|

Revista UFO: Cientista lança “guia turístico” sobre planeta Marte

http://www.ufo.com.br/admin/arquivos/dnot_7642.jpg

O cientista planetário e escritor norte-americano William K. Hartmann lançou um guia turístico com quase 500 páginas, que reúne os dados mais úteis sobre o planeta vermelho. Entre eles, faz referência às regiões onde há maior abundância de água, o relevo da superfície e até dicas sobre o tipo de roupa que deve ser usada para se proteger do clima extremo, além de relatar parte das descobertas que a ciência fez em Marte e informações curiosas sobre as missões espaciais realizadas até o momento.

A publicação revela ainda detalhes sobre o Monte Olimpo (também conhecido como Olympus Mons), o maior vulcão do Sistema Solar, com uma extensão semelhante à do Reino Unido e altura três vezes superior ao Everest. Outro ponto que vale ser identificado é o Tharsis Planitia, um elevado planalto com planícies tão extensas como as da Europa, mas sobre uma altitude de nove quilômetros, e os Valles Marineris – comparativamente, o Grande Canyon do Colorado (EUA) não passaria de uma simples fenda. A obra compila igualmente dezenas de imagens, captadas por sondas da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) e localiza os pontos mais curiosos num mapa topográfico regional.

Sabe-se que, em Marte, a evolução do clima registrou uma mudança climática muito mais drástica do que a da Terra. Um dos capítulos é assinalado como: "O que devo vestir?". E aborda as temperaturas típicas do ar do planeta, que oscilam entre -87 º C durante a noite e -25 º C de dia, e a do solo, que no verão pode subir até 10 º.


A Traveller's Guide to Mars [Workman, 2003]

A Traveller's Guide to Mars [Workman]. Crédito: psi.edu

Com essas condições, um uniforme espacial similar ao dos astronautas que foram à Lua poderia ser suficiente, mas as botas e as luvas teriam de ter isolamento especial, porque tudo o que for tocado terá uma temperatura muito inferior. O guia faz ainda uma revisão a todo o conhecimento científico apresentado durante as missões ao planeta vermelho, que começaram na década de 70 e foram sucedidas desde então pela participação das principais agências espaciais do mundo.

Recorde-se que o homem ainda não pisou o planeta vermelho. Contudo, esta mantém-se uma das ambições da NASA, que está recrutando novos astronautas com o intuito de definir novas missões para os próximos 20 anos: chegar a um asteróide, voltar à Lua e pisar em Marte.

Portal da Ufologia Brasileira, link: http://www.ufo.com.br/noticias/cientista-lanca-guia-turistico-sobre-planeta-marte

Fonte:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented