|

ANAC - Demanda cresce 5,81% em 2014



Oferta também teve alta, alcançando 0,94% no período ...

Brasília, 28 de janeiro de 2015 - A demanda (em passageiros-quilômetros pagos transportados – RPK) por transporte aéreo doméstico de passageiros aumentou 7,5% em dezembro de 2014, comparada com o mesmo mês de 2013, enquanto a oferta (em assentos-quilômetros oferecidos – ASK) cresceu 5,2% no mesmo período. Com o resultado de dezembro de 2014, a demanda doméstica completou 15 meses seguidos de expansão e obteve o seu maior nível para o mês nos últimos dez anos. A oferta doméstica apresentou o quarto mês consecutivo de crescimento e também teve o maior valor para dezembro nos últimos dez anos. Com o resultado de dezembro, a demanda doméstica acumulou alta de 5,81% no ano e a oferta acumulou aumento de 0,94% no mesmo período.

Entre as principais empresas aéreas brasileiras, Avianca e Gol destacaram-se com as maiores taxas de crescimento da demanda doméstica em dezembro de 2014, quando comparadas com o mesmo mês de 2013, da ordem de 21,6% e 10,2%, respectivamente. A Azul apresentou crescimento de 7,1% e a Tam de 4,4%. Se somadas as demandas da Azul e Trip, cujas operações foram unificadas, registrou - se aumento de 2,8% na demanda doméstica no mesmo período.

Gol e Tam continuam liderando o mercado doméstico em dezembro de 2014 com participação (em RPK) de 38,1% e de 36,7%, respectivamente. A participação das demais empresas somadas foi de 25,1%, o que representou aumento de 0,7 % em relação a dezembro de 2013.

A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) foi recorde para o mês de dezembro nos últimos dez anos, da ordem de 80,8%. Com este resultado mensal, o indicador apresentou melhora de 2,2% em relação ao mesmo mês de 2013.

O número de passageiros pagos transportados no mercado doméstico em dezembro de 2014 atingiu 8,9 milhões, tendo sido o maior para o mês nos últimos 10 anos, com alta de 6,1% em relação a dezembro de 2013. O número de passageiros pagos transportados no mercado doméstico vem registrando variação positiva há 15 meses consecutivos, no comparativo com o mesmo mês do ano anterior. No período de janeiro a dezembro de 2014, a quantidade de passageiros acumulou crescimento de 6,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado de janeiro a dezembro, a Gol foi a empresa que mais transportou passageiros no mercado doméstico em dezembro de 2014, com 3,42 milhões, seguida pela Tam, com 2,91 milhões, e pela Azul, com 1,79 milhões.

Ao longo do ano de 2014, nos meses de janeiro a setembro, observa-se que o transporte aéreo apresentou crescimento em todos os meses, quando comparados ao mesmo mês do ano anterior, enquanto o número de passageiros do transporte rodoviário cresceu nos meses de abril e agosto. O resultado acumulado é um aumento de 6,7% no número de passageiros interestaduais no transporte aéreo ante uma redução de 7,9% deste mesmo indicador no modal rodoviário.

Transporte Internacional

Em dezembro de 2014, a demanda (em RPK) do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras apresentou crescimento pelo décimo mês consecutivo, com aumento de 11,3% em dezembro de 2014 quando comparada com o mesmo mês de 2013. Já a oferta internacional (em ASK) registrou o quinto mês consecutivo de crescimento, com alta de 9,7% em comparação ao mês de dezembro de 2013. No acumulado de janeiro a dezembro de 2014, a demanda internacional aumentou 4,9% em relação ao mesmo período de 2013. A oferta internacional registrou queda de 1,6% no mesmo comparativo. Tanto a demanda quanto a oferta internacionais foram recorde para o mês de dezembro nos últimos dez anos.

A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) alcançou 81,0% em dezembro de 2014, contra 79,9% no mesmo mês de 2013, representando uma variação positiva de 1,4%. Este foi o 15º mês consecutivo de aumento no indicador, que atingiu o seu maior nível para o mês de dezembro nos últimos dez anos. No período de janeiro a dezembro de 2014, o aproveitamento internacional foi de 82,5%, frente a 77,3% do mesmo período de 2013, o que representou aumento de 6,6%.

O número de passageiros pagos transportados no mercado internacional em dezembro de 2014 atingiu 583,0 mil, com aumento de 12,9% em relação a dezembro de 2013. Trata-se da maior quantidade de passageiros transportados em voos internacionais por empresas brasileiras registrada para o mês nos últimos dez anos. Com o resultado de dezembro de 2014, o indicador completou nove meses consecutivos de crescimento. No período de janeiro a dezembro de 2014 a quantidade de passageiros transportados acumulou aumento de 5,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os dados mencionados acima estão disponíveis no Relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo, divulgado hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que também contempla informações sobre carga transportada, todas ilustradas por meio de gráficos e considerações. O relatório pode ser acessado por meio do link a seguir: http://www2.anac.gov.br/estatistica/demandaeoferta/.

O relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo é elaborado com base nas operações regulares e não regulares das empresas brasileiras de serviços de transporte aéreo público de passageiros.

*Principais empresas aéreas brasileiras: foram consideradas aquelas que registraram participação de mercado superior a 1%, em termos de RPK.

Leia também:











Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented