|

Ágata 4 - HCAMP pode atender 3 mil em Barcelos, afirma comandante



Em três dias e meio de missão, o Hospital de Campanha Fluvial da Força Aérea Brasileira ultrapassou a marca de mil atendimentos no distrito de Moura e na cidade de Barcelos (AM), a 490 km de Manaus. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, as consultas são agendadas previamente, e as autoridades de saúda locais aproveitam a oportunidade para vacinar os pacientes.

O Hospital de Campanha (HCAMP) partiu de Manaus no final da tarde do dia 1º de maio e chegou a Moura no dia 3 de maio. Tão logo atracou no vilarejo, que possui cerca de mil habitantes, a unidade de saúde da Força Aérea iniciou os atendimentos. O HCAM possui uma emergência que funciona 24 horas por dia.

Ao longo de dois dias de atendimentos agendados, o Hospital de Campanha realizou mais de 700 procedimentos em Moura, entre exames e consultas, nas especialidades de clínica médica, ortopedia, ginecologia, citopatologia, pediatria, odontologia e dermatologia. Mais de 300 pessoas receberam vacinas no vilarejo.

O Hospital de Campanha da Força Aérea partiu de Moura no domingo, 6 de maio, e chegou a Barcelos na segunda-feira (07/05), quando iniciou as consultas pela tarde. Apenas nesse meio período, os profissionais de saúde da FAB realizaram mais 200 atendimentos. Mais de mil unidades de medicamentos foram distribuídos – os remédios foram providenciados pela Força Aérea, pelas Secretarias de Municipal e Estadual de Saúde e arrecadados por meio de doações de laboratórios.

“Nossa expectativa é chegar à marca de três mil atendimentos”, afirma o Comandante do Hospital de Campanha, Tenente-Coronel Médico Roberto Thury, ao avaliar a previsão de agendamentos de consultas a serem realizadas até a próxima sexta-feira, 11 de maio, quando o HCAMP parte de Barcelos com destino a Manaus, encerrando a missão na Operação Ágata 4, realizada pelo Ministério da Defesa e que reúne as três Forças Armadas, além de diversas agências públicas.

É a primeira vez que o Hospital de Campanha é montado em uma balsa da Comissão de Aeroportos da Amazônia (COMARA).


Fonte: Agência Força Aérea


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented