|

Vitória - Mais de 60 prédios na rota do aeroporto

Aeronáutica aponta que além dos edifícios, há 1.994 obstáculos no entorno do aeroporto, que podem atrapalhar a segurança dos vôos .

Luísa Buzin .

ImagemMais de 60 prédios, 148 casas e outros grandes empreendimentos, como um shopping center, dois hotéis e até mesmo um motel, foram considerados obstáculos ao pouso seguro de aviões no aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória.

Relatório do Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Aeronáutica especificou 2.054 obstáculos durante a confecção do Plano Diretor do aeroporto da capital e alguns deles vão precisar ser regularizados pelas prefeituras.

A Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura da Serra já participou de reuniões com o comando da Aeronáutica, no mês passado, para definir quais obstáculos vão precisar ser retirados ou devidamente sinalizados.

Por meio de nota, a secretária Ana Márcia Erler informou que, inicialmente, a prefeitura determinava a retirada do obstáculo à navegação aérea, mas uma alternativa é sinalizar a construção por meio de pintura e iluminação.

Os proprietários dos imóveis já foram notificados, mas provavelmente não vão precisar demolir parte das estruturas construídas na Serra, segundo a secretária.

Em Vitória, a poda das árvores que atrapalham o pouso de aeronaves já está sendo feita pela prefeitura. Postes, antenas de celular e televisão também vão ser rebaixados, mas o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Kleber Frizzera, afirmou que nenhuma construção vai sofrer alterações.

“Todos os prédios e hotéis em Vitória estão dentro do limite de altura que a proteção do aeroporto pede. Temos um programa de proteção há mais de 30 anos para impedir que edifícios altos atrapalhem a segurança do aeroporto”, disse.

O Comando Aéreo Regional III (Comar) pode, por meio da Junta de Julgamento da Aeronáutica, tomar as providências para eliminar os obstáculos. O órgão pode aplicar multas, cassar licenças e embargar autorizações para regularizar o Plano Diretor do aeroporto, conforme lista a portaria nº 256 do Ministério da Defesa.

ImagemMas o órgão não detalhou as providências que vão ser tomadas em Vitória até o fechamento desta edição. Segundo informações da Empresa de Estrutura Aeroportuária (Infraero), a sinalização ou retirada dos obstáculos ao pouso e decolagem de aeronaves no aeroporto de Vitória não vai atrasar o cronograma das obras da nova pista.

Medo de acidentes aéreos

Há dois anos e meio trabalhando em Bairro República, Magno Paulo Crispin contou que já se acostumou ao barulho das aeronaves, de tão próximo que fica o seu imóvel à rampa de aproximação. Além do incômodo que começa às 6 horas e só termina à meia-noite, ele confessa que teme que algum acidente aéreo aconteça na região. “Outro dia o avião não arrancou telhados na Serra? Também pode acontecer aqui”.

Se jogar pedra, acerta a aeronave

Para o comerciante Rafael Souza de Almeida, 31, alguns ditados populares não valem em Bairro República. “Aqui, louco de tacar pedra em avião acerta, de tão perto que o avião passa da nossa cabeça”, brincou.

Mas a parte séria do problema é quando o telefone da sua distribuidora de bebidas toca e ninguém escuta na loja, por causa do barulho constante de aeronaves e helicópteros que passam por ali todos os dias.

SAIBA MAIS / Obstáculos

- ENTRE os obstáculos encontrados nas proximidades do aeroporto Eurico Salles, listados no levantamento da Aeronáutica, estão pinheiros, postes, casas, motel, caixas d"água, chaminés, torre de sinalização, antena de celular,minério, árvores, farol marítimo, refletor, galpão, outdoor, shoppings e um posto de combustível. Até mesmo o Convento da Penha é um obstáculo.

- O COMANDO AéreoRegional III apontou que esses pontos prejudicam a segurança e a regularidade dos pousos.


Fonte: A TRIBUNA / Notimp


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented