|

Militar da FAB desenvolve modelo matemático para auxiliar na seleção de aeronaves



A fase mais difícil para um tomador de decisão é a análise da opção mais acertada entre inúmeras alternativas possíveis. Partindo desta premissa, o Major Aviador Alessandro Sorgini D’Amato desenvolveu um modelo matemático que facilita a tarefa do administrador da Força Aérea Brasileira (FAB), na tese de mestrado Comparing and Prioritizing Aircraft Requests in the Brazilian Air Force,defendida na George Mason University, em Fairfax-VA, Estados Unidos.

O modelo auxilia o tomador de decisão a optar pela aquisição da melhor aeronave para cada situação, de acordo com os objetivos estratégicos estabelecidos para a FAB. Para chegar ao resultado final, o autor analisou as especificidades de cada aeronave e Aviação, além de documentos estratégicos e doutrinários de domínio público referentes à FAB e ao Brasil. O modelo foi desenvolvido usando principalmente as metodologias Value Focused Thinking e Multiattributes Utility Theory. O software Logical Decisions for Windows foi usado como ferramenta para desenvolver o modelo matemático.

“Eu desenvolvi um modelo matemático capaz de medir, em uma escala de zero a um, a contribuição de diferentes tipos de aeronaves para o cumprimento dos objetivos estratégicos estabelecidos para a FAB. Em um segundo momento, o custo de cada alternativa também é analisado e confrontado com os resultados obtidos anteriormente. O objetivo não é fornecer uma resposta pronta, mas sim, prover suporte para o tomador de decisão buscar a melhor escolha entre as alternativas em análise com base em um método sistemático e criterioso”, explica o Major D’Amato.

O desempenho acadêmico do Major D’Amato teve como recompensa o prêmio Distinguished Academic Achievement Award (DAAA). Na turma, composta por 33 alunos, ele foi o único agraciado.

Os interessados podem consultar o trabalho no site http://digilib.gmu.edu:8080/dspace/handle/1920/6180

Fonte: Agência Força Aérea








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented