|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 02/11/2014

Gripen para a FAB: Câmara questiona preço dos caças ...




Deputados convocam ministro da Defesa para explicar aumento de US$ 900 milhões no valor do contrato para compra de 36 jatos ...



O governo federal terá que explicar ao Congresso Nacional os motivos que levaram ao aumento de US$ 900 milhões no contrato firmado pela Aeronáutica com a sueca Saab para a compra de 36 caças Gripen NG ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Jornal Nacional - Piloto de avião que fez pouso forçado em RR relata pânico e fome na selva

Grupo viveu cinco dias de angústia no meio da mata até ser encontrado.

Portal Do Jornal Nacional

 Os sobreviventes do avião que fez um pouso forçado em Roraima no último domingo (26) contaram, neste sábado (1º), como passaram cinco dias perdidos no meio da selva. O avião levava pessoas que precisavam de atendimento médico na capital, Boa Vista.
Em casa, o carinho da família. O piloto Nonato Lima, de 56 anos, conta como tudo aconteceu.
"A decisão de pousar foi porque o motor parou. Eu tentei reanimar e não consegui. Aí, eu procurei o lugar mais tranquilo para pousar e consegui achar, no pântano, um lugar mais ou menos plano. Tive sorte de fazer um pouso bom", relata o piloto.
No último domingo (26), o avião, modelo Cessna 206, da Secretaria de Saúde do governo de Roraima, partiu da Vila Santa Maria do Boiaçu, no município de Rorainópolis, rumo a Boa Vista, com cinco ocupantes: um recém-nascido, duas mulheres, sendo que uma grávida, um técnico do Samu, além do piloto. Eles viveram cinco dias de angústia até serem encontrados nesta sexta-feira (31), em Caracaraí, a 200 quilômetros da capital.
Nos primeiros três dias, o grupo ficou em uma barraca improvisada perto da aeronave. Mas, sem água e comida, preferiram abandonar o acampamento.
"No terceiro dia veio a fome brava. Não tinha comida, não tinha uma fruta. Só tinha onça. A gente ficou em pânico por causa da onça e com fome”, lembra o piloto.
Ainda com as mãos machucadas, o técnico de enfermagem do Samu Anderson Teixeira conta que durante dois dias na floresta todos estavam com muita sede. O jeito foi cavar e beber o que encontraram.
"Eu cavei com uma lança de madeira que eu tinha apontado lá e fui cavando com a mão. A mais ou menos uns 70 centímetros de profundidade eu achei lama, não foi nem água. Foi quando a gente foi mantendo a parte líquida", conta.
Mesmo debilitadas, as duas pacientes tiveram que andar quilômetros pela selva. A mãe do bebê, Marinês Vieira, passa bem, mas segue internada na maternidade de Roraima. Ainda abalada, ela preferiu não gravar entrevista. À família, relatou que um dos piores momentos vividos foi alimentar o filho recém-nascido. Com pouco leite, ela teve que tomar uma decisão difícil: permitir que outra mulher alimentasse o bebê.
Foi Françoisa Rodrigues, de 24 anos, grávida de oito meses, que amamentou o recém-nascido. "Eu tive que amamentá-lo e carregá-lo. Durante todo o percurso que a gente fez ele estava comigo", lembra. Ela ainda não sabe quando vai ter alta, mas já escolheu o nome da filha que deve nascer nas próximas semanas: Vitória.
"A primeira coisa é não perder a esperança. Esperança é a última que morre, e eu sempre tinha fé que ia acontecer uma coisa boa", lembra o piloto.
O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes, da Aeronáutica, vai investigar as causas do acidente.

Em PE, aeronave com paraquedistas faz pouso forçado e 6 ficam feridos

Três feridos foram socorridos de helicóptero e levados para hospitais.

Do G1 Pe

Seis pessoas - cinco paraquedistas e um piloto - ficaram feridos depois que uma aeronave de pequeno porte fez um pouso de emergência neste sábado (1º). O acidente ocorreu por volta das 11h, em Cruz de Rebouças, no entorno do aeródromo da Coroa do Avião, em Igarassu, Região Metropolitana do Recife.
O Corpo de Bombeiros e o helicóptero da Secretaria de Defesa Social (SDS) ajudaram no socorro das vítimas. Uma equipe do 17º Batalhão de Polícia Militar chegou ao local quando todos os feridos já tinham sido socorridos, segundo o cabo Carlos Alberto. O avião tinha capacidade para transportar sete pessoas.
Um instrutor de paraquedismo sofreu ferimentos na cabeça e foi levado para o Hospital Esperança, na Madalena, Zona Norte do Recife, de onde foi transferido para o Hospital Unimed III, na Ilha do Leite, na área central. Ele passou por exames e o estado de saúde dele é estável. Dois homens também foram levados para o Hospital Esperança e já receberam alta. Três pessoas foram encaminhadas para o Hospital da Restauração (HR), também no Recife: o piloto, de 60 anos, e duas enfermeiras - e paraquedistas - de 32 e 35 anos. As duas mulheres receberam alta no meio da tarde.
O coronel Paulo Magella, comandante do terceiro Centro Integrado de Defesa e Controle do Espaço Aéreo (Cindacta III), com sede no Recife, disse que a aeronave é um Cessna 182 Skyline, um modelo equipado para lançamento de paraquedistas civis.
A Polícia Militar foi ao local no início da tarde e isolou a área. Uma equipe da Aeronáutica também foi enviada para fazer perícia, já concluída.
"A gente fez essa perícia no local do acidente, mas agora vai ser aberto um processo investigatório. Vamos juntar as informações levantadas aqui com outras para saber o que levou a essa situação catastrófica. É muito cedo, ainda é muito prematuro para a gente afirmar quais foram os fatores que levaram a essa ocorrência", disse o chefe de investigação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), major Wellington da Silva. Ele explicou que a aeronave não tem gravador de voz e dados porque a legislação não exige e não há tempo determinado para finalizar a investigação. "Depende da complexidade do acidente", ponderou. O dono ficará responsável pela remoção do avião.
André Milano, amigo das vítimas, foi no começo da tarde ao ponto onde o acidente ocorreu para tentar recolher os pertences dos passageiros. Ele conta que estava dormindo quando foi acordado pela mãe avisando do acidente. "O que importa é que está todo mundo com vida", disse.
"Vi quando o avião saiu, umas 9h. Depois a gente viu ele voando baixinho demais e sumiu. É a primeira vez que vejo isso acontecer por aqui", disse o metalúrgico José Cavalcanti, morador da área.

Secretaria da Aviação Civil estuda leiloar Aeroporto Salgado Filho no RS

Sequência do projeto depende da posição de Sartori sobre o assunto.

Felipe Truda Do G1 Rs

 O governo federal avalia a privatização do Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, atualmente controlado pela Infraero. Segundo o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, está sendo estudada a realização de um leilão cujo vencedor terá de construir um novo terminal na Região Metropolitana, ficando com o controle de ambos os aeroportos.
"Está sendo estudada pela SAC e pelo governo gaúcho essa alternativa. O grupo vencedor assume a operação do Salgado Filho e a responsabilidade de construção de um novo aeroporto em sítio apresentado pelo governo estadual em Portão", disse Franco ao G1. A sequência do projeto dependerá da posição do governador gaúcho eleito, José Ivo Sartori.
O deputado federal Eliseu Padilha (PMDB-RS) afirma que vem conversando com o ministro sobre esta possibilidade. Segundo o parlamentar, o novo aeroporto ficará em uma área oferecida pelo Piratini entre Portão e Nova Santa Rita. A ideia é que seja um aeroporto com uma pista mais extensa em relação ao Salgado Filho.
"Este novo aeroporto seria denominado Aeroporto do Mercosul, teria pista de maior extenção, tanto para o transporte de cargas quanto de passageiros, a uma pequena distância do atual aeroporto, mas em suituação geográfica muito melhor", explicou Padilha.
A empresa que construir o novo terminal será concessionária tanto do novo empreendimento quanto do Aeroporto Salgado Filho. "Entre as obrigações que serão assumidas pelo arrematante estará a construção desse novo aeroporto. Ele compra um, constroi mais um e opera os dois como concessionário", acrescentou.

JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO


Ato por impeachment de Dilma reúne 2,5 mil em São Paulo

Na Avenida Paulista, grupo pediu ainda a intervenção militar no País

Ricardo Chapola

SÃO PAULO - Um ato em defesa do impeachment da presidente Dilma Rousseff, convocado pelas redes sociais, reuniu neste sábado, 1º, segundo a Polícia Militar presente no local, cerca de 2,5 mil pessoas na região da Avenida Paulista, área central de São Paulo. A manifestação foi marcada também pela defesa de nova intervenção militar no País.
“Se você acha que democracia é isso que temos aqui, então sou a favor da volta do militarismo”, disse o investigador de polícia Sergio Salgi, de 46 anos. Ele foi ao ato com uma faixa com os dizeres “SOS Forças Armadas”. Gritos como “Viva a PM” foram entoados pelos manifestantes.
O deputado federal eleito Eduardo Bolsonaro (PSC) - filho do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) - discursou em cima do único carro de som do ato e disse que, se seu pai tivesse se candidato a presidente este ano, teria “fuzilado” a presidente - reeleita no domingo passado. “Ele teria fuzilado Dilma Rousseff se fosse candidato."
Marcola. O filho de Bolsonaro disse ainda que votaria em Marcola - apelido de Marcos Willians Camacho, líder da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) -, mas não em Dilma. “Dizia na campanha: voto no Marcola, mas não em Dilma. Pelo menos ele tem palavra.”
Na internet, o ato deste sábado teve a confirmação de mais de 100 mil pessoas. Manifestantes carregavam cartazes com mensagens como “Intervenção militar já”, “PT é o câncer do Brasil” e “Fraude nas urnas”. “(As urnas) são fraudáveis. Qualquer um que não é analfabeto sabe disso”, afirmou o perito Ricardo Molina, em discurso.
O ato seguiu em direção ao Parque do Ibirapuera e, no caminho, houve uma ameaça de racha do movimento - entre grupos que defendiam um novo golpe militar e outros que desejavam apenas protestar contra a eleição de Dilma. “Exigimos a recontabilização dos votos. Não tem ninguém golpista aqui”, disse o músico Lobão, após conferir no celular a repercussão da manifestação.
Durante o trajeto até o Ibirapuera, moradores da região balançaram bandeiras do PT nas janelas. “Vai pra Cuba”, reagiram os manifestantes - alguns levavam bandeiras do ex-candidato do PSDB a presidente Aécio Neves.
Em Brasília, cerca de 500 pessoas, segundo a PM, também protestaram contra Dilma na Esplanada dos Ministérios. / COLABOROU RICARDO DELLA COLETTA
PORTAL BRASIL


Forças Armadas apoiam MEC na distribuição das provas do Enem

Operação previne que provas sejam utilizados de forma criminosa. Tropas também distribuirão exames em 62 localidades da região amazônica

Sob coordenação do 4º Batalhão de Infantaria Leve (4º BIL), situado em Osasco, na região metropolitana de São Paulo, 53 organizações militares do Exército Brasileiro manterão sob suas guardas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Ministério da Educação.
Ao mesmo tempo, militares e equipamentos da Marinha e da Força Aérea Brasileira (FAB) distribuirão os exames em 62 localidades de difícil acesso na região amazônica.
O cronograma de guarda das provas e distribuição do material começa a ser deflagrado a partir das orientações repassadas pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA).
Nessa edição, que acontece nos dias 6 e 7 de novembro, o Enem contará com a participação de 8,7 milhões de candidatos.
“Após as eleições, quando participamos com o apoio logístico e com a presença de militares na garantia da lei e da ordem (GLO), a missão de distribuição de provas do Enem consiste na nossa segunda mais importante mobilização”, explicou o capitão-de-mar-e-guerra Walter Marinho Sobrinho, da Subchefia de Operações do Ministério da Defesa.
Operação Enem
As provas do Enem, impressas em São Paulo, ficam sob o controle dos militares do batalhão de Osasco, que as distribuirão para outros quarteis da Força terrestre.
O acordo com o ministério da Educação teve início em 2009 e tem por finalidade assegurar que os exames não cheguem às mãos indevidas ou sejam utilizados de forma criminosa.
Por sua vez, a Marinha e a FAB estarão transportando essas provas para 62 localidades de difícil acesso na Amazônia.
Aeronaves e embarcações partem, em datas diversas (dependendo da distância e do meio de transporte empregado), das principais capitais daquela região, como Manaus, Belém, Porto Velho e Boa Vista, em direção aos mais longínquos rincões do País.
A previsão de chegada aos seus destinos é dia 6 de novembro, devendo iniciar o percurso de retorno a partir de 10 de novembro. Fonte Ministério da Defesa

JORNAL O VALE (SJC)


Brasil vai reforçar suas fronteiras

A cargo do Exército e avaliado em R$ 12 bilhões, novo sistema de controle de fronteiras do país começa a operar este mês

Começa a operar em novembro o projeto piloto do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), ambicioso programa do Exército avaliado em R$ 12 bilhões.

A primeira etapa do Sisfron está sendo implantada pela Savis, empresa do grupo Embraer Defesa & Segurança, de São José.

Segundo o Ministério da Defesa, o sistema que compõe o projeto piloto é composto por radares, sensores eletromagnéticos e optrônicos, componentes táticos e de comunicação satelital, infovias e centros de comando e controle.

O primeiro centro que entrará em operação é o de Dourados (MS).

Outros três centros de operação estão sendo implementados em quartéis nas cidades de Mundo Novo, Iguatemi e Caracol, no Mato Grosso do Sul.

O projeto, que deverá estar totalmente implantado até 2021, contará, nesta fase piloto, com 68 antenas de comunicação e uma infovia.

O Sisfron pretende fortalecer a capacidade de ação do Exército Brasileiro na faixa de fronteira do país, uma área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados.

Por esta razão, o Sisfron é considerado o maior sistema de monitoramento de fronteiras do mundo.
Início. Em 2012, a Embraer Defesa e Segurança foi escolhida pelo Exército Brasileiro para executar o projeto piloto do Sisfron, contemplando uma área de aproximadamente 600 quilômetros de fronteira terrestre, na divisa do Estado do Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia.

A Embraer se apresentou na concorrência como participante do consórcio Tepro, formado pela Savis Tecnologia e Sistemas S/A e OrbiSat Indústria e Aerolevantamento S/A, ambas controladas pela Embraer Defesa e Segurança.

A Savis atua na gestão integrada de projetos de monitoramento e controle de fronteiras, estruturas estratégicas e recursos naturais.

A Savis foi criada pela Embraer com o objetivo de fazer frente às necessidades nacionais no setor de defesa e segurança. Também o mercado externo é meta da empresa.

Saiba mais
Sisfron
Começa a operar em novembro o projeto piloto do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras)
Central
A primeira central que entrará em operação será em Dourados (MS). O sistema foi implantado pela Embraer Defesa & Segurança, por meio de suas empresa
PORTAL TERRA


Em ato contra Dilma, manifestantes pedem intervenção militar


Manifestantes se reuniram na tarde deste sábado na Avenida Paulista, região central de São Paulo, para protestar contra a reeleição de Dilma Rousseff (PT). Enquanto parte dos participantes carregava faixas defendendo o impeachment da presidente, outra parte levava cartazes com pedidos de intervenção militar no País. 
Alguns homens chegaram a ser fotografados exibindo a frase "Agradeço as Forças Armadas do Brasil por nos livrarem do terror comunista em 1964" em referência ao golpe que instaurou a ditadura.
Entre o público estava o músico Lobão, conhecido por ser crítico assíduo do PT. Em suas redes sociais, ele compartilhou com os fãs alguns registros. "Fora Dilma", "Vai pra Cuba" e "Aéciooo" foram algumas das legendas de suas fotos.
De acordo com a CET, a via foi interditada nos sentidos Consolação e Paraíso. Em seguida, a Brigadeiro Luis Antônio também foi bloqueada. Atos semelhantes foram realizados em outras regiões do País, como em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, e em Curitiba, na UFPR.

SP: provas do Enem estão sob guarda do Exército em Osasco

Forças Armadas distribuirão as provas nos dias 6 e 7 de novembro, segundo o Ministério da Defesa

Agência Brasil

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão sob a guarda das Forças Armadas e serão distribuídas nos locais de prova nos dias 6 e 7 de novembro, informou o Ministério da Defesa. O Enem será realizado em 1.699 cidades, nos dias 8 e 9 de novembro. Estão inscritos 8,7 milhões de candidatos.
Segundo a Defesa, os exames estão guardados por 53 organizações militares do Exército Brasileiro, sob coordenação do 4º Batalhão de Infantaria Leve, situado em Osasco, na região metropolitana de São Paulo. Caberá aos militares do Batalhão de Osasco distribuí-las para outros quarteis da Força terrestre. Ao mesmo tempo, militares e equipamentos da Marinha e da Força Aérea Brasileira (FAB) distribuirão esses exames em 62 localidades de difícil acesso na região amazônica.
A pasta informa que aeronaves e embarcações partirão, em datas diversas, dependendo da distância e do meio de transporte empregado, das principais capitais daquela região, como Manaus, Belém, Porto Velho e Boa Vista, em direção aos mais longínquos municípios do País. A previsão de chegada ao local do exame é 6 de novembro. O percurso de volta começará no dia 10.
O acordo com o Ministério da Educação teve início em 2009 e tem por finalidade assegurar que os exames não cheguem a mãos indevidas ou sejam usados de forma criminosa.
PORTAL EXAME.COM


Protesto contra Dilma fecha parte da Av. Paulista


Ueslei Marcelino Reuters

São Paulo - Cerca de mil pessoas, segundo a Polícia Militar, participam de um protesto na tarde deste sábado, 01, na Avenida Paulista, em São Paulo, que pede o impeachment da presidente Dilma Rousseff e a intervenção militar no País.
Gritos como "Viva a PM" são entoados pelos manifestantes.
Há, entretanto, faixas e cartazes com as mais variadas mensagens, que vão de "Intervenção militar já" a "PT é o câncer do Brasil". O protesto, que teve início no vão livre do Masp, segue no sentido Paraíso, e fecha parte da avenida.
O ato é escoltado pela PM, que organizou uma operação para eventuais confrontos. Dois pelotões da Tropa do Braço ficaram posicionados nas ruas laterais ao Masp. O protesto foi organizado pela internet e teve a confirmação de 100 mil pessoas.
"Se você acha que democracia é isso que temos aqui, então sou a favor da volta do militarismo", disse o investigador de polícia, Sergio Salgi, de 46 anos. Ele foi ao protesto carregando uma faixa com os dizeres "SOS Forças Armadas".
Para o investigador, a melhor chance de tirar Dilma no poder seria lançar a candidatura do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) à Presidência, nome apoiado por ele.
"A melhor chance é só com o Bolsonaro. Mas não teve como", disse Salgi. Em entrevistas, Bolsonaro já antecipou sua intenção de ser candidato à Presidência em 2018.
O filho de Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro (PSC), que se elegeu deputado federal por São Paulo, participou da manifestação. O deputado discursou sobre o único carro de som do ato.
"Ele (Jair Bolsonaro) teria fuzilado Dilma Rousseff se fosse candidato este ano. Ele tem vontade de ser candidato mesmo que tenha de mudar de partido", afirmou Eduardo, ao prever que o pai terá dificuldades em lançar seu nome à Presidência pelo PP.

PORTAL UOL


Atos contra Dilma e Alckmin fecham avenidas das zonas sul e oeste de SP


Do Uol

 Dois protestos realizados na tarde deste sábado (1º) fecharam vias das zonas sul e oeste de São Paulo. Os atos tiveram motivações distintas: em um em deles, que começou na avenida Paulista, os manifestantes pediram o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) e defenderam até a intervenção militar para tirá-la do poder. Já o outro, em Pinheiros, teve como alvo o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e a falta de água no Estado.
Convocado pelas redes sociais, o protesto da avenida Paulista começou por volta de 14h no vão do Masp. Segundo a Polícia Militar, cerca de 2.500 pessoas participaram da manifestação. Alguns dos presentes pediram o fim do PT, a volta dos militares e fizeram ataques a referências comunistas. Além disso, exigiram a recontagem dos votos das eleições.
O cantor Lobão e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), filho do também deputado Jair Bolsonaro, estavam entre os manifestantes. Às 16h, os manifestantes deixaram a avenida Paulista e seguiram pela avenida Brigadeiro Luís Antônio. O ato foi encerrado por volta de 17h.

JORNAL DO BRASIL


FAB seleciona atletas de alto rendimento


As inscrições para seleção de atletas de alto rendimento da Força Aérea Brasileira serão abertas nesta segunda-feira (03). Eles representarão a FAB em torneios esportivos nacionais e internacionais. O aviso de convocação está disponível no endereço eletrônico www.qsconatleta.aer.mil.br.
Podem se inscrever homens e mulheres com idade entre 19 e 45 anos e o ensino médio completo. O candidato deve estar relacionado no ranking nacional ou estadual em 2013 ou 2014 das seguintes modalidades esportivas: atletismo, basquetebol, ciclismo, golfe, handebol, orientação, paraquedismo, pentatlo moderno, taekwondo, tiro com arco, triatlo e vôlei de praia. Ao total, são 82 vagas.
A seleção consta de avaliação curricular e exames de saúde. Os candidatos selecionados serão incorporados como Terceiro-Sargentos e vão atuar no Rio de Janeiro. Eles integrarão o Quadro de Sargentos da Reserva de Segunda Classe Convocados (QSCOn) durante o período de um ano e poderão ter o tempo de serviço prorrogado, anualmente, por até oito anos.
As inscrições devem ser realizadas na Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), no Rio de Janeiro, ou nas sedes dos Comandos Aéreos Regionais (COMAR) até o dia 14 de novembro.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL TRIBUNA HOJE (AL)


Queda de aeronave deixa seis pessoas feridas na RMR

Acidente sem vítimas fatais ocorreu em Igarassu e não em Maria Farinha, como havia informado o Corpo de Bombeiros

Giselly Santos
Seis pessoas ficaram feridas após a queda de uma aeronave de pequeno porte, neste sábado (1°). O acidente aconteceu por volta das 10h30 próximo a Estrada de Mangue Seco, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), e não em Maria Farinha, como havia informado inicialmente o Corpo de Bombeiros (CBMPE). As vítimas são Rafael de Almeida, Wanderson Carlos Campos de Andrade, Erika Lima, Gabriela Peixoto, o instrutor Paulo Roberto Pinto e o piloto do monomotor Jaci Martins Silva Filho.
O grupo seguia para saltar de paraquedas no litoral norte. De acordo com o CBMPE, todos os ocupantes foram socorridos, três deles - Silva Filho, Erika Lima e Gabriela Peixoto - encaminhadas para o Hospital da Restauração (HR) e uma para o Hospital Esperança; os outros dois feridos foram atendidos e liberados. A assessoria de imprensa do HR informou que o quadro das vítimas é estável e estão passando por avaliação médica no momento, mas seguem conscientes. Além dos Bombeiros, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria de Defesa Social participaram da operação.
De acordo com o cabo da PM Carlos Alberto, assim que decolou do aeródromo "o monomotor perdeu forças e caiu de bico", mas pela área ser de mata atlântica o acidente não foi fatal.
Segundo informações repassadas por um dos funcionários do aeródromo, que preferiu não se identificar, as vítimas teriam sofrido escoriações leves. O instrutor teria sofrido um corte na cabeça e o piloto uma batida na lateral esquerda do rosto. A área já foi isolada pelos Bombeiros para facilitar a perícia da Aeronáutica. A aeronave que caiu era do modelo Cesnna.

PORTAL CORREIO DO ESTADO (MS)


Motorista perde controle da direção e derruba parte do muro da Base Aérea na Capital

Caso aconteceu nesta madrugada, na Avenida Lúdio Martins Coelho

Taryne Zottino
Parte do muro da Base Aérea, na Avenida Lúdio Martins Coelho, ficou destruído depois de ser atingido por um veículo Vectra, na madrugada deste sábado (1º), em Campo Grande.
O carro seguia no sentido Centro-Bairro, quando o condutor perdeu o controle da direção e bateu no muro. A suspeita é que ele tenha dormido ao volante. Ninguém se feriu.
Soldados vigiam o local após destruição.

REVISTA PODER AÉREO (SP)


Gripen para a FAB: Câmara questiona preço dos caças

Deputados convocam ministro da Defesa para explicar aumento de US$ 900 milhões no valor do contrato para compra de 36 jatos

O governo federal terá que explicar ao Congresso Nacional os motivos que levaram ao aumento de US$ 900 milhões no contrato firmado pela Aeronáutica com a sueca Saab para a compra de 36 caças Gripen NG.
O valor do contrato assinado no dia 24 deste mês é no valor de US$ 5,4 bilhões. No entanto, em dezembro do ano passado, quando foi anunciada a escolha do Gripen NG para a renovação da frota da FAB (Força Aérea Brasileira), o valor do contrato era de US$ 4,5 bilhões.
Anteontem, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou requerimento dos deputados Rubens Bueno (PPS-PR) e Duarte Nogueira (PSDB-SP) que convoca o ministro da Defesa, Celso Amorim, e o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, para prestar esclarecimentos. O Brigadeiro José Augusto Crepaldi Affonso, presidente da Comissão Coordenadora do Programa de Avião de Combate, também foi convocado.
Preço. “Evidencia essa nossa assertiva a majoração da ordem de 20% no valor inicial anunciado há ano pelo ministro da Defesa, Celso Amorim”, afirmou Bueno, em nota. “O valor da operação superou em US$ 900 milhões o que havia sido previsto em dezembro de 2013. A FAB negou que a postergação do anúncio da compra tenha sido influenciada pelo processo eleitoral”, disse Duarte Nogueira, também em nota oficial.
Ainda não foi marcada data para a reunião. FONTE: O Vale



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented