|

Aeroviários fazem assembleia hoje



Depois de paralisar atividades em alguns aeroportos antes do Natal, categoria avalia reajuste proposto pelas empresas .

Geórgea Choucair .

Hoje é o dia D para o movimento – e possível greve – dos trabalhadores nos aeroportos brasileiros. Os representantes dos cerca de 70 mil aeroviários (trabalhadores que atuam no solo) fazem assembleia itinerante em todos os aeroportos do país para decidir se aceitam a proposta de reajuste salarial do Sindicato Nacional das Empresas aéreas (Snea). A proposta das empresas é de correção de 6,5%, 10% no piso e benefícios e criação do piso de R$ 1 mil para operadores de equipamentos de solo.

No Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, é esperado grande movimento de passageiros entre sexta-feira e sábado. Estima-se que 30 mil passageiros circularão pelos saguões do empreendimento nos dois últimos dias do ano, sendo que em período normal esse número é de 27 mil pessoas. "Na quinta-feira (amanhã), faremos a reunião final em Confins para saber se a proposta das empresas foi aceita", afirma Haroldo Emílio Garro, diretor-regional do sindicato. Os aeroviários somam cerca de 3,5 mil trabalhadores em Minas. A estimativa da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) é de que Confins transporte cerca de 9 milhões de passageiros neste ano, contra 7,2 milhões em 2010.

Entre os aeroportos ameaçados por impasse estão Congonhas e Cumbica (SP), Brasília, Confins, Galeão e Santos Dumont (RJ), entre outros. Na semana passada o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen, determinou que pelo menos 80% dos aeronautas e aeroviários (que trabalham em terra) estivessem em seus postos de trabalho nos dias que antecedem os feriados de Natal e ano-novo. Ou seja, apenas 20% dos trabalhadores poderão parar em 29, 30 e 31 de dezembro.

A Infraero organizou plano especial para o atendimento em Confins no período da alta temporada. Vai ser disponibilizada sala no terceiro piso do complexo para abrigar cerca de 500 passageiros de voos atrasados ou cancelados. Em virtude das obras de reforma do terminal 1, a estatal orienta os passageiros e usuários para que parem seus veículos no estacionamento E, localizado ao longo da rodovia. Atualmente, o aeroporto conta com 635 vagas em frente ao terminal, 265 vagas próximas à área dos taxistas e 1.538 vagas cobertas no estacionamento "E", localizado ao lado do terminal.

REFORÇO

A Infraero contratou 321 pessoas para as áreas de segurança aeroportuária, operações, navegação aérea e manutenção para reforçar a equipe de trabalho. Com coletes amarelos e a inscrição "Posso ajudar?" os funcionários, disponíveis 24 horas por dia, reforçam o serviço de informação aos passageiros.. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estima que mais de 16 milhões de passageiros circulem pelos aeroportos neste mês, número 13,6% maior do que no mesmo período de 2010.

A operação especial para fim de ano contempla ainda o acesso maior à informação pelos passageiros, planos de incentivo ao check-in pela internet e medidas para evitar a prática do overbooking (quando a venda de bilhetes é maior do que o número de assentos nas aeronaves). A Anac vai instalar banners com os principais direitos e deveres dos passageiros nos terminais. Para registrar reclamações na Anac, os passageiros podem usar o telefone 0800-725-4445 , inclusive em inglês e espanhol, ou a internet, no endereço www.anac.gov.br/faleanac.

Fonte: / NOTIMP

Foto: Mario Ortiz









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented