|

Aeroportos: Recife recebe mostra artística sobre deficiência e realiza curso de acessibilidade



O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, apresentou até sexta-feira (9/3) a Mostra Artística e Cultural de Trabalhos com Pessoas Deficientes - d’EFICIÊNCIAS .

Criada em 2011 pela Infraero, a iniciativa busca a inclusão social de pessoas com necessidades especiais, mostrando ainda talento e superação. O evento foi aberto nesta quarta-feira (7/2) com a apresentação especial do projeto Piano a Quatro Mãos, dos irmãos deficientes visuais, Danilo e Diógenes, que há quatro anos fazem abertura de shows de artistas locais.

Também fazem parte da programação uma exposição de livros em Braille, apresentações com uso da linguagem de sinais (Libras) e a transcrição para o Braille do livro Uma Mulher Guerreira, da autora Luciene Freitas, que será lançado na próxima semana.

“A acessibilidade é o direito de ir e vir, mas é também direito a informação. Que este trabalho sirva de modelo e possa contribuir na formação do papel social de cada um”, disse o participante e chefe do setor Braille da Biblioteca Pública Estadual de Pernambuco, José Marcos. “Começamos a colocar em prática o que a legislação já garante: uma sociedade justa e igualitária”, destacou o expositor da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), Gustavo Dantas.

Além da Biblioteca Pública Estadual de Pernambuco e da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), participam ainda da exposição a Associação Pernambucana de Cegos (APEC) e o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE).

Capacitação em acessibilidade

Em paralelo à mostra, a Infraero realizará o curso de Atendimento à Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida. Além de preparar os profissionais que lidam com o público, a atividade vai proporcionar a melhoria no atendimento e assegurar um ambiente de acesso pleno aos usuários e passageiros, bem como promover um debate sobre acessibilidade.

Ao todo, 120 pessoas, entre empregados da Infraero e terceirizados, representantes das empresas aéreas, órgãos públicos, concessionários e cooperativas de táxi participam do curso, que aborda temas como Política de Acessibilidade e Legislação e Direitos Humanos e Técnicas de Atendimento. No encerramento será promovido um simulado, onde os participantes vivenciarão situações enfrentadas por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Fonte:








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented