|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 30/04/2015

Rússia considera nave-cargueiro perdida no espaço ...




Nave teve um problema antes de se acoplar à ISS. Ela está rodando em seu eixo e deve se queimar ao reentrar na atmosfera ...



O Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia considerou nesta quarta-feira (29) como perdida a nave-cargueiro Progress M-27M, lançada terça (28) rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), embora as tentativas para recuperar o equipamento ainda estejam em andamento. "O acoplamento da nave-cargueiro à ISS já não é possível. O importante agora é garantir uma saída mais ou menos controlada da nave de órbita", disse um analista do CCVE à agência "Interfax". O tempo para retomar o controle da nave está acabando, de acordo com o especialista, porque "em poucas horas ela começará a abandonar a órbita por sua conta, mediante a redução de velocidade nas camadas superiores da atmosfera". Outro analista do setor aeroespacial russo consultado pela agência "RIA Novosti" descartou que o CCVE consiga retomar o controle da Progress, afirmando que nas próximas horas a "nave de transporte será classificada como lixo espacial". "O cargueiro seguirá em voo descontrolado por pelo menos uma semana, depois entrará na atmosfera terrestre e se queimará", acrescentou ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.



PORTAL G-1


Morre PM baleado com 20 tiros nas costas na Ilha do Governador, Rio

O policial estava internado no Hospital da Força Aérea Brasileira. Policial estava em uma moto na Estrada do Galeão quando foi atacado.

O soldado da Unidade de Polícia Pacificadora de Manguinhos Clayton Fagner Alves Dias que foi baleado 20 vezes nas costas na noite desta terça-feira (28), na Ilha do Governador, no Rio, não resistiu aos ferimentos e morreu nesta quarta-feira (29), como informou o Bom Dia Rio. O PM foi levado para o Hospital da Força Aérea Brasileira (FAB) e chegou a ser submetido à cirurgia. A morte foi confirmada pela assessoria de imprensa da FAB.
De acordo com o 17º BPM (Ilha do Governador), o policial estava de moto na Estrada do Galeão quando foi atingido por criminosos. Clayton morava na Ilha do Governador e não estava de serviço. A PM informou que não houve tiroteio, mas não passou mais detalhes. A delegacia do bairro está investigando o caso.
Segundo a Coordenadoria de Polícia Pacificadora, ele tinha 30 anos, era solteiro e estava na corporação desde março de 2012.

Viracopos é o aeroporto mais bem avaliado por passageiros

Já o aeroporto de Cuiabá, entre os 15 pesquisados, é o lanterninha. O terminal de Brasília foi o que mais melhorou no ranking.

Pesquisa trimestral realizada para medir a satisfação dos passageiros mostra que o aeroporto de Viracopos, em Campinas, SP, ocupa a primeira posição, com a nota mais alta - 4,38. De acordo com a Secretaria de Aviação Civil, saltou da 5ª para a 1ª posição, na comparação entre os primeiros trimestres de 2015 e 2014. Já o aeroporto de Cuiabá, entre os 15 pesquisados, é o lanterninha no ranking: ganhou nota 3,44. Foram ouvidos 13.384 passageiros. Veja aqui a íntegra da pesquisa.
Recife ficou em 2º lugar no trimestre, com nota 4,32. Em seguida vêm Curitiba (4,29), Brasília (4,26), Fortaleza (4,19), Porto Alegre (4,18), Congonhas (4,13), Natal (4,12), Manaus (4,10), Guarulhos (4,05), Confins (3,88), Salvador e Galeão empatados (3,85) e Santos Dumont (3,84).
O terminal de Brasília foi o que mais melhorou na avaliação, saltando de 13º para 4º lugar na comparação entre os trimestres de 2015 e 2014.
Em termos de comparação, no primeiro trimestre de 2014 só 6 dos 15 aeroportos pesquisados tiveram notas superiores a 4: Natal (4,27), Fortaleza (4,21), Recife (4,04), Curitiba (4,04), Porto Alegre (4,03) e Viracopos (4,01). Já, neste último trimestre, entraram na lista acima da nota 4 Brasília, Congonhas, Manaus e Guarulhos. O aeroporto pesquisado de Natal na época foi o Augusto Severo. São Gonçalo do Amarante ainda não estava pronto.
Serviços pesquisados
No primeiro trimestre de 2015, entre os 48 indicadores avaliados, 32 apresentaram nota acima de 4 nos 15 aeroportos pesquisados. Foram avaliados como “bom” pelos entrevistados 66,6% dos itens apurados, na média geral. Outros 13 tiveram nota regular e três foram avaliados como ruins.
O tempo de fila no check-in (autoatendimento) (4,53), a cordialidade dos funcionários do check-in (4,49) e a cordialidade dos funcionários da emigração (4,46) foram os que obtiveram as maiores notas na média geral da pesquisa.
Entre os indicadores classificados com notas entre 3 e 3,99 estão conforto nas salas de embarque, disponibilidade de tomadas, quantidade e qualidade de lanchonetes e restaurantes, e a qualidade da internet (wi-fi). Entre os piores avaliados (abaixo de 3) estão valor dos produtos comerciais, custo do estacionamento e valor dos produtos de lanchonetes e restaurantes.
Veja os 10 indicadores mais relevantes para passageiros e o aeroporto mais bem avaliado em cada um:
Conforto Sala de Embarque - Natal (RN) - 4,55
Limpeza Geral - Natal (RN) - 4,66
Informação nas esteiras de restituição de bagagem - Rio de Janeiro (RJ) - Galeão - 4,51
Cordialidade dos funcionários de imigração - Brasília (DF) - 4,80
Disponibilidade de táxi - Curitiba (PR) - 4,74
Conforto acústico - Curitiba (PR) - 4,40
Devolução das bagagens - Natal (RN) - 4,42
Conforto térmico - Campinas (SP) - 4,37
Integridade da bagagem - Galeão (RJ) - 4,46
Cordialidade dos funcionários da aduana - Curitiba (PR) - 4,71

Rússia considera nave-cargueiro perdida no espaço

Nave teve um problema antes de se acoplar à ISS. Ela está rondando em seu eixo e deve se queimar ao reentrar na atmosfera.

O Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia considerou nesta quarta-feira (29) como perdida a nave-cargueiro Progress M-27M, lançada terça (28) rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), embora as tentativas para recuperar o equipamento ainda estejam em andamento.
"O acoplamento da nave-cargueiro à ISS já não é possível. O importante agora é garantir uma saída mais ou menos controlada da nave de órbita", disse um analista do CCVE à agência "Interfax".
O tempo para retomar o controle da nave está acabando, de acordo com o especialista, porque "em poucas horas ela começará a abandonar a órbita por sua conta, mediante a redução de velocidade nas camadas superiores da atmosfera".
Outro analista do setor aeroespacial russo consultado pela agência "RIA Novosti" descartou que o CCVE consiga retomar o controle da Progress, afirmando que nas próximas horas a "nave de transporte será classificada como lixo espacial".
"O cargueiro seguirá em voo descontrolado por pelo menos uma semana, depois entrará na atmosfera terrestre e se queimará", acrescentou.
O CCVE perdeu o controle da nave, lançada a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão, às 3h10 (horário de Brasília), depois de ela se situar em uma órbita equivocada e deixar de enviar à Terra dados de sua telemetria.
Após várias tentativas fracassadas de recuperar a Progress, os técnicos russos observaram que a nave-cargueiro está girando em grande velocidade sobre seu próprio eixo, algo que impossibilita qualquer tentativa de manobra de aproximação e acoplamento à ISS.
A Progress M-27M, que transporta 2,5 toneladas de provisões para a ISS, deveria chegar à plataforma internacional seis horas depois de sua decolagem. Ela carrega combustível, oxigênio, alimentos, equipamentos científicos para os tripulantes da ISS.
Após a perda, cujo custo é estimado em até US$ 90 milhões, o próximo cargueiro em direção à ISS poderá sair da Terra antes do dia 8 de agosto, data prevista inicialmente pela agência espacial russa.
De qualquer forma, a tripulação que está na Estação Espacial Internacional tem provisões suficientes para continuar com sua vida no espaço, apesar do incidente com a Progress.
A atual tripulação é formada pelos russos Anton Shkaplerov, Gennady Padalka e Mikhail Kornienko, pela italiana Samantha Cristoforetti e os americanos Terry Virts e Scott Kelly.
A ISS é um projeto no qual participam 16 países e tem um custo estimado em US$ 100 bilhões. A plataforma, com tripulantes a bordo de maneira contínua desde 2000, pesa cerca de 450 toneladas e orbita a uma distância entre 335 a 460 km da Terra, com velocidade de 27.000 km/h.

Em Tabatinga, Rio Solimões está a 23 cm de atingir cheia histórica no AM

Ruas da cidade estão inundadas e mais de 20 escolas estão sem aulas. Em todo o Amazonas, 19 municípios estão em estado de emergência.

Adneison Severiano

O nível do Rio Solimões voltou a subir na cidade de Tabatinga, de acordo com Defesa Civil Municipal. A cota do rio na região chegou a 13,59 metros nesta quarta-feira (29). A marca está a 23 cm de atingir a enchente histórica registrada há 16 anos na cidade. Em razão da subida das águas, ruas estão inundadas e mais de 20 escolas estão com as aulas suspensas. Em todo o Amazonas, 19 municípios estão em estado de emergência em decorrência da cheia.
Tabatinga fica localizada na tríplice fronteira (Brasil, Colômbia e Peru) a 1.105 km de Manaus. A cidade é situada na calha do Alto Solimões, região mais afetada pela cheia deste ano no Amazonas.
De acordo com dados da Defesa Civil, a cheia histórica em Tabatinga ocorreu em maio de 1999, quando a cota do Rio Solimões atingiu a marca de 13,82 metros. Em relação à segunda maior cheia registrada na cidade, ocorrida em 2012, o nível está a 17 cm. Na terça-feira (28), o rio estava com 13,56 metros.
O secretário da Defesa Civil Municipal, José Costa, informou que o nível das águas se manteve estável entre domingo e segunda, mas voltou a subir na terça. Ele informou ainda que equipes do órgão acompanham diariamente a subida do rio. "Estamos monitorando as áreas de risco e, ainda na tarde de hoje, teremos um levantamento, que possivelmente indicará o aumento do número de pessoas e famílias afetadas pela enchente no município", destacou.
No domingo (26), o G1 percorreu ruas e bairros alagados em Tabatinga e constatou os efeitos da cheia aos moradores locais. Em toda a cidade, seis localidades ribeirinhas estão submersas. Entre os locais afetados estão: Bairro Guadalupe, Dom Pedro, Portobras, Brilhante, Umariaçu I e II. De acordo com titular da Defesa Civil Estadual, coronel Roberto Rocha, o nível do Rio Solimões tem aumentado cada a cada dia na região.
Além de moradores afetados, comerciantes também relatam prejuízos. Ao todo, 28 escolas da rede pública de ensino estão com atividades paralisadas e com 1.631 alunos sem aulas há mais de 30 dias.
Segundo a Defesa Civil, 25% da área urbana e 50% da zona rural estão alagados. O avanço das águas atingiu 29 comunidades, afetando quase 9 mil moradores. Entre desabrigadas e desalojadas são 88 famílias.
Cheia
No Amazonas, 19 cidades estão em situação de emergência. Na calha do Rio Juruá os municípios afetados são: Itamarati, Guajará, Ipixuna, Envira e Juruá. Na calha do Rio Purus, Canutama, Tapauá, Carauari, Pauini e Lábrea sofrem danos causados pela cheia. Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, Amaturá, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença e Tonantins situados no Alto Solimões também estão em situação de emergência por causa do avanço das águas. Na calha do Médio Solimões, Tefé está na mesma situação.
O município de Boca do Acre é o mais afetado pela cheia com 20.905 pessoas de 4.181 famílias atingidas. A cidade, que fica no Sul do estado e banhado pelo Rio Purus, está em estado de calamidade pública. Humaitá (Rio Madeira) e outros quatro municípios do Médio Solimões - Fonte Boa, Uarini e Alvarães - estão situação de alerta.
Ao todo, 110.610 pessoas de 22.116 famílias foram afetadas pela cheia dos rios neste ano. Os dados são da Defesa Civil Estadual, que tem coordena a ajuda humanitária e assistências às vítimas. Já distribuídos 363 toneladas de alimentos não perecíveis, além de medicamentos, materiais para purificação da água (filtros e hipoclorito de sódio) e kits dormitório (colchões, redes e mosquiteiros). Instituições públicas e empresas doaram parte dos mantimentos. O governo do estado repassou R$ 1.200.000 as prefeituras de quatro municípios.

PORTAL BRASIL


Ministro promete recursos para ampliação do ITA

Processo de ampliação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica tem como objetivo aumentar a oferta de vagas em cursos de graduação e pós-graduação

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, visitou, nessa terça-feira (28), o complexo do Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA) e destacou que o governo vai assegurar recursos necessários à ampliação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).
Localizado em São José dos Campos, a 100 km de São Paulo, o DCTA é responsável por inovações não apenas para a Aeronáutica, mas também para a área civil, como o desenvolvimento da urna eletrônica e do motor a álcool.
“Hoje vim conhecer uma ‘joia da coroa’ nacional, não apenas da Aeronáutica. A gente vê aqui jovens e pessoas mais maduras empolgadas com o que estão fazendo, desvendando os mistérios da ciência, da tecnologia e da inovação. Domínio que é fundamental para qualquer nação que queira estar na ‘constelação’ das maiores”, afirmou o ministro ao fim da visita.
Um dos órgãos mais célebres do DCTA é o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), que atualmente passa por um processo de ampliação, cujo objetivo é aumentar a oferta de vagas em cursos de graduação e pós-graduação, além de oferecer aos alunos laboratórios de alto nível para o desenvolvimento de pesquisas nos seis ramos de engenharia contemplados pelo ITA: Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação e Aeroespacial.
Obras de expansão
Jaques Wagner visitou as obras da primeira etapa de expansão do ITA, de cerca de 16 mil m², onde funcionará a Divisão de Ciências Fundamentais. No módulo serão oferecidas as disciplinas comuns a todas as graduações, como Matemática, Física e Química. “A obra é boa e a motivação é nobre”, avaliou o ministro.
“O ITA é uma tradição. E é exatamente por carregar essa tradição que houve essa decisão da Presidência da República de apoiar esse processo de ampliação. Esse é um ano difícil, como todo mundo sabe, mas estamos ‘brigando’, no bom sentido, com os Ministérios da Fazenda e do Planejamento, com a cobertura da Presidência. É preciso que se reconheça que, em tecnologia, se demora muito para construir, mas se pode destruir rapidamente por conta da descontinuidade”, avaliou Jaques Wagner.
Ampliação de Vagas
Orçada em R$ 424 milhões, a ampliação do ITA, além da Divisão de Ciências Fundamentais, prevê a construção de novos alojamentos, biblioteca, auditório e o laboratório de Engenharia Aeroespacial. No total, serão 88 mil m² de obras, com previsão para término em 2018.
Com uma maior infraestrutura, o objetivo do DCTA é ampliar a oferta de vagas em 100% na graduação e 50% dos cursos de pós graduação lato e strictu sensu. A previsão é que, até 2020, abrigue 1,2 mil alunos – atualmente o número é de 780.
Simuladores
Antes de visitar as obras do ITA, Jaques Wagner percorreu diversas unidades do DCTA onde estão sendo desenvolvidas algumas das pesquisas mais importantes do setor aeronáutico no Brasil. O diretor do centro, brigadeiro Alvani Adão da Silva, enfatizou que a infraestrutura foi criada para dotar o Brasil de “uma aeronáutica pujante”, o que se reflete no fato de 81% da frota de aeronaves da Força Aérea Brasileira ter sido construída ou modernizada em território nacional.
No Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o ministro conheceu o projeto do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM). A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Agência Espacial da Alemanha (DLR), prevê a construção de foguetes que colocarão em órbita satélite de até 120 kg. “Será um equipamento com aplicação no mundo prático, como a agricultura e as telecomunicações”, explicou o coronel Augusto Otero, vice-diretor do IAE.
Wagner também conheceu o projeto da Turbina Aeronáutica de Pequena Potência (TAPP) e assistiu à simulação do sistema de controle de um Veículo Lançador de Satélites (VLS) no laboratório de Sistemas Inerciais de Aplicação Aeroespacial.
Além disso, o ministro da Defesa pode utilizar um novo equipamento desenvolvido por uma equipe de alunos e professores do ITA em parceria com a Embraer: o Simulador de Voo de Plataforma Robótica (Sivor).
O projeto, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), prevê a construção de um simulador que pode ser utilizado na fase de desenvolvimento de diferentes tipos de aeronave, utilizando-se da adaptação de um robô de uso industrial.
Wagner pode fazer uma simulação no protótipo do equipamento, concluído há apenas três semanas, no Laboratório de Automação em Manufatura do ITA.
Segundo o coordenador-técnico do projeto, professor Carlos César Eguti, trata-se de uma iniciativa pioneira na América Latina que permitirá a construção de simuladores de custo mais baixo e para aplicação em diferentes tipos de aeronaves ainda no processo de desenvolvimento, o que permitirá o aperfeiçoamento do equipamento.

AGÊNCIA CÂMARA


Câmara aprova exigência de sinalizador em prédios perto de aeroportos


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quarta-feira (29), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 6748/10, do Senado, que obriga os responsáveis por edifícios situados em áreas próximas a aeroportos e a helipontos a instalar, operar e manter equipamentos de sinalização de obstáculos. O texto aprovado, que altera o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565/86), segue para a sanção presidencial.
Atualmente, o assunto já é regulamentado pela Portaria 1.141/GM5, de 1987, da Aeronáutica. Relator na CCJ, o Efraim Filho (DEM-PB) defendeu a aprovação do texto, para torná-lo lei. “Não há problemas de constitucionalidade ou de juridicidade no projeto”, disse.
Pelo texto, será aplicada multa diária ao responsável pela propriedade que não fizer a instalação ou manutenção do equipamento. Além disso, se a obrigação não for cumprida, o serviço poderá ser feito pela autoridade competente, mas deverá ser pago pelo infrator.
JORNAL O DIA


Morre PM de UPP baleado na Ilha do Governador

Soldado Clayton Fagner Alves Dias foi atingido por aproximadamente 20 tiros quando seguia para casa

Rio - O soldado da Polícia Militar, Clayton Fagner Alves Dias, de 30 anos, lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Manguinhos, morreu no início da madrugada desta quarta-feira, no Hospital da Força Aérea do Galeão . Ele levou aproximadamente 20 tiros na noite de terça, quando seguia de moto para sua casa, na Ilha do Governador.
O policial ainda trocou tiros com os três bandidos. Segundo informações, os criminosos teriam utilizado uma pistola com dispositivo de rajada. Clayton Fagner foi socorrido por colegas do 17ºBPM (Ilha do Governador) e levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Ele era solteiro e estava na corporação desde 2012.
O ataque ao policial foi registrado na 37ªDP (Ilha do Governador). A Polícia Civil investiga a hipótese de tentativa de assalto. Porém, devido ao grande número de tiros disparados e que atingiram o soldado não está descartada a hipótese de tentativa de execução do PM. Ele pode ter sido seguido da UPP após ele ter deixado o serviço. Ainda não há informações sobre o sepultamento do PM.
JORNAL DO SENADO


Comissão ouvirá chefe do Gabinete de Segurança Institucional do Planalto

Tentativa de recrutamento de jovens no Brasil pelo Estado Islâmico, a situação da Política Nacional de Inteligência e a possível infiltração de agentes cubanos no programa Mais Médicos, são temas que devem ser questionados ao ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional

Soraya Mendanha

A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência realiza, na próxima terça-feira (5) às 14h30, reunião para escutar o ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General José Elito Carvalho Siqueira.
A reunião atende à deliberação da comissão mista desta terça-feira (28), que aprovou vários requerimentos solicitando a presença do General José Elito. Entre os temas sugeridos e que devem ser tratados pelo ministro estão a tentativa de recrutamento de jovens no Brasil pelo Estado Islâmico; a situação da Política Nacional de Inteligência, que ainda não foi publicada pela presidente; a existência de relatórios de inteligência ou outros documentos no âmbito do Sistema Brasileiro de Inteligência que façam referência à presença de militares ou agentes de inteligência cubanos entre profissionais que vieram ao Brasil participar do programa Mais Médicos e demais considerações sobre o Sistema Brasileiro de Inteligência.
Para tratar desses temas, requerimentos do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) ainda sugeriram a convocação do diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Roberto Trezza, em data a ser definida pelo colegiado. A deputada Jô Morais, presidente da Comissão, também sugeriu, em requerimento aprovado, audiência para tratar das respectivas áreas de inteligência e seus mecanismos de controle. Jô Morais sugeriu que fossem convidados o deputado Denilson Feitoza Pacheco, que também é Procurador de Justiça em Minas Gerais; o consultor legislativo do Senado Joanisval Brito e o professor da Universidade de Buenos Aires José Manuel Ugarte.
Também foi aprovado requerimento autorizando a realização de visitas técnicas da comissão a diversos órgãos do Sistema Nacional de Inteligência.


AGÊNCIA SENADO


Tenente-coronel Jorge Silva Prado é declarado patrono do Material Bélico da Aeronáutica


O Senado aprovou nesta quarta-feira (29) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 80/2014, que declara o tenente-coronel Jorge da Silva Prado patrono do Material Bélico da Aeronáutica.
De acordo como o Ministério da Defesa, o militar contribuiu de forma significativa para a aquisição, manutenção, distribuição e desenvolvimento de equipamentos bélicos, atividades que tornaram a Força Aérea Brasileira (FAB) mais preparada.
Prado foi especialista em armamento, veterano de guerra e dedicou toda a sua carreira à área de material bélico. O homenageado já foi chefe da Seção de Material Bélico do 1º Grupo de Caça na campanha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália, na 2ª Guerra Mundial. Também era considerado excelente atirador e recebeu várias condecorações. Faleceu em 18 de fevereiro de 1991.
Em seu parecer, o ex-senador, Cyro Miranda, relator da matéria Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), destacou as inúmeras qualificações do tenente-coronel e considerou justa e meritória a homenagem.


AGÊNCIA BRASIL


Três aeroportos estão prontos para administração privada, diz ministro


Ana Cristina Campos

O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, disse hoje (29) que os aeroportos de Porto Alegre, Florianópolis e Salvador estão prontos para serem concedidos à iniciativa privada. “A palavra final é sempre da presidenta Dilma [Rousseff]. Nós temos outros aeroportos que poderiam, sim, vir a ser levados também à concessão. Só que para o programa de reestruturação da Infraero [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária] que nós concebemos, para que volte a ser superavitária, nós devemos limitar a esses três, pelo menos num primeiro momento.”
Segundo o ministro, a Secretaria de Aviação Civil está pronta para lançar o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) que é uma convocação às empresas interessadas viabilizarem estudos para a concessão. A previsão é que os leilões ocorram de junho para julho do ano que vem. “Estamos prontos para lançar o PMI há mais de 45 dias. Estamos prontíssimos com relação aos três aeroportos.”
Padilha informou que na reunião de sábado (25) com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada, em Brasília, foi discutida a possibilidade de mais aeroportos serem concedidos à iniciativa privada. Estiveram no Alvorada vários ministros que avaliaram o programa de investimentos em obras de infraestrutura e o novo pacote de concessões de aeroportos, rodovias, ferrovias e portos.
“Como estamos em um ajuste fiscal e a disponibilidade de meios não é a mesma que tínhamos quando lançamos outros aeroportos, a junta fazendária está fazendo a avaliação. Uma das interrogações era se mais aeroportos poderiam ser levados à concessão. Em tese, tem mais cinco, seis. Só tem um limitador que é a reestruturação da Infraero”, disse Eliseu Padilha.
O programa de investimentos deverá ser anunciado em maio pela presidenta.

OUTRAS MÍDIAS


ACHE CONCURSOS (RS)


COMARA tem processo seletivo autorizado pelo MPOG em 2015

Portaria autoriza processo seletivo simplificado na Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), do Comando da Aeronáutica, para o provimento de 380 vagas temporárias. Oportunidades serão para todos os níveis de formação escolar.
Juliana Xavier
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autoriza, mediante Portaria nº 98 divulgada pelo Diário Oficial da União desta quarta-feira (29), abertura de processo seletivo simplificado da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), do Comando da Aeronáutica, para o provimento de 380 vagas em cargos temporários de todos os níveis de escolaridade. O certame terá prazo de validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com as necessidades do órgão.
O Comando da Aeronáutica deverá definir a remuneração dos profissionais a serem contratados em valor não superior ao da remuneração constante dos planos de retribuição ou nos quadros de cargos e salários do serviço público, para servidores que desempenham função semelhante, em conformidade com o inciso II do art. 7º da Lei nº 8.745, de 1993.
O prazo para publicação do edital de abertura de inscrições para o processo seletivo simplificado será de até seis meses, contado a partir da publicação desta Portaria.
COMARA terá processo seletivo em 2015. As vagas para candidatos com nível fundamental são para as funções de Ajudante de Estruturas Metálicas, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Limpeza, Auxiliar de Manutenção Predial, Auxiliar de Pintor de Automóveis, Bombeiro Hidráulico, Borracheiro, Carpinteiro, Condutor Maquinista Fluvial, Contramestre Fluvial, Cozinheiro de Embarcações, Cozinheiro Geral, Detonador, Eletricista de Autos, Eletricista Predial, Encarregado de Soldagem, Encarregado de Usinagem de Metais, Ferramenteiro, Ferreiro Armador, Funileiro de Veículos, Garçom, Lixador de Peças, Lubrificados de Veículos Automotores, Marceneiro, Marinheiro Fluvial de Convés, Marinheiro Fluvial de Máquinas, Mecânico de Manutenção de Máquinas em Geral, Mecânico de Manutenção de Veículos, Mecânico de Máquinas Pesadas, Mestre de Obras, Mestre Fluvial, Montador Naval, Motorista de Carro Pesado, Operador de Betoneira, Operador de Britador, Operador de Caldeira, Operador de Jato Abrasivo, Operador de Máquina Perfuratriz, Operador de Máquina Recobridora de Arame, Operador de Máquinas de Construção Civil e Mineração, Operador de Motosserra, Pedreiro, Piloto Fluvial, Pintor de Automóveis, Pintor de Obras, Prático de Portos, Serralheiro, Servente de Obras, Soldador Naval, Torneiro Mecânico e Vigia.
Para nível médio, a seleção terá vagas para Almoxarife, Apontador de Obras, Assistente Administrativo, Laboratório de Solos, Programador de Sistemas de Informação, Supervisor de Construção Naval, Técnico Agrícola, Técnico de Obras Civis, Técnico de Refrigeração, Técnico de Saneamento, Técnico Eletrônico, Técnico em Arquivo, Técnico em Contabilidade, Técnico em Eletricidade, Técnico em Gestão do Meio Ambiente, Técnico em Manutenção de Equipamentos de Informática, Técnico em Secretariado, Téncico em Segurança do Trabalho, Técnico em Telecomunicações, Técnico Florestal, Técnico Naval, Telefonista e Topógrafo.
Já para quem possui formação em nível superior, as vagas destinam-se às funções de Administrador, Administrador de Recursos Humanos, Analista de Sistema, Arquiteto, Assistente Social, Contador, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Telecomunicações, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Florestal, Engenheiro Mecânico, Engenheiro Naval, Engenheiro Sanitarista, Geólogo, Nutricionista, Psicólogo Organizacional e Secretária Executiva.
Último Concurso
O último concurso realizado pela COMARA aconteceu em 2014, objetivado à contratação de mão-de-obra temporária para preenchimento de 31 vagas e formação de cadastro reserva em cargos de nível fundamental para atender os projetos e obras de desenvolvimento de infraestrutura aeroportuária em Manaus-AM, Monte Alegre-PA e Belém-PA.
O edital ofertou vagas para cargos de Auxiliar de Mecânica de Autos, Ferramenteiro, Servente de Obras, Borracheiro, Carpinteiro, Condutor Maquinista Fluvial, Cozinheiro de Embarcações, Cozinheiro Geral, Eletricista de Instalações de Veículos Automotores, Encarregado de Soldagem, Ferreiro Armador, Lubrificador de Veículos Automotores, Mecânico de Manutenção de Veículos, Mecânico de Máquinas Pesadas, Mestre Fluvial, Operador de Britador, Operador de Motosserra, Operador de Máquina Perfuratriz, Pedreiro, Piloto Fluvial, Pintor de Automóveis e Prático de Portos.

JCNET (SP)


Cetesb nega uso de área anexa ao aterro

Falta de estabilidade é apontada em documento e prefeitura terá de buscar alternativas
Em documento oficial divulgado na manhã desta quarta-feira (29), a Cetesb nega o pedido feito pela Prefeitura de Bauru e pela Emdurb para o uso de uma área anexa de 5 mil metros quadrados, remanescente ao atual aterro sanitário da cidade. O local era apontado como uma alternativa provisória para o encerramento do aterro onde, atualmente, são depositadas 300 toneladas diárias de lixo doméstico e daria um `respiro` de mais quatro a seis meses ao local.
Segundo a Cetesb, a área apontada para ampliação do local de disposição de lixo não está inserida no Plano de Encerramento, que não foi seguido na totalidade. “A conformação geométrica prevista inicialmente não foi atendida, principalmente aquelas limitações estabelecidas para garantia da estabilidade geotécnica, o que motivou o prolongamento indevido da vida útil estimada”, informa o documento.
De acordo com o documento, o monitoramento geotécnico não foi implementado no prazo estipulado, sendo que os relatórios apresentados demonstram uma condição insatisfatória quanto à estabilidade do maciço (montanha de resíduos). Sendo assim, a Cetesb informa que não será discutida qualquer possibilidade de alteamento, devendo ser adotadas medidas visando à garantia da estabilidade geotécnica do maciço de resíduos, sob total responsabilidade da prefeitura e da Emdurb.
Caso a administração municipal tenha interesse em ampliar o aterro sanitário seguindo anteprojeto protocolado na Cetesb, deverá proceder ao licenciamento ambiental, atendendo às exigências da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O órgão estadual destaca ainda que a continuidade de análise de novas solicitações de licenciamento somente ocorrerão com a devida solicitação de licença e mediante apresentação de todos os documentos necessários, em especial a manifestação do Comando Aéreo Regional.
A Emdurb foi contatada pela reportagem para se manifestar sobre o assunto, mas informou não ter recebido ainda o documento. Segundo a assessoria de imprensa, a empresa enviará sua posição assim que tomar conhecimento dos pontos citados. O prazo concedido para o encerramento do atual aterro sanitário é o dia 3 de junho, e sem a liberação da área anexa, a principal alternativa do município deve mesmo ser a destinação a um aterro privado, o que já está em fase de licitação.
Já a construção de um novo aterro ainda vai demorar, aproximadamente, dois anos para ser viabilizada. A primeira etapa, que é a liberação junto ao Comar (Aeronáutica), foi obtida neste mês, porém são necessários agora estudos arqueológicos, a cessão do espaço junto ao Estado e, finalmente, estudos ambientais detalhados exigidos pela Cetesb.

JORNAL DO COMMERCIO (RJ)


Sucata histórica

Marcia Peltier
Hoje (29) será leiloada a aeronave Hércules C-130 FAB 2456, que foi utilizada em setembro de 1969 para transportar 15 presos políticos do Brasil para o México, em troca da libertação do embaixador americano Charles Elbrick, sequestrado por militantes da luta armada contra a ditadura militar. O destino dela agora é ser desmantelada no próprio hangar do Parque de Manutenção do Galeão/RJ, onde se encontra, servindo apenas de sucata...


Brasil 247 (PR)


Senadores vão acompanhar votação no Paraná

Foi aprovado na tarde desta terça-feira (28) no plenário do Senado Federal um requerimento assinado pelos senadores paranaenses Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB) criando uma comissão externa de cinco senadores para virem ao Paraná nesta quarta-feira (29). Eles irão acompanhar, representando o Senado Federal, o conflito entre a Assembleia Legislativa e os servidores que estão impedidos de assistirem as sessões de debate e votação do projeto.
A comitiva vai funcionar como as missões da ONU em regiões de guerra, ou no caso de eleições suspeitas. Devido a gravidade da situação no Paraná, o Senado autorizou inclusive o uso de avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para a comitiva.
O fato é que a batalha da Assembleia está deixando o Brasil inteiro preocupado. Desde a ditadura militar (1964-1985) não se via tamanha truculência de um governante, como a de Beto Richa (PSDB), para aprovar medidas impopulares.

TRIBUNA HOJE (AL)


Cristovam Buarque diz que PMDB deu golpe de Estado

“O PMDB deu um golpe no país e tomou o poder sem armas”, afirma Cristovam Buarque
Tales Faria
Deu no “The New York Times” a seguinte declaração do senador Cristovam Buarque acerca das manobras do PMDB:
“Em vez de um general, brigadeiro e almirante agindo com o apoio das Forças Armadas, temos o vice-presidente e os chefes do Congresso manobrando, com o apoio das tropas do PMDB”
Este colunista foi ouvir o senador para tentar aprofundar um pouco mais o assunto.
Ele explicou que o vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, e os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), têm um grande aliado nessa tomada de poder: o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que não é do PMDB.
“Não é uma troika, são quatro. Aqui no Brasil, o golpe foi comandado pelos três chefes das Forças Armadas. Mas no Chile, foram quatro.”


CRUZEIRO DO SUL (SP)


Obras de construção da torre de controle de aeroporto têm início

Trabalhadores de uma empresa terceirizada do consórcio DPBarros/SP Engenharia, faziam o serviço de sondagem de solo 
ERICK PINHEIRO
As obras de construção da torre de controle do Aeroporto Estadual Bertram Luiz Leupolz de Sorocaba tiveram início na segunda-feira. Na terça-feira, 28, trabalhadores de uma empresa terceirizada do consórcio DPBarros/SP Engenharia, vencedor da licitação, faziam o serviço de sondagem de solo, que começou de manhã e terminou à tarde. Agora, o próximo passo é o encaminhamento dos dados ao consórcio para iniciar as obras de infraestrutura da torre e dos anexos. O investimento é de R$ 13,8 milhões provenientes do próprio governo estadual nessa primeira etapa. A entrega das obras, que serão feitas em duas etapas, está prevista para outubro de 2016. O aeroporto é um importante polo de manutenção no interior paulista e abriga fabricantes de aeronaves executivas como a Embraer, Dassault e Gulfstream. Em 2014, o aeroporto recebeu 65.802 pousos e decolagens e 42.162 embarques e desembarques.
 O valor total da obra de construção da torre de controle em Sorocaba ficará em R$ 20 bilhões. O valor de R$ 13,8 milhões, segundo o superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes, Ricardo Volpi, é para a construção do espaço físico, incluídos a torre com 15 metros de altura e 500 metros quadrados, subestação principal, anexos operacionais e vias de acessos operacionais. Segundo ele, na parte inferior da torre haverá uma sala denominada de serviços de informações aeronáuticas, utilizada pelos pilotos para coordenar as decolagens, entre outras questões técnicas. "A partir da decolagem, o piloto passa a ser controlado pela torre, que coordena os voos", afirma. Essa primeira etapa deve ser concluída no começo de 2016, quando, então, haverá nova licitação para a compra de equipamentos que custarão aproximadamente R$ 7 milhões. O pacote envolve ainda dois grupos geradores, dois conjuntos de transformadores, reguladores de corrente contínua e de infraestrutura elétrica. "Estamos estudando o processo para verificar se será ou não uma licitação internacional", diz Volpi, considerando as variações do dólar.
A obra, segundo Volpi, será executada com 100% de recursos do Governo do Estado. "Nós sentimos a necessidade de construir uma torre em Sorocaba em 2011", diz. O projeto ficou pronto em 2012, quando o governo federal anunciou o Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos (PIL), que era um conjunto de medidas para melhorar a qualidade dos serviços e da infraestrutura aeroportuária, ampliando a oferta de transporte aéreo à população brasileira. Sorocaba foi incluída nesse programa. "Mas até hoje nenhuma obra saiu, ainda estão fazendo o anteprojeto. Quando vimos que não iria sair, o governador, sensível à questão, liberou recursos para que o Daesp iniciasse as obras", afirma. Pelo programa federal, seriam liberados mais de R$ 7,3 bilhões na expansão da aviação regional.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, com a Torre de Controle no aeroporto, Sorocaba sobe de patamar dentro da aviação brasileira, aumentando consideravelmente a segurança operacional e com possibilidade de dobrar o movimento do tráfego aéreo. "Os ganhos econômicos para o polo aeronáutico e para o município abrangem toda uma cadeia de serviços desde a rede hoteleira, alimentação e entretenimento. Outro fator é o aumento da qualificação e contratação de mão de obra especializada", afirma o secretário, que divide a mesma opinião de Volpi: "A implantação da Torre de Controle proporcionará maior segurança de voo aos usuários do aeroporto de Sorocaba, que é o principal aeródromo voltado à aviação geral no interior do Estado".

PORTAL VERMELHO (SP)


Farc pede que Estado colombiano reconheça suas responsabilidades

As insurgentes Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército do Povo (Farc-EP) pediram o reconhecimento da responsabilidade do Estado e o oferecimento de garantias de não repetição, como passo necessário para atingir a paz.
Ao iniciar o ciclo 36 dos diálogos de paz que se mantêm desde 2012 com o Governo de Juan Manuel Santos, a guerrilha denunciou o aumento significativo no primeiro trimestre deste ano das ameaças e agressões que sofreram os defensores de direitos humanos na Colômbia através do Exército e de paramilitares.
Depois de aludir ao incremento notável de tais fatos atribuídos aos entes repressivos estatais, o comandante insurgente Pastor Alape avaliou que o panorama, nesse sentido, tende a se agravar e recordou que a totalidade dos responsáveis pelos crimes anteriores (do Estado) permanecem impunes.
“O Estado da Colômbia é um Estado Infrator que, apesar de estar sentado na Mesa de Diálogos com o propósito de pôr fim a um conflito social, político e armado de longa data, mantém o problemático costume de não cumprir com sua obrigação de respeitar seus compromissos e suas próprias leis”, criticou.
Ele assegurou que as Farc-EP estão empenhadas em assinar um acordo de paz estável e duradouro, “mas isso só será possível com respeito à soberania do povo. O Governo (máximo responsável por garantir os direitos dos cidadãos) deve abrir caminhos à erradicação definitiva do Estado Infrator e dar garantias plenas de não repetição”, afirmou.

MS NOTICIAS (MS)


Vacinação contra a raiva será feita em duas etapas na Bolívia

A Secretaria de Saúde de Corumbá, através do Centro de Controle de Zoonoses e do setor de Vigilância em Saúde Municipal iniciou a capacitação de profissionais bolivianos que vão atuar na vacinação contra a raiva de cães e gatos de Puerto Quijarro e Puerto Suárez, cidades que fazem fronteira com Corumbá.
“Nesta semana vamos realizar o treinamento de profissionais de saúde, que serão multiplicadores, ou seja, eles farão o repasse das técnicas do combate à raiva animal no país vizinho”, ressaltou Viviane Ametlla, gerente de Vigilância em Saúde de Corumbá. O Ministério da Saúde brasileiro encaminhou 8 mil doses da vacina para a imunização no País vizinho. “Essas vacinas serão divididas em dois lotes: 4 mil para Quijarro e 4 mil para Puerto Suárez, inicialmente”, contabilizou Viviane.
Os técnicos em saúde bolivianos participam de uma capacitação teórica e são alertados sobre a necessidade de mapeamento da região e o levantamento de materiais que devem ser providenciados para a vacinação. A Bolívia ainda recruta mão de obra, que deverá abranger além dos técnicos em saúde, estudantes de medicina e militares.
A princípio, a ideia é realizar a imunização nos dias 15 e 16 de maio, em Puerto Quijarro, e nos dias 22 e 23, em Puerto Suárez. Essas datas serão confirmadas ao longo da semana pelos representantes dos municípios.
“Nossa fronteira não tem barreiras, a passagem é livre e os animais circulam entre um país e outro. Estamos nesse momento recrutando nossos profissionais de saúde, estudantes da área e militares, para então junto com o Brasil, traçarmos a campanha de vacinação”, afirmou o técnico em saúde, Ronal Salvatierra Correa, de Puerto Quijarro.
Posse responsável
Quinze casos da raiva animal já foram confirmados em Corumbá, além de um caso humano. O paciente, de 38 anos, segue em tratamento em Campo Grande. A Secretaria de Saúde reforça aos proprietários de cães e gatos que mantenham os animais em casa. “Animais nas ruas correm um grande risco de contrair raiva. Somente na manhã desta terça-feira, recolhemos 15 animais. Alguns proprietários estão vindo retirá-los, porém, se mantê-los nos quintais, esse desgaste é evitado e com certeza, eles correm menos risco de contrair a doença”, frisou Viviane Ametlla.
Os trabalhos de vacinação prosseguiram no bairro Previsul e Guanã ontem (28). A Secretaria Municipal de Saúde e seus parceiros (Secretaria de Saúde de Campo Grande, Secretaria Estadual de Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde), além das Forças Armadas brasileiras, têm a meta de imunizar até o final desta semana, cerca de 25 mil animais. O Centro de Controle de Zoonoses também está realizando a vacinação em sua sede, no bairro Guanã, das 07 às 17 horas.            


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented