NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 19/12/2015 / Conselho de Segurança da ONU aprova plano de paz para Síria

Conselho de Segurança da ONU aprova plano de paz para Síria ...
Resolução veio depois que Rússia e Estados Unidos entraram em acordo sobre um texto ...
O Conselho  de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta  sexta-feira (18), por unanimidade, uma resolução para endossar a  estratégia internacional para um processo de paz na Síria, em uma rara  demonstração de unidade entre as grandes potências sobre um conflito que  já matou mais de 250.000 pessoas.
"Este conselho está enviando uma mensagem  clara a todos os interessados de que o tempo é agora para parar a  matança na Síria e estabelecer as bases para um governo que o povo que  sofre há muito tempo naquela terra maltratada possa suportar", afirmou o  secretário de Estado norte-americano, John Kerry, ao conselho formado  por 15 países após a votação.
A resolução veio depois que a Rússia e os  Estados Unidos chegaram a um acordo sobre um texto. Os dois países têm  apresentado visões bem diferentes sobre o que deve acontecer na Síria,  onde militantes do Estado Islâmico controlam considerável porção de  território que o Ocidente suspeita que tem sido uma plataforma para  ataques contra países ocidentais e a Rússia.
Kerry deixou claro que ainda havia  diferenças sobre o futuro do presidente sírio, Bashar al-Assad, um  aliado próximo da Rússia e do Irã que os países ocidentais querem  deposto.
"Há, obviamente, grandes diferenças na  comunidade internacional, especialmente sobre o futuro do presidente  Assad", acrescentou Kerry.
O chanceler russo, Sergei Lavrov, disse  sobre a resolução: "Esta é uma clara resposta às tentativas de impor uma  solução do lado de fora aos sírios sobre quaisquer questões, incluindo  as que se referem ao seu presidente."
A resolução não aborda a questão do destino de Assad.
O texto pede à ONU para apresentar ao  conselho opções para o monitoramento de um cessar-fogo dentro de um mês  da adoção da resolução. O documento também dá apoio a um cronograma  acordado previamente em Viena para negociações entre o governo e a  oposição, e eventuais eleições.
Fotos que mostram torturas e assassinatos em prisões sírias são "provas de crime contra humanidade"
O diálogo entre o governo da Síria e  a oposição deve começar em início de janeiro, segundo a resolução, que  também apoia a contínua batalha para derrotar os militantes do Estado  Islâmico, que controla partes dos territórios de Síria e Iraque.
 
 Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
Minas terá quartel general de combate ao Aedes aegypti
Medida é determinação do Ministério da Saúde para todo o país
Danilo Emerich
 Minas  Gerais vai ganhar uma sala de comando especial para combater o mosquito  Aedes aegypti, transmissor do zika vírus, da dengue e da febre  chikungunya. A sala, uma espécie de Quartel General (QG) contra o  inseto, é uma determinação nacional, que deve ser implementada em todos  os Estados brasileiros até o fim do ano.
Segundo o coordenador do Programa  Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde (MS), Giovanni  Coelho, a sala de comando será composta por uma força-tarefa com  representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), da Coordenadoria  de Estado de Defesa Civil (Cedec), além de órgãos de Defesa Social.
A responsabilidade da sala de comando  será implementar o controle de vetores, listar as demandas dos  municípios, remanejar recursos e insumos para combate ao mosquito e  organizar ações contra o inseto. “Todo o levantamento de disponibilidade  de recursos humanos e identificação de problemas será realizado nessas  salas. O objetivo é agilizar questão de logística, como o remanejamento  de inseticidas”, afirmou Coelho.
Uma sala de comando nacional já está em  funcionamento em Brasília (DF) há 15 dias. Em Minas, a SES não havia  informado, até o fechamento desta edição, quando o QG começará a  funcionar nem o local exato onde a força-tarefa vai atuar. Os custos da  implantação da sala ficarão a cargo dos Estados.
Forças armadas. Apesar da  confirmação de 147.160 casos de dengue, da investigação de 41  ocorrências de microcefalia relacionadas ao zika vírus e do registro de  seis episódios de febre chikungunya neste ano, Minas ainda não cogita  pedir apoio das Forças Armadas no combate ao mosquito Aedes aegypti. As  últimas vezes que militares ajudaram na eliminação do mosquito em Belo  Horizonte foram em 2010 e 2011.
Segundo a Secretaria Municipal de  Saúde de Belo Horizonte, dependendo da gravidade, a prefeitura pode  acionar o Exército. “Desde 2009, a SMSA elabora um plano de contingência  para o enfrentamento de epidemias de dengue. Ele é atualizado  anualmente. O plano para 2016 já considera a circulação dos vírus  chikungunya e zika vírus”, disse, em nota.
Fique atento
Denuncie. Ajude-nos a mostrar os locais  de proliferação do Aedes aegyti. Mande imagens para o WhatsApp de O  TEMPO (31) 99827-4455 com fotos e com a hashtag #afasteomosquito.
Pesquisas tentam combater problema
Diversas pesquisas estão em curso na  Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para ajudar no combate ao  Aedes aegypti. Elas vão do desenvolvimento de armas contra o inseto até o  rastreamento de doenças.
O pesquisador Álvaro Eiras criou o  Monitoramento Inteligente da Dengue (MI-Dengue). Em vez de visitar as  casas para procurar os focos, a tecnologia usa uma armadilha móvel, que  pode ser espalhada pela cidade. Uma vez por semana, técnicos colhem  informações, que são disponibilizadas em um site. “Estamos desenvolvendo  testes para a análise do mosquito que permita diagnosticar o zika vírus  em insetos adultos. Essa informação processada em uma semana pode ser  importante para se evitar casos”, afirma Eiras.
Já a pesquisadora Erna Kroon estuda a  epidemiologia molecular da dengue. Ela aponta que há subtipos da doença e  rastreia o caminho do vírus. “Há uma diversidade genética do mosquito e  isso dificulta o combate”, explica. 
Policiais localizam no Pará submarino que seria usado por traficantes
Pedro Peduzzi
A Polícia Civil  do Pará localizou e apreendeu um submarino que, segundo a principal  linha de investigação das autoridades, seria usado para o tráfico  internacional de drogas. O veículo estava escondido em um buraco do Rio  Guajará Mirim, próximo a uma vila de pescadores no município de Vigia de  Nazaré, a cerca de três horas de Belém. A descoberta foi possível  graças a uma ligação anônima feita para o disk denúncia do governo  local.
Com 17 metros de comprimento, três de  diâmetro e 4 de altura, o submarino – feito de fibra de vidro e já todo  estruturado – foi encontrado na última terça-feira (15). Segundo o  secretário de Segurança Pública do Pará, general Jannot Jansen, o  veículo estava “praticamente pronto” e prestes a entrar em operação.
A embarcação tem capacidade para uma  tripulação de 30 pessoas e para transportar até 30 toneladas de carga.  Uma perícia deverá apontar qual seria o alcance do submarino e, dessa  forma, confirmar as suspeitas de que ele seria utilizado para levar  drogas até a costa norte-americana.
“Há indícios suficientes de que ele seria  utilizado para o transporte internacional de drogas. Nas troca de  informações que fazemos com a agência de inteligência colombiana, fomos  informados sobre a intenção de um cartel daquele país de usar submarinos  produzidos artesanalmente com o objetivo de transportar drogas”, disse à  Agência Brasil o secretário Jansen.
Segundo o general, as suspeitas  ficam ainda mais reforçadas pelo fato de tal veículo requerer grandes  investimentos e tecnologias complexas. “Com certeza há, por trás disso,  um grupo de importância do tráfico internacional, ligado a algum cartel  de língua espanhola”, disse ele. Além disso, foram encontradas, no  interior do submarino, inscrições em espanhol nas caixas de alguns  produtos, com palavras como La Columbia e Guerrilla 762, o que reforça  ainda mais essa hipótese.
Na vila de pescadores próxima ao local  onde o submarino foi encontrado, o grupo de criminosos chegou a  construir três casas de madeira. Elas seriam usadas como bases de  observação para monitoramento da região. As construções serviram também  de estaleiro para construção das peças à base de fibra e como um  alojamento e refeitório, com diversos beliches, mesas, alimentos,  roupas, calçados e utensílios de higiene.
“Sabemos que era um grupo grande, de  cerca de 15 pessoas, trabalhando na embarcação, e que eles estavam lá  desde setembro. Provavelmente eram trabalhadores brasileiros. Como uma  embarcação dessas precisa de gente especializada em engenharia naval, as  investigações devem avançar com certa facilidade, no sentido de  identificar os envolvidos na construção do veículo”, acrescentou o  secretário.
Na quinta-feira (17), os policiais  começaram os trabalhos de deslocamento do submarino até a base do  Grupamento Fluvial do Estado, em Belém. Como o deslocamento depende da  cheia da maré, a expectativa é que a embarcação chegue à capital  paraense até o sábado (19).
Drone é a aposta contra o mosquito em São José
Pouco usada no primeiro semestre do ano, arma voadora já vistoriou 75 imóveis em busca de criadouros
O drone voltou a ser a aposta da Prefeitura de São José dos Campos no combate à dengue na cidade.
A ferramenta para monitorar focos do  mosquito Aedes aegypti, pouco utilizada no primeiro semestre deste ano,  vistoriou 75 imóveis fechados e autuou ou multou 44 proprietários desde  maio. Outros 31 proprietários resolveram o problema após contato da  prefeitura.
A vistoria com o equipamento acontece só  em casas desabitadas em que os agentes encontram dificuldade de contato  visual. O drone, neste caso, sobrevoa a residência e fotografa os locais  onde for encontrado um potencial criadouro. As fotos servem para  notificar os proprietários.
Atraso. O equipamento,  anunciado pela prefeitura em fevereiro, ainda no início da epidemia,  acabou barrado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) por falta  de certificado de voo. A liberação só aconteceu em 7 de abril. A  partir daí, o governo Carlinhos Almeida (PT) precisou providenciar a  contratação da empresa para operar o equipamento, o que só ocorreu em  maio, no fim do ciclo da doença. Com essas pendências resolvidas, o  drone volta a ser a arma contra uma nova epidemia em São José. Entre  janeiro e dezembro deste ano, foram 14.358 vítimas. Houve 10 mortes  neste período.
“Em tempos de guerra contra o mosquito,  como estamos vivendo agora, todo instrumento tecnológico que possa  auxiliar as equipes pode e deve ser utilizado”, disse o secretário de  Saúde, Paulo Roitberg.
“É isso que fizemos, acertadamente.  Afinal, o drone se revelou um instrumento importante que já faz parte de  nossas ações e, ao que tudo indica, veio para ficar.”
A utilização do equipamento acontece uma vez por semana ou sempre que a equipe juntar cinco imóveis que atendam aos critérios para que sejam sobrevoados.
A utilização do equipamento acontece uma vez por semana ou sempre que a equipe juntar cinco imóveis que atendam aos critérios para que sejam sobrevoados.
Centro. Dos 75 imóveis visitados, a  maioria foi na região central (23). Esta foi a área responsável por  2.976 casos entre janeiro e dezembro. Em seguida, o maior número de  visitas aconteceu na região leste (19), onde 3.598 pessoas foram  infectadas pelo mosquito neste ano. A zona sul, campeã de casos em 2015,  com 4.550 casos, recebeu o drone por 18 vezes. O equipamento  tecnológico também passou pelas regiões oeste (sete vezes), norte (sete  vezes) e sudeste (uma vez). A campanha 2016 contra a doença começou em  outubro deste ano.
Polícia encontra no Pará submarino que serviria ao tráfico
Embarcação de 17 metros tinha motor de alta potência. Para delegado, equipamento seria usado para escoar droga
José Maria Tomazela
SOROCABA - Um  submarino com 17 metros de comprimento por três de diâmetro, capaz de  levar 30 pessoas e até 30 toneladas de carga, estava em fase final de  construção em plena selva amazônica para servir ao tráfico internacional  de drogas. A embarcação foi encontrada na noite de terça-feira, 15, em  um braço do rio Guajará-Mirim, na região das Ilhas de Vigia, nordeste  paraense, pela Polícia Civil do Pará. Nesta sexta-feira, 18, o submarino  estava sendo rebocado e seria transportado para a base do Grupamento  Fluvial do Estado, em Belém, capital do Estado.
De acordo com o delegado João Bosco  Rodrigues Júnior, diretor de Polícia Especializada, o veículo fluvial  estava praticamente pronto e, apesar da fabricação artesanal, contava  com motor de alta potência, sonar e sistema de refrigeração interna. Ele  acredita que a construção era financiada pelo narcotráfico colombiano  para escoar grande quantidade de drogas para fora do País, possivelmente  Estados Unidos e continente europeu.
A descoberta foi feita após denúncia  anônima. Uma equipe de policiais foi à região e localizou o estaleiro  montado para a construção do submarino. O local, com estrutura para  abrigar 15 pessoas, havia sido abandonado pelos ocupantes e ninguém foi  preso. 
No acesso, uma placa advertia os  ribeirinhos e moradores da região: "Não entre sem permissão". Segundo a  polícia, o grupo havia se instalado no local em setembro e tinha  vigilância ostensiva na entrada, com o uso de falsos fuzis feitos de  madeira para afugentar curiosos.
Além de vários tanques de combustível,  foram encontradas inscrições em espanhol, como "La Columbia" e  "Guerrilla 762" em embalagens. "Eles impediam que ribeirinhos fizessem a  pesca na área, o que incomodou a comunidade", disse o delegado. No  interior da ilha, foram encontrados alojamentos como beliches, mesas,  alimentos e roupas. Havia alimentos no fogo, o que indica que o local  foi abandonado às pressas. A polícia paraense investiga se há grupos  brasileiros envolvidos na construção do submarino.
COLUNA GILBERTO AMARAL
Corrida da Marinha
Às 16h, na Praça das Fontes, no Parque da  Cidade, o Comando do 7º Distrito Naval promove a 1ª Corrida de  Obstáculos “Marinheiro Extremo”, em comemoração ao Dia do Marinheiro. A  competição, com percurso de 4 km, tem cerca de 16 obstáculos a serem  superados que simulam exercícios militares. Todos os participantes que  completarem a prova receberão medalha e os cinco primeiros colocados  serão premiados com troféus.
Ampliação do aeroporto levará até sete anos para conclusão: veja o projeto
Segundo a concessionária, o JK passará a ter capacidade para receber até 1,5 milhão de passageiros internacionais por ano depois da conclusão
A obra que prevê  investimentos de R$ 3,5 bilhões no Aeroporto de Brasília Juscelino  Kubitscheck terá seis empreendimentos e será a primeira  cidade-aeroportuária do país. Segundo o presidente da Inframerica,  concessionária que administra o terminal, o JK passará a ter capacidade  para receber até 1,5 milhão de passageiros internacionais por ano depois  da conclusão do projeto, 130% a mais do que o comportado atualmente. 
Todo o desenvolvimento do sítio  aeroportuário acrescerá 1.323.808 metros quadrados de área construída,  quase dez vezes a área do complexo do Estádio Maracanã. Segundo a  concessionária, o empreendimento ainda não tem as licenças prévias de  instalação e de operação - necessárias para a construção de qualquer  empreendimento -, já que o processo está em fase de diálogo com os  órgãos competentes. As obras deverão empregar mais de dez mil operários  durante o período de construção. Após a sua conclusão, em até sete anos,  deverão atrair mais de 13 mil novos empregos.
Conheça o projeto:
Terminal JK
O empreendimento comercial de 303 mil  metros quadrados comportará um shopping com 280 lojas, 30 opções de fast  food e oito restaurantes de alto padrão, além de um edifício garagem  com capacidade para quatro mil vagas de estacionamento, dois hotéis,  dois edifícios de escritórios, cinema, academia e áreas destinadas a  descanso. O acesso dos passageiros ao Terminal 1, saguão de embarque, se  dará por meio do Terminal JK. As obras começam em 2016 e devem ser  concluídas até 2018.
Novos hoteis
A concessionária afirma que já fez um  contrato para abertura de cinco novos hotéis, nos padrões 3, 4 e 5  estrelas, em obras também previstas para o próximo ano, incluindo um  Hard Rock Hotel, o primeiro a ser construído no Brasil. A expectativa é  de que, quando as obras terminarem em 2018, 1.600 novos quartos de  hotéis estejam à disposição dos turistas.
Centro de comércio
O Sun Park City Center será um centro de  comércio, serviços e lazer inspirados em grandes empreendimentos como  Downtown Disney e Puerto Venecia, na Espanha. Serão 418 mil m² de área  construída próxima ao Terminal Aeroportuário. O complexo terá um parque  aquático, aquário, kid’s place, cinema, área verde, lago, outlet, arena  multiuso, centro de convenções, hospital e universidade.
Escritórios
Serão construídas dezenas de prédios de  escritórios com estacionamentos privativos e rotativos, em uma área de  487 mil m². Após as obras o espaço deverá comportar mais de 30 mil  funcionários de empresas privadas ou governamentais. De acordo com a  concessionária, a construção seguirá o padrão Built to Suit (BTS) – sob  medida para atender as empresas interessadas. Dessa forma, os imóveis  retornam para a União ao final do contrato de concessão. 
Armazenamento de cargas
Para complementar os serviços de cargas  disponíveis no Aeroporto de Brasília, a Inframerica vai construir o  Storage, ou Self-Storage. Um espaço de 85 mil m² destinado ao  armazenamento de cargas com tecnologia para comportar diferentes tipos  de mercadorias.
Conselho de Segurança da ONU aprova plano de paz para Síria
Resolução veio depois que Rússia e Estados Unidos entraram em acordo sobre um texto
O Conselho  de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta  sexta-feira (18), por unanimidade, uma resolução para endossar a  estratégia internacional para um processo de paz na Síria, em uma rara  demonstração de unidade entre as grandes potências sobre um conflito que  já matou mais de 250.000 pessoas.
"Este conselho está enviando uma mensagem  clara a todos os interessados de que o tempo é agora para parar a  matança na Síria e estabelecer as bases para um governo que o povo que  sofre há muito tempo naquela terra maltratada possa suportar", afirmou o  secretário de Estado norte-americano, John Kerry, ao conselho formado  por 15 países após a votação.
A resolução veio depois que a Rússia e os  Estados Unidos chegaram a um acordo sobre um texto. Os dois países têm  apresentado visões bem diferentes sobre o que deve acontecer na Síria,  onde militantes do Estado Islâmico controlam considerável porção de  território que o Ocidente suspeita que tem sido uma plataforma para  ataques contra países ocidentais e a Rússia.
Kerry deixou claro que ainda havia  diferenças sobre o futuro do presidente sírio, Bashar al-Assad, um  aliado próximo da Rússia e do Irã que os países ocidentais querem  deposto.
"Há, obviamente, grandes diferenças na  comunidade internacional, especialmente sobre o futuro do presidente  Assad", acrescentou Kerry.
O chanceler russo, Sergei Lavrov, disse  sobre a resolução: "Esta é uma clara resposta às tentativas de impor uma  solução do lado de fora aos sírios sobre quaisquer questões, incluindo  as que se referem ao seu presidente."
A resolução não aborda a questão do destino de Assad.
O texto pede à ONU para apresentar ao  conselho opções para o monitoramento de um cessar-fogo dentro de um mês  da adoção da resolução. O documento também dá apoio a um cronograma  acordado previamente em Viena para negociações entre o governo e a  oposição, e eventuais eleições.
Fotos que mostram torturas e assassinatos em prisões sírias são "provas de crime contra humanidade"
O diálogo entre o governo da Síria e  a oposição deve começar em início de janeiro, segundo a resolução, que  também apoia a contínua batalha para derrotar os militantes do Estado  Islâmico, que controla partes dos territórios de Síria e Iraque.
Os melhores cursos de engenharia civil, segundo o MEC
Camila Pati
São Paulo – O  Ministério da Educação (MEC) acaba de publicar os resultados das  avaliações de instituições de ensino superior nas áreas de exatas,  humanas e biológicas, feitas em 2014.
Foram publicados dois índices de  classificação de universidades, faculdades e centros universitários: O  CPC (Conceito Preliminar de Curso) e o IGC (Índice Geral de Cursos).
Em escala que vai de 1 a 5, o CPC é  considerado insatisfatório quando não atinge, no mínimo, o nível 3. Os  cursos com notas 4 e 5 são os mais bem avaliados pelo MEC. Universidades  que não participam do Enade não recebem nota.
Neste ciclo de avaliação, três  instituições tiveram nota 5 para seus cursos de engenharia civil:  Universidade de Brasília, Universidade Federal de Pernambuco e o  Instituto Tecnológico de Aeronáutica.
(Confira a tabela completa das instituições com cursos com índice CPC 4 ou 5 no portal exame.com)
Vídeo de treinamento no aeroporto da Pampulha viraliza como queda de avião
Bombeiros descartaram hipótese de acidente. Tratava-se apenas de um treinamento da brigada do aeroporto
Um vídeo que está  sendo compartilhado pelas redes sociais na tarde desta sexta-feira  viralizou na internet e assustou moradores de Belo Horizonte. As  imagens mostrariam a "suposta queda" de uma aeronave próximo a um dos  principais cartões postais da capital mineira: a Lagoa da Pampulha.  Porém, conforme o em.com.br apurou, trata-se, apenas, de um treinamento  da Brigada dos Bombeiros do aeroporto da Pampulha, realizado por volta  das 19h de ontem, quinta-feira. 
De acordo com a assessoria de imprensa do  terminal, a atividade foi realizada em duas etapas na tarde de ontem e  nenhuma ocorrência de queda de aeronave foi registrada na cidade. De  acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, não há ocorrências em  andamento sobre o caso.
Aeroporto de Brasília será ampliado e vai se tornar Cidade Aeroportuária
O empreendimento terá 303 mil m² de área construída, cerca de quatro vezes o espaço atual do terminal de passageiros do aeródromo
O Aeroporto  Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek terá um plano de  expansão que inclui, entre outros pontos, um shopping com 280 lojas,  salas de cinema, edifícios corporativos, centro de convenções, uma rede  composta por cinco hotéis, hospital, mais 4 mil vagas de estacionamento e  até um parque aquático. As obras serão iniciadas no segundo trimestre  de 2016 e vão gerar 13 mil novos empregos, segundo estimativa da  concessionária, a Inframerica.
O projeto, batizado de Primeira Cidade  Aeroportuária da América Latina, prevê um novo e mais amplo terminal  para voos internacionais. O empreendimento terá 303 mil metros quadrados  de área construída, ou seja, cerca de quatro vezes o espaço atual do  terminal de passageiros do aeródromo. O projeto foi apresentado nesta  sexta-feira (18/12) pelo presidente da Inframerica, José Luis Menghini,  em cerimônia que celebrava três anos de concessão do aeroporto de  Brasília.
Com as novas obras, o aeroporto terá  capacidade de receber até 1,5 milhão de passageiros internacionais por  ano, 130% a mais do que atualmente. O aeroporto de Brasília, um dos  principais do País, deve ter um crescimento de 7% neste ano.
Para o ministro da Aviação,  Guilherme Ramalho, os números positivos do aeroporto e as projeções de  crescimento confirmam o sucesso da política de concessões do governo  federal. Essas melhorias tem demonstrado um caminho acertado e  continuaremos nessa linha, estabelecendo a concorrência e  desenvolvimento para o setor, avaliou.
Desde 2012, quando a Inframerica  assumiu o aeroporto de Brasília, o terminal passou de 60 mil metros  quadrados para 110 mil metros quadrados, um aumento operacional de 45%.  Hoje são 70 posições para estacionamento de aeronaves, um incremento de  67%. Com a nova infraestrutura, o aeroporto comporta hoje até 60 voos  por hora e 21 milhões de passageiros por ano, 5 milhões a mais do que  vinha recebendo.
Alistamento militar online está disponível em 9 Estados
Serviço é restrito para alguns Estados e estará disponível em 2016
O  alistamento militar online está disponível para jovens de nove Estados:  Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná,  Santa Catarina e Sergipe. O Exército Brasileiro informa que durante o  ano de 2016, os jovens dessas Unidades da Federação poderão efetuar o  seu alistamento por meio do site www.alistamento.eb.mil.br 
Também deverão consultar esse mesmo site  para saber se prosseguirão no processo seletivo para o Serviço Militar  ou se serão dispensados e incluídos no excesso de contingente.
É importante lembrar que o prazo para o  Alistamento Online vai até o dia 30 de Junho para que o jovem concorra  no mesmo ano à seleção para servir às Forças Armadas. Devem se alistar  obrigatoriamente os jovens do sexo masculino que completarão 18 anos em  2016.
Para solicitar o alistamento online será necessário informar o CPF e a utilização dos dados de um dos seguintes documentos:
Certidão de Nascimento;
Registro Geral (Identidade) ou Documento de Nacionalização
Registro Geral (Identidade) ou Documento de Nacionalização
O alistamento deve ser realizado  por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 2 de janeiro  até o último dia útil do mês de junho do ano em que o cidadão completar  dezoito anos, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de  residência do jovem ou por meio da internet, para esse grupo de nove  Estados que conta agora com o serviço por meio da internet.
Israelenses reagem com irritação a veto do Brasil a novo embaixador
Diplomatas e  políticos israelenses reagiram com irritação nesta sexta-feira (18) às  indicações, publicadas pela Folha e pelo site Times of Israel, de que o  governo brasileiro não tem intenção de aceitar a nomeação do embaixador  designado por Israel. 
O indicado, o argentino naturalizado  israelense Dani Dayan, é ex-líder do Conselho Yesha, que representa 500  mil colonos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental.
Um diplomata israelense acusou o  Brasil de boicotar Israel, afirmando ao canal 2 da TV local que se trata  de atitude "horrenda". 
Há temor de que o impasse abra um  precedente e que outros países se recusem a receber diplomatas  israelenses que morem em colônias.
À Folha um dos principais  envolvidos na nomeação, que pediu para não ser identificado, disse que  Israel não vai abrir mão da indicação, mesmo que o posto fique vago por  muito tempo. "Israel vai insistir. Se o impasse continuar, não haverá  embaixador em Brasília", disse. 
"Netanyahu e líderes do Ministério do Exterior terão que intervir no assunto e enviar mensagens claras ao governo do Brasil."
A nomeação foi em agosto, e a Chancelaria  israelense iria esperar só até o fim deste mês para pedir  esclarecimento formal de Brasília.
Dayan foi indicado pessoalmente pelo  premiê israelense, Binyamin Netanyahu (que acumula o Ministério do  Exterior). Mas, até agora, não recebeu o "agrément" (aceitação oficial)  do Itamaraty.
O embaixador anterior, o druso-israelense  Reda Mansour, voltou a Israel na quinta-feira (17). Ficou no Brasil um  ano e três meses, abrindo mão do cargo a pedido de sua mulher, que não  se acostumou com Brasília.
"FUGA" DE DILMA
Para a mídia israelense, o impasse está levando Israel e Brasil a uma crise diplomática sem precedentes. 
Há duas semanas, Netanyahu confidenciou a  um grupo de parlamentares brasileiros em visita a Israel que a  presidente do Brasil, Dilma Rousseff, "fugiu" dele durante a conferência  da ONU sobre o clima (COP21), em Paris, para não falar no assunto.
Segundo presentes ao encontro relataram à  Folha, Netanyahu disse ter conversado com líderes árabes e com os  presidentes François Hollande (França), Barack Obama (EUA) e Vladimir  Putin (Rússia) –mas não com Dilma.
A rejeição da nomeação seria uma mensagem  de que o Brasil não aceita um colono israelense atuando como embaixador  no país, sob perigo de parecer dar algum tipo de aval aos  assentamentos.
Fora isso, o Brasil ficou irritado com o  fato de que a nomeação de Dayan foi anunciada primeiro por meio do  Twitter de Netanyahu, e não diretamente ao Itamaraty.
PLANO B
Nos bastidores da diplomacia israelense,  há quem já comece a pensar em opções para o caso de Dani Dayan não  receber o "agrément".
Uma alternativa seria indicar Dayan à  embaixada em Buenos Aires e sugerir para o cargo em Brasília o indicado  para a capital argentina, o brasileiro Ilan Sztulman.
Outros acreditam que Israel precisa  esperar o resultado de processos políticos no Brasil, como o eventual  impeachment da presidente.
A crise diplomática também está no radar de empresários que promovem negócios entre os dois países.
"Duvido que a questão influencie no  comércio", diz Roy Rosenblatt-Nir, presidente da Câmara Israel-Brasil.  "Mas pode haver problema com os contatos de segurança entre os dois  países."
CLICKFOZ (PR)
Aeroporto de Foz recebe passageiro de número 2 milhões em 2015
Eronildes Cruz, de 93 anos, desembarcou na fronteira antes das 13h
 Por  volta das 13h desta sexta-feira, 18, o Aeroporto Internacional de Foz  do Iguaçu, recebeu o passageiro número 2 milhões de 2015. O curitibano e  ex-expedicionário da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial,  Eronildes Cruz, de 93 anos, desembarcou na cidade a passeio e foi  recebido com muita festa.
Por  volta das 13h desta sexta-feira, 18, o Aeroporto Internacional de Foz  do Iguaçu, recebeu o passageiro número 2 milhões de 2015. O curitibano e  ex-expedicionário da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial,  Eronildes Cruz, de 93 anos, desembarcou na cidade a passeio e foi  recebido com muita festa. 
Além da surpresa, o turista ainda foi premiado com entradas para os principais atrativos turísticos da cidade e alguns brindes.“Eu  não tive uma recepção tão calorosa nem quando voltei da guerra. Daquela  vez foi uma recepção a todos os que voltavam, e hoje foi só para mim”,  disse ele em entrevista. A homenagem ao veterano passageiro  reuniu a Infraero, a Prefeitura e todo o “trade” turístico, em  comemoração à nova marca estabelecida pelo aeroporto, um dos que mais  crescem no Brasil, mesmo com a crise econômica.
De acordo com o superintendente do  aeroporto, Eduardo Renato Ludwig, “na contramão da situação de outros  aeroportos no Brasil”, o de Foz vai fechar 2015 com um crescimento em  torno de 10%. Ainda em novembro, o recorde histórico de movimentação já  havia sido batido, com 1.892.77 de embarques e desembarques. Ele atribui  o crescimento de 2015 a alguns fatores fundamentais. Um deles é que  havia uma demanda reprimida das férias de inverno de 2014, quando o  brasileiro deixou de viajar, por causa da Copa do Mundo. Com isso,  aumentou o movimento nas férias de verão.
Outro fator é que 2015 teve muitos  feriados prolongados, ao contrário de 2014. “E Foz é um destino muito  bom para uma ‘esticada’ de quatro dias”, diz Ludwig. Por fim, ele  destaca que a cidade sediou e ainda sedia uma série de eventos nacionais  e internacionais, como seminários, congressos e atividades esportivas,  que atraem públicos específicos.
Ludwig diz que a expectativa – refeita a  partir de novembro - era chegar ao dia 31 com 2,06 milhões de embarques e  desembarques. “Mas, com os voos extras, queremos chegar perto de 2,10  milhões”, afirma.
CORREIO (BA)
PRF lança operação para reduzir acidente em rodovias federais na Bahia
Operação segue até 14 de fevereiro
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou  nesta sexta-feira (18) a Operação Rodovida em todo o país. A ação é  voltada para a prevenção e redução de acidentes de trânsito nas rodovias  federais durante os feriados de fim de ano, férias escolares e  Carnaval. A operação segue até 14 de fevereiro. 
A Operação conta com o apoio da  Presidência da República, da Casa Civil e dos Ministérios das Cidades,  Saúde e Transportes. O principal objetivo da operação é reduzir a  quantidade de acidentes graves nas rodovias federais e nos demais  trechos críticos próximos a essas rodovias, com a integração com outros  órgãos.
Na Bahia, o lançamento da Operação Integrada Rodovida 2015-2016 ocorreu às 10h de hoje, na área do Posto PRF em Simões Filho. O período escolhido para o desenvolvimento da operação são os que concentram historicamente intenso movimento nas estradas. O desenvolvimento de ações conjuntas e simultâneas em locais e horários pré-definidos visam aumentar a presença e a disponibilidade dos órgãos públicos nas rodovias.
Na Bahia, o lançamento da Operação Integrada Rodovida 2015-2016 ocorreu às 10h de hoje, na área do Posto PRF em Simões Filho. O período escolhido para o desenvolvimento da operação são os que concentram historicamente intenso movimento nas estradas. O desenvolvimento de ações conjuntas e simultâneas em locais e horários pré-definidos visam aumentar a presença e a disponibilidade dos órgãos públicos nas rodovias.
Participaram da cerimônia representantes  das polícias Rodovíária Federal, Civil e Militar, além da Agência  Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Departamento Nacional de  Infraestrutura de Transportes (DNIT), da Superintendência de Trânsito de  Salvador (Transalvador), concessionária de rodovias VIABAHIA, 6ª Região  Militar do Exército Brasileiro, 2º Distrito Naval da Bahia, Guarda  Municipal de Salvador, Esquadrão Águia da PM/BA e Força Aérea Brasileira. 
Na primeira etapa da Operação Rodovida  2014-2015, realizada entre os dias 18 de dezembro de 2014 e 31 de  janeiro de 2015, foram fiscalizados 87.430 veículos na Bahia. Das 98.156  pessoas fiscalizadas, 33.610 condutores fizeram o teste com o  etilômetro e 639 condutores foram embriagados.
PORTOCANAL (PORTUGAL)
Mecachrome Aeronáutica adjudica nova fábrica em Évora, investimento de 30ME
Évora, 18 dez (Lusa) -- A Mecachrome  Aeronáutica adjudicou hoje a construção da sua nova fábrica de  componentes metálicos para o setor, em Évora, num investimento de 30  milhões de euros, cujas obras vão arrancar "o mais rápido possível",  revelou a empresa.
"Foi assinado o contrato com o construtor  e, como já temos licença de construção, as obras vão arrancar o mais  rápido possível", disse à agência Lusa Fernando Arteiro, da Mecachrome  Aeronáutica, empresa portuguesa da multinacional francesa Mecachrome.
A cerimónia de assinatura do contrato de  adjudicação decorreu, esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho,  encontrando-se também exposta na câmara a maquete das futuras  instalações da unidade fabril.
O projeto foi apresentado em Évora, no  final de agosto passado, tendo sido anunciado, na altura, tratar-se de  um investimento de 30 milhões de euros na construção de uma fábrica de  componentes metálicos para o setor aeronáutico.
A unidade vai "nascer" no Parque de  Indústria Aeronáutica de Évora e vai ter uma área de quase 22 mil metros  quadrados, dividindo-se a construção em duas fases, a primeira com  13.500 metros quadrados e a segunda com os restantes 9.300.
Já com outra fábrica de componentes  aeronáuticos em atividade em Setúbal, a Mecachrome pretende criar na  cidade alentejana, na 1.ª fase do investimento, 350 postos de trabalho,  que poderão vir a ascender a 600, até final de 2020.
"Os prazos, a área da fábrica e a  previsão sobre a criação dos postos de trabalho mantêm-se", frisou hoje  Fernando Arteiro, sublinhando que o início da produção na fábrica  continua previsto para "final do próximo ano".
O grupo francês Mecachrome, liderado pelo  português Júlio de Sousa, é especializado na produção de peças de alta  precisão para as indústrias aeronáutica, espacial e automóvel.
Com 75 anos de existência, a  multinacional francesa, que tem entre os seus clientes as construtoras  aeronáuticas Airbus e a Boeing, conta com 14 fábricas em cinco países,  nos três setores de atividade a que se dedica.
No Parque de Indústria Aeronáutica  de Évora funcionam já três fábricas, duas da construtora aeronáutica  brasileira Embraer (uma de estruturas metálicas e outra de materiais  compósitos) e uma da empresa Air Olesa, igualmente para fabrico de componentes para a aeronáutica.
CORREIO DO POVO DO PARANÁ (PR)
Alistamento Militar poderá ser realizado Online em 2016
O Exército Brasileiro, por  intermédio das Regiões Militares, disponibilizará, a partir de 2016, em  nove estados da federação, entre os quais Amapá, Bahia, Mato Grosso,  Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, Santa Catarina, Sergipe e Paraná, o  Alistamento Online.
Nessa nova modalidade, o jovem poderá ter  a comodidade de realizar o seu Alistamento Militar utilizando o mais  moderno meio de acesso (computadores, tablets e aparelhos de telefonia  móvel com acesso à internet), no conforto de sua residência, evitando a  permanência indesejável em eventuais filas. Basta acessar o endereço www.alistamento.eb.mil.br e realizar em poucos passos seu alistamento.
Após o Alistamento Online, o jovem  receberá um número de protocolo e poderá por intermédio do site, saber  se prossegue na seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas  (Marinha, Exército, Aeronáutica) ou se será dispensado recebendo o  Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).
O sistema estará disponível para o  Alistamento Online a partir de 1º de Janeiro de 2016. Porém em  Guaraniaçu, os serviços no entreposto do município serão retomados  somente a partir do dia 1º de fevereiro, em razão, de férias do  responsável pelo setor.
É importante lembrar que os jovens que  completam 18 anos em 2016, tem até o dia 30 de Junho para realizarem seu  Alistamento Militar, concorrendo para a seleção no segundo semestre do  ano que se alistou.
DE OLHO NO TEMPO METEOROLOGIA (SP)
Linha de instabilidade provoca temporais sobre o Rio Grande do Sul
O deslocamento de uma nova frente fria  pelo Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (18) organizou uma Linha de  Instabilidade (LI), que desde a madrugada vem provocando temporais com  muitos raios em parte do território gaúcho.
O eixo deste alinhamento passou pelo  sudoeste e sul do estado despejando mais de 100 milímetros de  precipitação, a exemplo de Quaraí, onde a estação meteorológica  automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até às 10  horas (Brasília-verão), havia contabilizado 138,2 mm.
A imagem integrada dos radares do  Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Rede de Meteorologia  do Comando da Aeronáutica (Redemet) mostrou a LI com deslocamento sobre  as regiões de Santa Maria, Santiago e São Borja de forma mais  agressiva.
Já os sensores de detecção de descargas  atmosféricas acompanharam os radares, também indicando grande  concentração de raios sobre a região.
GUIA DO ESTUDANTE
Famerp e ITA encerram vestibular 2016 nesta sexta-feira
Processos seletivos ofertam 280 vagas no interior de São Paulo
Nesta sexta-feira (18), a Faculdade  de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) e o Instituto Tecnológico  de Aeronáutica (ITA), ambos de São Paulo, encerram a maratona de provas  de seus vestibulares 2016. Ao todo, as duas instituições oferecem 280 vagas para oito cursos de graduação no interior do estado.
ITA
Desde terça-feira (15), cerca de 12,5 mil pessoas participam do vestibular 2016 do ITA, em 23 cidades do país. No primeiro e segundo dia do processo seletivo, os candidatos responderam a questões de Física, Inglês e Português e produziram uma Redação. No dia 17, foram aplicadas 20 questões de múltipla escolha e 10 discursivas de Matemática. Hoje, mais 30 perguntas de Química encerram a maratona de provas.
Desde terça-feira (15), cerca de 12,5 mil pessoas participam do vestibular 2016 do ITA, em 23 cidades do país. No primeiro e segundo dia do processo seletivo, os candidatos responderam a questões de Física, Inglês e Português e produziram uma Redação. No dia 17, foram aplicadas 20 questões de múltipla escolha e 10 discursivas de Matemática. Hoje, mais 30 perguntas de Química encerram a maratona de provas.
Estão em jogo 140 vagas para os  seis cursos oferecidos pelo instituto no município de São José dos  Campos. Para mais informações, consulte o edital de abertura do processo  seletivo no site do ITA.
Famerp
Entre esta quinta (17) e sexta-feira (18), cerca de 11,8 mil pessoas realizam as provas do vestibular 2016 da Famerp, que irá ofertar 140 vagas para os cursos de Medicina e Enfermagem da instituição. Na tarde de ontem, os candidatos encararam 80 questões objetivas de conhecimentos gerais. Às 14h de hoje, eles voltam a seus locais de prova para resolver 20 questões dissertativas de Biologia, Química e Física e produzir uma Redação.
Entre esta quinta (17) e sexta-feira (18), cerca de 11,8 mil pessoas realizam as provas do vestibular 2016 da Famerp, que irá ofertar 140 vagas para os cursos de Medicina e Enfermagem da instituição. Na tarde de ontem, os candidatos encararam 80 questões objetivas de conhecimentos gerais. Às 14h de hoje, eles voltam a seus locais de prova para resolver 20 questões dissertativas de Biologia, Química e Física e produzir uma Redação.
O acesso só será permitido mediante  apresentação de documento original com foto. O resultado final será  divulgado em 27 de janeiro. Para outras informações confira o edital de  abertura do vestibular 2016 da Famerp.
GAZETA DE TAUBATÉ (SP)
Concurso para professor é amanhã
Prefeitura de Taubaté oferece 44 vagas para a rede municipal de Educação; número de inscritos quase chegou à marca de 10
Serão realizadas nesse domingo as provas  objetivas e de títulos do concurso público aberto pela Prefeitura de  Taubaté para contratação de professores.
As provas acontecem no período da manhã, às 9h, e à tarde, às 14h30.
Para verificar os locais de prova e as  recomendações, os candidatos devem acessar o site  www.publiconsult.com.br e clicar em “concursos” na aba superior, e em  seguida em “concursos – em andamento”.
Esse é o concurso de número 11/2015. É preciso acessar o link “edital de convocação para as provas”.
Ao todo, 9.954 inscritos concorrerão a 44  vagas. Essa relação candidato/vaga é superior a dos principais  vestibulares da região e do país (veja o texto nessa página).
VAGAS/ Das 44 vagas, apenas uma é para o ensino fundamental.
Para o ensino infantil são 20 vagas, sendo uma reservada para candidatos portadores de deficiência.
As outras 23 vagas são para professor  III, em oito diferentes disciplinas: Ciências (2), Educação Física (1),  Educação Especial (1), Geografia (2), História (2), Inglês (5),  Português (5) e Matemática (5).
Para professor de ensino infantil e  fundamental, o salário é de R$ 1.577,88, mais 40% de adicional de nível  universitário. Para professor III, o salário é de R$ 2.212,11.
A jornada é de 24 horas semanais: 20h com  alunos, 2h de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) e 2 h de  HTPL (Horário de Trabalho Pedagógico Livre).
ORIENTAÇÃO/ A empresa responsável pela  organização do concurso orienta que o candidato compareça ao local de  prova no mínimo com uma hora de antecedência, munido de todos os  documentos exigidos em edital.
Os gabaritos das provas estarão  disponíveis no mesmo site, a partir das 18h de segunda-feira, 21, e  ficarão à disposição dos candidatos para download durante o prazo de  recurso, que é de até 48 horas após a realização da avaliação.
Os candidatos classificados serão convocados para tomar posse do cargo a critério da administração municipal.
São 226 candidatos para cada vaga
Passar no concurso público vai exigir bastante dedicação dos candidatos.
A relação entre o número de candidatos e o de vagas é bastante superior a dos vestibulares mais concorridos da região e do país.
No concurso de Taubaté, com 9.954 inscritos, a relação é de uma vaga para cada 226 candidatos.
No penúltimo vestibular do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), por exemplo, a relação foi 45 candidatos para cada vaga.
No último, realizado nessa semana,  foram 89 candidatos para cada uma das vagas — ao todo, foram 12.493  inscritos, que disputaram 140 vagas.
FUVEST/ Na Fuvest (Fundação Universitária  para o Vestibular), que dá acesso para a USP (Universidade de São  Paulo), a carreira mais disputada no ano passado foi Medicina em  Ribeirão Preto, que teve relação de 50 candidatos por vaga. Esse ano,  esse também foi o curso mais procurado, com relação de 79  candidatos/vaga.
JORNAL DE UBERABA (MG)
Dupla é presa com armas de uso restrito das Forças Armadas
Juliano Carlos
Dois homens foram presos com armas de uso  restrito das Forças Armadas durante operação conjunta entre as polícias  Rodoviária Federal e Militar. De acordo com informações do policial  rodoviário federal Ademir Cacique, os federais realizavam fiscalizações e  abordagens de rotina às margens da rodovia BR-050, no km 105, próximo à  praça de pedágio entre Uberaba e Uberlândia.
Segundo o policial, em determinado  momento, eles viram dois jovens em atitude suspeita em um veículo Ford  Fiesta, que seguia sentido Uberlândia/Uberaba. Eles abordaram os  suspeitos, que foram identificados como C.E.R.S., 20 anos, e D.H.A., 28  anos. Nesse instante, eles iniciaram buscas no interior do veículo e encontraram uma pistola da marca Imbel calibre ponto 40, um carregador e dez munições.
Em seguida, os policiais solicitaram  apoio da Polícia Militar e policiais das viaturas da Rotam, pertencentes  à 5ª Companhia de Missões Especiais (Ciamesp) e Rondas Ostensivas com  Cães (Rocca), foram até as residências dos jovens, na avenida Ramid  Mauad, bairro Morumbi. Durante buscas nos imóveis, eles encontraram uma  pistola calibre 45, com três carregadores e 26 munições. Os policiais realizaram consulta e constataram que a arma foi extraviada do Exército Brasileiro.
Prisões
Flagrante. Os dois acusados de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito das Forças Armadas foram presos em flagrante,  levados para a delegacia e apresentados ao delegado Rodolpho Rosa  Domingos, que confirmou suas prisões em flagrante. Posteriormente eles  foram encaminhados para a penitenciária Professor Aluízio Inácio de  Oliveira, onde permanecem à disposição da Justiça.
PORTAL FOLHAMAX (MT)
Alunos participam do encerramento do Programa Forças no Esporte
Alunos da escola municipal Nossa Senhora Aparecida participaram nesta sexta-feira (18) do encerramento do Programa Forças no Esporte (Profesp), edição 2015. Pelo  menos 50 alunos da escola foram beneficiados com o programa, que é uma  iniciativa do Exército Brasileiro, por meio do 44º Batalhão de  Infantaria Motorizado, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá. 
A iniciativa é financiada pelo governo  federal e visa a inclusão social de crianças e adolescentes com idade  entre 7 e 14 anos por meio de atividades esportivas e reforço  pedagógico. As atividades são realizadas dentro das unidades das Forças  Armadas.
Durante a cerimônia, os alunos destaques e  os monitores do programa foram homenageados e receberam certificados  pela participação no programa.
O secretário municipal de Educação,  Gilberto Figueiredo, destacou a importância da participação dos alunos  em programas dessa natureza. “É um programa que contribui para o  rendimento escolar do aluno, pois além de oferecer atividades físicas  que melhoram a qualidade de vida, também ensina questões de valores e  cidadania e auxilia na melhoria do comportamento”, disse o secretário.
Conforme o comandante do 44º Batalhão,  tenente coronel Wagner Lauduger, o objetivo do programa é passar para  essas crianças princípios de cidadania e valores éticos e morais. “É  muito gratificante saber que de alguma forma o exército está  contribuindo para a formação integral dessas crianças”, disse o  comandante, destacando que sem a parceria da Prefeitura e a participação  efetiva dos pais o projeto não tinha como funcionar.
A secretária Josiane de Souza Paula, mãe  da aluna Vitória Eduarda de Souza, 11 anos, fez questão de prestigiar  esse momento, que ela considera um dos mais importantes da vida da  filha. “Estou muito feliz e realizada em vivenciar esse momento com a  minha filha. Tenho certeza que isso vai refletir muito positivo no  futuro dela”, disse Josiane, acrescentando que a filha ficou tão  envolvida e empolgada com o programa que já sonha em seguir carreira no  exército.
O aluno Ezequiel Gustavo Ramos Albues, 12  anos, também sonha em seguir carreira no exército, chegando ao posto de  tenente-coronel. “Aprendi muito com o programa, principalmente a ter  disciplina e respeito pelos outros, acho que isso vai me ajudar a entrar  mais fácil aqui”, disse o garoto.
Assim como Ezequiel, a aluna Kemily  Lorraine da Silva, 10 anos, também diz que aprendeu a ter disciplina e  melhorar nos estudos. “Aprendi muitas coisas legais aqui, queria poder  ficar mais tempo”.
Com aulas três vezes por semana, no  contraturno escolar, o programa incluiu atividades esportivas, como  futebol, handebol, peteca, tênis, atletismo, entre outros. Trabalhou  também questões de cidadania, disciplina e civismo. As atividades foram  desenvolvidas por militares e profissionais especializados em cada área.  Os alunos também foram beneficiados com serviços médico, odontológico e  de assistência social.
O programa foi criado pelo  Ministério da Defesa, em parceria com os Ministérios da Educação, do  Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
PORTAL FOLHA NOBRE (RO)
A Prefeitura de Ariquemes, na manhã desta quinta-feira (17), assinou a ordem de serviço do segundo lote para a pavimentação asfáltica em CBUQ e qualificação de vias urbanas (drenagem pluvial urbana)  nas ruas Marajé, Paranavaí, Pariquis, Carimbó e Jacutinga, localizadas  no setor Jorge Teixeira, conforme processo administrativo no valor de R$  1.028.264,68, através de contrato nº 635/2015.
O contrato firmado é referente a  contratação de empresa especializada na execução de obras de  pavimentação asfaltica e drenagem, sendo R$ 988.676,49 oriundos de recursos do Ministério da Defesa, por meio do Programa Calha Norte, através de emenda parlamentar do Deputado Federal Marcos Rogério e R$ 39.588,19 de contra partida do município.
A assinatura da ordem de serviço do lote 2  no valor de R$ 1.028.264,68 contou com a presença do prefeito  municipal, vereadores, diretor do núcleo executivo de engenharia e os  responsáveis pela empresa vencedora do procedimento licitatório.
O Programa Calha Norte tem como  objetivo principal a manutenção da soberania da Amazônia, contribuindo  com a promoção de seu desenvolvimento ordenado e sustentável.
O programa, entretanto, transcende  em muito o aspecto de vigilância. Sob a coordenação do Ministério da  Defesa, e com intensa participação das Forças Armadas, o Calha Norte  busca atender às carências vividas pelas comunidades locais, por meio da  realização de obras estruturantes, como a construção de rodovias,  portos, pontes, escolas, creches, hospitais, poços de água potável e  redes de energia elétrica.
MERCADO E EVENTOS (RJ)
“Voe com um Astronauta” celebra 10 anos de Marcos Pontes no espaço
Em março de 2016, Marcos Pontes  completa 10 anos de sua ida ao espaço. E para comemorar, o único  astronauta brasileiro que foi ao espaço sideral recepciona um grupo  exclusivo para um tour em português. No dia 10 de janeiro, o Centro de  Visitantes do Kennedy Space Center convida Marcos Pontes para uma edição  do Programa Voe com um Astronauta, especialmente para brasileiros.
O Programa inclui uma visita exclusiva ao  Vehicle Assembly Building e uma foto na LC-39 Observation Gantry, de  onde ocorre o lançamento dos foguetes e ônibus espaciais da NASA, ambos  restritos ao público geral. A manhã com o astronauta Marcos Pontes se  encerra com uma visita guiada ao Centro Apollo/Saturn V, onde será  servido almoço com vista para as plataformas de lançamento. Ainda em  2015, o Programa Voe com um Astronauta acontece entre 22 e 24 de  Dezembro, com o astronauta Don Thomas.
Com vagas limitadas, os ingressos para a  atração completa custam US$ 239 para adultos e US$ 209 para crianças, de  3 a 12 anos. Procure seu agente de viagens para adquirir o pacote,  promovido no Brasil exclusivamente pela RCA Turismo.
A operadora oferece ainda a opção de  pacotes de 11 dias, com aéreo, hospedagem, aluguel de veículo e ingresso  para o Voe com um Atronauta, a partir de US$ 1.289 por pessoa, em  apartamento quádruplo.
Leia também:

 
                  
                  
                  
                  
                  
                  
                  
                  
                  
                  
                 













