|

Avião de pequeno porte cai perto de aeroporto em Jundiaí, SP

Imagem

Aeronave caiu quando tentava voltar para a pista. Piloto e copiloto morreram na hora .


Um avião bimotor, de propriedade particular, caiu perto do aeroporto Comandante Rolim Adolfo Amaro, na Vila Alvorada, em Jundiaí, por volta das 14h30 desta sexta-feira (20). O piloto e o copiloto morreram.

Segundo a Polícia Civil, a aeronave havia acabado de decolar, com destino a São José do Rio Preto, quando o piloto percebeu que os motores haviam perdido potência. Ele contatou a torre de controle e avisou que iria retornar, mas, durante a manobra, o avião deu uma pirueta e se chocou violentamente contra o solo, provocando uma explosão.

A aeronave caiu a cerca de 300m do aeroporto, em uma área de pastagem da Escola Técnica Benedito Storani, próximo à Avenida Antônio Pincinato. O Corpo de Bombeiros foi chamado para controlar o incêndio e quatro viaturas foram ao local. Anteriormente, a própria corporação informou que havia quatro ocupantes a bordo, mas a informação não se confirmou.

Imagem


Fonte: / NOTIMP

---

Avião cai durante teste e mata duas pessoas

Bimotor pertencia a empresário de Rio Preto e havia passado por manutenção em Jundiaí

Um avião bimotor, Beech Aircraft, modelo C 90, caiu nesta sexta-feora por volta das 14h30 em um terreno da Escola Técnica Benedito Storani, há 300 metros da cabeceira da pista.

O acidente aconteceu logo após a decolagem do Aeroporto de Jundiaí para um voo de teste. Segundo informações da polícia, duas pessoas estavam dentro do avião. O piloto Rui Barbosa Martins Júnior e co-piloto, que não teve o nome divulgado, morreram carbonizados.

Um funcionário do aeroporto, que não quis se identificar, informou que a aeronave passou por manutenção na cidade e estava abrigada no hangar Alpha. O piloto levaria o avião até a cidade de Rio Preto logo na sequência do voo teste.

O bimotor pertence ao empresário Tufi Lemos, de Rio Preto, e teria sido comprado de um empresário de Jundiaí, há algumas semanas.


A Polícia Civil informou que o piloto percebeu problemas nos motores. Ele contatou a torre de controle e avisou que iria retornar, mas, durante a manobra, o avião se chocou violentamente contra o solo, provocando uma explosão.

Desespero / A Guarda Municipal foi a primeira a chegar ao local e os dois GMs ouviram batidas no interior da aeronave. “Não tínhamos muito o que fazer. Pegamos o machado que havia na viatura e tentamos rasgar a fuzilagem, mas não deu tempo. O fogo se espalhou muito rápido”, contou o GM de Barros, que estava acompanhado do inspetor Soares.

Apesar dos esforços dos GMs e de testemunhas, apenas uma camada da fuselagem foi cortada com o machado.

Investigação / O Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) divulgou nota informando que a equipe de bombeiros do aeroporto foi acionada e imediatamente se dirigiu ao local do acidente.
“Igualmente foi chamado Corpo de Bombeiros de Jundiaí, o Samu e a polícia.”

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) esteve no local para analisar os destroços do avião. “Tudo indica um problema na decolagem, mas as investigações irão apontar as reais causas”, explicou o delegado seccional de Jundiaí, Ítalo Miranda Júnior.

O major Carlos Augusto de Carvalho, do Corpo de Bombeiros de Jundiaí, disse que ao chegar ao local encontrou a equipe de atendimento já combatendo às chamas. “Não tivemos como socorrer as vítimas”, afirmou.

De acordo com a torre de comando do aeroporto, haviam dois ocupantes da aeronave. Apesar do nome do piloto ter sido confirmado, o do co-piloto só será divulgado após a análise da arcada dentária.

“A Aeronáutica tem um arquivo de fotos das arcadas dentárias de pilotos e co-pilotos. Faremos essa análise porque não há condições de identificar a vítima”, explicou o seccional. Além disso, exames de DNA também serão feitos para ajudar na identificação.

Fonte: DIÁRIO DE SÃO PAULO / NOTIMP


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented