|

Estudantes de astronomia realizam sonho



Já pensou em fotografar um objeto a bilhões de quilômetros da Terra e ainda visitar instalações de observatórios profissionais? Quatro alunos vão realizar esse sonho. Eles foram os grandes vencedores do concurso de astronomia promovido pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) em parceria com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O programa contou com a participação de 561 estudantes que enviaram 409 projetos.

O concurso "Escolha um Objeto Astronômico para ser observado com o Telescópio SOAR" é destinado a estudantes que estejam entre o 6º ano do ensino fundamental e o último ano do ensino médio. Os jovens sugerem um objeto do universo para ser fotografado digitalmente e justificam a opção com base no interesse científico e no apelo visual.

As vencedoras do ensino fundamental foram Ana Vitória Foletto Lasch e Emanuela da Silva Foletto, ambas com 13 anos, que escolheram a Galáxia NGC2207. Elas cursam o 8° ano na Sociedade Educacional Três de Maio, em Três de Maio, RS. As meninas contaram com o apoio da professora Lilian Maria Christmann Stoll.

No ensino médio, os selecionados foram Maria Inês Arruda Gonçalves e Matheus Valença Correia, ambos de 18 anos, que optaram pela Galáxia NGC 1300. Eles cursam, respectivamente, o 3º e o 4º anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), em Recife, e foram coordenados pelo professor Guilherme Pereira da Silva.

Como premiação, as alunas do ensino fundamental, acompanhadas de sua professora, visitarão o Observatório do Pico dos Dias, em Brasópolis, próximo de Itajubá, MG.

E os estudantes do ensino médio, também acompanhados de seu professor, vão conhecer as instalações do Telescópio SOAR nos Andes chilenos. O interessante é que esse Telescópio tem um espelho de 4,2 metros de diâmetro e pertence a um consórcio internacional entre Brasil, Chile e Estados Unidos. Ele está instalado na montanha Cerro Pachón a 2.700 metros acima do nível do mar.

Além de ganharem um quadro com a imagem da galáxia eleita, feita pelo SOAR, as escolas dos vencedores vão receber a visita de pesquisadores do LNA, que irão proferir uma palestra sobre as atividades realizadas nos laboratórios e sobre os objetos astronômicos escolhidos.

Os jovens classificados em segundo e em terceiro lugares no concurso receberam um certificado de Honra ao Mérito. E todos os demais ganharam certificados de participação. Além disso, os professores ganharam kits de material de divulgação científica dos institutos de pesquisa da Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa (SCUP) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

OBA
Para quem deseja participar de eventos ligados às ciências espaciais, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) abrirá suas inscrições a partir de janeiro, para escolas que ainda não se cadastraram. A prova da 18º edição da olimpíada acontecerá no dia 15 de maio de 2015. Todos os jovens serão convidados para o Concurso que o LNA vai promover em 2015 e os melhores classificados poderão integrar a equipe brasileira para representar o país nas olimpíadas internacional e latino-americana, além de participarem das Jornadas Espacial e de Jornada de Foguetes, caso participem também da IX Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Mais informações em: www.oba.org.br


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented