|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 04/09/2014

Avião abandonado possui vestígios de cocaína e tem prefixo clonado ...




Bimotor tinha adesivo com prefixo clonado e não possui registro na Anac. Vestígios de cocaína, galões de gasolina e GPS foram encontrados no avião ...



A Polícia Civil do Piauí informou que o avião bimotor, que realizou um pouso forçado na cidade de Piracuruca, na região Norte do Estado, na tarde de terça-feira (2), não possui registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Durante a vistoria de uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), na manhã desta quarta-feira (3), foi verificado que a aeronave tem um prefixo clonado por meio de um adesivo, com os dados PT-DRO e pertenceria a uma empresa ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Cenipa realiza vistoria em avião que fez pouso forçado em Piracuruca

Bimotor levava quatro pessoas, mas ninguém ficou ferido. Cenipa quer identificar os motivos que levaram o avião a fazer o pouso.

Do G1 Pi

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) enviou nesta quarta-feira (3) uma equipe para vistoriar a pista e a aeronave que fez um pouso forçado na tarde dessa terça-feira (2) na cidade de Piracuruca, Norte do Piauí. O avião bimotor levava quatro pessoas, mas ninguém ficou ferido.
Segundo o militar José de Freitas, o Cenipa fará a vistoria para tentar identificar as causas do acidente. “Não temos muitas informações sobre o que ocorreu em Piracuruca, mas vamos fazer um levantamento para descobrir os motivos que levaram o piloto a retornar minutos depois de ter decolado. Vamos tentar encontrá-lo e conversar”, disse José de Freitas.
No site da Agencia Nacional de Avião Civil (ANAC) a aeronave de prefixo PT-DRO está em situação regular. Segundo os dados que constam no site, o avião pertence à empresa Marnanglo Empreendimentos e Participações S/C/ Ltda.
Após o acidente, a Polícia Civil esteve no local e constatou que no avião havia galões com combustível e a pista chegou a ser isolada devido o perigo de explosão. Segundo Nerenilson Alves, agente que foi até o local os ocupantes da aeronave deixaram o avião e entraram em um carro sem que fossem identificados.

Avião abandonado possui vestígios de cocaína e tem prefixo clonado

Bimotor tinha adesivo com prefixo clonado e não possui registro na Anac. Vestígios de cocaína, galões de gasolina e GPS foram encontrados no avião.

Do G1 Pi

A Polícia Civil do Piauí informou que o avião bimotor, que realizou um pouso forçado na cidade de Piracuruca, na região Norte do Estado, na tarde de terça-feira (2), não possui registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Durante a vistoria de uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), na manhã desta quarta-feira (3), foi verificado que a aeronave tem um prefixo clonado por meio de um adesivo, com os dados PT-DRO e pertenceria a uma empresa.
Na aeronave também foi encontrado fragmentos de cocaína, dois equipamentos de GPS (Sistema de Posicionamento Global), nove galões de combustível de aviação e mangueiras, possivelmente usadas para ajudar a abastecer o avião. A Polícia Civil disse ainda que a investigação irá trabalhar com três hipóteses: tráfico de drogas, transporte de valores ou de mercadoria ilícita.
Além disso, a investigação busca identificar como o bimotor entrou no Brasil, pois ele é de origem norte-americana. Por isso, o caso passará a ser investigado pela Polícia Federal da cidade de Parnaíba.
O vigia da pista de pouso, que não está homologada pela Anac, Lucas Viana disse ao G1 que, dois homens em uma caminhonete chegaram ao local na tarde dessa terça-feira e aguardaram a aeronave. Após a chegada do bimotor, que possuía apenas dois lugares, os dois homens colocaram os galões dentro do avião e saíram ao mesmo tempo em que o bimotor se preparava para decolar.
Depois de alçar voo, o vigia afirmou ter ouvido apenas o barulho do avião durante o pouso forçado e foi prestar socorro aos passageiros. Mas, antes de chegar ao local do acidente, a caminhonete havia retornado a pista e levado o piloto e o passageiro.

Transporte aéreo internacional cresce 5,3% em julho

A capacidade das companhias aéreas também aumentou 5,3%. Taxa de ocupação das aeronaves foi de 82,3%.

O tráfego de passageiros cresceu 5,3% em julho no mundo em relação ao mesmo período do ano anterior, anunciou nesta quarta-feira (3), em Genebra, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).
A capacidade das companhias aéreas também aumentou 5,3%, o que representa uma taxa de ocupação das aeronaves de 82,3%.
"O transporte aéreo cresceu de novo em julho, as pessoas viajam cada vez mais de avião em todas as regiões do mundo, e, apesar dos diferentes desafios econômico, as perspectivas do transporte de passageiros continuam muito positivas", declarou Tony Tyler, diretor-geral da IATA.
Segundo ele, a desaceleração constata no início do ano parece que ficou para trás, com um crescimento do tráfego na China e em outras economias emergentes, que compensam a deterioração na zona euro.
Em julho, o tráfego internacional de passageiros cresceu 5,5% e as linhas domésticas 4,9%.

Peruanos baleados passam por cirurgia e têm quadro estável no AC

Vítimas foram alvejadas em rota de tráfico, em Rodrigues Alves. Exército e Polícia Federal devem intensificar as ações na fronteira.

Vanísia Nery

Os dois peruanos alvejados no último domingo (31) no Ramal do Havaí, localizado na Comunidade Paraná dos Mouras, em Rodrigues Alves (AC), foram operados e encontram-se em estado estável no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul (AC). O local do crime é conhecido como rota do tráfico e a Polícia Civil suspeita do envolvimento das vítimas no transporte de entorpecentes.
O peruano de 50 anos foi alvejado com dois tiros nas costas e um no peito. Ele passou por uma cirurgia para a retirada do baço, seu estado é estável. O outro peruano, de 30 anos, foi atingido com um tiro no rosto, tendo uma fratura na face e na vértebra do pescoço. Segundo o diretor clínico do Hospital do Juruá, Oziel Câmara, o segundo peruano passou por operação nesta terça-feira (2) e seu estado também é estável.
“Ele não tem nenhuma dificuldade de mobilização, não está tetraplégico, pois não pegou na medula. Ele foi operado por conta da fratura da face e está bem”, relatou o diretor clínico do Hospital do Juruá.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Lindomar Ventura, apesar da Polícia Civil suspeitar do envolvimento dos peruanos com o tráfico de drogas, até o momento nenhuma prova foi encontrada contra eles. A Polícia Federal está realizando um levantamento criminal das vítimas, caso não existam materiais para acusação, os dois devem ser liberados.“Com essas vítimas não foi encontrado nenhum tipo de entorpecente ou armamento então, a princípio, estão hospitalizadas e caso a gente não chegue a nenhuma conclusão, de que eles tenham elementos de acusação, serão ouvidos e liberados, mas as investigações continuam no sentindo de buscar elementos que os coloque na situação real do fato. A PF também está investigando a situação deles no Brasil”, informou.
O local é conhecido por ser rota do tráfico de drogas, em razão da proximidade da fronteira do Acre com o Peru. Em menos de duas semanas esse é o segundo crime que ocorre na região. O delegado abordou a necessidade de maior atuação do Exército e da PF no local. Segundo o comandante do 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º Bis), Tenente Coronel Magioli, já existem ações voltadas para as áreas de fronteira, mas elas devem ser intensificadas.
“O Exército já vem atuando nessa área. No mês de maio, tivemos uma grande operação, chamada Operação Ágata, desenvolvida em toda Amazônia. Estivemos no Ramal do Havaí, na Continuação, nas Três Bocas, no Rio Azul e tentamos manter uma presença constante nessa região. A grande diferença da nossa atuação é que atuamos com um efetivo muito grande, e quando o Exército se mobiliza para ir nessas regiões os traficantes e pessoas que cometem esses delitos ficam sabendo com antecedência e não vão nesse período, então um flagrante da nossa parte é difícil de acontecer", garante.
O comandante do Exército explicou que as ações realizadas nas fronteiras sempre são feitas em cooperação com outras instituições como Policia Civil, Federal e Militar.
Entenda o caso
A Policia Militar, através do Comando de Operações Especiais (COE), atendeu a ocorrência em que dois peruanos foram alvejados no Ramal do Havaí, em Rodrigues Alves. Os dois homens foram encaminhados para o Hospital do Juruá em Cruzeiro do Sul e a policia investiga o caso.

Marinha calcula que corrente levou veleiro à deriva para lado da África

Três aeronaves e dois navios de guerra fazem as buscas ao Tunante II. Último contato com os tripulantes argentinos foi feito na quarta (27).

Oito dias após o primeiro pedido de socorro feito por velejadores argentinos, equipes da Marinha continuam as buscas ao veleiro Tunante II, desaparecido a leste do Porto de Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul. Até agora nenhum vestígio foi encontrado. A suspeita é de que o vento e a corrente estejam levando a embarcação para o lado da África.
As buscas não param. Três aeronaves e dois navios de guerra do Brasil e da Argentina seguem a procura em alto mar, a cerca de 800 quilômetros do município. Conforme a Marinha, coletes salva-vidas encontrados no sábado (30) não são dos quatro tripulantes argentinos. Além de muito deteriorados, os equipamentos tinham o nome de uma outra embarcação.
“Pelos nossos cálculos, de deriva e de vento, tudo leva a crer que vento e a corrente os estão levando para o lado da África”, aponta o capitão Luís Felipe Rabello Freir, chefe do Estado-Maior.
De acordo com os militares, o veleiro é moderno e passou por uma revitalização antes da viagem. O bote da embarcação tem água e comida por até 15 dias e os velejadores tem experiência náutica. O último contato foi feito na quarta-feira (27), às 4h.
Imagens cedidas pela Marinha mostram o primeiro dia de buscas, quando as ondas chegavam a sete metros de altura e o vento a 90 km/h. A profundidade era de mais de 1,5 mil metros. O Tunante II saiu de Buenos Aires com destino a Búzios, no Rio de Janeiro.

JORNAL VALOR ECONÔMICO


Demanda no setor aéreo no Brasil cresce bem abaixo da média global


Assis Moreira

GENEBRA - A demanda no transporte aéreo internacional está se recuperando, com alta de 5,3% em julho em relação a igual período de 2013, mas o indicador relativo ao mercado brasileiro ficou em apenas 0,7% no intervalo, a menor taxa entre os grandes emergentes. Os dados são da Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata).
As companhias aéreas seguem na direção de um lucro recorde de US$ 18 bilhões neste ano, segundo Tony Tyler, diretor-geral da Iata. Ele pondera, no entanto, que isso representa uma margem líquida de lucro de apenas 2,4% faz um apelo para que os governos adotem medidas ‘’amigáveis’’ em termos de taxação e custo de infraestrutura para o setor.
Globalmente, a demanda de 5,3% vista em julho, no comparativo anual, representa o mesmo ritmo de expansão da capacidade, enquanto a taxa de ocupação dos aviões medida pelo número de assentos (“load fator”) foi de 82,3%.
Para o diretor-geral da Iata, a desaceleração global no começo do ano parece ter ficado para trás com o crescimento na China e em outros países emergentes, compensando a recente deterioração na zona do euro. “As companhias aéreas apresentaram crescimento em julho, o que é positivo para a economia global’’, disse, alertando porém para potenciais problemas, como o vírus da Ebola na África ocidental, a fragilidade na zona do euro, os conflitos na Ucrânia e turbulências no Oriente Médio.
Entre os grandes emergentes, a demanda nos voos domésticos em julho cresceu 8,8% na China, 9,9% na Rússia e 6% na Índia, enquanto o Brasil registrou a taxa mais modesta, de 0,7%.
Na América Latina, as companhias aéreas registraram alta de 6,7% na demanda, em linha com a alta de 6,6% na capacidade. A taxa de ocupação dos aviões medida pelo número de assentos (“load fator”) foi de 8,25% na região.
Segundo a Iata, os robustos desempenhos econômicos vistos na Colômbia, Peru e Chile estão sendo contrabalançados pela fragilidade no Brasil. E o volume de cargas não está aumentando na região.

PORTAL TERRA


Ministério da Defesa instaura comissão para aumentar presença feminina


O Ministério da Defesa instaurou nesta quarta-feira uma comissão destinada a impulsionar a maior presença feminina e fomentar a igualdade entre ambos os sexos nas Forças Armadas.
De acordo com uma nota publicada no site da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), a Comissão de Gênero é "responsável por ações que resultem na efetivação dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero no exército, marinha e aeronáutica". A cerimônia contou com a presença da ministra Eleonora Menicucci e do ministro da Defesa, Celso Amorim.
A Comissão de Gênero, de caráter consultivo, realizará reuniões bimestrais e fará recomendações para fomentar a maior participação das mulheres no exército, na marinha e na aeronáutica e administração do Ministério, além de acompanhar e avaliar o cumprimento das ações definidas no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM). De acordo com a ministra, a constituição da comissão em um ambiente quase totalmente masculino é uma demonstração da percepção da importância do papel desenvolvido pelas mulheres militares.
Amorim lembrou os avanços já conseguidos, como as adaptações que a Academia Militar das Agulhas Negras está fazendo para receber mulheres, mas reconheceu que ainda resta muito a ser feito. Atualmente, as Forças Armadas têm 22 mil mulheres, 6,34% de todo o contingente, que é de 350 mil, conforme afirmou Amorim durante a cerimônia.
O Ministério da Defesa é o nono a instaurar uma comissão destinada a fomentar a igualdade entre os sexos, de acordo com informações da a SMP.

AGÊNCIA BRASIL


Senai inaugura até novembro cinco laboratórios abertos para empreendedores


Mariana Tokarnia

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) vai inaugurar, até novembro, cinco laboratórios abertos. Como o próprio nome diz, trata-se de espaços com maquinário e pessoal para uso de empresas ou indivíduos na criação e desenvolvimento de projetos. Cada projeto poderá ter até R$ 50 mil custeados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e cada unidade, R$ 1 milhão para investir.
O objetivo é incentivar o empreededorismo no país. "Às vezes, a pessoa tem a ideia, tem o projeto, mas fica complicado desenvolver sozinho. Falta infraestrutura, maquinário, profissionais. E nós temos isso", diz Marcelo Prim, o especialista em Desenvolvimento Industrial do Senai. "O Brasil está muito à frente na produção de papers, mas não em empreededorismo industrial", acrescenta.
Os laboratórios estão em Dourados, Mato Grosso do Sul; Manaus; Maringá, no Paraná; Rio de Janeiro e Campina Grande, na Paraíba. Os três últimos deverão ser inaugurados já no final deste mês. Cada laboratório terá uma particularidade setorial. O do Rio de Janeiro, por exemplo, será voltado prioritariamente para óleo e gás e o de Dourados, para a produção de alimentos.
O projeto é desenvolvido em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação pelo Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec). Laboratórios assim já funcionam em quatro locais fora do Senai, entre eles no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo, e no Porto Digital, no Recife.
Foi com a ajuda do ITA e do Senai que Lincoln Lepri, ex-mestrando do instituto e hoje diretor-presidente da Intelectron, transformou em realidade o projeto de mestrado. Ele criou uma máquina que tem um braço articulado e consegue fazer operações que são realizadas no Brasil exclusivamente por seres humanos, desde executar partes da construção de aviões a manipular produtos perigosos e fazer resgates em escombros e em minas.
"Os brasileiros são muito inteligentes, temos capacidade de desenvolver equipamentos para as necessidades que surgem", diz Lepri. "Trazer e adaptar de fora, alguns chamam de inovação, eu chamo de falta de imaginação."
Na oitava Olimpíada do Conhecimento, o Senai reservou um espaço para antecipar o que ocorrerá nos laboratórios. Durante a olimpíada, empresas como a Fiat, a Vale, a Natura e a 3M trarão problemas reais para serem solucionados por estudantes do Senai e uma equipe de especialistas. Eles trabalharão tanto na concepção de ideias como na execução de protótipos.
O desafio desta quarta-feira (3) foi proposto pela Fiat: criar uma forma de melhorar a partida a frio dos carros movidos a etanol. Representantes da Fiat acompanharam o trabalho da equipe. Além de ter uma resposta para o problema, eles estão atentos ao desempenho dos estudantes. "Aqueles que participam de eventos como esse saem preparados para os desafios do dia a dia da indústria. O mercado precisa de gente cada vez mais capacitada", destaca o gerente de Inovação da Fiat, Saulo Soares.
Para quem participa, a experiência é enriquecedora. "É muito importante porque já estou adquirindo o conhecimento do trabalho. Algumas coisas são diferentes do que vi na minha formação", diz técnico em usinagem mecânica Wiver Barbosa, que se formou no Senai de Sete Lagoas, Minas Gerais.
A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. Realizado a cada dois anos pelo Senai, o torneio testa as habilidades técnicas e pessoais de jovens com até 21 anos que fizeram ou estão concluindo cursos técnicos ou de aprendizagem profissional do Senai, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e institutos federais de Tecnologia. Eles são selecionados em competições semelhantes nas escolas e em torneios estaduais. A competição nacional vai até sábado (6), em Belo Horizonte.

PORTAL BRASIL


Indústria de defesa deve aumentar exportações em 2014

Segundo estudo, US$ 2,8 bilhões em produtos de materiais de defesa e segurança poderão ser exportados pelo País

Por Portal Brasil

O Brasil poderá exportar, este ano, cerca de US$ 2,8 bilhões em produtos de defesa. A estimativa, baseada em estudos da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), foi anunciada na tarde desta última terça-feira (2) pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, durante a abertura da III Mostra BID-Brasil, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).
O evento reúne as maiores empresas nacionais do setor, e tem o objetivo de mostrar a capacidade da área a adidos militares estrangeiros, organizações e empresários.
O desempenho da balança comercial em 2014 para o segmento deverá ter incremento de 8% em relação ao ano anterior, segundo dados da ABIMDE – organizadora da mostra, juntamente com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio institucional do Ministério da Defesa.
Celso Amorim destacou também a elevação no número de instituições participantes da feira. Houve acréscimo de 20%, com 84 empresas expositoras, “sendo que 30 delas são estratégicas de defesa”, afirmou. “Elas são fundamentais para o desenvolvimento da tecnologia brasileira. Há, inclusive, entidades que estão elaborando patentes para as Forças Armadas”, completou.
Além disso, o ministro enfatizou a cooperação do Brasil com nações amigas, como é o caso da fabricação de submarinos com a França, dos caças Gripen NG com a Suécia e do míssil ar-ar A-Darter com a África do Sul.
Para o diretor de negócios da Apex, Ricardo Santana, o evento traz em seu DNA a inovação. “Outros setores deveriam conhecer o que temos aqui em tecnologia”, disse. Já o presidente da ABIMDE, Sami Youssef Hassuani, ressaltou que a feira “apresenta as empresas que ajudam a desenvolver diuturnamente as nossas Forças Armadas.”
O ministro esteve acompanhado dos comandantes da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto; do Exército, general Enzo Martins Peri; e da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito; além do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi.
Equipamentos
Durante a abertura da III Mostra BID-Brasil, o diretor-presidente da Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), general Celso José Tiago, entregou ao comandante do Exército uma unidade do primeiro lote do transceptor portátil TPP-1400.
O equipamento separa os ruídos gerados pelo ambiente de operação de sons que devem ser transmitidos por rádio. A característica é importante para manter o usuário da tecnologia com as mãos livres e permite a comunicação em situações barulhentas.
Entre as especificações estão dimensões e peso reduzidos, bateria descartável ou recarregável, GPS integrado, porta USB e possibilidade de acoplagem em capacetes e máscaras auriculares.
Amorim percorreu a exposição e viu de perto alguns dos projetos prioritários das Forças, como o lançador de foguetes Astros 2020, o blindado Guarani e o míssil Ar-Darter.
Serviço
III Mostra da Base Industrial de Defesa
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Datas: até 6 de setembro
Horários
De até 05 de setembro, das 9h às 17h (apenas para convidados)
06 de setembro: das 9h às 17h (aberto ao público – área externa)

Anac promove Ação de Aeronavegabilidade em Campo Grande

Evento tem como objetivo aproximar Anac de usuários da aviação civil da região centro-oeste do Brasil

Anac

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai promover, no dia 3 de outubro de 2014, uma reunião como parte da Ação de Aeronavegabilidade na cidade de Campo Grande (MS).
O evento é destinado a representantes de organizações de manutenção RBAC 145, empresas de táxi aéreo RBAC 135 e operadores de aeronaves, e tem como objetivo aproximar a Anac dos usuários da aviação civil da região, apresentar detalhes sobre regulamentos da Agência e receber sugestões das empresas. A reunião será realizada das 14h às 17h, em local a ser informado oportunamente.
Os interessados em participar deverão encaminhar para o endereço eletrônico gtar.df@anac.gov.br nome completo, instituição a que esteja vinculado e cargo ocupado, até 1º de outubro. As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas.
Estão programadas também atividades nos período anterior e posterior ao evento, entre 29 de setembro e 10 de outubro, quando ocorrerão auditorias em organizações de manutenção e empresas de táxi aéreo, vistorias de aeronaves, check de mecânicos de manutenção aeronáutica e outras atividades relacionadas. As atividades serão realizadas pelo grupo de Inspetores de Aviação Civil da Anac que estará em Campo Grande para o encontro.

Dentistas da FAB voltam à fronteira para atender população

Escola de Especialistas desenvolve projeto para levar próteses à comunidade próxima a Bolívia

A equipe de saúde da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá – interior de São Paulo – voltou à comunidade de São Simão, em Mato Grosso, na fronteira com a Bolívia, para executar projeto que tem por objetivo levar próteses à comunidade.
No total, já foram feitas 26 moldagens, 19 registros de mordida, duas provas de dentes e três próteses já foram entregues. Esta foi a terceira etapa de um total de cinco.
“A segunda e quarta fases são laboratoriais, por isso realizadas na Seção Odontológica da EEAR, para a confecção das próteses”, explica a Tenente Dentista Elizabeth Greenhalgh Sena Maia.
Os atendimentos foram realizados nas instalações do 2° Batalhão de Fronteira do Exército Brasileiro, que também prestou apoio logístico.
“Muitos deles têm várias perdas dentais, envolvendo estética e nunca teriam a oportunidade de um tratamento reabilitador. Temos dois casos de prótese total, sendo que um deles a paciente não possui nenhum dente há mais de 30 anos, gerando vários problemas sistêmicos”, explica a Tenente Dentista Alessandra Carvalho de Oliveira Lima.
Números
Dez profissionais, incluindo médicos, enfermeiro, professor e dentistas, participaram da missão de ação cívico-social. Também foram realizados 57 atendimentos médicos. Destes, 23 eram crianças.
Os seis dentistas realizaram 62 procedimentos odontológicos. O número de atendimentos infantis foi maior: 72. No total, de 57 crianças receberam instrução de higiene oral e fluoretação.
A farmácia hospitalar e de manipulação da EEAR forneceram e fabricaram todos os medicamentos utilizados. Muitos pacientes foram atendidos com o atendimento odontológico.
Oficinas pedagógicas
Crianças e jovens que frequentam a escola, em sistema de séries multisseriadas, participaram de oficinas sobre os temas como preservação do meio ambiente e reciclagem, superação de obstáculos. Os professores também participaram de oficinas sobre ética e docência; a escola e o valor percebido das atividades de aprendizagem; relações humanas no ambiente escolar e motivação docente.

OUTRAS MÍDIAS


RÁDIO GUAÍBA (RS)


Ampliada área de buscas a veleiro argentino desaparecido no litoral Sul do RS

Tunante II sumiu com quatro tripulantes, incluindo um oftalmologista de renome no país vizinho
Ananda Muller
As buscas ao veleiro argentino Tunante II, que está à deriva desde o dia 26 de agosto no litoral Sul do Estado, devem ser mantidas pela Marinha brasileira por tempo indeterminado. A informação foi repassada pelo Chefe do Estado-Maior do Comando do 5º Distrito Naval, Luis Filipe Rabello Freire, durante entrevista coletiva realizada nessa manhã. De acordo com Freire, aproximadamente 350 integrantes tanto da Marinha quanto da Aeronáutica brasileiras fazem parte das equipes de busca à embarcação que desapareceu. A abrangência da área varrida pelos militares já ultrapassa a casa dos 800 quilômetros de raio, num total de mais de cem horas de buscas. Até ontem, o trabalho ocorria em um raio de 680 quilômetros a partir do ponto de onde os tripulantes pediram socorro.
Aeronaves com alcance visual e por radar também seguem buscando vestígios do barco através do oceano. Objetos encontrados em alto-mar na sexta-feira foram analisados e não pertencem à embarcação. O veleiro deixou Buenos Aires no último dia 22 com destino ao Rio de Janeiro. No meio do caminho, já na costa gaúcha, o barco foi atingido por ventos e ondas fortes, desviando os tripulantes da rota original. O último contato foi feito em 26 de agosto, através de telefone via satélite.
O Tunante II mede 12,5 metros de comprimento. Nele, seguem desaparecidos Jorge Benozzi, de 61 anos, o genro dele, Mauro Cappuccio, de 35, e os amigos Alejandro Vernero, de 61, e Horacio Morales, de 63. O primeiro é um oftalmologista de renome na Argentina, que desenvolvia um tratamento a gotas para a presbiopia – problema conhecido popularmente como vista cansada. Conforme o relato de parentes à imprensa argentina, os quatro contaram ter enfrentado uma tempestade no caminho, mas conseguido estabilizar o barco. Antes de ficarem sem bateria, eles também disseram ter mantimentos no veleiro para cerca de 15 dias.

CIDADEVERDE.COM (PI)


Aeronáutica confirma que avião que caiu em Piracuruca é clandestino

Perícia da Aeronáutica confirmou nesta quarta-feira (3) que o avião que caiu no município de Piracuruca na tarde de ontem é clandestino e estava clonado. A informação foi confirmada agora há pouco pelo delegado do município Ricardo Freitas de Oliveira.
“Equipes do Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) nos confirmou que o avião é clonado e que estava voando clandestinamente. A equipe vai buscar agora identificar a origem da aeronave”, disse o delegado. Hoje pela manhã, equipes da Polícia Federal e da Força Aérea Brasileira estiveram no local da queda do avião. O bimotor decolou por volta das 16h, apresentou problema e desgovernado bateu em uma árvore e caiu na pista de pouso que fica cerca de 3km do Centro do município. Três pessoas estavam no avião – o piloto e dois tripulantes. Eles desaparecem do local após o acidente Ricardo Oliveira disse que a tripulação do avião estava no município desde as 14h de ontem. No avião foram apreendidos nove galões de combustíveis e dois GPS.
Nos registros da Força Aérea Brasileira o avião estava no nome da empresa Marnaglo Empreendimentos. A empresa divulgou comunicado na tarde desta quarta-feira.
O delegado informou que o inquérito será apurado pela Polícia Federal de Parnaíba, já que Piracuruca é jurisdição do município. “Tudo que foi produzido será encaminhado para a PF de Parnaíba”, disse.
O modelo do avião é um Aero Commander com capacidade de 10 passageiros entre pilotos e co-piloto.
Mala com dinheiro
Circulou informação de que um dos tripulantes teria descido do avião com uma mala de dinheiro. O delegado Ricardo Oliveira disse que não tem como confirmar se as pessoas estavam transportando quantidade em dinheiro, mas que a investigação vai trabalhar com todas as hipóteses.
Nota de esclarecimento
Com relação às notícias envolvendo o pouso forçado de um avião bimotor prefixo PT-DRO no município de Piracuruca, no Piauí, ocorrido dia 2/9/2014, a Marnanglo Empreendimentos e Participações S/C Ltda. vem a público esclarecer o seguinte:
Para nossa surpresa, fomos informados de que o avião acidentado dia 2/9/2014 tem o mesmo prefixo — PT-DRO — que a aeronave Twin Comander modelo 500-S, número de série 3102, pertencente à Marnanglo. Todavia, nossa aeronave se encontra intacta, no aeroporto do município de Jundiaí (SP).
Cabe, agora, esperar das autoridades ligadas à aviação civil brasileira e das autoridades policiais que investigam o acidente ocorrido em Piracuruca, o esclarecimento do que possibilitou a clonagem do nosso avião que, embora seja do mesmo modelo daquele que se acidentou, tem a fuselagem pintada de branco e bege, sendo, portanto, diferente do aparelho acidentado.

PLANETA OSASCO (SP)


Cargueiro militar da FAB projeta Brasil como referência em equipamentos de defesa no mundo

A vigilância, o controle e a defesa do espaço aéreo do País exigem da Força Aérea Brasileira (FAB) a utilização de modernos recursos para detecção, interceptação e eliminação de equipamentos aéreos, terrestres e aquáticos. Para cumprir sua missão, a FAB tem investido em projetos de acordo com a Estratégia Nacional de Defesa (END) que prevê modernização das Forças Armadas com tecnologia sob controle brasileiro.
Um dos principais projetos estratégicos da FAB é o desenvolvimento do cargueiro KC-390, uma aeronave de transporte militar e reabastecimento em voo. Para atender às necessidades do Brasil, tanto nas missões militares, como na de ajuda humanitária, o KC-390 poderá operar em qualquer latitude e longitude do globo terrestre, em ações como: auxílio em caso de calamidades públicas, apoio e ajuda humanitária internacional e suporte aos pelotões de fronteira.
O desenvolvimento do KC-390 projetará e solidificará o Brasil como um dos grandes produtores de equipamentos de defesa no mundo. Além de possuir grande potencial de exportação, a aeronave tem alto valor agregado e servirá a mercado de mais de 70 países.
A Força Aérea assinou contrato com a Embraer para o desenvolvimento, fornecimento de protótipos e preparação da industrialização da aeronave. Argentina, Portugal e República Tcheca são parceiros no desenvolvimento e fabricação de parte da estrutura do KC-390. O projeto foi iniciado em 2009 e tem término previsto para 2016.
Vant-FAB
Espécie de sistema completo de veículos aéreos não tripulados (Vants) e, ainda, desenvolver tecnologia nacional similar aos sistemas importados.
A utilização dos Vants permite transmissão de imagens em tempo real de áreas de interesse, garantindo ganho maior de dados de inteligência e tomada de ações mais rápidas. Estes sistemas podem ser usados para apoio à segurança pública, controle de desmatamento e em operações de defesa civil. Para fins militares, o equipamento pode realizar missões de reconhecimento, vigilância, busca e resgate e patrulha marítima.
A utilização permitirá também uma diminuição dos custos de operação e deslocamento, além de redução de exposição ao risco de pilotos em hipóteses de conflitos armados. O desenvolvimento está sendo realizado pela Harpia Sistemas, uma associação da Embraer, Avibras e AEL.
A-1M
Trata-se de iniciativa de modernização das aeronaves A-1, o avião de ataque ar-superfície usado pela FAB nas missões de interdição, apoio aéreo e reconhecimento. Modernizada, a aeronave poderá realizar ataques de precisão contra alvos de superfície, terrestres e navais, com o mínimo de perdas e danos, além de missões de reconhecimento aéreo com alta probabilidade de êxito, nos períodos diurnos e noturnos.
O projeto vai, ainda, instalar um reforço estrutural que permitirá aos A-1 alcançar quatro mil horas de vida em fadiga, o que vai ampliar a vida útil das aeronaves em mais de 20 anos. Das 52 aeronaves A-1 existentes na FAB, 43 serão modernizadas.
O A-1 está na linha de produção da Embraer. O primeiro protótipo, de apenas um piloto, realizou primeiro voo em junho de 2012 e a primeira aeronave modernizada foi entregue em setembro de 2013. A previsão de encerramento das entregas é em 2017.

CRUZEIRO DO SUL (SP)


Aeroporto Catarina deve ficar pronto em 2016

Ministro Moreira Franco esteve ontem em São Roque; obras haviam sido embargadas no ano passado
Anderson Oliveira
O Aeroporto Executivo Catarina deve entrar em operação no primeiro semestre de 2016, em São Roque, já apto a receber voos internacionais. O empreendimento vai competir com o Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba, pelo atendimento de aeronaves executivas. O lançamento da pedra fundamental do aeroporto ocorreu ontem com a presença do ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e de executivos do grupo JHSF, responsável pelo investimento. As obras haviam sido retomadas em maio, depois da derrubada de liminares que embargaram a construção em agosto de 2013, por causa de uma medida cautelar que alertava sobre falta de licenças ambientais. Outro empreendimento da JHSF, o Catarina Fashion Outlet e que faz parte do complexo, deve ficar pronto no começo de novembro. O investimento total previsto para o complexo é de R$ 1,2 bilhão.
O presidente executivo do grupo JHSF, Eduardo Silveira Camara, afirma que o Catarina atende à tendência mundial das grande metrópoles de explorar aeroportos de maneira privada, contribuindo para desafogar e ampliar a oferta no País. O ministro-chefe da SAC, Moreira Franco, aponta que o investimento atende à estratégia de desafogar os aeroportos comerciais, como Congonhas, e colocar a infraestrutura brasileira no século 21.
Rogério Lacerda, diretor-presidente da Unidade de Negócios Aeroporto JHSF, destaca que, com a infraestrutura sendo pressionada, ao oferecer um serviço desse sentido com qualidade, o Aeroporto Catarina tem recebido procura por empresas do setor de aviação civil. "A gente já foi até procurado por operadores internacionais e já temos alguns termos de confidencialidade para tratar comercialmente da vinda desses operadores", reafirma o diretor.
Segundo ele, a empresa tem feito e recebido contatos com operadoras de aeronaves executivas internacionais, inclusive com aquelas que já estão instaladas no aeroporto de Sorocaba. "Ao longo dos dois anos que estamos desenvolvendo o projeto, temos conversado com o mercado. Alguns desses operadores que estão em Sorocaba já estão conversando com a gente. Eles também querem ter uma capilaridade maior, eles querem ter uma área no Aeroporto Catarina", revela Lacerda.
Para o ministro Moreira Franco, não deve ocorrer concorrência entre os aeroportos de São Roque e de Sorocaba, uma vez que a taxa de crescimento da aviação civil é muito alta. "Infraestrutura precisa ser abundante. Quando é escassa, qualquer estresse, ela deixa de atender", ressalta Moreira Franco.
O aeroporto em instalação deve entrar em operação já internacionalizado, garantem os executivos da JHSF. "É um projeto que já tem todas as características para ser internacional. Está previsto para ele ser internacional desde a abertura, no primeiro semestre de 2016", garante Camara.
Moreira Franco destaca que essa é uma das principais necessidades que o aeroporto vem atender. "Porque São Paulo precisa aumentar a oferta de espaços nos aeroportos executivos internacionais. As pessoas precisam ir aos grandes aeroportos internacionais (atualmente) e isso os desafoga."
Sobre o processo de internacionalização do aeroporto de Sorocaba, o ministro afirma que também tem participado dessa iniciativa. "[Quanto à] internacionalização do aeroporto, a SAC é um participante do processo, que depende muito mais da Receita e da Polícia Federal", diz o ministro.
Impactos na região
A instalação do Aeroporto Catarina, em São Roque, vai trazer outros benefícios que se estendem à instalação desse empreendimento. "A gente já vê um deslocamento de investimentos para toda a região. Por muitos anos, Alphaville se desenvolvia, depois ia para Sorocaba", observa Lacerda. Segundo ele, com a instalação do aeroporto e de outros empreendimentos da JHFS, como o Catarina Outlet Fashion, outros também têm optado pelo eixo da rodovia Castelo Branco. "É um fomento de projetos de grande magnitude e novos empreendedores estão indo para a região", afirma.
Além disso, o diretor da JHSF ressalta que o empreendimento deve gerar em torno de 5 mil empregos, entre diretos e indiretos, refletindo ainda no aumento da renda das famílias. "A gente já tem parcerias com as prefeituras de Mairinque e de São Roque para o aproveitamento da mão de obra local", acrescenta.
O executivo, ao ser questionado sobre os impactos ambientais que levaram ao embargo das obras do empreendimento, em agosto de 2013, reforçou que todas as liminares caíram e que o empreendimento foi aprovado por todos os órgãos que regulam esse setor.
Outlet
O Catarina Fashion Outlet deve ser o primeiro empreendimento a ficar pronto dentro do Complexo Comercial Catarina, com previsão de abertura para o começo de novembro. O lugar terá mais de 20 mil metros quadrados de área, com mais de 120 lojas de moda feminina e masculina, esportes, eletrônicos, casa e decoração.
Segundo os organizadores, 100% do espaço já está locado. O outlet é um mix com grifes nacionais e internacionais, como Burberry, Kade Spade, Michael Kors e Tory Burch, que ficará a 30 minutos da cidade de São Paulo.
Além do outlet e do aeroporto, o projeto do complexo o Catarina Corporate Center prevê prédios comerciais e residenciais.

JORNAL DIA DIA (MS)


Especialização: Cerca de 100 pilotos e engenheiros farão curso de investigação

Atividade tem objetivo de prevenção e é regida pelo Anexo 13 à Convenção de Aviação Civil Internacional, da qual Brasil é signatário
Alunos começaram o curso em Brasília nessa segunda (1º)
Cerca de 100 pilotos e engenheiros, incluindo profissionais da Argentina, do Chile, Canadá, Uruguai participam do curso que ensina as técnicas de investigação de acidente aeronáutico realizado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
O curso começou na segunda-feira (1º) em Brasília e é voltado para civis e militares que atuam na atividade aérea. Os novos profissionais integrarão a rede de profissionais do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer).
Os alunos matriculados no curso de investigação realizaram obrigatoriamente o curso de prevenção, pré-requisito para se tornar investigador. Eles terão instruções até o dia 26 de setembro, quando recebem sua certificação de investigador de acidente aeronáutico.
A atividade de investigação com o objetivo de prevenção é regida pelo Anexo 13 à Convenção de Aviação Civil Internacional (OACI), da qual o Brasil é signatário.
Grade curricular
As principais disciplinas do curso são: legislação, aerodinâmica de asa fixa e de asa rotativa, ação inicial de acidente, evidências nos destroços, investigação do fator material e do aspecto psicológico, investigação de sistemas e de motores, análise de falhas, confecção de relatórios, recomendações de segurança, gravadores de voo, entrevista de testemunha, procedimentos e cuidados no local do acidente.
Os instrutores selecionados pelo Cenipa possuem especialização na área e integram comissões de investigação. Além da parte teórica, os alunos passam por treinamento de acidente simulado, no Laboratório de Destroços. As equipes se deparam com destroços de aeronave espalhados, pessoas feridas, pessoas curiosas e imprensa.
“O treinamento prático é uma oportunidade para se perceber que a investigação envolve muitos aspectos além da parte técnica, ou seja, é necessária a interação com diferentes grupos no local do acidente”, destaca o Chefe da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento do Cenipa, Tenente-Coronel Aviador Francisco José Azevedo de Morais.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented