|

CENIPA ativa ferramenta para pesquisa sobre risco aviário

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) disponibilizou a toda a comunidade aeronáutica (www.cenipa.aer.mil.br) e a todos os interessados em geral uma ferramenta para pesquisa de dados relacionados ao risco aviário, a partir desta quinta-feira, dia 30 de junho.

Ouça entrevista com especialista sobre campanha lançada em março sobre perigo aviário

A pessoa que quiser, por exemplo, consultar dados referentes a colisão entre aviões e aves em qualquer aeródromo do país, poderá ter acesso aos números, com detalhamento do tipo de ave, da fase do voo, da parte atingida na aeronave, entre outros. Além disso, é possível também ter acesso aos números relativos a quase-colisões e avistamentos de aves.

Desde o começo de junho, as fichas para reporte de qualquer ocorrência envolvendo aves ganharam formato novo, para facilitar o preenchimento, e foram inseridas em banco de dados. O objetivo é tornar as fichas e os dados acessíveis para estimular os reportes, que são feitos de forma voluntária. “A estimativa mundial é que apenas 20% das colisões que ocorrem são reportadas aos órgãos competentes”, esclarece o Major Aviador Henrique Rubens Balta de Oliveira, Gerente do Programa de Gerenciamento do Risco Aviário.

Segundo o Plano Básico de Gerenciamento do Risco Aviário, para formar um “banco de dados nacional sobre o controle do risco aviário, que permita o conhecimento das particularidades de cada aeródromo e oriente a adoção de medidas mitigadoras de atração de aves, todas as entidades e organizações envolvidas com a aviação devem cooperar com a coleta de informações”.

Entenda o Risco Aviário

Risco Aviário é a denominação para o risco decorrente da utilização do mesmo espaço aéreo por aeronaves e aves. Um exemplo de consequência que uma colisão pode causar é o fato ocorrido em Nova York, em janeiro de 2009, quando uma aeronave pousou nas águas do Rio Hudson, após os motores terem ingerido aves que estavam voando no segmento de subida do avião.

Fonte: CENIPA








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented