|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 09/08/2014

Aeroportos do Brasil farão alerta sobre o ebola ...




Medidas anunciadas pelo governo incluem informar passageiros sobre a doença e orientar profissionais de saúde caso haja caso suspeito no país ...



Aeroportos brasileiros vão passar a veicular mensagens de alerta aos passageiros sobre os riscos do vírus ebola a partir deste sábado. A ação integra um pacote de medidas adotado pelo governo horas depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar a atual epidemia da doença na África Ocidental uma emergência de saúde internacional. Até agora, foram registrados 1.711 casos e 932 mortes pela infecção em Serra Leoa, Libéria, Guiné e Nigéria ...



Imagem




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




JORNAL VALOR ECONÔMICO


Brasileira vence concorrência para exportar drone à África



SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - A Flight Technologies, credenciada como empresa estratégica de defesa, venceu uma concorrência internacional para exportar algumas unidades do seu veículo aéreo não tripulado (vant) Horus FT-100 para um país da África. O contrato é a primeira exportação brasileira de vants.
O Ministério da Defesa informou que detalhes como a data de envio das primeiras unidades do vant ou o nome do país africano que receberá as aeronaves não podem ser revelados por causa do sigilo obrigatório nesse tipo de transação.
O veículo, segundo o Ministério da Defesa, é capaz de realizar o aerolevantamento de até quatro mil hectares por voo. Também pode ser utilizado em operações especiais de busca de alvos e de suporte ao deslocamento de tropas.
Em nota, o gerente do Departamento de Produtos de Defesa Deprod), do MD, coronel Hilton Grossi, afirmou que a conquista deste contrato pela Flight fortalece a indústria nacional de defesa e comprova a importância do esforço do governo em apoiar o setor. O contrato de fornecimento dos vants para o governo da África, segundo o gerente do Deprod, foi intermediado pelo Ministério da Defesa do Brasil.
A Flight Technologies informou em seu site que as primeiras unidades serão entregues até o segundo semestre de 2014, com a possibilidade de novas encomendas em 2015. A tecnologia do produto da empresa foi originalmente desenvolvida em cooperação com o exército brasileiro, marinha e aeronáutica.
O Horus FT-100 foi projetado em conjunto com o Instituto Militar de Engenharia e do Centro Tecnológico do Exército. O veículo, segundo a Flight, também pode ser usado para aquisição de alvos, reconhecimento, segurança de perímetro, apoio às ações de infiltração e exfiltração.
Sistema da FAB
Especialistas da Força Aérea Brasileira (FAB) estarão reunidos, nas próximas semanas, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, para definir os requisitos conjuntos para o Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (Sarp), que será adotado para as três Forças Armadas.
Com os requisitos em mãos, a FAB, encarregada de coordenar o processo para as três Forças, pretende publicar o pedido de proposta às empresas interessadas em fornecer o equipamento que será utilizado pela Marinha, Aeronáutica e Exército.
“Já definimos os requisitos operacionais do sistema e agora entramos na fase de discussão dos requisitos técnicos, logísticos e industriais e, por último, faremos a análise de viabilidade, que será apresentada para a aprovação pelo Ministério da Defesa”, explicou o brigadeiro José Augusto Crepaldi Affonso, presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), da Aeronáutica.
O sistema de aeronave remotamente pilotada (Sarp), também conhecida como veículo aéreo não tripulado (vant), é uma designação para as aeronaves que voam sem a necessidade de um piloto à bordo para guiá-las. O controle é feito à distância, por computador.
No Brasil, ainda não existe uma regulamentação para o uso comercial de vants e por este motivo só são permitidos voos experimentais ou para fins de esporte ou lazer. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está finalizando uma proposta que servirá de base para a homologação dos equipamentos que serão utilizados de forma profissional no espaço aéreo brasileiro.
A concorrência para a escolha do Sarp brasileiro vai movimentar as empresas que atuam neste mercado no país. Uma das empresas que se destacam neste segmento no país é a Harpia, joint venture formada entre a Embraer Defesa e Segurança, Avibras e AEL Sistemas, subsidiária do grupo israelense Elbit Systema.
Pelo acordo firmado entre as três empresas, a AEL detém 40% da composição acionária, enquanto a Embraer é acionista majoritária, com 51% das ações e a Avibras tem 9%.
A Avibras trouxe para a Harpia o projeto do veículo Falcão, de sua autoria, que está sendo desenvolvido para atender às necessidades das Forças Armadas brasileiras. O veículo foi projetado para realizar missões de reconhecimento, aquisição de alvos, apoio à direção de tiro, avaliação de danos, vigilância terrestre e marítima.

PORTAL TERRA


Em caso de ebola, brasileiros poderão ser tratados no País



Brasileiros eventualmente infectados pelo vírus ebola poderão ser transferidos em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para realizar o tratamento no País. Os detalhes da repatriação de possíveis doentes nacionais serão acertados na segunda-feira em reunião entre autoridades do Ministério da Saúde, da Aeronáutica e do Itamaraty. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o ebola não é um novo vírus, e sendo conhecido há 40 anos é uma das doenças infecciosas para as quais o Brasil tem prevenção.
O governo ressalta que não há casos de brasileiros contaminados pelo vírus, que já provocou a morte de 961 pessoas na África Ocidental, levando a Organização Mundial da Saúde (OMS) a decretar estado de emergencia sanitária internacional. Nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde afirmou ser "improvável" que o vírus chegue ao Brasil ou que haja risco de transmissão no País. Contudo, o Brasil elevou o nível do centro de emergência em saúde e destacou uma equipe de resposta para eventuais casos suspeitos, além de anunciar medidas para o desembarque de passageiros internacionais.
Seguindo recomendação da OMS, o Brasil não restringiu viagens, mas recomendou que se evite o deslocamento para áreas rurais nos países de risco e o contato com animais ou pessoas doentes. Mortes pelo vírus ocorreram em Serra Leoa, Guiné, Libéria e Nigéria. A transmissão da doença se dá por contato com sangue, órgãos ou fluidos corporais de animais ou humanos infectados. Todos os estrangeiros infectados trabalhavam diretamente com pacientes com ebola.
Protocolo
Sem casos suspeitos no Brasil, o governo federal vai monitorar portos e aeroportos e colocar, a partir deste sábado, avisos sonoros nos desembarques de passageiros internacionais. O anúncio não falará especificamente em ebola, mas recomendará que passageiros com febre ou hemorragia procurem agentes de saúde dos aeroportos e informem para qual país viajaram. Também foi definido com a Anvisa um protocolo de como proceder em caso de suspeitas em viajantes.
Toda cidade que recebe voos internacionais terá uma equipe preparada para levar o paciente a hospitais de referência em tratamentos de doenças transmissíveis. Em caso de necessidade, equipamentos adquiridos para a Copa do Mundo para proteção em casos de ataques químicos poderão ser mobilizado para as equipes de saúde. Segundo o ministério, há no País 60 especialistas autorizados pela OMS a fazer o transporte de exames de pacientes até o Instituto Evandro Chagas, no Pará, que tem capacidade de identificar o ebola.
O processo faz parte de uma segunda etapa de detecção do vírus, já que triagens foram montadas nas saídas dos países acometidos pela epidemia. Para a Vigilância Sanitária brasileira, é pouco provável que o vírus se espalhe para outros continentes. "Pelas características da transmissao do ebola, é considerado pouco provável a disseminação para poucos continentes. Não é provável que persista a transmissão como persiste na África. Pode haver chegada de viajantes, apesar do risco ser baixo. As pessoas de lá que adoecem são pessoas de área rural, pessoas que vivem em comunidades distantes", disse o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.



Imagem

PORTAL VEJA.COM


Aeroportos do Brasil farão alerta sobre o ebola


Medidas anunciadas pelo governo incluem informar passageiros sobre a doença e orientar profissionais de saúde caso haja caso suspeito no país

Aeroportos brasileiros vão passar a veicular mensagens de alerta aos passageiros sobre os riscos do vírus ebola a partir deste sábado. A ação integra um pacote de medidas adotado pelo governo horas depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar a atual epidemia da doença na África Ocidental uma emergência de saúde internacional. Até agora, foram registrados 1.711 casos e 932 mortes pela infecção em Serra Leoa, Libéria, Guiné e Nigéria. 
Não haverá restrição de viagens para áreas afetadas. A decisão, de acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, segue as recomendações feitas pela própria OMS. Segundo ele, na avaliação do governo é improvável que exista um surto da doença no Brasil.
"Não há risco de transmissão de ebola no Brasil. Não vamos fazer restrições de viagens e vamos continuar a investigação e a vigilância epidemiológica dos viajantes", afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Ele recomendou que profissionais de saúde brasileiros não viajem para a região afetada sem que haja um pedido oficial de autoridades sanitárias do Brasil.
Vigilância — Jarbas Barbosa esclareceu que a doença é transmitida somente quando o paciente já está com sintomas: febre, vômito e hemorragias. Caso a pessoa apresente o problema durante uma viagem, a tripulação do avião deve adotar uma série de medidas para isolá-la e avisar autoridades sanitárias antes do desembarque. Nessas ocasiões, o avião deve ser levado para uma área remota e o paciente, deslocado para um hospital de referência.
O Ministério da Saúde enviou esta semana para os Estados recomendações sobre como proceder em casos de suspeita de ebola. São considerados suspeitos pacientes que passaram, nos últimos 21 dias, por países de incidência da doença e que tenham tido febre com sinais de hemorragia, além de viajantes e profissionais de saúde que tiveram contato com pessoas doentes. Caso um paciente seja identificado, uma equipe do Ministério da Saúde será encaminhada para o local.
Isolamento — A recomendação é a de que o paciente infectado permaneça em isolamento, em um hospital de referência, e que o material utilizado em seu tratamento seja descartado. Além disso, pessoas que virem a ter contato com o doente devem ser acompanhadas e examinadas. Os testes serão encaminhados para o Instituto Evandro Chagas, o único no país com condições de fazer a identificação em condições de segurança.
Segundo Jarbas Barbosa, as providências mais restritivas foram recomendadas pela OMS aos países que vivem epidemia de ebola, e não ao restante do mundo. A partir de agora, todas as pessoas que tentarem embarcar de Serra Leoa, Guiné e Nigéria para outros países serão entrevistadas. Caso elas se encaixem em um perfil de suspeito, passarão por outra entrevista e, se necessário, serão encaminhadas para tratamento e impedidas de viajar. Brasileiros que estão no local serão orientados a não ir para o interior e a não ter contato com pessoas suspeitas da doença.

JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO


OMS declara ebola como emergência sanitária mundial



GENEBRA - A Organização Mundial da Saúde (OMS) declara o surto de ebola como uma emergência sanitária internacional e decreta medidas para tentar frear a proliferação da doença que já matou cerca de mil pessoas em quatro países africanos. A entidade admite que o surto está fora de controle.
O anúncio foi feito hoje em Genebra, depois de dois dias de reuniões entre os principais especialistas do mundo sobre a doença. Até hoje apenas a pólio e a gripe A haviam sido declaradas como uma emergência internacional. “Esse é um evento extraordinário”, declarou Margaret Chan, diretora da OMS. “Minha decisão, baseado no que está ocorrendo e diante do risco que isso significa, foi de declarar uma emergência mundial”, afirmou. Ela foi orientada por um grupo de 20 especialistas. [...]
MEDIDAS RECOMENDADAS PARA PAÍSES AFETADOS
- Declarar emergência nacional e mobilizar recursos do estado para conter a doença
- Presidentes e líderes comunitários devem assumir responsabilidade de comunicar população e orientar
- Garantir segurança física e equipamentos médicos de proteção para médicos e enfermeiras, inclusive pagamento de salários atrasados
- Verificar e escanear cada pessoa com sintomas de febre que sair dos países afetados em aeroportos e portos. Casos suspeitos não devem ser autorizados a deixar o país, salvo com uma determinação do governo.
- Não vai haver um embargo sobre viagens para os países afetados
- Casos suspeitos devem ser isolados por pelo menos 48 horas
- Pessoas contaminadas devem permanecer em isolamento durante 31 dias
- Funerais de pessoas contaminadas devem ser acompanhados por especialistas médicos
- Governos devem negociar com companhias áreas para que vôos não sejam interrompidos
- Eventos como jogos de futebol ou missas devem ser adiadas

MEDIDAS RECOMENDADAS PARA PAÍSES QUE FAZEM FRONTEIRA COM REGIÃO AFETADA
- Controlar fronteiras e estar pronto para identificar casos suspeitos
- Se um caso for confirmado, estados são orientados a declarar emergência nacional de forma imediata

MEDIDAS RECOMENDADAS PARA RESTO DO MUNDO
- Governos não devem declarar proibição de viagens aos países afetados
- Governos não devem suspender comércio
- Governos devem garantir informações sobre a doença e o que fazer em caso de contágio
- Autoridades devem estar preparadas para identificar, detectar e administrar um eventual caso de ebola. Isso inclui preparar laboratórios.
- Aeroportos devem estar prontos para lidar com eventuais casos suspeitos.
- Estados devem estar prontos para evacuar das áreas afetadas seus nacionais, caso seja solicitado.

PORTAL BRASIL


Atletas do badminton desembarcam no Rio de Janeiro


Primeiro evento do Circuito Mundial no País traz 74 atletas internacionais à cidade-sede dos Jogos Rio 2016

Na semana em está sendo comemorada a marca de dois anos para os Jogos Olímpicos Rio 2016, 107 atletas de 20 países, sendo 74 estrangeiros, desembarcaram na capital fluminense para a disputa do Grand Prix do Rio de Janeiro de Badminton, a mais importante etapa do Circuito Mundial do esporte já realizada na América do Sul.
A sede das disputas, que prosseguem até este domingo (10), é o ginásio de desportos da Aeronáutica, no Campo dos Afonsos, na região de Deodoro, Zona Oeste do Rio.
“O Grand Prix do Rio de Janeiro faz parte da nossa estratégia para desenvolver o badminton e para gerar mais interesse na modalidade no Brasil, em particular, no Rio de Janeiro, que sediará os Jogos Olímpicos de 2016. O badminton já é um esporte em crescimento no Brasil e gostaríamos muito de popularizá-lo ainda mais, antes mesmo dos Jogos Olímpicos”, afirmou Thomas Lund, secretário-geral da Federação Internacional de Badminton (BWF, na sigla em inglês).
Um dos destaques da competição é o guatemalteco Kevin Cordón, que já chegou a ocupar o sexto lugar no ranking mundial. Campeão pan-americano em 2011 e vice em 2007, Kevin disputou os Jogos Olímpicos Pequim 2008 e Londres 2012. De volta ao Rio de Janeiro após sete anos, o atleta da Guatemala tem expectativas altíssimas para os Jogos Rio 2016.
“É muito bom estar no Rio de Janeiro dois anos antes dos Jogos. Desde que cheguei, no aeroporto, já vi muita coisa fazendo referência aos Jogos Rio 2016 e isso faz com que eu já me sinta no clima do evento. Competi no Rio nos Jogos Pan-Americanos e foi fantástico em todos os sentidos. Os Jogos Olímpicos são um evento ainda maior e tenho certeza, pela experiência de 2007, que tudo será preparado da melhor maneira e que teremos uma festa ainda mais incrível”, aposta Kevin, que sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo em 2013 e luta para recuperar posições no ranking mundial.
Atleta brasileiro mais bem colocado no ranking mundial do esporte, o paulista Diego Paiola, número 77 do mundo, comemora a vinda da competição ao País. Para Diego, o Grand Prix poderá dar mais visibilidade ao esporte no cenário nacional.
“É muito bom ver o Brasil recebendo uma competição deste nível, com tantos atletas Olímpicos. É como uma semente sendo plantada. O badminton está crescendo bastante no País, já temos uma seleção permanente que disputa regularmente o Circuito Mundial e o investimento está aumentando, mas pode ficar ainda melhor. Um torneio como esse dá mais visibilidade ao esporte e espero que possa atrair empresas dispostas a investir”, afirma o brasileiro, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos Guadalajara 2011.
Sabrina Jaquet, representante da Suíça nos Jogos Londres 2012, destacou a importância da realização de mais eventos de badminton no País, principalmente para a capacitação de profissionais do esporte.
“O torneio é muito importante também para os organizadores, que certamente estarão envolvidos nos Jogos Olímpicos e estão, pela primeira vez, recebendo uma grande competição internacional. É um ótimo treinamento para eles e certamente chegarão mais bem preparados para os Jogos Rio 2016 e para competições futuras”, lembra a atleta, que fez questão de demonstrar todo seu encantamento com o Rio de Janeiro.
“Estar aqui já me faz pensar nos Jogos Rio 2016. Já visitei o Corcovado e o Pão de Açúcar. O Rio é uma cidade linda. É incrível como uma cidade tão desenvolvida consegue ter tantas belezas naturais”, elogia.
Nascida na China, país que domina o cenário internacional do badminton, Beiwen Zhang compete pelos Estados Unidos no Circuito Mundial. A atleta, que é a 21ª colocada no ranking mundial, não esconde a empolgação pela possibilidade de competir na cidade que receberá a próxima edição dos Jogos Olímpicos. Em 2015, ela pretende voltar para competir no Pavilhão 4 do Riocentro, sede das disputas Olímpicas em 2016. Um evento-teste do esporte, integrante do calendário da Federação Internacional de Badminton, está marcado para o mês de novembro.
“O Rio é a futura sede dos Jogos Olímpicos e não tem como não pensar nisso competindo aqui. O nível do Grand Prix está muito bom, mas tenho certeza de que se a etapa fosse realizada no local onde acontecerão as disputas do badminton nos Jogos Rio 2016 teríamos ainda mais atletas participando. Seria ótimo ter a oportunidade de competir lá antes dos Jogos e se em 2015 tivermos uma etapa do Grand Prix no local certamente voltarei ao Rio para participar”, comenta a chinesa naturalizada norte-americana.
Os torneios olímpicos de badminton reunirão cinco categorias – simples masculino e feminino e duplas masculinas, femininas e mistas – e contarão com a participação de 172 atletas. Todas as vagas são definidas por meio do ranking mundial. Como país-sede, o Brasil tem um atleta garantido nas categorias simples masculino e feminino.

Chamada seleciona professor visitante sênior para o ITA


Serão aceitas propostas nas áreas de energia, transporte aéreo, educação em engenharia, entre outras. Bolsa é de R$ 8.905,42

Professores com título de doutor, aposentados e pesquisadores com produção científica relevante nos setores aeronáutico, espacial, defesa podem se candidatar ao programa Professor Visitante Sênior, da Fundação Capes em parceria com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). A primeira chamada de inscrições está aberta até 22 de agosto. 
Objetivo do programa é apoiar a execução de estudos e pesquisas que contribuam para o fortalecimento de programas de graduação e pós-graduação nas áreas de pesquisa do ITA.
Para apresentação das propostas é necessário que o pesquisador esteja atuando em qualquer uma das oito seguintes áreas de conhecimento, dispostas em oito grupos temáticos: aerodinâmica, energia, transporte aéreo, software embarcado, física dos plasmas, educação em engenharia.
Benefícios
A bolsa do Professor Visitante Sênior é de R$ 8.905,42, concedida no período de dois anos, prorrogável por mais 12 meses. No total, serão concedidas 28 bolsas, além de passagens aéreas entre o local de residência do professor e a instituição onde desenvolverá o projeto.
Processo seletivo
As propostas deverão ser encaminhas via postal para sede da Fundação Capes, em Brasília. Além de comprovar os títulos exigidos, o professor deverá apresentar um plano de trabalho com objetivos, metas e resultados esperados; descrição das atividades que serão desenvolvidas, onde incluirá aulas, palestras, orientação de iniciação científica, dissertações ou teses; cronograma de execução; indicação de resultados.
O programa tem quatro chamadas, sendo duas em 2014 e duas em 2015. Confira o cronograma:
Imagem


OUTRAS MÍDIAS


JORNALCORREIODENOTICIAS.COM.BR



A Polícia Civil de Esteio vai investigar explosões que assustaram moradores da cidade e também de Sapucaia do Sul. O delegado Leonel Baldasso informa que vai instaurar na tarde desta sexta-feira (8) um inquérito para apurar os casos. A primeira medida será uma reunião à tarde com representantes da Defesa Civil do município.
De acordo com relatos de moradores, ontem, por volta da 1h da madrugada, houve uma grande explosão seguida de tremores. Algumas casas e estabelecimentos comerciais tiveram vidros quebrados. A Brigada Militar de Esteio recebeu mais de 20 chamados dos bairros Novo Esteio, Centro, São José, Jardim Planalto, São Sebastião e Tamandaré. Também foram relatados fatos semelhantes em Sapucaia do Sul.
No dia 29 de julho, houve outra explosão em Esteio e naquela ocasião, também em Canoas. Assim como ontem, nada foi constatado.
Para o delegado Baldasso, após ouvir a Defesa Civil na tarde desta sexta-feira, vai entrar em contato a partir de segunda-feira com Aeronáutica e empresas como Gerdau e Refinaria Alberto Pasqualini (Refap). Segundo ele, com o inquérito, vai requisitar documentos e informações para obter todas as informações possíveis. Em um primeiro momento, nenhuma movimentação atípica na região foi repassada às autoridades. Até mesmo técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul serão ouvidos, apesar de que está quase descartado que possa ter ocorrido algum tipo de abalo natural.
A Polícia trabalha com a hipótese de que alguém ou alguma empresa possa ter manuseado ou armazenado de forma inadequada explosivos ou materiais inflamáveis, como por exemplo, algum tipo de gás. Não se descarta ainda a possibilidade de que grupos criminosos tenham feito testes com artefatos explosivos em Esteio.

JORNAL DO COMERCIO (RS)



Aeroporto de São Carlos será internacional

Folhapress
A Receita Federal autorizou nesta sexta-feira (8) a internacionalização do aeroporto estadual de São Carlos. Isso possibilitará que um pouso que tenha procedência internacional seja realizado diretamente no aeroporto do município.
Desta forma, não haverá necessidade de pousar e decolar em outro aeroporto internacional para depois fazer o traslado para São Carlos, informou o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo).
Com a decisão, há permissão para aeronaves do Brasil e do exterior realizarem manutenção no local antes e depois de voos. Atualmente funciona no aeroporto uma oficina da empresa TAM, que recebe aviões do Brasil. Segundo o Daesp, outras empresas também podem operar no local.
Ainda não há previsão para que o aeroporto seja internacionalizado. Isso porque há ainda necessidade da liberação da Polícia Federal e do Ministério da Agricultura. O Daesp, porém, considera que o obstáculo mais difícil foi concretizado hoje, com liberação feita pela Receita.
Para a TAM, a internacionalização é positiva, porque diminui os custos de clientes que utilizam os serviços de manutenção em São Carlos.
A empresa considera como gasto a mais dos clientes tarifas diárias, improdutividade dos aviões, combustível, pousos, decolagens e tripulação das aeronaves que saem de outros países para acessar os hangares de manutenção na cidade.
Estima-se que esses custos adicionais possam variar entre US$ 100 mil e US$ 220 mil por serviço de manutenção aeronáutica prestado atualmente em São Carlos.
Com a internacionalização do aeroporto de São Carlos, a TAM informou que pode duplicar sua capacidade de atendimento. O hangar atual da empresa atende até 10 aeronaves ao mesmo tempo.
Segundo a empresa, há previsão de investimento de R$ 50 milhões em hangares. A empresa pode ainda contratar mais 500 funcionários. Atualmente, são 1.500. Para Luciano Nakabashi, professor da FEA-RP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto), da USP, a internacionalização é positiva para, futuramente, o aeroporto receber ainda aviões com passageiros internacionais.
"É positivo, porque vai demandar mão de obra. Futuramente, pode ser que venha ser internacional para passageiros, por exemplo", disse. Para ele, São Carlos passa a ser "referência para a região".



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented