|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 03/01/2015

Investigadores franceses chegam a local de acidente de avião da Air Asia ...




Equipe especializada em busca por caixas-pretas ajudará nos trabalhos. Avião caiu com 162 pessoas a bordo; 30 corpos já foram recuperados ...



A BEA, órgão francês que investiga acidentes aéreos, informou que uma equipe especializada na busca por caixas-pretas chegou nesta sexta-feira (2) à área de buscas pelo avião da Air Asia que caiu no domingo quando ia da Indonésia para Cingapura. A agência disse que um navio carregando dois hidrofones, ou dispositivos que permitem escutar embaixo d água, atuará no local com especialistas franceses, indonésios e de Cingapura a bordo ...



Imagem




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




JORNAL TRIBUNA DA BAHIA


Corpos do voo da AirAsia foram encontrados com cintos afivelados


Depois de quase uma semana de busca, as equipes de resgate que trabalham na Indonésia conseguiram nesta sexta-feira (02.01) triplicar o número de corpos resgatados no mar de Java, alguns deles presos ainda às poltronas do avião da AirAsia e com os cintos afivelados.
Dos 30 corpos recuperados até agora, 21 foram encontrados nesta sexta-feira. A equipe enfrenta dificuldades por conta das chuvas de monção. Garoa e nuvens se instalaram na região nesta sexta-feira, mas a previsão até domingo é de chuva, ventos fortes e ondas de até 4 metros, o que pode dispersar corpos e destroços.
O Airbus A320 transportando 162 passageiros e a tripulação caiu domingo, na metade da rota do voa que partiu de Subaya, na Indonésia, com destino a Cingapura. Minutos antes de perder contato, o piloto disse ao controle de tráfego aéreo que se aproximava de uma área de nuvens, porém a permissão para que a aeronave subisse de altitude foi negada por causa do tráfego aéreo pesado.
Ainda não está claro o que ocasionou o acidente e a queda do avião no mar. A tragédia foi o primeiro na história da AirAsia, que começou as operações em 2001 e se tornou uma das mais populares na região.

Além de procurar pelos corpos das vitimas no mar, chefe da agência de busca e salvamento Henry Bambang Soelistyo afirma que navios da Indonésia, Malásia, Cingapura e Estados Unidos estão vasculhando o fundo do oceano, enquanto tentam localizar destroços da aeronave e a caixa-preta.
A equipe busca informações cruciais, como a temperatura do motor e velocidade vertical e horizontal da aeronave; o gravador de voz salva as conversas entre pilotos e outros sons vindo de dentro da cabine.

Toos Saniotoso, um investigador de segurança aérea da Indonésia, disse que os investigadores "estão considerando todos os aspectos" antes de determinar os motivos da queda do avião. "O lado operacional, o fator humano, o lado técnico, o controle de tráfego aéreo — tudo é valioso para nós".
Geralmente, de acordo com especialistas em aviação, quando corpos, bagagem e partes da aeronave permanecem intactas pode significar que o avião indicam que o avião não se despedaçou antes de atingir o mar. Isso seria sinal de problemas como erro mecânico ou perda de velocidade no lugar de ter se partido no ar devido a uma explosão ou despressurização súbita.

PORTAL G-1


Investigadores franceses chegam a local de acidente de avião da Air Asia

Equipe especializada em busca por caixas-pretas ajudará nos trabalhos. Avião caiu com 162 pessoas a bordo; 30 corpos já foram recuperados.

ImagemA BEA, órgão francês que investiga acidentes aéreos, informou que uma equipe especializada na busca por caixas-pretas chegou nesta sexta-feira (2) à área de buscas pelo avião da Air Asia que caiu no domingo quando ia da Indonésia para Cingapura.
A agência disse que um navio carregando dois hidrofones, ou dispositivos que permitem escutar embaixo d água, atuará no local com especialistas franceses, indonésios e de Cingapura a bordo.

Investigadores esperam que as caixas-pretas revelem a sequência de eventos tanto no cockpit quanto nos sistemas da aeronave, mas especialistas em segurança afirmam que ainda é muito cedo para dizer o que causou o acidente.
A BEA participa das investigações de qualquer acidente envolvendo um avião fabricado pela Airbus, porque a companhia é sediada na França.
O órgão também ganhou o status de ser especializado em buscas submarinas depois de liderar uma busca de dois anos por um jato da Air France que caiu no Atlântico em 2009.
Até agora, 30 corpos já foram recuperados pelas equipes de busca. eles estão sendo levados em caixões até Surabaya, onde os parentes das vítimas estão reunidos. As autoridades coletaram amostras de DNA dos familiares das vítimas para ajudar na identificação dos corpos. 
Buscas dificultadas
O mau tempo impediu que mergulhadores chegassem ao local onde possivelmente estão os destroços da aeronave na região de Borneo e, embora a meteorologia estivesse novamente atrapalhando os esforços de busca, especialistas dizem que a profundidade de 50 metros da região onde acredita-se que estão os destroços significam que encontrar as caixas-pretas não deve ser difícil.
Aviões comerciais carregam duas caixas-pretas, uma com os dados do voo e outra com as gravações do cockpit. Cada uma delas é equipada com um dispositivo que emite sinais por pelo menos 30 dias, segundo os fabricantes.Reguladores determinaram que os dispositivos emitissem sinais por pelo menos 90 dias após o acidente com o voo 447 da Air France no Atlântico, mas esta regra só passa a valer em 2018.
As caixas-pretas de um voo da Kenya Airways, que caiu no litoral da Costa do Marfim em 2000, foi encontrada intacta a uma profundidade de 50 metros.

Indonésia diz ter encontrado dois grandes objetos no fundo do mar

Material localizado pode ser a fuselagem da aeronave da AirAsia. Airbus caiu com 162 pessoas a bordo; 30 corpos já foram recuperados.

ImagemAs autoridades da Indonésia informaram neste sábado (3) que localizaram dois grandes objetos no fundo do mar que podem ser a fuselagem do Airbus da AirAsia, que caiu no domingo quando ia da Indonésia para Cingapura. Com relação ao número de vítimas, 30 corpos já foram resgatados até agora. Nesta sexta-feira, um grupo da BEA, órgão francês que investiga acidentes aéreos, chegou à área de buscas.
O chefe da Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia (Basarnas), Henry Bambang Soelistyo, afirmou que veículos submarinos estão sendo usados para confirmar se os objetos pertencem de fato ao Airbus 320-200, conforme a agência local Antara. Detectados por radares a cerca de 30 metros de profundidade, os dois objetos medem 7 e 9 metros de comprimento, respectivamente.
"Posso dizer que os objetos são parte do avião que estamos buscando. Estamos tentando descer um ROV (veículo operado à distância) para capturar uma imagem deles no fundo do mar", disse Soelistyo, que acrescentou que as fortes ondas na região dificultam a operação.



AGÊNCIA BRASIL


Wagner garante que Defesa dará encaminhamento às recomendações da CNV


Alex Rodrigues

ImagemO novo ministro Jaques Wagner garantiu que durante sua gestão na Defesa - pasta à qual estão subordinadas as Forças Armadas -, todas as recomendações feitas pela Comissão Nacional da Verdade (CNV) no relatório final sobre a apuração de graves violações aos direitos humanos praticadas por agentes do Estado entre 1946 e 1988 serão “processadas”.
“Vou me empenhar para isso, pois não há mais porque ficarmos colocando obstáculos ao que quer que haja pela frente. Acho que transparência e verdade não machucam ninguém”, disse Wagner, durante a cerimônia de transmissão do cargo, hoje (2), em Brasília.
Wagner também defendeu a conciliação, destacando que é tempo de o país superar a polêmica em torno do tema ditadura militar, pois, segundo ele, “bulir nessas feridas” e “esquentar o debate” não é “o melhor caminho” para a conciliação que permitirá ao país seguir em frente.
“Não vim aqui com nenhuma lanterna na mão para procurar passado. Vim aqui para olhar para frente, para valorizar as Forças Armadas. Ninguém fugirá à interpretação da história”, declarou o ministro, alegando que, para ele, a conjuntura internacional que permitiu que os fatos eclodissem no regime militar [1964-1985] estão superados.
"Cinquenta anos se passaram e não há porque ficarmos colocando nenhum tipo de obstáculo ao que temos pela frente. Ainda assim, as recomendações serão processadas”, garantiu Wagner, reconhecendo, contudo, o empenho e o direito dos que buscam informações sobre o destino e o paradeiro de parentes desaparecidos durante a ditadura.
Em seu relatório, a CNV fez 28 recomendações. A primeira delas trata da necessidade das Forças Armadas reconhecerem a responsabilidade institucional pela ocorrência de graves violações de direitos humanos durante a ditadura militar – sem prejuízo da eventual responsabilidade individual de agentes públicos que atuaram ilicitamente ou que possibilitaram práticas criminosas.
Perguntado se é contra a revisão da Lei de Anistia, que, em 1979, anistiou a militares e civis que, entre 2 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979, cometeram crimes políticos ou tiveram seus direitos suspensos ou cassados, Wagner disse precisar voltar a estudar o assunto sob o prisma de Ministro da Defesa, mas que, independentemente de sua posição pessoal, essa é uma questão de governo.
Wagner também respondeu às críticas de alguns militares contrários à indicação de seu nome para comandar o ministério. “Não tenho nenhum fantasma na cabeça ou rancor na alma. Sou uma pessoa de conciliação. Os militares que estavam lá [no comando] durante o período militar, não são esses que aí estão hoje, com outra cabeça e outros desafios. Não acredito que nenhum militar hoje pense que a ruptura da democracia possa ajudar no desenvolvimento do nosso país. A missão deles é defender o país e a democracia”, disse o ministro que, ao discursar durante a cerimônia, chegou a dizer que as Forças Armadas estão a serviço de um “projeto vitorioso”.
"As Forças Armadas estão a serviço do povo brasileiro. E, hoje, por determinação do povo, a comandante suprema das Forças Armadas é a presidenta Dilma Rousseff. Óbvio que nada será imposto, mas o projeto vitorioso a que me referi, foi consagrado também pela compreensão [da necessidade] de profissionalização [equipar] das Forças. Hoje, o sonho de um submarino nuclear, dos novos caças suecos [para a Aeronáutica] e de satélites está materializado. Ao contrário do que muitos imaginam, esse projeto vem ao encontro [dos interesses] das Forças Armadas", concluiu o ministro, se referindo à renovação da frota de aeronaves de combate da Aeronáutica e ao programa de desenvolvimento de submarinos da Marinha.

JORNAL BEMPARANÁ


Chuvas colocam São Paulo em estado de atenção para alagamentos


As chuvas que atingem a cidade de São Paulo levaram o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) a decretar estado de atenção para alagamentos em em todo o município desde o fim da tarde desta sexta-feira (2).
Segundo o CGE, as áreas que são atingidas pelas pancadas de chuva mais fortes são os bairros Campo Limpo, Santo Amaro e Capela do Socorro, na zona sul e Butantã, na zona oeste. Segundo meteorologistas, a previsão é a de que a a chuva fique mais forte, com ventanias e raios.
Às 17h42, foi registrada uma rajada de vento de 57,4 km/h no aeroporto de Congonhas, na zona sul. A ventania que atingiu a cidade de São Paulo durante no último domingo (28) foi a quarta maior já registrada desde 1951, quando começaram as medições. Os dados foram medidos pelo Icea (Instituto de Controle do Espaço Aéreo), da Força Aérea Brasileira, no aeroporto de Congonhas (zona sul).
Segundo dados do instituto, as rajadas de vento mais fortes chegaram a 96,3 km/h na região. A mais forte foi registrada no dia 12 de janeiro de 1998, quando a ventania chegou a 118,53 km/h no aeroporto. No dia 21 de julho de 1979 foi registrada a segunda maior ventania da história, com rajadas de 111,12 km/h. A terceira maior marca ocorreu no dia 9 de setembro do ano anterior quando a Aeronáutica mediu ventos de 100,01 km/h no aeroporto de Congonhas.
Em entrevista ao telejornal "SPTV", da Rede Globo, o prefeito Fernando Haddad (PT) comparou a tempestade a um furacão. "O que aconteceu em São Paulo há dois dias foi algo muito próximo de um furacão", disse o prefeito. A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras de São Paulo disse que, até as 19h de quinta-feira (1º), foram registradas 548 ocorrências de queda de árvores na cidade desde a madrugada de 29 de dezembro. De acordo com o órgão, mais de 500 destas árvores já tinham sido cortadas para liberação das vias. Segundo a secretaria, em 2014, foram registradas 2.284 quedas de árvores na cidade, 21% a mais do que em 2013, quando o total chegou a 1.881. Quatro dias após o temporal que atingiu São Paulo, ruas de bairros da zona sul, como Moema, ainda possuem diversas árvores caídas ou restos de galhos que foram cortados pela prefeitura e permanecem no local.

JORNAL A CRÍTICA (AM)


Temporada de férias com destino internacional dispara no AM

Os amazonenses estão viajando mais para o exterior e Miami, Lisboa, Panamá e Venezuela estão entre os destinos favoritos

Mariana Lima

ImagemMiami, Lisboa, Panamá e Venezuela estão entre os novos destinos preferidos pelos amazonenses. Segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a procura por voos internacionais aumentou em 5,27% entre 2013 e 2014. O número tende a aumentar no primeiro semestre deste ano, com os novos voos diretos para Aruba e Cancun.
Por dia saem, em média, três voos internacionais a partir do Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes. Às quartas-feiras o fluxo é interrompido e só há viagens nacionais. Apenas cinco companhias aéreas internacionais atuam na cidade: América Airlines, Tam Linhas Aéreas, Conviasa, Tap e Copa Airlines.
Conforme a Infraero, entre janeiro e novembro de 2014, aproximadamente 108 mil pessoas viajaram para um dos quatro destinos em que há voo direto de Manaus. Os amazonenses que fazem viagens internacionais após conexão em outros Estados não entram nesta lista.
O mês mais movimentado foi agosto, quando 11 mil pessoas viajaram para o exterior, um crescimento de 44,89% em relação aos mesmos meses em 2013.
O mês com menor número de partidas internacionais foi fevereiro, onde 7, 9 mil pessoas embarcaram, 20% a menos que em 2013.Durante o período da Copa do Mundo, em junho deste ano, a procura de voos internacionais cresceu 46,98%. No mesmo mês, os voos nacionais cresceram apenas 13,49% em relação ao ano anterior. 
Nacionais
Entre janeiro e novembro do ano passado, 1,4 milhão de pessoas viajaram pelo Brasil saindo de Manaus. O número corresponde a um aumento de 6,09% de passageiros em relação ao mesmo período em 2013.
Com os jogos da Copa do Mundo, junho liderou o ranking dos meses em que os amazonenses mais viajaram para outros destinos no Brasil. Aproximadamente 138 mil pessoas escolheram um Estado brasileiro para viajar nesse mês.
O mês com menor fluxo para voos nacionais foi março, quando 120 mil amazonenses viajaram. A quantidade de passageiros ainda superou igual período de 2013 e cresceu em 9,29%.
Turistas
O número de desembarques internacionais de turistas em Manaus cresceu em 18% neste mesmo período. O mês mais movimentado foi em agosto, logo depois da Copa do Mundo, com a chegada de aproximadamente 10,9 mil passageiros a Manaus.
Metade de norte-americanos
Os norte-americanos lideram a lista de estrangeiros que desembarcaram no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em 2013. A informação faz parte do relatório de viagens aéreas internacionais divulgado este ano pelo Ministério do Turismo. Segundo o relatório, 31 mil estrangeiros chegaram no aeroporto de Manaus em 2013. Dentre eles, 16, 7 mil eram norte-americanos.
Os alemães figuram na segunda posição do ranking de estrangeiros que mais desembarcaram em Manaus ao longo do ano de 2013, com um total de aproximadamente 7 mil passageiros.
Em âmbito nacional, os argentinos lideram a lista dos que mais utilizaram os aeroportos brasileiros. Aproximadamente 761 mil argentinos.
Em segundo lugar estavam os turistas norte-americanos com 568 mil turistas em aeroportos brasileiros. Os chilenos ocupam a terceira posição com 256 mil estrangeiros circulando pelos aeroportos.
Conforme o mesmo relatório, em 2013 o Brasil recebeu 4 milhões de turistas estrangeiros em aeroportos no território nacional.
 Voos diretos para Aruba e Cancun
Os amazonenses poderão fazer viagens diretas para Aruba a partir do dia 14 deste mês. Conforme informações da Infraero, quartas e sextas-feiras serão os dias em que os aviões sairão de Manaus com destino à ilha do Caribe. Em junho, será a vez de Cancun entrar na lista de destinos contemplados com voos diretos de Manaus.
Atualmente, o amazonense que deseja conhecer as praias de Aruba precisa pegar um voo para o Rio de Janeiro, fazer conexão no Panamá e somente então seguir para a ilha de Aruba. A viagem dura cerca de um dia e custa aproximadamente R$ 4,3 mil.
A empresa Insel Air será responsável pela realização dos dois novos destinos. O preço da passagem – ida e volta - anunciado para o voo inaugural para Aruba é promocional e isento de taxas e será de R$ 614.
Miami é o destino favorito dos amazonenses que saem de Manaus. O valor do trecho da passagem aérea para a cidade norte-americana custa entre US$ 800 e US$ 1,2 mil.
As empresas America Airlines e TAM são as atuais responsáveis pelos voos para Miami. Conviasa transporta para Venezuela. A Tap Linhas Aéreas faz a ligação direta entre Manaus à Europa com viagens a Lisboa. Copa Airlines é a companhia aérea com voos diretos para o Panamá.
 Programa federal para incentivar os viajantes
O programa Viaja Mais, lançado pelo Governo Federal, procura aumentar o turismo interno até 2016. Para isso, são realizados incentivos para adoção de programas de descontos, facilitação de deslocamento e hospedagem entre outros. Em 2013, aproximadamente 8 milhões de viagens foram feitas apenas em dezembro.
Lançado em setembro de 2013 pela presidente Dilma Rousseff, o programa Viaja Mais integra o Plano Nacional de Turismo e é composto por outros três programas nacionais: Viaja Mais Melhor Idade, Viaja Mais Jovem e Viaja Mais Trabalhador (os dois últimos ainda em fase de estruturação).
Os aposentados e pensionistas são a aposta do governo federal para aumentar o número de viagens nacionais. O projeto tem como foco principal a inclusão social dessas pessoas com mais de 60 anos que são apresentadas como agentes de fortalecimento do mercado interno e desenvolvimento no setor turístico.
A aposta nos aposentados se dá pela possibilidade de alimentar o setor turístico durante todo o ano, pois não possuem períodos certos para tirar férias, evitando a chamada “sazonalidade” e aumentando a competitividade do setor.
Segundo dados da Infraero, em 2014 Manaus recebeu 1,3 milhão de pessoas de várias partes do País entre janeiro e novembro, um crescimento de 9,22% em relação a 2013. O mês mais movimentado foi janeiro, quando 147,9 mil passageiros desembarcaram no Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes. O mês com o movimento mais fraco foi maio, quando 121 mil pessoas desembarcaram na cidade.

PORTAL BBC


AirAsia: equipes iniciam varredura eletrônica no fundo do mar


ImagemAs buscas pela voo QZ8501 da Air Asia entraram numa nova fase nesta sexta-feira. A chegada de equipamento especializado em detecções submarinas à região onde o avisão supostamente caiu no Mar de Java, na Indonésia, fez com que as operações se concentrassem em varreduras do fundo do mar.
Uma equipe de técnicos franceses está usando aparelhos acústicos para tentar detectar os sinais sonoros emitidos pelas caixas-pretas do Airbus 320-200.
O voo QZ8501 ia de Surabaya, na Indonésia, para Cingapura, com 162 pessoas a bordo, quando despareceu na noite de sábado. As causas do acidente ainda não são conhecidas e no último contato dos pilotos com os controladores de tráfego aéreo não houve qualquer menção a situações de emergência.
As equipes de resgate já recolheram 30 corpos. Quatro vítimas já foram identificadas, entre elas está um membro da tripulação e um garoto de 4 anos.
Para as autoridades da Indonésia, é praticamente certo que o avião esteja no fundo do Mar de Java, que é relativamente raso.

JORNAL DO COMMERCIO (PE)


O recorde da democracia


Affonso Ritter

A posse da presidente Dilma Rousseff nesta quinta-feira para o seu segundo mandato marca também um recorde na jovem democracia brasileira. O Brasil nunca teve sete eleições presidenciais diretas consecutivas sem rompimento da ordem democrática e com a posse do vencedor, lembra o jornalista Fernando Rodrigues, na Folha de São Paulo. A última vez que o Brasil completou sete eleições presidenciais diretas consecutivas, com as mesmas regras, foi em 1918, vencidas por Rodrigues Alves. Do discurso de Dilma no Congresso, a divulgação de seu novo lema: “Brasil, pátria educadora”, educação como prioridade e empenho para que todas as ações do governo sejam educadoras.
O impossível já
Quem esperava que a presidente Dilma iria pedir o sacrifício da população para recolocar a economia em andamento ficou frustrado. Ela não vê conflito entre esta meta e novos ganhos sociais. Porque, como concluiu seu discurso, “o impossível se faz já, só os milagres ficam para depois”.
De nível mundial
O aeroporto Juscelino Kubitschek de Brasília foi uma excelente porta de entrada para as delegações estrangeiras de chefes de Estado que vieram para a posse da presidente Dilma Rousseff. Ele não perde para os melhores do mundo e foi uma bela surpresa também para muitos visitantes nacionais. Mesmo com longas esteiras se anda muito.
Gestão privada
A reformatação do aeroporto de Brasília foi feita pelo consórcio Inframerica, composto pelas Infravix (controlada pela Engevix) e Corporacion America (administra 53 aeroportos na América Latina e Europa). Ele assumiu a administração do aeroporto em 29 de fevereiro de 2013 para concluir a reforma até a Copa, em junho de 2014.

REVISTA EXAME


Venda de caças deve ampliar negócios com o Brasil, diz primeiro-ministro sueco


ImagemO primeiro-ministro sueco Stefan Löfven afirmou nesta sexta-feira, 2, que a venda dos caças Gripen NG para o Brasil deve servir como oportunidade para ampliar os negócios entre os dois países, em outros setores, como energia renovável, mineração, bioeconomia, informática, comunicação e saúde.
A compra pelo Brasil de 36 caças Gripen NG foi anunciada em dezembro de 2013. Após mais de dez anos de discussão, a presidente Dilma Rousseff decidiu pela aquisição dos caças da sueca Saab para a Força Aérea Brasileira (FAB) ao custo de US$ 5,4 bilhões. Foram preteridos os modelos Rafale, da francesa Dassault, e F-18, da americana Boeing.
Löfven, que foi metalúrgico assim como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse que a expectativa é que esse negócio movimente não apenas a indústria de componentes industriais mas também outros segmentos, já que o acordo exige a transferência de tecnologia. O contrato prevê troca de informações técnicas, operacionais e suporte, além de campo de instalação, treinamento e especialização de pilotos.
Sobre detalhes como a forma de pagamento e a entrega dos caças e o interesse brasileiro por mais caças, Löfven afirmou que não tratou com a presidente Dilma, com quem se reuniu pela manhã, porque trata-se de negociações entre a Saab e o Brasil. Ele defendeu, porém, que a operação vai contribuir para a geração de empregos e o desenvolvimento tecnológico no País.
A venda dos caças ao Brasil deu visibilidade ao produto sueco. O Gripen é utilizado atualmente por África do Sul, Tailândia, Hungria e República Tcheca. Eslováquia e Índia demonstraram interesse em adquiri-lo. A operação deve ser essencial para ampliar a venda dos caças para os países mais próximos ao Brasil, como a Argentina. O primeiro-ministro, porém, não confirmou o interesse dos argentinos no produto.

Emirados Árabes querem 24 aviões Super Tucano brasileiros


ImagemO comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, informou que os Emirados Árabes Unidos querem comprar do Brasil 24 aviões turboélice Super Tucano. 
Saito não soube informar o valor da operação, mas revelou que entre as discussões está a antecipação de entrega de seis aeronaves àquele país. As unidades seriam disponibilizadas pela Força Aérea Brasileira (FAB).
"As conversas estão avançadas e eles querem seis aviões de imediato. Mas estamos discutindo juridicamente como seria a forma de cessão, se empréstimo, leasing, ou qual a forma legal para isso", disse o comandante ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência EStado. Além dos Emirados Árabes, o Senegal também está interessado nos Super Tucanos brasileiros, de acordo com o comandante.
O brigadeiro Juniti Saito informou ainda que em meados de janeiro uma equipe técnica dos Emirados Árabes virá ao Brasil para dar prosseguimento às negociações com a Embraer.
Hoje a FAB tem pouco mais de 90 Super Tucanos, sendo dez deles destinados à Esquadrilha da Fumaça. "Não haveria problema em ceder seis aviões para eles", comentou o brigadeiro, ao explicar que as questões logísticas estão em discussão.
Embora o brigadeiro não tenha falado em valores, um negócio desses não sairia por menos de US$ 400 milhões, já que a unidade de um Super Tucano, sem os suprimentos que costumam acompanhar o pacote, custa algo em torno de US$ 15 milhões.

Parceria com a China será prioridade, diz Planalto


Victor Martins

ImagemA presidente Dilma Rousseff afirmou que a Parceria Estratégica Global com a China terá tratamento prioritário durante o segundo mandato, diz a nota do Palácio do Planalto, divulgada nesta sexta-feira, 2, com informações sobre as reuniões bilaterais da presidente Dilma Rousseff com representantes de outros países.
Segundo o Palácio, Dilma considera importante a realização no Brasil, em 2015, da IV Reunião da Comissão Sino-Brasileira de Concertação e Cooperação (COSBAN), bem como da II Reunião do Diálogo Estratégico Global entre Chanceleres, na China.
"A presidenta assinalou que o Brasil tenciona aprofundar a cooperação com a China na área espacial e disse que o lançamento, em dezembro passado, do satélite CBERS-04 abriu novo capítulo na colaboração bilateral em alta tecnologia", diz o texto.
Segundo a nota, a presidente demonstrou satisfação com o interesse de empresas chinesas em investir em ferrovias no Brasil e classificou como "promissor" o diálogo entre Brasil, Peru e China sobre a ferrovia Transcontinental.
"O vice-presidente Li Yuanchao, por sua vez, indicou a disposição da China em ampliar as importações de produtos manufaturados do Brasil e comprometeu-se em agilizar o processo de normalização das certificações para exportações brasileiras de carne para a China", complementou o documento.
Venezuela
No encontro com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, os dois mandatários tiveram oportunidade de passar em revista temas bilaterais e regionais. A nota informa ainda que Dilma afirmou a intenção de retomar as periódicas reuniões bilaterais com a Venezuela, bem como de dar impulso a iniciativas voltadas para a integração produtiva e comercial.
O comunicado do Planalto destacou que a presidente disse que sempre que solicitado, o Brasil estará pronto a contribuir, em conjunto com os parceiros da União das Nações Sul-americanas (Unasul), para o diálogo interno na Venezuela.
No plano comercial, Dilma lembrou as tratativas entre empresas brasileiras do setor de alimentação e medicamentos e o governo da Venezuela. Os dois presidentes concordaram que o processo de normalização das relações entre os Estados Unidos e Cuba deverá contribuir para a dinâmica de cooperação em toda a América Latina e Caribe.
Suécia
Já na reunião com o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, a presidente disse esperar que, no segundo mandato, Brasil e Suécia possam fortalecer a parceria bilateral e manifestou a intenção de realizar visita ao país.
"No campo da defesa, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que a compra pelo Brasil de caças Gripen NG inicia uma nova fase de cooperação bilateral, pautada pela transferência de tecnologias e conhecimento e que permitirá oportunamente a atuação conjunta dos dois países junto a outros mercados na região", informou o Planalto no comunicado.
A nota destacou ainda que a cooperação na área de defesa dá oportunidade para que os dois países intensifiquem as relações econômicas.
O Planalto informou que Dilma manifestou satisfação com os bons resultados da cooperação educacional, no âmbito do Programa Ciência Sem Fronteiras e que ficou muito satisfeita com o convite que lhe foi feito pelo primeiro-ministro para que visite a Suécia.
Guiné-Bissau
No encontro com o presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, o Planalto informou que a presidente reiterou seu discurso de posse de que continuará a ter na África uma das prioridades da política externa brasileira.
"A presidenta expressou satisfação com o fortalecimento da democracia na Guiné-Bissau, após as eleições do ano passado, e disse esperar que essa nova fase possibilite a reconciliação nacional e a estabilidade política na Guiné-Bissau."
O comunicado disse ainda que o presidente da Guiné-Bissau solicitou a cooperação do Brasil na área de tecnologias para a produção do arroz, com objetivo de combater a fome e a pobreza."A presidenta Dilma Rousseff comprometeu-se a instruir o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Embrapa a definirem rapidamente modalidades de cooperação com a Guiné-Bissau", explicou o texto do Planalto.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL KIOSKEA.NET


SAC lança aplicativo que permite avaliar principais aeroportos
ImagemA Secretaria de Aviação Civil em parceria com a empresa Colab lançou um aplicativo que promete ajudar o usuário a avaliar e propor medidas para alguns aeroportos nacionais.
Chamado de Colab.re, o projeto piloto tem o objetivo de contar com a participação da população para promover melhorias nos serviços. Ou seja, os passageiros e acompanhantes devem fiscalizar, avaliar e fazer comentários, pelo celular ou pela internet, sobre as condições de funcionamento dos terminais.
Os aeroportos comtemplados serão: Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Juscelino Kubitschek, em Brasília. Os usuários poderão fazer comentários sobre horários de voos, qualidade do atendimento, limpeza dos aeroportos, segurança, entre outros temas.
Após as postagens, a SAC terá acesso direto a um painel de gestão em que serão visualizados os comentários dos usuários. Em seguida, a função é processar as demandas.
O app pode ser baixado gratuitamente em celulares com os sistemas Android e iOS.

PORTAL PB AGORA (PB)


Primeiro compromisso oficial de Dilma será com Nicolás Maduro
ImagemAs críticas da oposição durante a campanha eleitoral parecem não ter afetado a condução da política internacional da presidente reeleita Dilma Rousseff. O primeiro encontro oficial da petista neste segundo mandato será com Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, às 10 horas desta sexta-feira (2).
Durante a disputa presidencial, Dilma foi insistentemente acusada de apoiar a construção de uma república comunista bolivariana na região por ter alianças estratégicas (políticas e comerciais) com países como Venezuela, Bolívia, Equador e Cuba.
Maduro foi o primeiro chefe de Estado a cumprimentar Dilma na cerimônia de posse dessa quinta-feira (1º). Evo Morales, da Bolívia, também participou da festa.
Além de Maduro, a agenda divulgada pelo Palácio do Planalto prevê audiência com Stefan Lofven, primeiro-ministro da Suécia. A relação entre o País e os suecos ficou mais forte desde 2013, quando Dilma escolheu fechar negócio com a Gripen, fabricante de jatos da Suécia, para a compra dos caças da Força Aérea Brasileira (FAB) num contrato bilionário.
Na sequência, Dilma vai se encontrar com Li Yuanchao, vice-presidente da China. O país asiático é o principal parceiro comercial do Brasil. A agenda de encontros com líderes que participaram da posse termina às 12h, quando Dilma se encontrará com Mário José Vaz, presidente da Guiné Bissau.

PORTAL BRAGANÇA (SP)


Projetos estratégicos da FAB são temas de Campanha
A Campanha Institucional 2015 da Força Aérea Brasileira apresenta em 24 páginas 17 projetos estratégicos da Instituição. Com o tema “Construindo o Futuro”, o cidadão brasileiro tem a oportunidade de conhecer as iniciativas que farão diferença na vida do País.
Um exemplo é o projeto para aquisição de 36 novas aeronaves de caça de múltiplo emprego, o FX-2. Esse projeto culminou com a compra do caça Gripen NG da empresa sueca SAAB. As primeiras aeronaves serão entregues em 2019 e representam um ganho em termos de defesa aérea para o Brasil.Entre esses projetos destacam-se também aquisição de equipamentos de artilharia antiaérea, novos helicópteros, aeronaves radar e o novo cargueiro da FAB.
Em 2015 os projeto da campanha serão divulgados mensalmente nas mídias da FAB e apresentados aos parlamentares no Congresso Nacional. O objetivo é que cada cidadão conheça onde estão sendo aplicados os recursos, as metas e os resultados obtidos pela Força Aérea Brasileira.

PORTAL DIÁRIO DIGITAL (PORTUGAL)


Corpo com colete salva-vidas levanta questões sobre acidente da Air Asia
ImagemO corpo de uma das vítimas do acidente da Air Asia recuperado na quarta-feira (31) estava a usar colete salva-vidas, afirmou um membro indonésio da equipa de buscas, levantando novas questões sobre como o desastre aconteceu.
As equipes de resgate acreditam terem encontrado o avião no fundo do oceano de Bornéu, depois de um sonar ter detectado um grande e escuro objecto debaixo das águas próximo ao local onde os destroços e corpos foram encontrados na superfície.
Navios e aviões têm estado a monitorizar o mar de Java em busca do voo QZ8501 desde domingo, quando a aeronave perdeu contacto durante mau tempo cerca de 40 minutos depois de decolar da cidade indonésia de Surabaia rumo a Singapura.
Sete corpos foram recolhidos do mar, alguns deles completamente vestidos, o que pode indicar que o Airbus A320-200 estava intacto quando atingiu a água. Isso pode sustentar a teoria de que o avião teria tido um problema aerodinâmico.
Dois corpos, porém, em caixões enfeitados com flores e marcados com os números 001 e 002, chegaram a Surabaia num avião da força aérea, como mostraram imagens de TV.
O facto de uma pessoa estar a vestir um colete salva-vidas sugere que aqueles que estavam a bordo tiveram tempo antes de o avião atingir a água ou antes de afundar.
E ainda assim os pilotos não emitiram sinal de socorro. A aeronave desapareceu depois de pedir autorização para voar mais alto, para evitar o mau tempo.
«Esta manhã, recuperamos um total de quatro corpos e um deles estava com um colete salva-vidas», disse Tatang Zaenudin, da agência de busca e resgate.
Ele recusou-se a especular a respeito do que a descoberta poderia significar. O presidente-executivo da AirAsia, Tony Fernandes, disse aos jornalistas que ainda não havia confirmação da imagem do sonar, nem da informação de um corpo a usar o colete salva-vidas.

JORNAL DA CIDADE - BAURU (SP)


Corpos do avião AirAsia chegam a 30
ImagemEquipes de resgate encontraram ontem mais 21 corpos de vítimas da queda do avião da AirAsia, subindo o número para 30. O Airbus A320 transportava, no último domingo, 162 pessoas de Surabaia, na Indonésia, a Cingapura quando caiu no mar de Java. 
Segundo o coronel da Marinha indonésia Yayan Sofiyan, alguns dos corpos resgatados estavam presos ao cinto de segurança. Dos 30 recuperados no estreito de Karimata - que separa as ilhas indonésias de Bornéu e Belitung -, ao menos quatro já foram identificados.
 As buscas têm sido prejudicadas pelo mau tempo na região, o que tem sido apontado também como uma das prováveis causas do acidente.
 Minutos antes de o avião perder contato com o controle de tráfego aéreo, o piloto havia pedido autorização para elevar a altitude para desviar de uma tempestade. A autorização não foi dada pois outra aeronave já estaria voando na faixa solicitada. 
Foi permitido, porém, que o avião fizesse um desvio à esquerda, mas a tripulação já não respondeu mais aos controladores. 
Inclinação
 De acordo com uma autoridade próxima às investigações, dados do radar da aeronave mostrariam que o avião fez uma subida brusca e ficou num ângulo “inacreditavelmente” inclinado antes da queda. “Foi uma subida brusca, muito brusca. Parece estar além dos limites de performance da aeronave”, disse o funcionário.
 Fóruns de discussão online entre pilotos discutem supostos dados de um segundo radar, que sugere que o avião estaria voando numa velocidade abaixo da recomendada e que, por isso, pode ter entrado em estol - perda de sustentação aerodinâmica.
 Outra frente das buscas é a localização das caixas-pretas do avião, o que pode demorar até uma semana por conta das condições meteorológicas.
Ontem, a Indonésia passou a contar com a ajuda da agência francesa de investigação de acidentes (BEA), especialista nesse tipo de busca. Segundo a agência, um barco transportou os investigadores ao estreito de Karimata, “com equipamentos de detecção, incluindo hidrofones, para captar os sinais acústicos emitidos pelos gravadores de voo”.
Um total de 29 barcos e 17 aviões de países como EUA, Austrália, Cingapura, Malásia e Indonésia participam das operações, que já se estendem por um raio de 13.500 milhas náuticas quadradas (cerca de 25 mil km²) no mar de Java.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented