|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 03/05/2013

Imagem


Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


Câmara quer incluir F-X2 e programa espacial no PAC

Pedido da Aeronáutica tenta garantir recursos aos dois projetos, considerados estratégicos para o país 
São José dos Campos
A pedido do Comando da Aeronáutica, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados vai propor ao governo federal a inclusão do Programa Espacial e do Programa F-X2 no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
A intenção é garantir recursos para a continuidade desses projetos, considerados estratégicos para o país.
O presidente da Comissão, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), disse que um dos principais desafios para 2013 da Comissão é assegurar a inclusão de projetos das Forças Armadas no PAC. “Temos que garantir recursos necessários para que não ocorra descontinuidade desses programas”, afirmou ontem o parlamentar.
Segundo Pellegrino, a inclusão dos dois projetos da Aeronáutica no PAC foram solicitados pelo Comando da Aeronáutica.
Ele se reuniu na última segunda-feira com o comandante da Força, tenente brigadeiro-do-ar Juniti Saito, em Brasília, para tratar das prioridades da Força Aérea para este ano e dos projetos estratégicos de longo prazo.
Imagem
Programas. O desenvolvimento do VLS (Veículo Lançador de Satélite), considerado um dos pilares do Programa Espacial, é de responsabilidade da Aeronáutica.
O projeto está sob a gestão do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), no IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço).
A previsão é que no próximo ano seja realizado o primeiro teste real do foguete, sem carga útil.
Já o F-X2 é o programa de modernização da frota de caças da FAB.
O programa prevê a compra de 36 caças de última geração.
O projeto permanece engavetado para análise da presidência da República.
A seleção do jato é disputada pela norte-americana Boeing, com o F-18 Super Hornet, pelo consórcio francês Rafale, liderado pela Dassault, e pela sueca Gripen, com o Gripen-NG.
O deputado revelou ainda que, segundo a Força Aérea, as três empresas finalistas do Programa FX-2 têm atualizado permanentemente suas propostas e que a expectativa é por uma decisão final ainda em 2013.
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional consultou as três Armas para levantar as prioridades das Forças Armadas.
“Agora, vamos elaborar um relatório e encaminhar ao governo com as solicitações das Forças Armadas”, afirmou o presidente da Comissão.

Congressistas visitam São José
São José dos Campos
Uma comissão de parlamentares do Congresso Nacional, integrada por deputados e senadores, visitou São José dos Campos no dia 18 de abril.
O grupo esteve no DCTA, na sede da Embraer, em São José, e na unidade da empresa em Gavião Peixoto.
Também em São José, a comitiva visitou o IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço) onde conheceu projetos desenvolvidos pelo instituto.
O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado Nelson Pellegrino (BA-PT) relatou que os parlamentares visitaram as instalações da Embraer em Gavião Peixoto, onde será produzido o cargueiro militar KC-390, considerado estratégico para a Aeronáutica.
Segundo o parlamentar, o programa do KC-390 já está incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.
“É um programa que pode render US$ 22,5 bilhões de exportações ao Brasil, pois é um produto de alto valor agregado, segundo a Aeronáutica”, disse o parlamentar.
O primeiro protótipo do KC-390 deve voar em 2014.


Curtas

Helicóptero da polícia do Rio cai e fere seis

O acidente aconteceu no meio da tarde de ontem, durante um treinamento. O helicóptero da Polícia Civil do Rio de Janeiro caiu ao lado de uma área da própria corporação, onde funciona um estande de tiro, no Caju (zona portuária). Cinco policiais ficaram feridos, um em estado grave. A Aeronáutica vai investigar as causas do acidente, mas a Polícia Civil negou que a aeronave tivesse sido atingida por bandidos.

Militares simulam ataques

PMs e servidores das Forças Armadas fazem treinamentos para possíveis situações de risco durante grandes eventos esportivos no DF

KELLY ALMEIDA / RODRIGO ANTONELLI

Preocupadas com possíveis confusões e ataques durante as copas da Confederação e do Mundo, as Forças de segurança da capital federal se mobilizam para antecipar situações de risco durante as competições internacionais. Ontem, a Polícia Militar e o Comando Militar do Planalto fizeram treinamentos para mapear os pontos de grande movimento. Equipes do Exército, por exemplo, montaram blitzes em diversas regiões do DF. Em um hotel no centro da cidade, PMs simularam uma ocorrência com quatro reféns.
Essa última ação ocorreu às 15h30, quando os policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) libertaram quatro pessoas em cárcere privado no 18º e no 19º andares do Hotel Meliá. Quarenta homens participaram da operação de resgate, com uso de máscaras e armamento pesado. Até rapel foi utilizado para que eles chegassem aos quartos. Toda a ação, que durou cerca de uma hora e meia, faz parte do treinamento para mapear um dos locais que hospedará representantes da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e autoridades internacionais durante os eventos esportivos.
De acordo com o comandante do Bope, tenente-coronel Fábio Pizetta, o exercício é importante para que os militares tenham intimidade com o interior do hotel e estejam preparados para atuar em situações reais. "Esse tipo de treinamento nos facilita, pois eles vão saber o tamanho dos corredores, dos quartos, além das ações que podem executar", explicou. Pizetta ressaltou ainda que a simulação é apenas um dos treinamentos da unidade. "Preparamo-nos diariamente e em situações diferentes."
O Hotel Meliá, escolhido para a simulação, está com 85% das vagas reservadas para junho, mês da abertura da Copa das Confederações. As reservas foram feitas há quatro anos. "Não podemos revelar quem vai ficar aqui, mas são autoridades e patrocinadores da Copa", disse Percio Mello, gerente de vendas do estabelecimento.
Segurança
Vários grupamentos do Comando Militar do Planalto, acompanhado da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, espalharam-se pela cidade e organizaram blitzes e patrulhamentos. Pela manhã, quem passou pela área entre o Estádio Nacional de Brasília e o Autódromo Nelson Piquet se surpreendeu com a quantidade de militares armados no local. “Achei que estivesse ocorrendo algo muito sério e perigoso. Só mais tarde, descobri que era um treinamento”, conta o estudante Pedro Queiroz, 26 anos.
Fernanda Aragão, 37, foi parada em uma blitz do Comando, na L4 Norte, e também se assustou com a situação. “Não é normal blitz com esse tanto de armas e militares. Fiquei com um pouco de medo no início, mas depois que me explicaram tudo, vi que é por um bom motivo. Com tantos turistas na cidade, será realmente importante ter mais gente cuidando da segurança”, afirma a funcionária pública. Além das blitzes, equipes de patrulhamento a pé e motorizadas mudaram a paisagem do Parque da Cidade, da W3 Norte, da L2 Sul e do Guará.
Hoje, é a vez de o Comando Militar do Planalto, acompanhado da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, fazer outra simulação na capital federal. A partir das 15h, as tropas que atuarão nos grandes eventos participarão de um treinamento para a desobstrução de vias e o controle de distúrbios. A atividade ocorrerá no Centro de Treinamento da Seleção Brasileira em Brasília, localizado na Academia do Corpo de Bombeiros, no Setor Policial Sul.
Cerca de 3 mil militares — de Goiás, de Minas Gerais, de Tocantins e do DF —, 200 veículos blindados, além de cães e um grupamento a cavalo participarão da atividade. O contigente está dividido nas ruas do DF desde a última segunda-feira fazendo operações de reconhecimento da área para garantir a segurança de autoridades e da população durante os torneios de futebol.


Comissão da Verdade faz audiência sobre militares perseguidos na ditadura

LUCAS VETTORAZZO

A Comissão Nacional da Verdade fará amanhã, na sede da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), no Rio, a primeira audiência pública sobre militares que foram perseguidos pelo regime que se seguiu ao golpe de 1964. 
Pelos cálculos do grupo de trabalho que investiga o assunto, pode haver mais de 7.488 militares perseguidos pela ditadura no Brasil.
A comissão toma como base relatórios do projeto Brasil Nunca Mais, que apontam 6.500 perseguidos nas Forças Armadas, e também um estudo da historiadora Flávia Burlamaqui, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que contabiliza os 7.488.
"Houve militares perseguidos por serem ligados à esquerda e ao partido comunista, mas teve uma parcela grande que atuava politicamente pela volta da democracia. É possível que novos nomes surjam", disse Rosa Cardoso, membro da comissão.
Entre os depoentes estará o economista Pedro Luiz Moreira Lima, 66. Ele tinha 17 anos quando militares prenderam seu pai, o então coronel da Aeronáutica Rui Moreira Lima, em 1968.
Considerado herói de guerra por ter participado de missões na Itália, na Segunda Guerra Mundial, Rui Moreira Lima foi preso duas vezes durante o regime, identificado com movimentos nacionalistas e de defesa da legalidade.
O economista conta que os militares foram à sua casa e, como não encontraram o pai, levaram-no. Sem saída, Lima apresentou-se e foi preso.
Hoje, Rui Moreira Lima tem 93 anos. Acometido por um AVC (Acidente Vascular Cerebral) há dois meses, ele não poderá dar seu testemunho.
"MICROFONE LIVRE"
Na primeira parte da audiência pública, serão ouvidos relatos de outras cinco pessoas, entre parentes e vítimas do regime militar. Na segunda, haverá uma espécie de "microfone livre" para outras vítimas.
De acordo com o professor Paulo Ribeiro Cunha, da Unesp (Universidade Estadual Paulista), a comissão já tomou 50 depoimentos de militares e familiares de perseguidos. A expectativa é que, ao final dos trabalhos, tenham sido tomados mais de cem.


Militares perseguidos prestam depoimento

Um depoimento gravado pelo coronel aviador reformado Rui Moreira Lima, hoje com 93 anos, será apresentado amanhã, na primeira audiência pública que a Comissão Nacional da Verdade faz para ouvir depoimentos de militares perseguidos pela ditadura. Depois da Segunda Guerra, ele se opôs ao golpe militar.

"A verdade precisa ser conhecida. Sem verdade e sem Justiça não existe liberdade", diz Pedro Luiz Moreira Lima, filho do coronel.

A perseguição sofrida pelos militares que se opuseram ao golpe é pouco debatida. “A comissão quer enfatizar que foram punidas pessoas que defenderam a legalidade democrática. Eles sentem como injustiça muito grande porque atuaram no cumprimento à constituição e foram punidos", afirmou Rosa Cardoso, integrante da CNV.


Advogado diz que concorda que sócio da Kiss deponha em CPI

O advogado Jader Marques, que defende um dos sócios da Boate Kiss, Elissandro Spohr, o Kiko, afirmou nesta quinta-feira que concorda com a participação de seu cliente na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Vereadores de Santa Maria (RS) que investiga o incêndio na casa noturna que matou 241 pessoas em janeiro. O defensor disse que "analisa as questões legais para que seu cliente participe da audiência da comissão".
A preocupação, segundo Marques, é com a segurança de Kiko, já que não há a informação se o empresário seria levado até a Câmara de Vereadores para depor ou se membros da CPI iriam até a Penitenciária Estadual de Santa Maria para ouvi-lo. Segundo o advogado, Kiko sempre se dispôs a cooperar com as investigações. "Já havíamos tentado uma primeira conversa com a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) para que este encontro ocorresse. Kiko aguarda desde o primeiro dia de sua prisão a oportunidade de falar. Na CPI, ele estaria diante de todos os questionamentos que não pode responder até agora", disse.
Marques aguarda a definição e a convocação oficial da presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, a vereadora Maria de Lurdes Castro. Na manhã de terça-feira, o advogado da associação, Jonas Espig Stecca, fez um requerimento pedindo que sejam ouvidos na CPI, além de Kiko, o outro sócio da boate, Mauro Hoffmann, e o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer (PMDB).
Incêndio na Boate Kiss
Na madrugada do dia 27 de janeiro, um incêndio deixou 241 mortos em Santa Maria (RS). O fogo na Boate Kiss começou por volta das 2h30, quando um integrante da banda que fazia show na festa universitária lançou um artefato pirotécnico, que atingiu a espuma altamente inflamável do teto da boate.
Com apenas uma porta de entrada e saída disponível, os jovens tiveram dificuldade para deixar o local. Muitos foram pisoteados. A maioria dos mortos foi asfixiada pela fumaça tóxica, contendo cianeto, liberada pela queima da espuma.
Os mortos foram velados no Centro Desportivo Municipal, e a prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias. A presidente Dilma Rousseff interrompeu uma viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde prestou solidariedade aos parentes dos mortos.
Os feridos graves foram divididos em hospitais de Santa Maria e da região metropolitana de Porto Alegre, para onde foram levados com apoio de helicópteros da FAB (Força Aérea Brasileira). O Ministério da Saúde, com apoio dos governos estadual e municipais, criou uma grande operação de atendimento às vítimas.
Quatro pessoas foram presas temporariamente - dois sócios da boate, Elissandro Callegaro Spohr, conhecido como Kiko, e Mauro Hoffmann, e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira, Luciano Augusto Bonilha Leão e Marcelo de Jesus dos Santos. Enquanto a Polícia Civil investiga documentos e alvarás, a prefeitura e o Corpo de Bombeiros divergem sobre a responsabilidade de fiscalização da casa noturna.
A tragédia fez com que várias cidades do País realizassem varreduras em boates contra falhas de segurança, e vários estabelecimentos foram fechados. Mais de 20 municípios do Rio Grande do Sul cancelaram a programação de Carnaval devido ao incêndio.
No dia 25 de fevereiro, foi criada a Associação dos Pais e Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia da Boate Kiss em Santa Maria. A intenção é oferecer amparo psicológico a todas as famílias, lutar por ações de fiscalização e mudança de leis, acompanhar o inquérito policial e não deixar a tragédia cair no esquecimento.


Obra de ampliação em Viracopos é interditada

Parte das obras de ampliação do aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, foi interditada, por causa do embargo parcial do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), após acidente que deixou 14 trabalhadores feridos na terça-feira. De acordo com o subdelegado do MTE, Sebastião Jesus da Silva, a medida foi tomada porque a concessionária não enviou a documentação necessária. Em nota, a concessionária informou que já tomou providências e que espera que as obras sejam retomadas hoje.


"Pensei que ia morrer", diz ferido em queda de helicóptero da polícia no Rio

Cinco tripulantes estavam na aeronave; um deles está em estado grave. Helicóptero da Polícia Civil caiu durante treinamento; ataque foi descartado.

Um dos cinco feridos na queda de um helicóptero da Polícia Civil durante treinamento de rotina no Caju, na Zona Portuária do Rio, por volta das 16h deste quinta-feira (2), disse que achou que iria morrer. A polícia ainda investiga o motivo do acidente, mas já descartou a hipótese de a aeronave ter sido derrubada por traficantes.
"Foi um susto. Pensei que eu fosse morrer. Parecia um liquidificador de ferro. Estou com o corpo todo dolorido. Fiz tomografia e raio-x. Nossa maior preocupação agora é com o Cláudio", disse Marcos, referindo-se ao tripulante Cláudio Cobo Fernandes, o único internado em estado grave, com traumatismo craniano, no Hospital Miguel Couto, na Zona Sul.
Marcos, que tem 11 anos de polícia, foi levado junto com o copiloto Murilo Cesar da Silva Saibro e outro tripulante, Disney da Silva Ribeiro Lopes Júnior, para o Souza Aguiar, todos com ferimentos sem risco de morte. Ricardo de Resende Herter, que pilotava a aeronave, também foi para o Miguel Couto e seu estado de saúde não é grave. Todos são da Coordenaria de Recursos Especiais (Core).
Policial foi ferido na Mangueira há 4 anos
"Eu vi pela televisão, sabia que ele estava de plantão. Aí liguei para o celular dele e um policial me avisou. Já é o segundo susto. Há quatro anos ele foi baleado em uma operação na Mangueira", diz Wanda Lopes, mãe de Disney, de 33 anos.
Policiais da Core disseram que eles tinham acabado de levantar voo e que o piloto e que o copiloto já tinham voado nesta quinta-feira para Itaipava com a mesma aeronave. Ainda segundo eles, o helicóptero estaria a 30 km/h quando caiu.
O helicóptero da Polícia Civil prefixo PPEIH 01 caiu no Centro de Treinamento da Polícia Civil. Segundo a Secretaria de Segurança, cinco policiais civis ficaram feridos, um deles em estado grave.
Vistoria em março

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o helicóptero passou por uma vistoria no dia 19 de março deste ano. O Grupamento Aéreo da Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros do quartel do Caju foram para o local e, por volta das 16h30, um helicóptero do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM sobrevoava a região.
A Aeronáutica enviou homens do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos 3 do Rio de Janeiro (Seripa) para o local para investigar a queda.
A aeronave ficou com a parte da frente parcialmente destruída e com a hélice para cima, como se o piloto tivesse feito um pouso forçado. A queda foi próxima ao estande de tiros do Centro de Treinamento da Polícia Civil.
Testemunha relata a queda

O motorista de caminhão da Comlurb Wagner Vieira, de 35 anos, disse que estava manobrando quando viu o acidente. "Achei que fosse fazer uma manobra. De repente, a hélice ficou para baixo e a barriga para cima", contou.
Ao ouvir o estrondo, Wagner disse que correu e quando chegou perto da aeronave viu o piloto preso ao cinto de segurança, bem machucado. "Os demais não pareciam estar tão machucados", disse.


Três mil homens do Exército são treinados em Brasília para a Copa das Confederações

Exercícios simulam atividades de segurança pública durante o evento

Gustavo Frasão, do R7

Três mil homens do Exército estão em treinamento durante esta semana no Distrito Federal para garantir a segurança da população durante as copas das Confederações, em junho próximo, e do Mundo, em 2014.
Os treinamentos começaram nesta segunda-feira (29) e acontecerão até o próximo sábado (4) no SMU (Setor Militar Urbano). São simulações de diversos exercícios voltados para atividades de segurança durante os grandes eventos que a capital federal receberá.
Além dos três mil homens, a simulação também conta com a participação de 200 viaturas blindadas, cães e um grupamento a cavalo do Exército Brasileiro integrado com a Marinha e a FAB (Força Aérea Brasileira).
A intenção é preparar e treinar o exército e a segurança de Brasília para receber o grande público na Copa das Confederações, prevista para acontecer em junho deste ano.
Nesta quinta-feira (2), as tropas estão patrulhando as principais vias de Brasília e promovendo blitz estrategicamente posicionadas em algumas áreas.
O foco para esta sexta-feira (3) será a desobstrução de pistas, para ajudar a melhorar o tráfego de veículos, e o controle de distúrbios no Centro de Treinamento da Seleção Brasileira, que está instalado na Academia do Corpo de Bombeiros do Setor Policial Sul, área central de Brasília.
O Comando Militar do Planalto informou que as simulações fazem parte da Operação Planalto, realizada tradicionalmente pelo menos uma vez por ano, com o objetivo de integrar as ações do exército à segurança pública do Distrito Federal.
As tropas operacionais estão instaladas no 32º GAC (Grupamento de Artilharia de Campanha). No domingo, as tropas participarão pela primeira vez do evento cívio-militar da troca da bandeira nacional na Praça dos Três Poderes.
Essa cerimônia encerrará a operação e a simulação deste ano.

Governo inclui mais quatro projetos militares no PAC

Por Virgínia Silveira

O governo federal incluiu o programa de desenvolvimento da aeronave militar KC-390, sob a responsabilidade da Embraer, e dos helicópteros das Forças Armadas EC-725, a cargo da Helibras, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A portaria foi publicada no dia 16 de abril e prevê o repasse de R$ 444,3 milhões para os helicópteros e de R$ 1,185 bilhão para o KC-390 em 2013.
Também foram incluídos no PAC o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) e o Programa Nuclear da Marinha, que este ano receberão R$ 2,5 bilhões. É o segundo ano que o governo inclui projetos da indústria de defesa no PAC. Em junho de 2012, o Ministério da Defesa recebeu R$ 1,527 bilhão do PAC Equipamentos, para a compra de 4.170 caminhões, 40 carros de combate Guarani, da Iveco, e 30 veículos lançadores de mísseis Astros 2020, produzidos pela Avibras.
O ministro da Defesa, Celso Amorim, disse que a inclusão desses projetos no PAC é "uma garantia de que os programas estratégicos da Defesa serão executados e não serão afetados por contingenciamentos". Para Walter Bartels, presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (Aiab), "o PAC garante recursos adequados e contínuos para o desenvolvimento dos programas".
O presidente da Helibras, Eduardo Marson, disse que a decisão de incluir projetos estruturantes do setor de defesa no PAC representa avanço importante no entendimento do governo de que se trata de um segmento prioritário para o desenvolvimento econômico do país. "O KC-390 e o HX-BR, como foi denominado o programa dos helicópteros, são vistos como projetos estruturantes do setor aeronáutico porque envolvem o desenvolvimento de tecnologia estratégica e a participação da indústria nacional."
O programa HX-BR conta hoje com 16 parceiros estratégicos na indústria brasileira e outros 39 fornecedores nacionais. O contrato de desenvolvimento e produção de 50 helicópteros para as três Forças Armadas está avaliado em € 1,89 bilhão.
Procurada pelo Valor, a Embraer informou que já havia tomado conhecimento do fato, mas que não comentaria o assunto. Em teleconferência sobre os resultados do balanço do primeiro trimestre deste ano, esta semana, o presidente da empresa, Frederico Fleury Curado, informou que o KC-390 tem receita prevista de US$ 450 milhões este ano. Os recursos estão vinculados ao contrato de desenvolvimento da aeronave para a FAB, avaliado em US$ 2 bilhões.
Segundo o Valor apurou, até meados deste ano serão iniciadas as negociações para o contrato de produção dos 28 aviões que a FAB já havia anunciado a intenção de compra no início do programa. Além do Brasil, a Embraer também espera que as primeiras vendas do KC-390 sejam efetivadas pelos países que participam do desenvolvimento da aeronave, como Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e a República Tcheca.


MINISTÉRIO PÚBLICO MILITAR

MPM e MPT promovem ação conjunta de inspeção em bases militares

Assessoria de Comunicação Institucional
A Procuradoria de Justiça Militar em Belém e a Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região realizaram inspeções na Base Naval Val-de-Cães e na Base Aérea de Belém, ambas na capital paraense. A ação conjunta teve por objetivo vistoriar aspectos relacionados às condições e meio ambiente de trabalho disponibilizados a militares, servidores públicos civis dos quadros da Marinha do Brasil e empregados de empresas terceirizadas nas duas unidades.
Na Base Naval Val-de-Cães,organização militar subordinada ao 4° Distrito Naval da Marinha do Brasil, a inspeção foi realizada no dia 6 de março de 2013. Na ocasião, foram realizadas inspeções nos seguintes locais: oficina mecânica 1 (Divisão de Oficinas Mecânicas), píer, dique flutuante (Almirante Manoel Carneiro da Rocha), navio patrulha Guanabara e oficina estrutural 4 (Divisão de Oficinas Estruturais e Metalúrgicas).
Como a mão-de-obra utilizada no estaleiro não é composta exclusivamente de militares, há empregados de empresas terceirizadas e trabalhadores vinculados à Marinha do Brasil, estes últimos servidores públicos civis, foram observados também os itens normativos previstos pelas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e do Emprego relativas à Segurança e Medicina do Trabalho.
Segundo o relatório de inspeção emitido pela equipe, o único aspecto negativo verificado na Base foi a existência de um único técnico de segurança do trabalho, empregado da empresa Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), responsável por fiscalizar e apoiar um grande contingente de trabalhadores na extensa área operacional.
A equipe responsável pela inspeção foi formada pelo procurador de Justiça Militar Clementino Augusto Ruffeil Rodrigues, pelos procuradores do Trabalho Rita Moitta Pinto da Costa, Gisele Santos Fernandes Góes e Marcelo Freire Sampaio Costa, além de analistas em Engenharia de Segurança do Trabalho do MPT.
A inspeção na Base Aérea de Belém foi realizada no dia 10 de abril de 2013 e o relatório está em fase final de elaboração pela comissão. A equipe já está montando o cronograma para vistorias nos hospitais militares e no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo-DTCEA.

REVISTADEHISTORIA.COM.BR

A invenção do voo

De Santos-Dumont aos Super Tucanos, a Revista de História do mês de maio investiga os caminhos que nos levaram a conquistar o ar

Vivi Fernandes de Lima
ImagemA caixa de entrada do email recebe, pelo menos uma vez por semana, uma “promoção imperdível” para voar para os mais diferentes destinos. Se, por um lado, o avião aproximou cidades, países e continentes, por outro, as ofertas de companhias aéreas e até de sites de compra coletiva aproximaram a passagem de avião dos consumidores. Para atrair os clientes, usa-se o mesmo vocabulário das grandes liquidações populares: saldão, promoção e grandes chamadas coloridas com o percentual do desconto oferecido. O marketing, parece, dá certo. De acordo com os dados da Infraero, só em fevereiro deste ano mais de 21 milhões de passageiros embarcaram e desembarcaram no território brasileiro, quase o dobro do movimento que houve há 10 anos no mesmo mês.
Voar, de fato, ficou mais fácil para boa parte da população. E soa fora de moda o tal medo de avião, que já foi tão mencionado na nossa literatura e no nosso cancioneiro. “Com esta flor a bordo eu concordo, então, que é bobagem medo de avião”, compôs Billy Blanco na canção “Aeromoça”. Já Drummond, no poema “Morte no avião”, pega na veia: “guardo consciência de meus poderes, e sem mistificação eu voo”. Sim, se há alguma coisa da qual os inventores e pilotos da façanha de voar ficaram longe é do misticismo. A eles bastavam os estudos, as experiências e, claro, a ousadia.
O dossiê desta edição viaja pelo “atrevimento” de Santos-Dumont, irmãos Wright, Ada Rogato, Amelia Earheart, Gago Coutinho, Manfred Von Richthofen... Também mostra como a invenção do voo sai do campo do sonho para o campo dos conflitos. Em entrevista exclusiva, o ministro da Defesa, Celso Amorim, alerta: sem novos caças, ficaremos desprotegidos. O Brasil parece querer avançar neste setor, onde já tem troféus, como o Super Tucano. Mas Francisco Weffort mostra logo o outro lado: aqui, “muita gente ainda está no século XVI”.

RÁDIO GUAÍBA (RS)

Artefato utilizado pela Aeronáutica é encontrado às margens da BR-386

Conforme o Quinto Comando Aéreo Regional, granada-morteiro não continha carga explosiva

Um suposto artefato explosivo foi encontrado por populares, no fim da manhã desta quarta-feira, às margens da BR-386, no km 428, em Montenegro. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e chegou a comunicar o Gate, que não precisou ser acionado por se tratar de granada-morteiro utilizada em treinamentos pela Aeronáutica.
O Quinto Comando Aéreo Regional (V Comar) recolheu o material e tenta identificar de qual unidade foi retirada a granada. Conforme o V Comar, o projétil pesando 11 quilos não continha carga explosiva.

SÓ NOTÍCIAS (MT)

Aeronáutica apura queda de avião com morte de piloto em MT

Uma equipe do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), veiculado à Aeronáutica, começa apurar, hoje, os fatores que podem ter contribuído para a queda de um avião agrícola, na terça-feira (30), em Campo Novo do Parecis (385 km de Cuiabá). O piloto Rosenildo Alban, 31 anos, morreu.
ImagemA assessoria da aeronáutica explicou, ao Só Notícias, que a equipe do Seripa partiu, ainda ontem à noite, de Brasília. Foi apontado que objetivo do trabalho dela é apurar os fatores que podem ter influenciado na queda do avião, não necessariamente a causa, para a posterior emissão de recomendações de prevenção, a pilotos, por exemplo, que voem em aeronaves semelhantes. Não há previsão de quando um relatório pode ser emitido. Um processo deve correr paralelamente na Polícia Civil, para apuração de supostas responsabilidades.
Segundo a Polícia Civil, piloto fazia o trabalho de pulverização de defensivos na lavoura, quando houve o acidente. À princípio, acredita-se que o avião tenha tido problemas mecânicos. No entanto, somente uma perícia vai apontar a causa.
Rosenildo era casado, tinha filhos e foi velado em uma igreja, em Campo Novo do Parecis e foi sepultado nesta 4ª feira.
Conforme Só Notícias já informou, em 26 de março, o piloto Claudio Formehl, 27 anos, sofreu um acidente com um avião agrícola, em Sorriso, que caiu próximo a comunidade Barreiro. Ele ficou internado na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Regional, por alguns dias, mas não resistiu e faleceu.
No início de janeiro, um avião agrícola caiu na comunidade Itambiquara, localizada a aproximadamente 40 quilômetros de Lucas do Rio Verde, e resultou na morte do piloto, Rubens Fritsch, 29 anos. As causas do acidente ainda são investigadas, no entanto, apura-se uma possível falha no motor durante os trabalhos de pulverização.
JM ONLINE (MG)

Polícia Militar faz operações na visita da presidente à ExpoZebu 

Dez policiais militares ficarão à disposição para apoiar na segurança da presidente Dilma Rousseff e do governador Antonio Anastasia, que cumprem agenda hoje em Uberaba durante a abertura da ExpoZebu. Apesar de a segurança da presidente ser feita pelas Forças Armadas, a Polícia Militar de Uberaba dará o apoio. Durante a exposição, segundo o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Ademir de Moura, todo o efetivo será empregado.
Segundo o comandante, as Forças Armadas, como militares do Exército e Aeronáutica, serão responsáveis pela segurança juntamente com Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. “Serão dez militares que vão ficar à disposição da segurança pessoal da presidente. Apesar de que o Exército e a Aeronáutica serão os responsáveis por toda a segurança”, afirmou o oficial.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também fará parte da escolta durante o período em que ela estiver na cidade. Está com o reforço durante a exposição e amanhã vai fazer a escolta da presidente e acompanhar durante todo o período, desde a saída dela do aeroporto até a chegada ao Parque Fernando Costa e outros compromissos que serão cumpridos pela presidente.
Para a ExpoZebu, o comandante revelou que, após uma parceria feita com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), diversas câmeras de monitoramento foram instaladas no Parque Fernando Costa. “Este ano estamos com várias câmeras instaladas no Parque Fernando Costa, estamos com uma boa parceria com a ABCZ. Creio que será um ambiente bastante seguro para quem visitar o Parque e participar dos eventos”, considerou o comandante.
Durante o período, Ademir afirmou que cerca de 200 militares, entre policiais do administrativo e dos pelotões ostensivos, estarão nas ruas durante a exposição. “Em períodos como este, trabalhamos com todo o efetivo. Atenderemos todo o município, distritos e povoados, mas daremos uma atenção especial à região do parque de exposições”, concluiu.
Rodovias. Desde o último sábado (27), a Polícia Rodoviária Federal intensificou e ganhou reforço no efetivo para a operação que vai ocorrer durante toda a ExpoZebu. A orientação da superintendência da corporação em Brasília é de endurecer a fiscalização da lei seca durante o evento. Durante as festas, segundo a PRF, uma equipe será colocada para fiscalização no início e no fim.









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented