|

Demanda registra crescimento em novembro



Oferta doméstica completa três meses de aumento consecutivo ...

Brasília, dezembro de 2014 - A demanda (em passageiros-quilômetros pagos transportados – RPK) por transporte aéreo doméstico de passageiros aumentou 6,8% em novembro de 2014, comparada com o mesmo mês de 2013, enquanto a oferta (em assentos-quilômetros oferecidos – ASK) cresceu 4,3% no mesmo período. Com o resultado de novembro de 2014, a demanda doméstica registrou14 meses seguidos de expansão e obteve o seu maior nível para o mês nos últimos dez anos. A oferta doméstica está em crescimento há 3 meses consecutivos. Com o resultado de novembro, a demanda doméstica acumulou alta de 5,6% no ano e a oferta teve alta de 0,5% no mesmo período.

Entre as principais empresas aéreas brasileiras, Azul e Avianca destacaram-se com as maiores taxas de crescimento da demanda doméstica em novembro de 2014 quando comparadas com o mesmo mês de 2013, da ordem de 35,2% e 14,6%, respectivamente. Se somadas as demandas da Azul e Trip, cujas operações foram unificadas, registrou-se elevação de 6,4% na sua demanda doméstica no mesmo período. Gol e TAM tiveram aumento de 6,0% na demanda doméstica de novembro de 2014, quando comparada com o mesmo mês do ano anterior.

Novembro foi o primeiro mês de 2014 em que todas as principais empresas aéreas brasileiras apresentaram crescimento da oferta doméstica em relação ao mesmo mês do ano anterior. A Azul, quando somadas as operações da Trip, registrou aumento de oferta na ordem de 7,1%.

Tam e Gol  continuam liderando o mercado doméstico em novembro de 2014 com participação (em RPK) de 38,5% e de 36,1%, respectivamente. No entanto, a Tam teve queda de 0,74% em sua participação de mercado, enquanto a redução da Gol foi de 0,70% neste indicador.

A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) foi recorde para o mês de novembro nos últimos dez anos, da ordem de 81,2%. No período de janeiro a novembro de 2014, o aproveitamento doméstico foi de 79,7%, frente a 75,8% do mesmo período de 2013, o que representou melhora de 5,1%.

O número de passageiros pagos transportados no mercado doméstico em novembro de 2014 atingiu 8,2 milhões, tendo sido o maior para o mês nos últimos 10 anos, com alta de 5,6% em relação a novembro de 2013. No período de janeiro a novembro de 2014, a quantidade de passageiros acumulou crescimento de 6,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado de janeiro a novembro, a Gol foi responsável pelo transporte de 32,25 milhões de passageiros em 2014, a Tam transportou um total de 29,27 milhões e a Azul figurou como terceira empresa com 18,22 milhões.

Dados já apurados referentes aos três primeiros trimestres do ano demonstram que, em comparativo com o modal rodoviário, o transporte aéreo continua ampliando a sua participação no mercado de transporte interestadual de passageiros em distâncias superiores a 75 km, com 62,62% do total desses modais. No mesmo período do ano anterior, a participação do modal aéreo foi de 59,11%, o que representou alta de 5,94%.

Transporte Internacional

Em novembro de 2014, a demanda (em RPK) do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras apresentou crescimento pelo nono mês consecutivo, com aumento de 4,6% em novembro de 2014 quando comparada com o mesmo mês de 2013. Já a oferta internacional (em ASK) registrou o quarto mês consecutivo de crescimento, com alta de 3,4% em comparação ao mês de novembro de 2013. No acumulado de janeiro a novembro de 2014, a demanda internacional aumentou 4,3% em relação ao mesmo período de 2013. A oferta internacional registrou queda de 2,6% no mesmo comparativo.

A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) alcançou 80,6% em novembro de 2014, contra 79,7% no mesmo mês de 2013, representando uma variação positiva de 1,2%. Este foi o 14º mês consecutivo de aumento no indicador, que atingiu o seu maior nível para o mês de novembro mês nos últimos dez anos. No período de janeiro a novembro de 2014, o aproveitamento internacional foi de 82,6%, frente a 77,1% do mesmo período de 2013, o que representou aumento de 7,1%.

O número de passageiros pagos transportados no mercado internacional em novembro de 2014 atingiu 523,4 mil, com aumento de 8,0% em relação a novembro de 2013. Trata-se da maior quantidade de passageiros transportados em voos internacionais por empresas brasileiras registrada para o mês de novembro nos últimos dez anos. Com o resultado de novembro de 2014, o indicador completou 8 meses consecutivos de crescimento. No período de janeiro a novembro de 2014 a quantidade de passageiros transportados acumulou aumento de 5,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os dados mencionados acima estão disponíveis no Relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo, divulgado hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que também contempla informações sobre carga transportada, todas ilustradas por meio de gráficos e considerações. O relatório pode ser acessado por meio do link a seguir: http://www2.anac.gov.br/estatistica/demandaeoferta/.

O relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo é elaborado com base nas operações regulares e não regulares das empresas brasileiras de serviços de transporte aéreo público de passageiros.

*Principais empresas aéreas brasileiras: foram consideradas aquelas que registraram participação de mercado superior a 1%, em termos de RPK.


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented