituto de Biologia do Exército, do Instituto Médico Legal do Distrito Federal, da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial Civil, da Psychomedics do Brasil, da Universidade Estácio de Sá, da Aeroespace Medical Institute (USA) e da Wright State University (USA), entre outros, além de empresas aéreas, como TAP Air Portugal, TAM Linhas Aéreas, GOL Linhas Aéreas, Aeromexico.

No decorrer da semana comemorativa, para resgatar, preservar e divulgar a memória da história da Medicina Aeroespacial e desta Unidade, foi inaugurada a Sala Histórica “Brigadeiro-Médico Roberto Carvalho da Motta Teixeira”.

No dia 12 de fevereiro houve o lançamento do “Marco Histórico” dos 75 anos, do “Selo Comemorativo” alusivo ao Jubileu, ofertado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, e a solenidade militar, com as presenças do Tenente-Brigadeiro-do-Ar Antonio Gomes Leite Filho, Comandante Geral de Apoio, do Major-Brigadeiro-do-Ar Hélio Paes de Barros Júnior, Diretor de Material Aeronáutico e Bélico, do Major-Brigadeiro-do-Ar Élcio Picchi, Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, do Major-Brigadeiro-Intendente Pedro Norival de Araújo, Diretor de Intendência, do Major-Brigadeiro-Médico José Antônio Monteiro, Diretor de Saúde, e oficiais generais da ativa e da reserva das três Forças, além de diversas autoridades.

A estampa do selo é composta pela imagem facial de três personagens: Santos Dumont, Pai da aviação; seguido do Major Brigadeiro Ângelo Godinho dos Santos, Patrono do Serviço de Saúde da Aeronáutica e primeiro diretor do CEMAL quando ainda se denominava Instituto de Seleção, Controle e Pesquisa; e O Primeiro Tenente Médico Mário Pontes de Miranda, primeiro médico de aviação da América Latina. Ainda no selo estampada a figura de duas estrelas, representando o comando de Brigadeiro. Destas duas estrelas saindo um rastro de fumaça deixado por dois aviões estilizados, que representam a aviação civil. Estes rastros de fumaça de ambos formam o desenho da letra “C” de CEMAL.

Historicamente, a experiência decorrente do emprego inicial da arma aérea nos conflitos demonstrou a necessidade de estabelecer-se rígida seleção e controle de aspectos psicofísicos dos aeronavegantes. Acompanhando essas tendências, o Brasil criou, em 13 de fevereiro de 1935, o Departamento Médico da Aviação Militar – primeiro núcleo de seleção médica do pessoal de voo, que já possuía, inclusive, a atribuição de estudar e aperfeiçoar índices e padrões.

Depois de diversas reestruturações, em 21 de maio de 1971, pelo Decreto nº 68.648, esta Organização passou a ser designada Centro de Medicina Aeroespacial.


Fonte: CEMAL e CECOMSAER








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented