|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 28/01/2015

Pilotos brasileiros fazem o primeiro voo solo de Gripen na Suécia ...




Capitães da FAB realizaram manobras sozinhos sobre Mar do Norte. Eles serão os primeiros instrutores do novo caça de combate do país ...



Os capitães da Aeronáutica Gustavo Oliveira Pascotto, de 33 anos, e Ramon Santos Fórneas, de 32, fizeram nesta terça-feira (27) seus primeiros voos sozinhos nos aviões Gripen fabricados na Suécia, onde estão em treinamento desde novembro de 2014. Eles serão os primeiros instrutores de voo dos novos caças comprados pelo governo brasileiro – que começam a chegar ao país em 2019. As missões de treinamento dos capitães duraram uma hora. Pascotto e Fórneas decolaram da Base Aérea de Såtenäs, na região central da Suécia, que abriga a unidade da Força Aérea sueca de instrução para pilotos de combate ...



Imagem




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Pilotos brasileiros fazem o primeiro voo solo de Gripen na Suécia

Capitães da FAB realizaram manobras sozinhos sobre Mar do Norte. Eles serão os primeiros instrutores do novo caça de combate do país.

Tahiane Stochero Do G1, Em São Paulo

Os capitães da Aeronáutica Gustavo Oliveira Pascotto, de 33 anos, e Ramon Santos Fórneas, de 32, fizeram nesta terça-feira (27) seus primeiros voos sozinhos nos aviões Gripen fabricados na Suécia, onde estão em treinamento desde novembro de 2014.

Eles serão os primeiros instrutores de voo dos novos caças comprados pelo governo brasileiro – que começam a chegar ao país em 2019. As missões de treinamento dos capitães duraram uma hora.

Imagem
Pascotto e Fórneas decolaram da Base Aérea de Såtenäs, na região central da Suécia, que abriga a unidade da Força Aérea sueca de instrução para pilotos de combate.

Durante o treinamento, eles realizaram manobras em áreas sobre o Mar do Norte e na costa oeste da Suécia.

Os dois pilotos retornaram à base por volta das 11h45 (hora de Brasília), onde foram recebidos por todos os pilotos da Sétima Ala da Força Aérea da Suécia para comemorar o primeiro voo solo.

Os brasileiros já pilotavam jatos Gripen desde o dia 19 de novembro de 2014, mas sempre acompanhados de instrutores e em uma função auxiliar.

Eles deverão retornar ao Brasil em abril para atuarem como instrutores dos oficiais brasileiros que irão pilotar os novos caças.

Nova frota de caças

Entre 2019 e 2024, o Brasil deve receber 36 unidades de jatos Gripen da versão NG que ainda está em desenvolvimento. O governo irá pagar US$ 5,4 bilhões pelas aeronaves.


ImagemImagem
O grupo sueco de armamento e aeronáutica Saab é o responsável pela fabricação dos caças que serão usados pela Força Aérea Brasileira.

Adaptações exigidas pela FAB no modelo adquirido fizeram o custo da compra dos caças aumentar US$ 900 milhões em relação à proposta final apresentada durante concorrência em 2009.

"Marco tinha o sonho de voar", conta mãe do brother (Big Brother Brasil)

Noêmia Faria relembra que o filho não conseguiu avançar a carreira na Aeronáutica por causa de miopia em um dos olhos

O curitibano Marco, nunca gostou de ficar parado, correu atrás dos sonhos, focou nos estudos e apesar de que nem sempre tudo deu certo, o paranaense tem muitas histórias pra contar. O brother que atualmente é teólogo, já passou pela Aeronáutica e por uma faculdade de Engenharia Civil.
"Marco tinha o sonho de voar e com apenas 17 anos resolveu entrar para a Escola Preparatoria de Cadetes do Ar de Barbacena, em Minas Gerais", relembra Noêmia Faria, mãe do paranaense.
Como aluno, em seu primeiro voo, o paranaense pilotou de Barbacena até Belo Horizonte: "O que mais me deixou feliz é que mesmo entrando na Aeronáutica, realizando um sonho, nunca deixou de frequentar a igreja e sempre passava as datas especiais como o Natal, em casa com a família", ressalta a mãe orgulhosa.
Mas nem tudo foi fácil para Marco: "Meu filho, se formou como 1º Oficial da Aeronáutica, atingiu o posto máximo da Escola Preparatória, mas infelizmente não conseguiu avançar na carreira, um exame de vista acusou 0,25 de miopia em um dos olhos."

Programador cria código para hackear e controlar drones

Código explora vulnerabilidade e dá acesso remoto ao equipamento. Segundo indiano Rahul Sasi, software poderia se espalhar como vírus.

Altieres Rohr Especial Para O G1

O programador indiano Rahul Sasi revelou na segunda-feira (26) as primeiras informações sobre um código malicioso para drones. Batizado de "maldrone", o software foi criado para atacar equipamentos do modelo Parrot Ar Drone 2.0 e explora uma vulnerabilidade que repassa o controle do drone ao invasor.

Esse é o primeiro código criado para explorar brechas em um drone com o intuito de obter o controle total da máquina. Com isso, o invasor poderia capturar informações dos sensores do dispositivo. Sasi diz ainda que é possível que o "maldrone" se espalhe como um vírus para outros equipamentos.

O programador publicou um vídeo no YouTube demonstrando um ataque. O drone é invadido remotamente e o "maldrone" então envia um código para desligar a máquina. Mais informações sobre o projeto devem ser divulgadas durante a conferência de segurança Nullcon, na Índia, no dia 7 de fevereiro.

Pilotos analisam relatório e divergem sobre acidente que matou Campos

Profissional afirma que voar para campanhas políticas é cansativo. Pilotos não tinham habilitação para voar no modelo que levava o político.

Lg Rodrigues Do G1 Santos

Pilotos que atuam na Baixada Santista analisaram a apresentação de oficiais do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) sobre o acidente aéreo que matou o então candidato à Presidência da República Eduardo Campos, em 13 de agosto de 2014, em Santos, no litoral de São Paulo. Um dos profissionais, o piloto Juca Fernandes, afirma que o comandante da aeronave não deveria ter tentado aterrissar na região, e que outros locais seriam opções melhores.
Fernandes, que é piloto há 20 anos, diz que a aproximação no momento da aterrissagem deve ser feita visualmente. “Não tem como se aproximar da pista somente com instrumentos, por isso eles abandonaram a carta e seguiram com seus próprios procedimentos. A primeira coisa que você abandona é a carta”, afirma.
Juca diz ainda que o acidente ocorreu após uma série de erros. “Ele não deveria ter tentado aterrissar na região, mas em outro local. A melhor alternativa seria São José dos Campos. Guarulhos também seria uma boa opção. O piloto arremeteu no fim da pista porque estava veloz demais para conseguir aterrissar”, diz.
O piloto privado Matheus Giovannini, por sua vez, afirma que é difícil avaliar o que pode ter ocorrido no momento do acidente que vitimou Campos e mais seis pessoas. “Imagino que, como piloto, a obrigação dele seria seguir a carta de recomendação. Qualquer piloto que faça algo diferente pode acabar cometendo algum erro. A carta foi feita para ser seguida. Qualquer divergência pode resultar em problemas”, enfatiza Giovannini.
Um outro piloto, que conversou com o G1 mas prefere não se identificar, conta que é difícil analisar as causas do acidente apenas com os destroços da aeronave. “Vai ser muito difícil a própria Força Aérea Brasileira (FAB) chegar a conclusões para o relatório final deste acidente. O CVR (gravador das conversas na cabine), que seria fundamental para saber o que se passou, não tinha a conversa do voo do acidente”, diz o piloto, acostumado a voar em um jato executivo Citation CJ3.
Ele afirma, porém, que o cansaço pode ter contribuído para um eventual erro do piloto da aeronave. “Eu não consigo apontar nada com os dados atuais, mas voar para campanhas políticas é cansativo. São vários voos por dia, todo dia, talvez sem o descanso necessário. Fadiga talvez seja um fator que vai aparecer nas investigações”, conclui.
Habilitação
De acordo com os documentos da tripulação, tanto o piloto, Marcos Martins, quanto o copiloto, Geraldo Magela Barbosa, tinham habilitação para voar em modelos anteriores (Cessna C560 Encore ou C560 Encore+), e não no modelo utilizado (um Cessna C560XLS+), mais moderno.
Para chegar à habilitação do modelo utilizado, o piloto deveria passar por um novo treinamento e o copiloto, por um curso completo sobre a nova aeronave. A distinção entre as habilitações para as diferentes aeronaves, no entanto, foi definida pela Anac pouco mais de um mês antes do acidente, no dia 3 de julho.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Polícia recua e pede imagens à Globo para decidir se ouvirá Luan na casa do "BBB15"


Carol Prado De São Paulo

A polícia civil do Rio de Janeiro decidiu avançar nas investigações antes de decidir se entrará na casa do "BBB15" para tomar o depoimento do ex-militar Luan sobre o episódio em que teria matado um jovem no Morro do Alemão.

Na última quinta-feira (22), a instituição anunciou que uma equipe da Divisão de Homicídios da Capital (DH) deveria ir ao Projac, centro de produções da Globo, para ouvir o participante do reality show.

O recuo se deve à falta de flagrante no caso, segundo a polícia. Como só há o relato de Luan sobre o suposto homicídio, o titular da unidade, delegado Rivaldo Barbosa, decidiu enviar um ofício à Globo pedindo a íntegra das imagens em que o "brother" menciona o episódio.

A polícia também solicitou ao Exército informações sobre a atuação do carioca no processo de pacificação do Alemão. No primeiro dia do "BBB15", Luan contou, ao se apresentar aos colegas de confinamento, que acertou um tiro na cabeça de um adolescente de aproximadamente 16 anos durante a operação, em 2010.

Na madrugada desta terça (27), o participante deu mais detalhes sobre o caso. O ex-militar afirmou que o jovem estava armado com uma submetralhadora e que recebeu apoio de um policial militar após acertar o tiro.

Em comunicado, o Exército informou desconhecer a participação de Luan em operações no Morro do Alemão. As Forças Armadas, porém, terão que oficializar o posicionamento após o pedido da polícia civil.

Caso o delegado entenda que não há necessidade de ouvir o "brother" imediatamente, ele prestará depoimento na Divisão de Homicídios assim que sair do programa.

Se a investigação concluir que de fato houve o crime, a polícia deverá pedir à Justiça um mandado de prisão contra Luan, que poderá responder a processo por homicídio decorrente de intervenção policial.

Procurada, a mãe do participante disse não acreditar que o filho tenha atirado no jovem. Segundo ela, ele contou a história "para se promover" dentro do programa.

JORNAL CORREIO BRAZILIENSE


Voo solo de brasileiros no Gripen


Em fase de teste, os capitães da Aeronáutica Gustavo Oliveira Pascotto, 33 anos, e Ramon Santos Fórneas, 32, voaram ontem sozinhos pela primeira vez nos aviões suecos da Gripen. Desde novembro do ano passado, os capitães estão em treinamento para operar os caças comprados pelo governo brasileiro. Eles já pilotaram os Gripen anteriormente, mas sempre acompanhados de instrutores e em uma função auxiliar. Até 2024, o Brasil deve receber 36 caças da Gripen comprados na Suécia. Eles ainda estão em fabricação pelo grupo sueco Saab. Pela aquisição, o governo pagará US$ 5,4 bilhões.

PORTAL BRASIL


Ministro Jaques Wagner dá posse à nova secretária-geral

Eva Maria Cella Dal Chiavon assume cargo e ressalta papel da Secretaria-Geral como agente articulador de políticas públicas

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, deu posse nesta segunda-feira à nova secretária-geral do Ministério da Defesa, Eva Maria Cella Dal Chiavon, que assumiu o cargo em substituição ao então secretário Ari Matos Cardoso.
Na cerimônia de posse, o ministro Jaques Wagner, nas palavras de agradecimento e boas-vindas, enalteceu as qualidades de ambos, destacando que eles carregam uma condição mais nobre para aqueles que abraçam o serviço público da nação: "se movem, trabalham e se movimentam em torno de ideais."
"Doutor Ari vai carregar consigo a honrosa designação de ter sido o primeiro secretário-geral do Ministério. E a doutora Eva também carregará, quando terminada a sua missão, de ser a primeira mulher secretária-geral da Defesa", disse o ministro.
A nova secretária Eva Chiavon ressaltou o papel da Secretaria-Geral como agente articulador de inúmeras políticas públicas.
"O campo de atuação e a ação articuladora da Secretaria-Geral permeiam ações governamentais, como por exemplo, as áreas de orçamento, pessoal, ensino, saúde, indústria de defesa e de desenvolvimento e proteção da Amazônia."
Eva Chiavon ainda salientou que a Secretaria-Geral impõe a necessidade de continuar a parceria com os outros ministérios na "busca de soluções viáveis que garantam ao Ministério da Defesa as condições objetivas, tanto organizacionais, quanto orçamentárias que a estatura política-estratégica do Brasil necessita."
“Cabe ressaltar que a Defesa, por sua importância, dimensão e impacto na sociedade é um dos setores estruturantes do País, em especial, nas áreas espacial, cibernética e nuclear", disse Eva Chiavon.
Ao se despedir do cargo, o secretário Ari Cardoso destacou o orgulho de ter servido à pasta desde sua fase embrionária, culminando com a consolidação da Secretaria-Geral (SG) e no aprimoramento dos mecanismos de planejamento e de coordenação, além da implementação de novas ferramentas de gestão estratégica.
Para o secretário, ações como a Lei nº 12.598, que introduziu novo incentivo à Base Industrial de Defesa e a implantação da Autoridade Certificadora de Defesa (AC-Defesa) foram algumas das principais conquistas alcançadas pelo órgão.
Nova secretária-geral
Eva Chiavon foi secretária-executiva em quatro ministérios. Antes de vir para a Defesa, exerceu a função nos Ministérios do Trabalho; Secretaria de Relações Institucionais; Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social; e Planejamento, Orçamento e Gestão.
Entre janeiro de 2007 e outubro de 2011, ocupou o cargo de secretária da Casa Civil do Governo da Bahia.
Natural de Chapecó (SC), a secretária geral é graduada em Planejamento Estratégico Público Participativo e Enfermagem e Obstetrícia, com especialidade em Saúde Pública.
A cerimônia de transmissão de cargo da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa foi prestigiada pelo comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, e pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi.
Representando os comandantes da Marinha e da Aeronáutica, estiveram presentes o almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e o brigadeiro Nivaldo Rossato, além de secretários do ministério e de outras pastas, oficiais-generais, e demais autoridades civis e militares.
Fonte:
Ministério da Defesa

Centro de Lançamento de Alcântara é tema de debate no Maranhão

Desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão é tema na Assembleia Legislativa no estado

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) foi tema do 1º Debate Tecnológico do Maranhão realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

A iniciativa do evento, que aconteceu na última quinta-feira (22), foi de parlamentares do legislativo estadual ligados às áreas de ciência e tecnologia.

Participaram do debate autoridades do executivo e legislativo da esfera estadual e da capital maranhense.

O Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, Diretor do CLA, compôs a mesa de autoridades e ministrou sua palestra abordando a importância do Centro para o desenvolvimento tecnológico do Estado.

Ao final das atividades, os participantes puderam conhecer mais sobre os projetos voltados para o desenvolvimento científico e tecnológico e debater sobre os desafios do setor no Maranhão.

“O CLA se coloca como protagonista no incentivo ao desenvolvimento da ciência e tecnologia, no aprimoramento das pesquisas e do ambiente de inovação e na formação de mão-obra especializada em todo Maranhão”, concluiu o Coronel Olany.

Grupo Especial de Inspeção em Voo realiza troca de comando

Cerimônia sediada no Rio de Janeiro foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea)

O Tenente-Coronel Aviador Marcelo de Lima Pinheiro assumiu o comando do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), cargo ocupado até então pelo Tenente-Coronel Aviador Eduardo Miguel Soares.
Presidido pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, o evento contou a presença de autoridades civis e militares da Força Aérea Brasileira, do Exército e da Marinha do Brasil.
A cerimônia foi realizada, no pátio da Unidade, no Rio de Janeiro.
Durante a gestão do Tenente-Coronel Miguel, o GEIV participou diretamente dos preparativos da Copa do Mundo de Futebol e alcançou a expressiva marca de 98% de disponibilidade dos instrumentos de auxílios à navegação.
Em abril do ano passado, também foi celebrada a assinatura do contrato entre o Comando da Aeronáutica e a Embraer para a aquisição de seis aeronaves Legacy 500, plataformas que equiparão a Unidade a partir do primeiro semestre de 2016.
A chegada dos aviões ampliará a capacidade do GEIV para o cumprimento de sua missão - realizar inspeção em voo e radiomonitoragem.
Em suas palavras de despedida, o ex-comandante do GEIV voltou no tempo e relembrou o primeiro contato que teve com o Grupo, por meio de seu pai.
“Meu pai, o Tenente-Coronel Jonathas, ausentava-se do meu convívio esporadicamente para realizar missões pelo GEIV. Não tinha a noção do quanto minha história iria se entrelaçar com essa Unidade. Com o passar dos anos, fui agregando valores e experiências profissionais e operacionais até alcançar a tão almejada formação de Piloto-Inspetor. E, em 2012, veio a confirmação do meu nome para comandar este Grupo”, conta o militar.
No evento, o Tenente-Brigadeiro Rodrigues Filho destacou algumas das atividades do GEIV como a incorporação das necessidades do Grupo no projeto e desenvolvimento da nova plataforma de Inspeção em Voo, a aeronave Legacy 500; a implementação dos requisitos operacionais e administrativos para recebimento da aeronave IU-50; e a participação na homologação do Projeto PBN (Navegação Baseada em Performance).
Enfatizou, ainda, a campanha aérea na efetivação e manutenção de todos os auxílios e procedimentos no espaço aéreo, antes e durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, e a melhoria dos níveis de segurança de voo do Grupo.
O Diretor-Geral do Decea deu as boas vindas ao novo comandante, Tenente-Coronel Pinheiro, e destacou os desafios futuros.
“Hoje você recebe o comando do GEIV, Unidade exemplar e motivo de orgulho do Decea, pelo serviço que presta ao SISCEAB e ao País. Tenho certeza que você conhece o tamanho e a complexidade da tarefa que o espera.”
Dentre as atividades para os próximos anos estão a Olimpíada de 2016, quando tráfegos aéreos de todas as partes do mundo adentrarão o Brasil por vários aeroportos; o projeto do Governo referente a aeródromos executivos, que exigirá mobilização e esforço de todo o seu efetivo e quadro de tripulantes; e o recebimento do Legacy 500.
Novo Comandante
Natural de Brasília, o Tenente-Coronel Pinheiro ingressou na FAB em fevereiro de 1988 e possui mais de 2.600 horas de voo. Um de seus últimos cargos foi a chefia da Divisão de Operações do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA).

PORTAL TERRA


RS: helicóptero joga flores e emociona familiares de vítimas

Dentro de ginásio, banda da Força Aérea Brasileira e grupo de violistas executaram músicas para homenagear os mortos no incêndio

Wagner Machado Direto De Santa Maria (rs)

Centenas de pais, familiares e amigos das vítimas do incêndio da boate Kiss se reuniram no ginásio Franciscão, em Santa Maria (RS), no final da tarde desta terça-feira para prestar uma última homenagem no dia em que se completam dois anos da tragédia que deixou 242 mortos. No local, música, sirene, cartazes com fotos das vítimas e pedidos por justiça. O evento foi organizado pela Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

O momento de maior emoção foi quando todos foram convidados a saírem à rua para saudar um helicóptero que sobrevoou o ginásio em uma trajetória que desenhava no ar o símbolo do infinito - para simbolizar a saudade infinita dos que partiram - e despejou pétalas de rosas ao chão.

Neste momento, grande parte dos presentes não segurou as lágrimas e a comoção foi generalizada.

Dentro do ginásio, a banda da Força Aérea Brasileira e um grupo de violistas executaram músicas para homenagear os mortos no incêndio.

Imagem

Os nomes das 242 duas vítimas fatais foram lidos ao microfone acompanhado pelo rufo de tambores, diante de uma plateia silenciada pela lembrança e pela saudade.

Ubirajara Bastos, pai de um dos mortos no incêndio de dois anos atrás, entende que eventos como esse ajuda a refletir e a compartilhar com outros familiares de vítimas a dor da perda. "Continuamos sentindo saudade e lutando por justiça", sentenciou.

Outro pai de uma vítima, João Luis Cechin, amigo de Ubirajara - amizade forjada pelo sofrimento semelhante - afirma que atos como esse servem para reforçar a união. "Nos reunimos não por termos perfil parecido, temos só uma coisa em comum", disse, sem precisar nominar qual o ponto em comum que os une.

Simbolizando cada um dos mortos na tragédia, foram soltos no céu de Santa Maria, sob uma salva de palmas de pais, familiares e amigos dos homenageados.

JORNAL O DIA


Dois tanques de guerra são apreendidos em um depósito de São Paulo

Além dos blindados, foram encontradas 500 TVs e um contêiner com peças de carro no galpão no bairro do Ipiranga

São Paulo - Dois tanques de guerra foram apreendidos na noite de segunda-feira em um galpão localizado no bairro do Ipiranga, localizado na Zona Sul de São Paulo. De acordo com a Polícia Militar do estado, homens do Batalhão de Choque foram ao local após denúncias.

No depósito, foram apreendidos 500 aparelhos de televisão, um contêiner contendo peças de carro e dois blindados do exército. O dono dos objetos apreendidos, que não foi identificado, estava no local e foi encaminhado para a delegacia.

Segundo informações do Comando Militar do Sudeste, os tanques de guerra pertencem ao Exército brasileiro, mas foram leiloadas apenas as carcaças dos blindados, sem o motor e armamentos, já que estas já não tinham mais serventia para as forças armadas. Não há informações sobre quem arrematou os veículos e os militares irão investigar a origem a partir da numeração de cada um.

JORNAL VALOR ECONÔMICO


Mectron participa da integração de míssil do Gripen


Por Virgínia Silveira De São José Dos Campos

A Mectron, controlada pela Odebrecht Defesa e Tecnologia, foi escolhida para participar da integração do míssil A- Darter, de quinta geração, nos caças Gripen NG, que o Brasil está adquirindo da empresa sueca Saab.

O contrato de aquisição do A-Darter para o Brasil, míssil feito em parceria com o governo da África do Sul, de acordo com presidente da Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate), brigadeiro do ar José Augusto Crepaldi Affonso, está vinculado ao programa dos caças F-X2.

O contrato dos caças prevê compra de 36 aeronaves, no valor de US$ 5,4 bilhões. O Gripen é um caça multiemprego que irá substituir o Mirage 2000. No longo prazo o caça sueco substituirá o AMX e o F-5, que estão sendo modernizados pela Embraer.

"Um dos objetivos da FAB é a padronização logística e redução de custos. É o que está previsto na diretriz do projeto F-X2", disse o presidente da Copac. Segundo Crepaldi, a compra do míssil será feita no âmbito do contrato de aquisição de armamento do programa F-X2, porque o governo sueco está financiando essa aquisição.

A Medida Provisória 666/2014 autorizou o governo a contrair um empréstimo externo para financiar o projeto. A previsão é que a produção do míssil seja iniciada ainda este ano, em paralelo ao processo final de testes para a certificação do equipamento.

Os testes finais de desenvolvimento do A-Darter serão realizados nos próximos dias na África do Sul e contarão com a participação de engenheiros e técnicos brasileiros. "O míssil já foi integrado ao caça Gripen CD, da Força Aérea Sul Africana e aguarda condições meteorológicas favoráveis para fazer os voos", explicou o gerente do projeto de mísseis na Copac, coronel Júlio César Cardoso Tavares.

"A participação da Mectron só foi possível porque a nossa indústria já tinha um conhecimento mínimo e uma maturidade tecnológica em termos de desenvolvimento de míssil ar-ar", afirmou o presidente da Copac.

O conhecimento da empresa na área de mísseis, segundo o brigadeiro, também foi alcançado porque no passado a FAB acreditou e investiu na indústria nacional, apesar de todas as críticas e de todas as dificuldades orçamentárias.

No caso do míssil A-Darter, o presidente da Copac destaca o apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), que viabilizou a participação dos engenheiros de três empresas brasileiras (Mectron, Optoeletrônica e Avibras) no desenvolvimento conjunto do míssil na África do Sul.

O investimento da parte brasileira no projeto do míssil foi de R$ 300 milhões, sendo que R$ 60 milhões foram financiados pela FAB, informou o coronel Tavares. A África do Sul foi responsável por pouco mais de US$ 200 milhões.

De acordo com o coronel Tavares, os contratos iniciais de industrialização do míssil já estão negociados e deverão ser assinados até o início de fevereiro.

OUTRAS MÍDIAS


MEIONORTE.COM (PI)


Aeroporto internacional de São Raimundo Nonato é concluído

REPORTAGEM: ANDRÉ PESSOA

O polêmico Aeroporto Internacional Serra da Capivara, construído na zona rural do município de São Raimundo Nonato, região sudeste do Piauí e distante 525 km da capital Teresina, está com suas obras finalizadas. A construção se arrastava por mais de uma década sendo alvo de inúmeras denúncias de irregularidades.

Com a conclusão dos trabalhos o terminal de passageiros e a pista de pouso e decolagem com 1.650 metros já estão recebendo voos privados e podem operar, inclusive, no período noturno.

Em visita ao local na última sexta-feira, dia 23, nossa reportagem constatou que toda a parte estrutural, hidráulica e elétrica, incluindo piso, revestimento, cobertura, forro, vidros, iluminação, portas, janelas, bancadas, área de quiosques e lojas, espaço para lanchonete, equipamentos contra incêndios, área para escritórios administrativos, base de apoio para empresas e funcionários, estacionamento, acesso, entre outros itens estão finalizados. Até mesmo o elevador interno já foi instalado.

No entanto, dentro do prédio faltam pequenos detalhes como o corrimão nas escadas de acesso ao segundo piso e nos corredores desse andar. A obra foi executada pela construtora Sucesso com recursos do Ministério do Turismo através de emendas parlamentares do deputado federal José Francisco Paes Landim (PTB) e apoio do Governo do Piauí. Informações repassadas pela empresa Esaero, que administra o local e mantém funcionários para auxilio aos passageiros e operação das aeronaves, confirmam que o aeroporto conta com sinalização horizontal na pista e no pátio de aeronaves, além de balizamento noturno que pode ser utilizado para pousos e decolagens durante a noite. A brigada dos Bombeiros que teve a equipe treinada em Natal (RN) e na Base Aérea de Alcântara (MA), já dispõe de uma viatura equipada para combate a incêndios mas ainda não recebeu nenhuma ambulância para atendimentos de emergência. Na parte estrutural falta a ligação da rede de água através da empresa de Águas e Esgotos do Piauí (AGESPISA), para que os banheiros, chuveiros do sistema automático contra incêndios e torneiras possam funcionar, além da operacionalização da "torre" de controle aéreo, a instalação do terminal de combustível e a construção do reservatório de água para o grupamento contra incêndios.

O impasse agora para seu pleno funcionamento parece se resumir as condicionantes apontadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que esteve no aeroporto para uma vistoria oficial e encontrou algumas incorreções e falhas. Foram solicitados ajustes técnicos que o Governo do Piauí diz estar tratando diretamente com Brasília. Algumas semanas atrás o governador Wellington Dias (PT), esteve na capital federal em audiência com o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha (PMDB), tentando agilizar os trâmites necessários para a homologação do aeroporto.

Segundo a vice-governadora, Margarete Coelho (PP), que desembarcou recentemente no aeroporto com uma comitiva internacional que incluía, entre outras autoridades, o embaixador da Alemanha no Brasil, Dick Brengelmann, a meta é viabilizar a operação regular de pequenos voos comerciais para que nos próximos anos ele se consolide como um pólo de transporte regional, desencadeando uma revolução na economia local com o incremento no fluxo de visitantes que chegam principalmente para conhecer os parques nacionais Serra da Capivara e Serra das Confusões, as duas maiores unidades de conservação do Nordeste. (André Pessoa).

INTERNACIONAL SÓ NO PAPEL

Apesar de ter sido batizado e planejado para ser um aeroporto internacional, existem algumas restrições que impedem que o local tenha capacidade para receber voos originários de outros países.

Para que isso fosse possível seria necessário uma série de ajustes no projeto que não foi executado completamente. Em primeiro lugar a pista que atualmente conta com 1.650 metros precisaria ser ampliada conforme o projeto original para 2.400 metros além de vários detalhes técnicos como a criação de unidades da Polícia Federal, Receita Federal, Alfândega, Vigilância Sanitária, Torre de Controle Aéreo com atendimento bilíngue, entre outros aspectos.

Enquanto a cidade não dispõe desses órgãos, a alternativa para que o aeroporto possa eventualmente receber vôos do exterior a médio prazo é ter as configurações da pista adequadas para suportar grandes aeronaves, assim os aviões de voos charters, como por exemplo os oriundos da Europa poderiam ser nacionalizados em qualquer aeroporto internacional do Brasil, fazendo com que os passageiros passem pela migração e alfândega e depois sigam na mesma aeronave para São Raimundo Nonato.

MUSEU DA CAATINGA

A homologação do Aeroporto Internacional Serra da Capivara através da ANAC é pré-requisito para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), libere as primeiras parcelas de um aporte financeiro de 13,7 milhões para Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), iniciar a construção do Museu da Natureza, na zona rural do município de Coronel José Dias, nas proximidades do principal circuito turístico do Parque Nacional Serra da Capivara, o Boqueirão da Pedra Furada (BPF).

Segundo a instituição financeira a operação acontece no âmbito do Programa BNDES para o Desenvolvimento da Economia da Cultura (BNDES Procult), com recursos não reembolsáveis do Fundo Cultural do Banco. A participação do BNDES corresponde a 68% do valor total necessário para viabilização do projeto. Localizado nas proximidades do Centro de Visitantes do Parque e de uma fábrica de cerâmica artesanal, o museu abrigará entre outras atrações uma coleção inédita de fósseis de animais da megafauna que ocupava a região e que entrou em extinção há cerca de 10 mil anos devido às mudanças climáticas ocorridas nessa parte do planeta.

Alguns fósseis são de espécies que até o momento só foram encontradas nessa área do Piauí e receberam nomes científicos que fazem referência a região. Com dois pavimentos e uma área construída total de 4 mil m², o museu terá espaço de exposição, restaurante, auditório, lojas, área reservada ao acervo, instalações administrativas e sanitários. Além dos objetos expostos, serão usados recursos de animação, fotografias, perspectivas digitais e interatividade, assim como projetores, computadores, sensores, telas de cristal líquido e plasma, instrumentos interativos, sonorização, iluminação e sistemas de automação. O projeto também contempla sistema de segurança, com iluminação de emergência, vigilância eletrônica, alarmes e extintores de incêndio. A obra deverá ser entregue em dois anos e o valor total do projeto é de R$ 20 milhões.

VISÃO DO FUTURO

O sonho que se materializa na construção do Aeroporto Internacional Serra da Capivara é o resultado da incrível trajetória da pesquisadora paulista Niéde Guidon, que completa 82 anos no próximo mês de março e que chegou na região de São Raimundo Nonato no começo da década de 1970. Nesses ininterruptos 35 anos de investigação científica e de um vasto legado de obras estruturantes, ela conseguiu projetar de forma positiva, mundo afora, um pedaço do sertão do Piauí desconhecido até então pelos próprios piauienses.

Niéde foi a protagonista da criação do Parque Nacional Serra da Capivara – declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco -, e da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) – que mantém laboratórios de alto nível e um museu que é referência mundial sobre a pré-história do continente. Também foi ela que sugeriu e lutou pela instalação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) – que oferece cursos de graduação em Arqueologia e Ciências da Natureza no campus Serra da Capivara -, e agora deseja finalizar essa odisséia com dois novos projetos futuristas. Um deles, o Museu da Natureza, deve ser viabilizado nos próximos meses com apoio do BNDES. O outro, visto como a cereja do bolo de toda essa revolução cultural, econômica e social, seria a construção do resort Serra da Capivara numa área muito próxima ao parque nacional.

O projeto – que já teve incentivo fiscal aprovado anos atrás pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), e terras cedidas em regime de comodato pelo Governo do Piauí através de aprovação pela Assembléia Legislativa do Estado -, prevê a construção de um mega complexo hoteleiro de alto nível dotado de cinema, teatro, restaurantes e toda estrutura necessária para atender turistas do Brasil e do exterior, numa área conhecida como Serra Vermelha. Ao hotel se conecta uma espécie de disneylândia da pré-história, um parque temático onde os visitantes poderão participar de escavações arqueológicas, conhecer sítios históricos, interagir com espécies da fauna e flora da Caatinga, contemplar maquetes em tamanho natural dos animais da megafauna, entre outras atrações. O projeto ganhou o nome de Arkeópolis e está todo planejado pela arqueóloga e sua equipe que já adquiriu, inclusive, algumas áreas de interesse natural para a sua futura implementação. Agora é esperar os grupos econômicos que possam investir nos projetos acreditando no potencial de uma das mais importantes regiões naturais e culturais do planeta, berço de nossos antepassados e de um bioma exclusivamente brasileiro, a mítica Caatinga.

JANES


Details emerge for Argentina s 3-D radar programme

Inigo Guevara, Washington, DC - IHS Jane s Defence Weekly
The Argentine Air Force (FAA) will install a long-range Argentine Primary 3-D Radar (RPA) in San Pedro sometime during 2015 following an agreement reached between the FAA and the provincial government of Misiones.
The agreement, which was reportedly reached in mid-January, will allow the FAA to install the new radar on land managed by the provincial government.
Misiones is a main gateway for illegal flights, usually smuggling drugs, into Argentina from the tri-border area with Paraguay and Brazil. The area has been the site of the FAA s Escudo Norte (Northern Shield) air surveillance operation, but the air force has relied on an ageing AN/TPS-43E radar donated by Spain that was deployed to neighbouring Posadas since 2011.

COLUNA GILBERTO AMARAL


Comando da Marinha

Deixando o Comando da Escola Superior de Guerra, o almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira. Ele vai assumir no próximo mês como Comandante da Marinha do Brasil. O Comando daquela instituição caberá interinamente, ao Major-Brigadeiro do Ar Stefan Egon Gracza, que desde janeiro de 2013 exerce o cargo de Subcomandante na ESG.


PORTAL BRAGANÇA (SP)


ITA assina contrato para obras do novo prédio da Divisão de Ciências Fundamentais

Imagem

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) assinou contrato com a Empresa MPD ENGENHARIA LTDA para a construção das novas instalações do prédio da Divisão de Ciências Fundamentais. O empreendimento faz parte da primeira fase do Plano de Expansão do ITA e terá uma área construída de 15.873 m2, contando com investimentos estimados em R$ 49 milhões.
As obras estão previstas para começar no mês que vem, com prazo de entrega para o início de 2016. O projeto tem como objetivo criar novas instalações de apoio didático para os docentes e discentes, procurando contemplar as demandas de durabilidade, facilidade de manutenção, flexibilidade de uso e imagem contemporânea. Serão construídas salas de professores, salas de aula, laboratórios e ambientes de estudo para alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado.
Nos dois últimos concursos de admissão, o ITA ampliou o número de vagas de 120 para 180. A meta é chegar a 240 vagas. As novas instalações permitirão acomodar cerca de 500 alunos, bem como professores, pesquisadores e corpo administrativo, oferecendo melhores condições para a formação dos alunos por meio de melhorias na infraestrutura, administração escolar e áreas de serviço.
“O prédio da Divisão de Ciências Fundamentais é o primeiro passo da expansão física do ITA. Até porque, é pelo ciclo fundamental que se inicia esse processo. Além disso, esse prédio viabilizará a reforma das demais áreas do ITA, servindo como suporte a todo corpo docente e às novas atividades didáticas”, finalizou o Reitor do ITA, Professor Doutor Carlos Américo Pacheco.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented