Prêmio Santos-Dumont de Jornalismo valoriza reportagens sobre aviação
Foi realizada, em março, a entrega do 17° Prêmio de Santos-Dumont Jornalismo instituído em 1993 com o objetivo de estimular a imprensa para a divulgação das atividades da Aeronáutica brasileira.
Trata-se de evento cultural em que foram premiados os oito vencedores de artigos publicados em 2010, em diversas revistas e jornais, sobre assuntos de aviação enquadrados em quatro categorias: aviação comercial, aviação militar, história da aviação e aviação em geral.
A solenidade contou com a presença de diversos Oficiais Generais da Reserva da Força Aérea Brasileira, jornalistas e empresas brasileiras. O Diretor do INCAER, Tenente Brigadeiro do Ar R1 Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, ressaltou a “importância dos artigos jornalísticos concorrentes para o desenvolvimento da aviação , tema apaixonante, com Indústria sofisticada, ciência magnífica e fina arte, sempre em busca da perfeição”.
O evento, coordenado pelo Jornalista Artur Moura, diretor da empresa Greenpoint, foi patrocinado pelas empresas ACC TOURS, AXENT HOST, AZUL LINHAS AÉREAS, EMBRAER, INFRAERO, SIKORSKY, TAM e VIA 7 GRÁFICA.
Vencedores:
Categoria aviação comercial
• 1° colocado – jornalista Roberto Muylaert, com o artigo “pull up – simulador de voo da azul”, veículo- revista Brasileiros.
• 2° colocado – jornalista Juliana Reis, com o artigo “seus direitos nos aeroportos”, veículo - revista Incluir.
Categoria aviação militar
• 1° colocado – jornalista Renato Otto, com o artigo “manche ou mouse”, veículo - revista Força Aérea,
• 2° colocado – jornalista Leandro Casela, com o artigo “fase de definição”, veículo - revista Força Aérea
Categoria história da aviação
• 1° colocado – jornalista Solange Galante, com o artigo “Santos-Dumont – um aeroporto único”, veículo - flap internacional
• 2° colocado – Rudnei Dias da Cunha, com o artigo “ao mestre com carinho”, veículo - revista Força Aérea
Categoria aviação em geral
• 1° colocado – jornalista Robin Siteneski, com o artigo “aprender a voar”, veículo- O Caxiense
• 2º colocado – jornalista Antonio Aassreuy, com o artigo “o uso do radar em grande altitude”, veículo revista Flap Internacional